
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
The Daily Ronaldo
|
À frente do Al Akhdoud, atual 17.º classificado da Saudi Pro League, Paulo Sérgio luta contra o relógio numa corrida pela manutenção que promete ser intensa até à última jornada. Ainda assim, o treinador português conseguiu tirar parte do seu tempo para conceder uma entrevista à Lusa sobre a sua segunda passagem pela Arábia Saudita, tendo destacado, desde logo, a importância de Cristiano Ronaldo no país.
"O Cristiano Ronaldo é uma bandeira do campeonato. Move tudo o que é marketing à volta desta liga, dá muita visibilidade e continua a fazer golos estupendos e a abrilhantar cada jogo em que participa”, começou por dizer o técnico luso, que deu conta, ainda, das dificuldades sentidas neste seu novo emblema.
"Chegámos com a equipa muito mal classificada, sem fazer pontos, muito desanimada. E invertemos esse ciclo. Temos estado sempre a somar pontos. Em sete jogos tivemos apenas uma derrota, num jogo em que podíamos ter tido um resultado completamente diferente", relatou Paulo Sérgio, de seguida.
Já sobre as estrelas que, neste momento, atuam no campeonato saudita, o treinador comparou este período com a sua primeira experiência no país, em 2019: "Na altura já era um campeonato com bastantes bons jogadores. Neste momento, com a permissão para se jogar com oito estrangeiros e com um investimento muito forte no futebol, é um projeto bem pensado e estruturado. Vêm para aqui jogadores de primeiríssima água, que estariam certamente a jogar nos melhores campeonatos da Europa”.
Vale lembrar que Paulo Sérgio, atualmente com 57 anos, conta no currículo com passagens por clubes como Olhanense, Santa Clara, Paços de Ferreira, Portimonense e Sporting. Pelos leões, na temporada 2010/11, disputou 38 jogos, com um total de 20 triunfos.
Avançado internacional português não joga diante do Damac e o emblema de Riade também não irá poder contar com Sadio Mané
|
Ao início da tarde confirmou-se a informação que o Leonino havia noticiado durante a manhã: Cristiano Ronaldo vai mesmo ficar de fora do confronto entre o Al Nassr e o Damac, agendado para esta terça-feira, 22 de abril, e válido para a 29.ª jornada do campeonato saudita.
O astro internacional português, de 40 anos, vai ficar a descansar durante o jogo de hoje e acredita-se, assim, que o objetivo passa por mantê-lo fresco para o duelo do próximo sábado, frente aos japoneses do Yokohama, a contar para os quartos-de-final da Liga dos Campeões Asiática.
Stefano Pioli optou, também por deixar Otávio de fora do onze inicial, com o internacional luso a começar o encontro no banco de suplentes. Na frente do ataque irão jogar Durán, Ângelo e Wesley, enquanto que Brozovic, Simakan, Laporte e Bento irão a jogo. A descansar também irá ficar Sadio Mané, por acumulação de cartões amarelos.
O Al Nassr, vale lembrar, segue com 57 pontos e menos um jogo do que os rivais diretos à liderança. Cristiano Ronaldo e companhia estão a cinco pontos do Al Hilal e a 11 do Al Ittihad, o que torna algo incompreensível a ausência do avançado português do próximo jogo, sendo este a grande estrela da equipa.
Aos 40 anos, Cristiano Ronaldo está avaliado em 12 milhões de euros e leva 32 golos e quatro assistências em 36 jogos realizados. O próximo jogo do Al Nassr está marcado para terça-feira, dia 22 de abril, na visita ao Al Damac pelas 19h00, em jogo da jornada 29 da liga saudita.
Jogador internacional por Espanha não se sentiu atraído pelas propostas apresentadas por clubes sauditas e as razões já são conhecidas
|
No verão passado, Iker Muniain terminou a sua ligação com o Athletic Bilbao, depois de 20 anos no clube basco, e optou por assinar pelos argentinos do San Lorenzo. Antes, o médio de 32 anos teve oportunidade de rumar ao campeonato da Arábia Saudita, onde joga Cristiano Ronaldo. No entanto, as propostas financeiramente tentadoras provenientes do país árabe não convenceram o internacional espanhol.
