Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

CONTRADIZER O HISTÓRICO! RÚBEN AMORIM ESTÁ DE MIRA APONTADA A CONTORNAR MAIS UM OBSTÁCULO AO SERVIÇO DO SPORTING

Treinador do Clube de Alvalade tem vivo autêntico pesadelo em prova nacional e procura agora afastá-lo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

01 Abr 2024 | 11:06 |

Icon Comentário0

Sporting e Benfica preparam-se para medir forças na segunda mão da Taça de Portugal com Rúben Amorim, treinador do Clube de Alvalade, mira apontada a tentar quebrar uma autêntica maldição que passou tanto na sua carreira futebolística, como no seu começo na pele de técnico: carimbar o passaporte para a final da prova rainha e marcar presença no Jamor.


A última vez que o timoneiro verde e branco esteve no Estádio Nacional foi há 10 anos, quando defendia as cores do Benfica, numa partida em que foi titular e levantou o troféu da prova. Como treinador, esta tem sido uma prova que tem assolado o trilho triunfal de Rúben Amorim.


Com já uma Liga, três Taças da Liga e uma Supertaça no seu currículo, Amorim aponta agora baterias à conquista da Taça de Portugal. Ao serviço do Sporting, o melhor que o técnico contratado ao Braga em 2020 conseguiu foi, a par destas meias-finais, também as de 2021/22. No ano do título, os leões foram eliminados frente ao Marítimo e, na temporada transata, caíram com estrondo diante do Varzim, na terceira eliminatória.


Assim, Rúben Amorim está de olhos postos não só em contornar um autêntico obstáculo coletivo como pessoal ao serviço do Sporting. A última vez que os leões marcaram presença no Jamor foi em 2018/19, ao leme de Marcel Keizer, onde levaram a melhor sob o Porto, nas grandes penalidades.

Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, a troco de uma verba a rondar os 12 milhões de euros (já com ‘juros’ incluídos). Desde então, o técnico liderou os leões em 202 encontros, tendo registado 140 vitórias (69,3%), 31 empates (15,3%) e 31 derrotas (15,3%).


No comando técnico do Sporting, Rúben Amorim conquistou quatro títulos: um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). Destacar, ainda, a chegada aos oitavos de final da Liga dos Campeões, na temporada 2021/22, com os verdes e brancos a caírem aos pés do Manchester City.


Futebol

Ricardo Monsanto arrasa Rui Borges no Sporting: "Falta de humildade tremenda"

Com uma sequência negativa de resultados e com exibições da equipa muito contestadas, muitos são os adeptos que pedem a demissão do técnico leonino

Com o terceiro empate do Sporting em sete jornadas, Ricardo Monsanto não poupou nas críticas a Rui Borges após o encontro frente ao Arouca
Com o terceiro empate do Sporting em sete jornadas, Ricardo Monsanto não poupou nas críticas a Rui Borges após o encontro frente ao Arouca

21 Set 2026 | 17:32 |

Icon Comentário0

Ricardo Monsanto, treinador de futebol, analisou n´A BOLA TV as palavras utilizadas por Rui Borges na conferência de impressa pós-jogo entre Sporting e Arouca, que terminou com um empate (2-2), a contar para a sétima jornada da Liga Portuguesa.


Ricardo Monsanto: "Quem obrigou a equipa a vir para trás foi o treinador"


“O Rui Borges não tem o dom da palavra. Ponto. Não tem o dom da palavra, não sabe acertar as justificações corretas, não sabe seguir em frente muitas vezes. O Rui Borges diz: “ficar com 10 obrigou-nos a vir para trás”. Quem obrigou a equipa a vir para trás foi o treinador, não foi ficar com 10. Com 10 é possível o Sporting continuar a fazer uma pressão um pouco mais alta".


Ricardo Monsanto: "É uma falta de humildade tremenda de Rui Borges"

"Apesar do Rui Borges não ter um português muito bom, a questão aqui é a seguinte: a humildade. Durante algum tempo, quando o Rui Borges ganhava, queria dar-se a entender como o rapaz de Mirandela, muito humilde. Não, falta muita humildade ao Rui Borges. Especialmente quando perde e este empate soube a derrota".


“É uma falta de humildade tremenda o que o Rui Borges acabou de ter na conferência de imprensa. A expulsão justifica tudo? Não, não justifica tudo. Muitas equipas acabam com 10 jogadores e não sofrem dois golos por causa disso. Uma coisa era se ele estivesse a jogar contra a Juventus, contra o Atlético de Madrid, contra o Manchester United, numa competição europeia, contra outro candidato ao título, percebe-se perfeitamente. Agora, está a jogar contra o Arouca e ele teve a atitude que era natural o Arouca ter se fosse ao contrário. Essa é a questão. O Rui Borges não tem o dom da palavra e não se sabe sequer justificar".

Recorde-se que com este empate, o terceiro nesta edição da prova, o Sporting ocupa a terceira posição do campeonato, com 15 pontos. Numa altura em que as exibições da equipa são cada vez mais contestadas, muitos são os adeptos verdes e brancos que, através de publicações nas redes sociais, demonstram o seu desejo relativamente à demissão de Rui Borges.


Futebol

Rui Borges merece continuar? Bruno Mascarenhas admite: “Tem sido dececionante”

Antigo dirigente dos verdes e brancos foi chamado a comentar a fase de má resultados que os leões estão a passar, além da continuidade do técnico

Bruno Mascarenhas considera que o universo do Sporting está dividido quanto à continuidade de Rui Borges, mas defende continuidade
Bruno Mascarenhas considera que o universo do Sporting está dividido quanto à continuidade de Rui Borges, mas defende continuidade

21 Set 2026 | 17:00 |

Icon Comentário0

Bruno Mascarenhas considera que o universo do Sporting está dividido quanto à continuidade de Rui Borges. O antigo dirigente leonino reconhece que existe uma fação que ainda apoia o treinador, enquanto outra perdeu a tolerância após os resultados mais recentes.


