
Futebol
Substituto de João Pereira estreia-se com vitória no Sporting e luta pela subida está ao rubro
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting derrotou o Estrela da Amadora (3-0) em jogo da 27.ª Jornada da Liga Portugal Betclic. Duarte Gomes, especialista em arbitragem, analisou o lance entre Alan Ruiz e Ousmande Diomande na área dos tricolores e refere que ficou por mostrar um segundo cartão amarelo ao jogador argentino.
O jogo ficou marcado por muitos casos de arbitragem com destaque para os dois pontapés de grande penalidade, e os dois cartões vermelhos a jogadores do Estrela da Amadora, lances nos quais Duarte Gomes concordou com a ação do árbitro da partida.
Há, no entanto, dois lances em que Duarte Gomes aponta falhas à ação do árbitro. O primeiro prende-se com a grande penalidade de Alan Ruiz sobre Ousmane Diomande: “Esclarecimento detalhado para que fique claro: o VAR esteve bem ao chamar o colega de equipa para que assinalasse pontapé de penálti. Porquê? Porque com a bola em jogo, Alan Ruiz atingiu de forma deliberada o rosto de Diomande”, começou por escrever no jornal 'A Bola'.
Continuou: “O contacto foi factual e evidente na imagem. É certo que não houve gesto violento (o costa-marfinense potenciou e caiu porque quis) mas é a ação, a causa, que deve ser avaliada e essa aconteceu de forma intencional, desnecessária e sem bola em disputa. Houve comportamento antidesportivo, não imprudência. Faltou o (segundo) amarelo”.
Por último, o lance do cartão amarelo a Matheus Reis, que deixa o defesa verde e branco fora da próxima partida do campeonato, com o Braga. Duarte Gomes escreveu, sobre esse lance: “Matheus Reis rasteirou Rodrigo Pinho na zona do meio-campo, com o adversário de costas para a baliza adversária. O contacto foi imprudente e não devia ter sido sancionado com amarelo”, explicou.
Avançado sueco foi o MVP da partida ao apontar dois golos e fazer uma assistência, contudo houve outro pupilo de Rui Borges a destacar-se
|
Eduardo Felicíssimo tem aproveitado a onde de lesões que atormenta a equipa do Sporting para ganhar preponderância no esquema tático de Rui Borges. Apesar de Viktor Gyokeres ter sido o jogador em maior destaque na partida diante do Estrela da Amadora, os números do jovem de 18 anos também dão garantias para o futuro.
Forçado a mexer, em virtude das ausências de Hidemasa Morita e Morten Hjulmand, Rui Borges lançou Zeno Debast e Eduardo Felicíssimo para o meio-campo, dupla composta por um defesa central de origem, e um médio da formação dos leões, mas que até já tinha sido utilizada no passado.
A verdade é que os dados estatísticos apontam para uma grande exibição do jovem médio verde e branco. Teve pouca bola, algo que fica provado por apenas uma condução progressiva registada, mas foi defensivamente que se destacou na partida contra o Estrela da Amadora.
Foi o jogador com mais duelos ganhos em todo o jogo, com 10. Juntou a este dado quatro desarmes, três interceções, e quatro ações defensivas no meio-campo adversário, ajudando o Sporting a recuperar a bola numa posição avançada do terreno de modo a criar perigo junto da baliza adversária.
Relembrar que o primeiro jovem a ser chamado à posição foi João Simões, que, entretanto, está de fora até ao resto da época. Alexandre Brito também foi usado naquela posição, mas neste momento parece ser Eduardo Felicíssimo o jovem com maior capacidade para ocupar o miolo do terreno.
Clube de Alvalade lançou comunicado, onde fala em "grande preocupação os recentes acontecimentos que envolvem a Federação Portuguesa de Futebol"
|
O Sporting emitiu, este domingo, dia 30 de março, um comunicado, relativamente aos últimos acontecimentos que envolvendo a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), nomeadamente as recentes buscas da PJ, bem como as recentes declarações de Fernando Gomes sobre Pedro Proença (que corrigiu recentemente uma multa aplicada aos leões).
Os leões falam em "grande preocupação os recentes acontecimentos que envolvem a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e as suas potenciais repercussões na representação do futebol português junto da UEFA". O emblema liderado por Frederico Varandas entende que este é um "momento importante para o futuro do futebol nacional", tendo em conta projetos como o Campeonato do Mundo de 2030 e a candidatura ao Campeonato da Europa de Futebol Feminino de 2029.
O Clube de Alvalade "considera fundamental que Portugal mantenha uma voz ativa e influente nos órgãos de decisão do futebol europeu". O Sporting acrescenta que "uma eventual perda de representação portuguesa no Comité Executivo da UEFA poderá comprometer a defesa dos interesses do futebol, fragilizando a posição de Portugal nas grandes decisões estratégicas do futebol europeu e mundial", pode ler-se.
A tomada de posição do Sporting surge na sequência da polémica acentuada na última semana, com Pedro Proença a fazer referência a um suposto apoio do seu antecessor na presidência da Federação Portuguesa de Futebol, no âmbito da eleição do Comité Executivo da UEFA. No entanto, Fernando Gomes negou tal apoio.
"Vi com surpresa as declarações do presidente da FPF (...) Tenho de dizer-lhe que hoje percebo que não partilhamos uma visão comum para o futebol e o desporto. Pedro Proença escolheu o caminho da destruição do legado que eu e a minha equipa construímos ao longo de treze anos, através de decisões e insinuações públicas que visam atacar o nosso bom nome e que, como se verá, são completamente infundadas",escreveu Fernando Gomes.
Antigo defesa do Benfica conviveu de perto com atual treinador do Manchester United e confessa que nunca pensou que o mesmo chegasse tão longe
|
Roderick Miranda, antigo defesa do Benfica, que está atualmente ao serviço do Melbourne Victory, na Austrália, revelou que nunca imaginou ver Ruben Amorim tornar-se treinador. O central revela, inclusive, que o ex treinador do Sporting era o "palhaço" do balneário no clube da Luz.
“Nunca pensei que ele se tornasse treinador. Não por causa das suas capacidades ou inteligência, mas porque ele era o palhaço do balneário”, confessou Roderick. “Ele tinha uma personalidade muito engraçada, estava sempre a fazer as pessoas rir”, começou por dizer ao 'Flashscore Australia'.
O central português reconheceu as qualidades futebolísticas do atual treinador do Manchester United: “O Ruben era um jogador muito inteligente. Podia jogar em diferentes posições, por isso é um treinador tão brilhante. Tem um grande conhecimento sobre o jogo”.
Roderick Miranda não escondeu a surpresa por ver o antigo colega ser bem-sucedido: "Quando soube que ele tinha começado a ser treinador, fiquei um pouco surpreendido e perguntei-me como é que aquele tipo com quem joguei se podia tornar tão sério?", questionou o atleta.
Ruben Amorim - que está interessado em Morten Hjulmand - chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. No total, o técnico liderou 231 encontros, tendo vencido 164, empatado 34 e perdido 33.
Substituto de João Pereira estreia-se com vitória no Sporting e luta pela subida está ao rubro