
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting venceu frente ao Portimonense (3-0), o passado sábado, em jogo válido para a 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Duarte Gomes analisou alguns dos lances chave da partida dirigida por Iancu Vasilica, árbitro da AF Vila Real que nunca antes tinha apitado um encontro dos leões, e que contou com apoio de Gustavo Correia a liderar a vídeo arbitragem. Trincão e Gyokeres saíram prejudicados.
Duarte Gomes, árbitro retirado, deixou as suas considerações acerca da arbitragem da partida na edição deste domingo do jornal ‘A Bola’. Considerou que as decisões em Alvalade foram globalmente positivas, e deu aos responsáveis pelo trabalho uma nota geral de sete em dez. Mesmo assim, identificou algumas jogadas em que a arbitragem deixou a desejar.
“Seck derrubou Francisco Trincão (joelho no joelho) ainda fora da sua área. O local da infração, em análise muito difícil, foi bem identificado pela equipa de arbitragem”, começou por dizer Duarte Gomes, acerca do lance polémico aos 15 minutos de jogo, apenas dois após Paulinho estrear o marcador e conceder vantagem prematura ao Sporting.
O especialista em arbitragem prossegue, em análise à jogada. “O erro foi a não exibição do cartão amarelo ao senegalês, quando foi muito óbvio naquela circunstância que o jogador cortou um claro ataque prometedor do adversário”, admitiu, sobre o momento em que Trincão se dirigia de bola no pé à baliza.
Outra jogada a assinalar foi uma que envolveu o avançado sueco do Sporting. Nesta, aos 77 minutos de jogo, Duarte Gomes afirma mesmo que o árbitro se equivocou. “Gyokeres só caiu com o corpo em cima de Estrela porque antes foi depois derrubado pela perna direita de Alemão. Foi assinalada a segunda infração, quando a primeira (junto à área do Portimonense) é que devia ter sido sancionada”, analisou.
Com a tão esperada vitória do passado sábado, o Sporting aumenta a vantagem que leva na liderança da Liga, e fica a escassos dois pontos de conquistar o título - algo que pode acontecer já este domingo, caso o Benfica não vença o Famalicão. Com a euforia instalada nas bancadas de Alvalade e os preparativos no Marquês terminados, perante uma conquista do título cada vez mais iminente, o plantel do Sporting juntar-se-á no reduto verde e branco para assistir ao jogo dos eternos rivais encarnados, crucial às contas do campeonato.
Confira a jogada em que Trincão se aproximava da baliza e foi intersetado por Seck, a quem ficou por mostrar amarelo:
Responsável geral pelo futebol verde e branco está no terreno, mas terá de esperar uns dias para conseguir fazer abordagem desejada
|
O Sporting vai atacar Georgios Vagiannidis, lateral do Panathinaikos. Bernardo Palmeiro, diretor geral do futebol leonino, está no terreno e irá negociar 'a fundo' depois da final da Taça de Portugal, agendada para as 17h15 do próximo dia 25 de maio.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, o Sporting oferece ao jogador um contrato de cinco épocas, com um salário de 1,4 milhões de euros e uma cláusula de rescisão fixada entre os 60 e os 80 milhões de euros, depois de já ter apresentado três ofertas diferentes junto dos responsáveis do emblema da cidade de Atenas.
O diário desportivo refere que a última proposta do Sporting terá o valor de 8 milhões de euros - aos quais deverão acrescer bónus - e que os responsáveis do Panathinaikos iriam responder no final do campeonato grego, que terminou no último fim de semana.
No entanto, a SAD verde e branca acredita que não é altura para distrações com assuntos relacionados com o mercado de transferências, uma vez que os comandados de Rui Borges lutam não só pelo título de campeão nacional, mas também pela Taça de Portugal.
Esta temporada, Georgios Vagiannidis - avaliado em 7 milhões de euros - somou um golo e duas assistências em 39 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.999 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com três internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.
Jogador tem sido imprescindível nos planos do técnico verde e branco e leões estão preocupados com cobiça vinda de ligas do estrangeiro
|
A SAD do Sporting está mentalizada de que Viktor Gyokeres sairá no verão, mas não quer abrir mão de nenhum outro titular de Rui Borges. No entanto, o cerco a Ousmane Diomande aperta e a Direção dos leões teme uma investida dura pelo 'camisola 26'.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, o Sporting está, para já, ciente do interesse de Arsenal - que enviou olheiros no dérbi -, Chelsea, Brighton e Bayern Munique, com os alemães a enviarem Max Eberl, diretor desportivo, a Lisboa para observar o jovem.
A mesma fonte revela que, apesar de os leões estarem em busca de um central no mercado de verão, a ideia não passa por abrir mão de Diomande, que desde a saída de Sebastián Coates tem sido o patrão da defensiva leonina, atuando no centro do trio de defesas.
Ainda assim, o diário desportivo garante que o Sporting terá um 'plano B', caso chegue uma proposta irrecusável pelo internacional costa-marfinense, que tem uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. Pese embora o valor presente no contrato, Frederico Varandas negoceia a saída por valores perto dos 60M.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – leva 45 partidas: 30 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.678 minutos em que esteve em campo, o defesa-central apontou dois golos (Farense e AVS).
Craque do plantel tem sido apontado a uma mudança, mas diz que quer continuar em Alvalade e adeptos já pensam na possível renovação
|
O Sporting tem tentado, nos últimos meses, renovar contrato com Matheus Reis, mas não conseguiu chegar a acordo com o jogador e os seus responsáveis, pelo que a saída no verão é bastante provável. No entanto, após cumprir 200 jogos com a Listada verde e branca, o defesa admitiu querer continuar em Alvalade.
"É uma marca muito importante. Lembro-me, como se fosse ontem, da minha apresentação e chegada aqui. Não imaginava que chegaria a esta marca em tão pouco tempo. É uma média de 50 jogos por temporada, então são muitos jogos e emoções. Muitas batalhas e títulos, mas há um sentimento de dever cumprido", disse, à Sporting TV.
"Temos uma responsabilidade e pressão boa num Clube como este".
Matheus garantiu que "cada jogo é único" e sente um "friozinho na barriga" o que "aumenta a pressão". "Sinto-me muito feliz. Tento passar para os mais jovens a grandeza do Clube", admitiu, tentando explicar como "viver o dia a dia, o trabalho, saber entrar para vencer em todos os jogos. Temos uma responsabilidade e pressão boa num Clube como este".
Com contrato até 2026 e a saída a ser muito falada, o 'camisola 2' foi perentório e deu esperança aos adeptos: "Quero deixar uma marca de trabalho, dedicação, de nunca desistir. Mas isto é apenas o começo, tenho fome de mais e quero conquistar cada vez mais. Vamos continuar a construir a nossa história".
"O Sporting respeita as famílias"
"O Sporting é a extensão da nossa família. Em casa tudo é verde. Somos muito felizes aqui e esperamos ficar aqui por muito tempo. Todos que chegam aqui dizem que aqui é diferente. O Sporting respeita as famílias, faz sempre coisas a pensar nas famílias, une-as e pensa nos filhos. Isso leva a esta união que toda a gente vê. É muito mais do que isso. A nossa união é diária, as famílias reúnem-se sempre e isso repercute-se dentro de campo. Mostra toda a nossa força", terminou