
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
André Pinotes Batista recordou a derrota do Sporting na Supertaça frente ao Porto (4-3, após prolongamento). Na sua coluna de opinião no jornal Record, o deputado do PS escreve um texto intitulado 'Roda-viva', onde faz um balanço das primeiras semanas da nova temporada. O conhecido adepto do Clube de Alvalade fala em "desperdício clamoroso" no desaire diante dos azuis e brancos, mas salienta que os leões são a melhor equipa em Portugal, elencando os inúmeros problemas existentes nos rivais.
"O desperdício clamoroso do Sporting na final da Supertaça às mãos da soberba; o desencanto generalizado do ‘tribunal da Luz’ com o inefável Roger Schmidt; os fortes abalos que a tempestade Conceição ainda provoca no Dragão e o despedimento de Daniel Sousa, sem que ao comando dos arsenalistas tenha somado qualquer derrota, são apenas os primeiros sinais de uma época escaldante", começou por escrever.
"Ao Sporting que tem talento, espírito de grupo, métodos de trabalho, boas lideranças em todas as frentes e um modelo de jogo funcional, recomenda-se que ignore a desgraça por entre as linhas inimigas. Se o Benfica mantem o inefável Schmidt, permitindo a saída de João Neves, Rafa e – provavelmente – Neres, o que deve o Sporting fazer? Trabalhar", questionou.
"Se no Porto a têmpera camufla a única equipa dos escalões do futebol profissional que não contratou qualquer atleta, o que deve o Sporting fazer? Trabalhar ainda mais. Se em todos os outros emblemas o campeão nacional é – muito naturalmente – o adversário mais desejado para saltar para a ribalta, o que deve o Sporting fazer? Isso mesmo, adivinhou".
"De fato de gala e brilhantina, o conjunto que ainda hoje melhor futebol joga em Portugal já desperdiçou um título. Tal facto tem de servir para vestir o fato da humildade, o que, aliás, parece – pelo que se viu na primeira demonstração frente ao Rio Ave – ter sido o caso. A segurança, a previsibilidade, a disciplina e a solidez não apaixonam, mas perduram e fazem perdurar. As praias mudam, mas as montanhas raramente saem do lugar. Rirá por fim que mais trabalhar", completou André Pinotes Batista.
Treinador do Fenerbahçe toma posição muito clara no clube turco, depois de falar com antigo elemento do Clube de Alvalade, e o caso dá muito que falar
|
José Mourinho, treinador do Fenerbahçe, cancelou a transferência de Jadon Sancho, que representa o Manchester United, depois de falar com Ruben Amorim. O antigo treinador do Sporting terá aconselhado o compatriota a não avançar para a contratação do extremo internacional inglês, que não entra nas contas do clube de Old Trafford para a próxima temporada.
De acordo com a informação avançada pelo jornal turco Fanatik. Ali Koç, presidente do Fenerbahçe já tinha iniciado as conversações com o Manchester United para a contratação de Jadon Sancho. No entanto, José Mourinho deu indicações para o cancelamento do negócio, na sequência das fortes críticas que Ruben Amorim fez ao jogador.
O treinador dos red devils terá dito a José Mourinho que Jadon Sancho é um atleta que “não tem muita vontade de trabalhar e jogar”, o que deixou o técnico do Fenerbahçe muito desagradado. Vale sublinhar que o extremo de 25 anos ainda não trabalhou com Ruben Amorim no Manchester United, visto que esteve emprestado ao Chelsea, em 2024/25.
De resto, a referida publicação turca escreve que José Mourinho só quer contar com “profissionais” no plantel do Fenerbahçe. O experiente treinador recusa, por isso, contratar jogadores que querem ir para a Turquia “por dinheiro e que não sentem nenhuma lealdade ao clube”. Para o reforço do ataque no mercado de verão, o emblema de Istambul estará interessado em Jota Silva, extremo português que também já esteve na mira do Sporting.
Em 2024/25, Jadon Sancho – avaliado em 28 milhões de euros – participou em 41 encontros ao serviço do Chelsea, por empréstimo do Manchester United: 31 na Premier League, oito na Liga Conferência e dois na Taça de Inglaterra. Nos 2.419 minutos em que esteve em campo, o internacional inglês marcou cinco golos e fez nove assistências.