Bruno Mascarenhas: "Sócios estão um bocado divididos quanto à permanência do treinador"


Em declarações ao jornal Record, o atual vereador da Câmara Municipal de Lisboa explicou as razões para essa divisão. “Neste momento, os sócios estão um bocado divididos quanto à permanência do treinador. Há uns que apoiam a sua continuidade, porque gostam da personalidade de Rui Borges, da sua forma de comunicar e porque entendem que ele está a construir uma equipa praticamente nova".


Bruno Mascarenhas destacou também o peso das alterações feitas no plantel, sobretudo no meio-campo, mas reconheceu que parte dos adeptos continua marcada pela derrota na final da Taça de Portugal frente ao Torreense e pelos três empates desta temporada em jogos nos quais o Sporting esteve em vantagem.

“Depois, há outros sócios que não perdoam a forma como se perdeu a final da Taça da época passada e estão sem qualquer tipo de tolerância para estes resultados, três empates que resultam de jogos em que o Sporting até esteve em vantagem. E, para os sócios, é natural que a culpa seja do treinador”, referiu.


Questionado sobre a sua posição, o antigo dirigente mostrou-se favorável à continuidade: “Sou daqueles que entende que o treinador merece um voto de confiança, precisamente porque ele esteve sujeito às circunstâncias do mercado e viu-se obrigado a construir uma equipa praticamente nova".

Bruno Mascarenhas: "Obviamente que este início de campeonato tem sido dececionante"

Mascarenhas acredita, ainda, que o Sporting poderá apresentar uma versão melhor na Champions: “Acredito que na Liga dos Campeões a equipa se irá transfigurar para melhor”, afirmou, apesar de admitir que o arranque no campeonato não tem correspondido às expetativas: "Obviamente que este início de campeonato tem sido dececionante e que, no futebol, as opiniões mudam tão rapidamente que em apenas uma semana o treinador pode ver aumentar muito a pressão para a sua saída".

A pausa para as seleções é vista como uma oportunidade para Rui Borges trabalhar alguns dos problemas coletivos. “É bom para o treinador aprofundar os automatismos da equipa. Vai permitir acalmar e trabalhar de forma descontraída”, explicou.

Para Bruno Mascarenhas, a principal fragilidade está identificada. “Onde se notam maiores debilidades é nos apoios defensivos. É onde tem havido mais falhas. Tem exposto demasiado os defesas-centrais. Talvez por isso o Sporting não tenha acertado ainda na dupla base”, concluiu.


Futebol

Jogador que esteve ligado ao Sporting foi a Alvalade ver empate com Arouca e reagiu

Apesar do empate dos leões na sétima jornada do campeonato, as bancadas do Estádio contaram com uma presença muito especial

Na partida a contar para a sétima jornada da Liga Portuguesa, frente ao Arouca, Alvalade contou com uma presença especial
Na partida a contar para a sétima jornada da Liga Portuguesa, frente ao Arouca, Alvalade contou com uma presença especial

21 Set 2026 | 16:46 |

Icon Comentário0

Apesar de uma exibição muito pouco conseguida por parte da formação leonina no encontro frente ao Arouca, a contar para a sétima jornada da Liga Portuguesa, as bancadas do Estádio José de Alvalade contaram com uma presença muito especial.


Entre os 49.941 espectadores presentes nos vários setores do estádio, um deles era Geovany Quenda. O extremo formado em Alcochete, atualmente a atuar com as cores do Chelsea, aproveitou a ocasião para vir assistir à partida dos seus antigos colegas.


Depois de ter sido utilizado por 20 minutos na derrota do clube londrino diante do Brentford (3-0), na Premier League, Quenda esteve em Alvalade para matar saudades daquela que também já foi a sua casa durante os anos em que esteve com o leão ao peito.


O início de temporada do ex-camisola 7 dos verdes e brancos também tem sido muito atribulado. Nas cinco jornadas já disputadas da Premier League, apenas foi utilizado durante 28 minutos, tendo estado fora da equipa em duas ocasiões. Desta forma, terá de procurar afirmar-se nos blues.

Com a pausa para as seleções a começar, Quenda foi chamado para integrar os trabalhos da seleção sub-21. Também Rafael Nel, Eduardo Felicíssimo e Flávio Gonçalves integrarão os trabalhos de Luís Freire. Os sub-21 defrontarão a Bulgária a 25 de setembro, em Pazardzhik, Gibraltar no dia 30, em Ponta Delgada, e a República Checa em 6 de outubro, em Leiria, a contar para a fase de qualificação para o Europeu de categoria.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


146 minutos sem rematar: número assustador expõe problema do Sporting
Futebol

146 minutos sem rematar: número assustador expõe problema do Sporting

21 Set 2026 | 12:18

Icon Comentário0
Rogério Azevedo trava Sérgio Conceição no Sporting: “Varandas não tem disponibilidade mental”
Futebol

Rogério Azevedo trava Sérgio Conceição no Sporting: “Varandas não tem disponibilidade mental”

21 Set 2026 | 12:47

Icon Comentário0
Beto aponta culpados no Sporting e não é só Rui Borges: “As culpas têm de ser repartidas”
Futebol

Beto aponta culpados no Sporting e não é só Rui Borges: “As culpas têm de ser repartidas”

21 Set 2026 | 11:42

Icon Comentário0