A revelação foi feita por Omar Rodrígues, agente do jogador, em declarações à plataforma Movistar +. "Qualquer uma das opções em cima da mesa era mais apelativa que a Argentina em termos financeiros. Houve duas videochamadas com clubes da Arábia Saudita", contou o empresário. Omar Rodrígues revelou ainda que Muniain foi muito claro sobre a recusa em mudar-se para o futebol saudita: "Se me fazes ir para um desses clubes, lixas-me a vida", disse o jogador ao seu agente.
Deste modo, Muniain não seguiu as pisadas de outros craques que, numa fase mais adiantada das respetivas carreiras, acabaram por aceitar rumar ao campeonato da Arábia Saudita. A tendência teve início, sobretudo, com a mudança de Cristiano Ronaldo – que vai falhar o jogo frente ao Damac, esta terça-feira - para o Al Nassr, em janeiro de 2023, depois de ter rescindido com o Manchester United.
Decidido a rumar à Argentina, a opção preferencial de Muniain era rumar ao River Plate – clube que já conquistou 29 campeonatos. Contudo, a mudança para o emblema de Buenos Aires acabou por não se concretizar e o atleta assinou contrato com o San Lorenzo – que tem sete títulos nacionais no palmarés.
No clube argentino, Muniain já realizou um total de 19 jogos, tendo anotado quatro golos e uma assistência. O experiente jogador é titular habitual no meio campo da equipa orientada por Miguel Ángel Russo, que está no terceiro lugar do campeonato, com 26 pontos. Recorde-se que, em 2024, o San Lorenzo foi treinado pelo ex-jogador do Sporting Leandro Romagnoli.
Astro do clube inglês está na fase final de contrato e poderá rumar à Liga Saudita onde brilha o jogador formado no Sporting, desde 2023
|
Kevin De Bruyne está de saída do Manchester City e o próximo capítulo da sua carreira pode aproximá-lo de uma das maiores estrelas do futebol mundial: Cristiano Ronaldo. O médio belga, de 33 anos, revelou que não recebeu qualquer proposta de renovação do campeão inglês e, por isso, prepara-se para encerrar uma ligação de uma década ao clube onde se tornou uma lenda. Sem esconder a surpresa, De Bruyne admite que não esperava esta decisão: "Foi um choque, não recebi qualquer proposta do clube durante um ano inteiro. Claro que fiquei um pouco surpreendido, mas tenho de o aceitar. Sinceramente, ainda acho que posso atuar a este nível", afirmou.
A possível transferência para a Arábia Saudita está a ganhar força, segundo o The Guardian. Cristiano Ronaldo, que chegou ao Al-Nassr em 2023, é hoje o grande rosto do futebol saudita, e a chegada de mais uma estrela europeia só viria reforçar o estatuto crescente da liga do Médio Oriente. O internacional belga não esconde que está pronto para um novo desafio: “Sinto que ainda tenho algo para dar. Estou aberto a tudo”.
Com apenas 19 jogos disputados esta temporada, devido a lesões, De Bruyne perdeu algum protagonismo, mas não o prestígio. As suas estatísticas falam por si: 413 jogos, 106 golos, 174 assistências e 16 troféus conquistados com a camisola do City, contando com seis títulos da Premier League e uma Liga dos Campeões, tornando-se o jogador mais condecorado na história do clube inglês. A saída marca o fim de uma era num clube que ajudou a transformar num dos mais dominantes da Europa.
A ida para a Arábia Saudita seria mais do que uma mudança de clube, seria a entrada num novo universo. Ronaldo já abriu esse caminho e tem sido fundamental no crescimento da Liga Saudita. Com De Bruyne a juntar-se, o campeonato ganharia ainda mais visibilidade, qualidade e prestígio.
Embora os Estados Unidos também sejam uma hipótese, o facto de poder vir a jogar ao lado de Cristiano Ronaldo numa liga em ascensão pode pesar na decisão. O futuro de De Bruyne continua em aberto, mas uma coisa é certa: a Arábia Saudita pode estar prestes a receber mais um craque, e o reencontro com o jogador formado no Sporting, promete agitar o mundo do futebol. Reveja aqui, o que William Gallas disse sobre a possível dupla, Cristiano Ronaldo e Kevin De Bruyne, no Al Nassr na próxima época.