
Futebol
Exclusivo Leonino - Ala português é alternativa mais barata a Vagiannidis; Sporting faz contas
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Apesar de ter sido colocado na órbita do Sporting, durante o último mercado de transferências, o futuro de Mário Rui pode passar pela Turquia, onde será adversário de José Mourinho, treinador que neste momento assume os comandos do Fenerbahçe, equipa pela qual assinou no início da época 2024/25.
O lateral, que não entra nas contas do Nápoles, foi oferecido ao Galatasaray, de acordo com o jornalista Nicolò Schira. Segundo o especialista em mercado de transferências, apesar do interesse, o defesa não é visto como um alvo prioritário, numa altura em que o mercado na Turquia está perto de fechar (encerra esta sexta-feira, dia 13 de setembro).
De recordar que além do Sporting, Mário Rui foi colocado no radar de Benfica e Porto no início do mercado verão. Já na Turquia além do Galatasaray, o lateral também chegou a estar na órbita do Besiktas que se mostrou disponível para receber o atleta. De relembrar ainda que o internacional por Portugal recebeu abordagens do Brasil (São Paulo), de França (Nice e Lille) e Espanha (Real Valladolid), sendo que nenhuma agradou o atleta.
"O Mário Rui, ao fim de sete anos, sente necessidade de regressar a Portugal. Todos nós o ajudaremos se houver uma oportunidade. Se não houver, ele fica para lutar pelo Nápoles e tem mais dois anos de contrato”, garantiu recentemente o representante do defesa, que está avaliado em 3,5 milhões de euros.
Em 2023/24, Mário Rui disputou 28 encontros, com a camisola da formação azzurri, tendo feito duas assistências, ao longo dos 1.562 minutos em que esteve em campo. Esta foi a sua sétima temporada no Nápoles, clube ao qual chegou, em 2017/18, por empréstimo da Roma, tendo assinado na época seguinte, de forma definitiva, a troco de uma verba de 5,75 milhões.
'Camisola 17' de Rui Borges tem vários interessados na sua contratação e Clube de Alvalade teve de tomar decisão no mercado de transferências
|
Francisco Trincão terá mudanças no contrato vai renovar com o Sporting até 2030. O avançado tem tudo acordado para prolongar a ligação ao Clube de Alvalade, assinando um vínculo de longa duração, uma vez que é um dos grandes projetos da SAD para o plantel orientado por Rui Borges.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, Trincão reuniu com responsáveis do Sporting durante a última semana, tendo o acordo ficado fechado. A oficialização deverá acontecer muito brevemente, no início da pré-temporada, que arranca a 1 de julho.
A mesma fonte garante que o objetivo do Sporting é que Trincão seja uma referência do Clube e não só da equipa de futebol. Fora o desempenho desportivo, os leões veem o canhoto como grande exemplo fora do campo, representando os valores pelos quais os verdes e brancos se regem.
Trincão terá ainda um aumento salarial e entrada no lote de capitães da próxima temporada, tendo em conta o que significa para a equipa. Em equação está também uma troca de camisolas, com o internacional português a envergar a '10' na próxima temporada.
Em 2024/25 com a camisola do Sporting, Francisco Trincão – avaliado em 35 milhões de euros – realizou 54 encontros: 34 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.682 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou 11 golos e fez 17 assistências.
Internacional moçambicano tem sido muito apontado a uma mudança para o estrangeiro e comentou possibilidade de deixar Alvalade no verão
|
Geny Catamo está de férias em Moçambique, numa altura em que é muito apontado a uma mudança para o estrangeiro. O Sporting quer renovar com o 'camisola 21', que admitiu estar tranquilo e não ter qualquer preocupação quanto ao que possa acontecer no verão.
