
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Aos 21 anos, Eduardo Quaresma acumula 16 jogos pela equipa principal do Sporting. Contudo, mais de metade destes, precisamente nove, ocorreram na segunda metade da época 2019/20. Depois disso, surgiram empréstimos atrás de empréstimos que nunca correram da melhor forma. De volta a Alvalade, Edu, voltou a conquistar os adeptos e o técnico leonino.
O jovem central foi, na verdade, um dos primeiros a conquistar a confiança de Rúben Amorim, mas enfrentou um percurso complicado. Por lesão de Coates, acabou a titular no Clássico da passada segunda-feira e até chorou durante a celebração de um golo que acabaria por ser anulado.
As lágrimas refletiram meses de luta, na sombra, quase caindo no esquecimento. De recordar que José Mamede, próximo de Eduardo Quaresma desde os 10 anos, compreende a carga emocional do jogador. Em declarações ao Record, o pai de Tiago Ferreira 'Mamede' e colaborador da empresa Proeleven, que representa Eduardo Quaresma, afirmou:
"Falei com ele mas fica entre nós. Depois de algum tempo sem jogar, é normal que se tenha emocionado. É do momento, é o alívio. Ele está satisfeito com a prestação dele mas está ainda mais satisfeito com a vitória da equipa. Mas não pode haver pausas. O que ficou para trás foi muito bom, mas já não conta."
"O jogo com o Porto já faz parte do passado. E isto é uma maratona, não uma corrida de 100 metros", acrescenta, lembrando que, aos 18 anos, Quaresma "foi campeão pelo Sporting e, antes disso, era titular." "Ele não desaprendeu. Mas o futebol tem destas coisas."
Com contrato válido até 2025, a possibilidade de Eduardo Quaresma sair por empréstimo em janeiro parecia inevitável em certo momento, sendo discutida internamente. No entanto, a situação atual é bastante diferente, e o central poderá ter mais oportunidades a curto prazo, devido às lesões de Coates e St. Juste e à ausência de Diomande devido à CAN.
Extremo internacional por Portugal tem sido um dos grandes destaques da equipa, mas há preocupação com problema que trouxe dos Açores
|
Francisco Trincão tem sido um dos grandes destaques da temporada do Sporting. Manteve um rendimento de alto nível com cada um dos três treinadores que passaram em Alvalade esta época e nunca perdeu o estatuto de titular, que assumiu de novo na última partida com o Santa Clara. No entanto, trouxe dos Açores um problema que merece máxima atenção dos leões.
A situação aconteceu ainda na primeira parte da partida contra o conjunto insular. Francisco Trincão chocou de frente, com alguma violência, contra um jogador adversário, e rapidamente se começou a queixar do pulso, queixas essa que se estenderam durante algum tempo, obrigando a equipa médica a verificar a situação do jogador.
Voltou para campo, e na segunda parte veio a jogo com uma proteção à volta do pulso esquerdo. Esta terá sido uma medida preventiva tomada pela equipa médica do Sporting, para garantir que o jogador poderia competir sem agravar qualquer tipo de problema que se tivesse criado no choque com o jogador do Santa Clara.
Chegado a Portugal, o extremo do Sporting já foi reavaliado pelo departamento médico do Sporting. Parece existir motivo para desconforto, mas nada mais. Não passando, então, de uma mazela, Francisco Trincão está apto para a próxima parte dos leões, não sendo necessária, à partida, paragem para recuperação.
Rui Borges, e a equipa médica, continuarão, no entanto, atentos ao desenvolver da situação. Relembrar que o próximo encontro do Sporting está marcado para a próxima sexta feira, dia 18 de abril. Disputa-se em Alvalade, contra o Moreirense, e conta para a 30ª. jornada da Liga Portugal Betclic.
Presidente dos leões está muito agradado com o que tem visto nos últimos meses, e já se decidiu por avançar para a compra do valor total
|
Frederico Varandas prepara-se para um verão intenso em Alvalade, e vai tentando adiantar vários dossiers no que toca ao mercado de transferências. Um dos assuntos que ocupa o tempo do Presidente do Sporting é a questão de Geny Catamo, jogador que tem estado em destaque desde a chegada de Rui Borges ao Clube.
Segundo o jornal A Bola, Frederico Varandas já decidiu e o Sporting vai mesmo avançar para a compra do remanescente do passe do internacional moçambicano. Relembrar que, quando os leões contrataram Geny Catamo ao Amora, em 2019, ficaram detentores de apenas 25% do passe do extremo verde e branco.
Os restantes 75% do passe ficaram na mão do Amora - sendo que dessa percentagem, 85% pertence, na verdade, à academia de futebol que formou Geny Catamo em Moçambique: a Academia Black Bulls, onde o jogador nasceu para o desporto. O Sporting não está para meias medidas e pretende adquirir os 75% do passe que não detém neste momento.
Relembrar que Geny Catamo chegou a reunir algum interesse no mercado de verão, com o Sporting a receber propostas de vários milhões de euros. O jogador tinha o seu lugar no plantel verde e branco, mas com Ruben Amorim a sua importância não era tão grande como é com o novo treinador dos leões, Rui Borges.
No verão passado, chegaram mesmo, pelo menos, duas propostas concretas por Geny Catamo a Alvalade, segundo conta o jornal A Bola. Da Arábia Saudita, uma oferta de 15 milhões de euros, e outra de 12, por parte do Valência. Frederico Varandas recusou as duas e apontou para a fasquia dos 25 milhões de euros para iniciar qualquer tipo de conversa.
Treinador dos leões deu presente à equipa, depois da vitória do passado sábado, dia 12 de abril, nos Açores, frente à equipa do Santa Clara
|
A equipa do Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 12 de abril, para defrontar o conjunto do Santa Clara, em jogo a contar para a 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram, nos Açores, por 1-0, e esta segunda feira, dia 14 de abril, foram premiados com boas notícias da parte de Rui Borges.
O treinador verde e branco anunciou dia de folga para o plantel do Sporting nesta segunda feira, dia 14 de abril. Depois de vários dias de alta intensidade, o plantel leonino pode, finalmente, descansar por um dia e aproveitar junto de família e amigos.
Relembrar que os leões tiveram um microciclo de trabalho intenso. Em primeiro lugar, devido à triste notícia do falecimento de Aurélio Pereira, que certamente terá impactado os jogadores, para além das habituais presenças que foram feitas por parte da equipa nas homenagens e celebrações em honra ao Senhor Formação.
A esse facto, acrescenta o jogo ter sido disputado nos Açores, o que, claro está, envolve duas viagens de avião, fator que costuma significar desgaste para os jogadores. Ainda para mais, o plantel do Sporting teve de lidar com um atraso no voo de volta para Lisboa, que condicionou ainda mais a recuperação da equipa.
Regressados a Lisboa, e realizado o treino de recuperação, Rui Borges concedeu um dia de folga ao plantel verde e branco, que pode, assim, recarregar energias. O treinador, e o restante do plantel, deverão voltar ao trabalho já na terça feira, dia 15 de abril, na Academia Cristiano Ronaldo.