Futebol
Maria Botelho Moniz, adepta do Sporting, desabafa no Instagram: "Não tinha saudades disto"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Sporting e Benfica preparam-se para medir forças na segunda mão da Taça de Portugal com Rúben Amorim, treinador do Clube de Alvalade, mira apontada a tentar quebrar uma autêntica maldição que passou tanto na sua carreira futebolística, como no seu começo na pele de técnico: carimbar o passaporte para a final da prova rainha e marcar presença no Jamor.
A última vez que o timoneiro verde e branco esteve no Estádio Nacional foi há 10 anos, quando defendia as cores do Benfica, numa partida em que foi titular e levantou o troféu da prova. Como treinador, esta tem sido uma prova que tem assolado o trilho triunfal de Rúben Amorim.
Com já uma Liga, três Taças da Liga e uma Supertaça no seu currículo, Amorim aponta agora baterias à conquista da Taça de Portugal. Ao serviço do Sporting, o melhor que o técnico contratado ao Braga em 2020 conseguiu foi, a par destas meias-finais, também as de 2021/22. No ano do título, os leões foram eliminados frente ao Marítimo e, na temporada transata, caíram com estrondo diante do Varzim, na terceira eliminatória.
Assim, Rúben Amorim está de olhos postos não só em contornar um autêntico obstáculo coletivo como pessoal ao serviço do Sporting. A última vez que os leões marcaram presença no Jamor foi em 2018/19, ao leme de Marcel Keizer, onde levaram a melhor sob o Porto, nas grandes penalidades.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, a troco de uma verba a rondar os 12 milhões de euros (já com ‘juros’ incluídos). Desde então, o técnico liderou os leões em 202 encontros, tendo registado 140 vitórias (69,3%), 31 empates (15,3%) e 31 derrotas (15,3%).
No comando técnico do Sporting, Rúben Amorim conquistou quatro títulos: um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). Destacar, ainda, a chegada aos oitavos de final da Liga dos Campeões, na temporada 2021/22, com os verdes e brancos a caírem aos pés do Manchester City.