Geny Catamo: "A minha mente nem está a pensar nas propostas"
"Não gosto de ler notícias sobre o mercado de transferências, sobre interesse, abordagens, o que seja. Não importa se são notícias boas ou más, não quero que me digam, nada. Disse aos meus empresários: o vosso trabalho é tratar dessas coisas, no final das férias ponham-me a par de tudo. A minha cabeça é para me focar no trabalho, nos jogos, nas conquistas que pretendemos. A minha mente nem está a pensar nas propostas. Estou de férias em Moçambique, a descansar, a estar com a família. Se os meus agentes tiverem algo a dizer terão de esperar que regresse a Portugal...", disse, ao programa Bar.
Ruben Amorim foi muito importante na afirmação de Geny Catamo no Sporting, apostando no jovem ala, que não esquece o técnico: "Era o último dia no Vitória [de Guimarães], onde estava emprestado. Na viagem de regresso a Lisboa eu, o meu pai e uns amigos, parámos em Fátima para rezar. Pusemos uma vela a agradecer tudo o que tem feito por nós e para pedir a Nossa Senhora pelo meu futuro. Fomos almoçar e nem cinco minutos depois de nos sentarmos recebi uma mensagem no telemóvel do Ruben Amorim a dizer que contava comigo. E para cuidar de mim nas férias, esperava que aparecesse em boa condição e com muita vontade de trabalhar. Comentei baixinho com o meu amigo e ele respondeu logo: 'São coisas de Deus... Foi um dos momentos em que me senti mais valorizado. Senti a confiança que estava a depositar em mim. Nós precisamos de sentir confiança e o Ruben transmitiu-me de forma muito positiva e encorajadora. E senti que só tinha de responder dando o máximo".
Geny Catamo: "Saída de Amorim? Fui um dos que mais chorou naquele dia"
O moçambicano não esconde o grande carinho pelo treinador, admitindo ter sido um dos jogadores que ficou mais abalado com a saída: "Uma semana antes recebemos a informação de que o Manchester United estava interessado no mister. O Ruben Amorim só nos dizia que estava tudo bem, para não nos preocuparmos, só tínhamos de nos preocupar com o jogo em Braga. Foi um jogo épico, a perder 2-0 e dar a volta para 4-2 na segunda parte, o melhor futebol que jogámos em toda a época. Estávamos a festejar todos no balneário, o mister chegou e deu-nos a notícia que ia mesmo para o Manchester United. Ficávamos tristes e chorámos, a maioria chorou e acredito que fui um dos que mais chorou naquele dia"
"É um prazer para todos nós representar o Sporting, fazer história e a deixar um legado. Não só pelo Viktor, mas também por todos nós. Por mim, pelo Morten, pelo Zeno, o Inácio, o Pote, o Nuno, todos. É a importância do que nós criámos como grupo, a família que todos nós criámos, a união que nós temos. Eu digo que é muito difícil encontrar um grupo que seja tão unido como o nosso", concluiu Geny Catamo.
Situação do avançado sueco com o Clube de Alvalade faz correr muita tinta e espera-se que haja informações concretas brevemente
|
O futuro de Viktor Gyokeres tem sido tema de destaque nos últimos meses. O avançado estará descontente com o Sporting, recusando apresentar-se na Academia Cristiano Ronaldo, aquando do regresso aos treinos no próximo dia 1 de julho. No entanto, os leões desmentem que a realidade assim seja.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, Gyokeres está irritado e não irá comparecer até ter a sua situação resolvida, uma vez que acredita que o Frederico Varandas faltou à promessa feita ao não aceitar a proposta do Arsenal, garantiu fonte próxima do processo.
No entanto, o diário desportivo terá apurado uma versão contrária, perto de quem também está dentro da realidade verde e branca. Gyokeres e o Sporting nunca discutiram, tampouco o sueco disse recusar regressar aos treinos em Alcochete.
Recentemente, e já depois de ter sido revelado o clima de animosidade entre Gyokeres e o Sporting, o sueco esteve no casamento de Morten Hjulmand com Katarina Larsson, mulher de Varandas. Ambos pareceram bastante próximos, negando teorias de que o avançado esteja furioso. Ainda assim, o círculo próximo do jogador afirma que foi apenas uma questão de cavalheirismo, visto que os problemas profissionais não podem interferir na vida pessoal do atleta.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.