![Maxi Araújo é dor de cabeça para Rui Borges e pode falhar o Borussia Dortmund - Sporting](/storage/media-items/images/2024/11/maxi-araujo-sporting_20241113011018.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A baliza foi um dos temas no Sporting na reta final da época passada. Com Antonio Adan fora das contas, e Franco Israel lesionado, Ruben Amorim foi obrigado a lançar Diogo Pinto na baliza do Sporting. O jovem guarda redes deu, agora, uma entrevista ao jornal ‘Record’, onde relembra esses momentos que viveu no balneário de Alvalade.
"Íamos ter um jantar todos juntos para ver o jogo do Benfica com o Famalicão. Quando estava a caminho soube que o Franco [Israel] tinha sido operado e que seria impossível jogar os próximos jogos. Fui eu que assumi. Esse mês de maio é inesquecível, foi tudo muito rápido e com muitas emoções", começou por explicar.
Falou sobre as titularidades na baliza dos leões - em especial na final da Taça - e do técnico que o lançou: "Mesmo com os erros dá sempre para aprender alguma coisa. Foi o ponto alto na minha curta carreira (...) O Ruben é um treinador incrível. Já foi jogador e compreende muito bem o lado pessoal e emocional dos jogadores. Ajudou-me muito", atirou.
O guarda redes falou, depois, daquele que é, na sua opinião, o jogador mais difícil travar da equipa do Sporting: Viktor Gyokeres, que descreve como um "monstro de competição". Destacou, ainda, Franco Israel, Francisco Trincão, Ricardo Esgaio e Nuno Santos como alguns dos que mais ajudam na integração do jovem guardião.
Por último, abordou o momento atual da equipa B dos leões, depois da última vitória: "Foi a melhor maneira de entrar nesta fase contra uma equipa difícil e experiente (...) A manutenção está garantida, mas é claro que todos temos sonhos e objetivos. Um dos objetivos, claramente, é ficar o mais acima possível na tabela. Só vamos conseguir se formos jogo a jogo, não podemos pensar muito à frente. O míster João Pereira é muito competitivo e quer isso dos seus jogadores", rematou o jovem guarda redes.
Presidente dos leões vai promover uma jovem promessa da Academia Cristiano Ronaldo à equipa principal verde e branca do treinador português
|
A baliza do Sporting tem sido motivo de preocupação em Alvalade nos últimos tempos, com várias mexidas entre a ordem dos guardiões leoninos. Com a chegada de Rui Silva a baliza ganhou novo dono, mas a saída de Vladan Kovaceciv deixou o lugar de terceiro guarda redes do plantel sénior em aberto. Diego Callai será o homem que o vai ocupar no futuro.
O jovem guarda redes é uma aposta para no futuro poder ocupar a baliza leonina, tendo até Ruben Amorim dito que Callai lhe inspirava confiança, aquando a lesão de Kovacevic em setembro. Na dúvida acerca da chegada de Israel a tempo de defender a baliza leonina, o antigo técnico dos leões foi claro: "Se o Franco perder o avião é o Callai que avança", dando a entender que tem maior esperança no jovem italiano brasileiro, do que nos colegas da equipa B, Diogo Pinto ou Francisco Silva, ambos campeões nacionais pelo Sporting.
A Direção de Frederico Varandas já por diversas vezes recusou abordagens pelo concurso do jovem guarda redes, às quais a estrutura leonina respondeu sempre de forma negativa, dando mostras de que acreditam na sua progressão. Agora vai poder sentar-se no banco na prova milionária ao lado de Franco Israel, vendo de forma privilegiada a mais que provável estreia, na maior prova de clubes da europa, do internacional português Rui Silva.
Avaliado em cerca de 1 milhão de euros, Diego Callai ainda não realizou qualquer jogo pela equipa principal esta temporada. Contudo, em 2023/24, entre a equipa B do Sporting e o Feirense, onde esteve emprestado, somou 23 partidas. Apesar de alguns erros naturais no processo de crescimento, as exibições do jovem guardião agradaram à estrutura do Clube, reforçando a convicção de que ele tem qualidade para assumir um papel mais relevante no futuro.