Portal especializado fez a comparação entre o goleador internacional sueco e o atleta pretendido pelo Clube de Alvalade e a conclusão é clara
|
Viktor Gyokeres superioriza-se a Luis Suárez em todos os dados estatísticos, à exceção do jogo aéreo. O internacional colombiano, que representa o Almería, é o alvo prioritário do Sporting para reforçar o ataque da equipa verde e branca, no mercado de verão, tendo em conta a eventual saída do ‘camisola 9’.
De modo a comparar os dois atletas com base em contextos semelhantes – segunda divisão -, o portal especializado ‘GoalPoint’ avaliou as prestações de Luis Suarez no Almería, na segunda liga espanhola, em 2024/25, e de Gyokeres no Coventry City, no Championship, em 2022/23 – antes de rumar ao Sporting. Os dados são muito favoráveis ao goleador internacional sueco.
De acordo com a análise, Gyokeres apresentou registos superiores a Luis Suárez em vários capítulos, tais como as ocasiões flagrantes de golo convertidas (42% contra 29%), número de passes para finalização por jogo (1.9 face a 1.4), conduções progressivas (3.3 versus 1.5) e a soma de dribles eficazes e faltas sofridas (3.9 contra 2.8).
No entanto, Luis Suárez leva a melhor no jogo de cabeça, considerado como o ‘ponto fraco’ de Gyokeres – que tem a mudança para o Arsenal em risco. Em 2022/23, ao serviço do Coventry City, o avançado do Sporting ganhou 35% dos duelos aéreos que disputou, um registo inferior aos 42% registados por Luis Suárez, com a camisola do Almería, na temporada que agora termina.
Vale lembrar que Luis Suárez está no topo da lista de reforços do Sporting. O internacional colombiano – avaliado em 8 milhões de euros - tem contrato com o Almería até 2029, mas está muito recetivo à transferência para o Clube de Alvalade. De resto, Frederico Varandas já decidiu que os leões não vão ultrapassar a fasquia dos 25 milhões de euros para assegurar a contratação do avançado de 27 anos.
Confira a publicação do 'GoalPoint':
Vários jogadores da equipa verde e branca estão a gozar os últimos dias de descanso e fazem questão de mostrar aos adeptos leoninos os destinos escolhidos
|
A escassos dias do início dos trabalhos de pré-temporada, marcado para a próxima terça-feira, dia 1 de julho, os jogadores do Sporting gozam os últimos dias de férias. É o caso de Gonçalo Inácio, Zeno Debast e Geovany Quenda, que estão a aproveitar a reta final do período de descanso, tal como demonstram nas redes sociais.
Depois de conquistar a Liga das Nações, ao serviço da Seleção Nacional, o defesa-central de 23 anos começou por viajar até ao Rio de Janeiro, no Brasil, na companhia de amigos. Entretanto, Gonçalo Inácio rumou ao Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e, nas redes sociais, faz questão de partilhar algumas fotografias. Nos stories do Instagram, o ‘camisola 25’ publicou um vídeo a andar de ‘jet ski’, junto do hotel de luxo Jumeirah Burj Al Arab.
Por sua vez, Zeno Debast - cuja condição física preocupa os responsáveis do Sporting - também recorreu às redes sociais para mostrar alguns dos melhores momentos das suas férias nas Ilhas Baleares, em Espanha. O internacional belga está aproveitar o muito calor que faz sentir no arquipélago espanhol e, à semelhança de Gonçalo Inácio, também alugou um ‘jet ski’.
Já Geovany Quenda iniciou as férias mais tarde, em comparação com os companheiros de equipa no Sporting, pelo facto de ter representado a Seleção Nacional sub-21 no Europeu da categoria, na Eslováquia. Ainda assim, o ala de 18 anos também tem aproveitado o bom tempo e, nos stories do Instagram, publicou uma fotografia numa piscina, não revelando a localização.
O caso de Biel é diferente. O extremo brasileiro não entra nas contas de Rui Borges e é apontado, com frequência, à saída do Sporting, no mercado de verão. Nas férias, o atleta mostra-se focado na sua condição física e, depois de ter partilhado um vídeo a realizar exercícios no ginásio, fez uma publicação na rede social X inspirada em Cristiano Ronaldo e na qual se lê: “Seja disciplinado. Não há caminho fácil”.