Com contrato válido até junho de 2027, renovado em abril de 2022, Diego Callai representa uma peça importante para o futuro do Sporting. A aposta no atleta mostra que o Clube não apenas protege os seus talentos da formação, mas também constrói uma visão de longo prazo para a sua baliza.
Técnico do Borussia Dortmund falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão à partida do play-off de acesso aos oitavos de final da Champions
|
O Sporting entra em campo, na próxima terça feira, dia 9 de fevereiro, para defrontar a equipa do Borussia Dortmund, em encontro a contar para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Niko Kovac, técnico do Borussia Dortmund, já falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão da partida, que decorre em Alvalade. Rui Borges também já falou - pode ver aqui tudo o que disse o treinador dos leões.
O treinador da formação alemã começou por deixar rasgados elogios à equipa do Sporting: "O Sporting é o número 1 em Portugal, um país que vive o futebol, e isso é muito difícil pois o Benfica e o FC Porto também são adversários muito fortes", começou por dizer.
Falou, depois, do que espera do embate entre portugueses e alemães: "Vai ser um jogo complicado mas é só a primeira metade da eliminatória. Queremos fazer um bom resultado para seguir em frente, mas temos de ter muito cuidado dada a qualidade técnica do Sporting", atirou Niko Kovac.
A imprensa alemã tinha, recentemente, lembrado os tempos em Viktor Gyokeres representou o conjunto do St. Pauli. Niko Kovac confessou conhecer o avançado sueco, e dedicou algumas palavras ao Viking de Alvalade, que ainda está em dúvida para a partida da Champions League.
"O Gyökeres teve uma evolução fantástica, é a prova que não é possível planear o futebol desta maneira pois há sempre boas surpresas. Fico contente com a evolução dele (...) Vamos trabalhar em conjunto, porque será difícil só para um jogador conseguir pará-lo. Vamos enfrentar um avançado de topo, mas ele não joga sozinho e precisa do apoio da equipa... há outros jogadores importantes", rematou o treinador principal do Niko Kovac, que se juntou recentemente à equipa.
Defesa central costa marfinense tem estado em grande destaque na equipa dos leões aos comandos de Rui Borges, e foi reconhecido pelas exibições
|
Numa altura em que o Sporting luta para encontrar consistência no seu 11 titular, há um jogador que se tem destacado nas fileiras verdes e brancas: Ousmane Diomande, um dos mais utilizados por Rui Borges, e um pilar da defesa dos leões durante a presente temporada. O jovem costa marfinense foi reconhecido, recentemente, pelas boas exibições.
Ousmane Diomande foi eleito o melhor defesa do mês da Liga Portugal Betclic, no período de tempo referente a janeiro, na votação que é lavada a cabo entre os técnicos das equipas da primeira divisão em Portugal.
O jovem central dos leões venceu a distinção, tendo somado 13,33% dos votos totais em disputa. Atrás do costa marfinense de 21 anos, ficaram Álvaro Carreras (Benfica), com 12,59% das preferências, em segundo lugar; e Leonardo Lelo (Casa Pia), com 11,85% da votação final, a fechar o pódio.
Durante o período referente ao mês de janeiro, Ousmane Diomande - que tem sido muito cobiçado pelos gigantes europeus - participou em três partidas da equipa principal do Sporting: jogos contra Vitória de Guimarães, Rio Ave e Nacional. Foi totalista em todos e destacou-se em vários factos estatísticos, como por exemplo, nas 21 recuperações que fez repartidas nos três encontros que jogou.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - foi utilizado em 31 partidas: 20 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. O jovem de 21 anos disputou 2.430 minutos e marcou o único golo diante do Nacional, não somando qualquer assistência.