
Futebol
Inacreditável! Di María tenta sacar penálti com um mergulho que nem nos Jogos Olímpicos (Vídeo)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Henrique Pinto Monteiro, antigo membro da Comissão de Fiscalização do Sporting em 2018 e elemento do Grupo Stromp, aprovou várias decisões tomadas por Frederico Varandas e reveladas pelo Presidente do Sporting em declarações à Sporting TV. Destaca-se o silêncio que a Direção leonina teve face ao falecimento do antigo presidente do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, uma decisão aprovada por Henrique Pinto Monteiro.
O jornalista expressou a sua opinião e apontou para o facto do Presidente do Sporting apresentar razão suficiente para manter o silêncio, em nome do Clube. "Frederico Varandas tem razão nessa parte. É dar as condolências à família e institucionalmente nada há a fazer", referiu em relação ao silêncio institucional do emblema de Alvalade face ao falecimento do antigo dirigente portista.
Henrique Pinto Monteiro vai mais além e abordou a questão das lesões no plantel do Sporting. "O plantel foi formatado duma determinada forma por Ruben Amorim e com sucesso. Certamente que para jogar de forma diferente, como joga, Rui Borges quereria um grupo com outras opções. Aliás, no último jogo, em Dortmund, já teve de apostar nos três centrais face à exiguidade de opções", disse, fazendo desta vez referência à onda de lesões e às várias limitações que o plantel leonino tem sentido neste momento.
Henrique Pinto Monteiro garante ainda que está confiante que a equipa agora comandada por Rui Borges acabará por chegar a um bom caminho. "Como alguém dizia numa reunião do Grupo Stromp, por vezes esquecemo-nos que estamos em primeiro e vamos lutar até ao fim pelo Campeonato, que é o nosso principal objetivo, sem dúvida", concluiu, em relação aos principais objetivos que o Sporting ainda tem em jogo.
De recordar que, o Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, frente ao AFS, em jogo da 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma agora liderada por Rui Ferreira irá jogar-se pelas 18h00, no Estádio das Aves.
Extremo moçambicano tem sido um dos mais importantes nas últimas partidas, e o treinador verde e branco parece dar-lhe cada vez mais importância
|
Voltou a ser decisivo. Geny Catamo foi o jogador do Sporting que brilhou mais alto, na última partida dos leões, frente ao Santa Clara. Marcou o golo que garantiu a vitória verde e branca, e que, desde já, lhe garante o melhor registo goleador da carreira - já leva sete golos esta temporada, mais um que na anterior com os mesmos jogos disputados.
O extremo internacional moçambicano tem sido uma espécie de trunfo para Rui Borges. Quatro dos sete golos que apontou com a camisola do Sporting esta época foram marcados sob orientação do atual treinador verde e branco, que está no Clube apenas desde o final de dezembro de 2024.
Para além disso, Geny Catamo também funciona como amuleto do técnico português, uma vez que sempre que marcou com o treinador de Mirandela, o Sporting ganhou essas partidas. Aconteceu contra o Benfica (1-0), na jornada 16 da Liga; frente ao Famalicão, por 3-1, na ronda 26 do campeonato; com o Rio Ave (2-0) na meia-final da Taça de Portugal e agora no confronto com o Santa Clara.
Desde a chegada de Rui Borges ao Sporting, Geny Catamo tem sido aposta vincada do treinador dos leões. Foi utilizado num total de 937 minutos, relembrando que chegou a perder três jogos por lesão, e foi depois lançado lentamente até estar totalmente recuperado e com ritmo competitivo adquirido.
De resto, Rui Borges também começou, recentemente, a utilizar Geny Catamo numa posição nova, e mais ofensiva. O jogador foi lançado por Ruben Amorim no 3x4x3, onde jogava como ala. Com a chegada de Rui Borges e mudança para o seu 4x4x2, o moçambicano passou para um dos lugares do meio campo. Com o regresso ao primeiro esquema tática, o técnico português experimentou o craque na posição do lado esquerdo do tridente ofensivo, mais à frente do que aquilo que se verificava anteriormente.
Médio nipónico tem sentido algumas dificuldades físicas nas últimas semanas. Conseguiu recuperar de uma lesão que trazia, mas ainda não está apto
|
Hidemasa Morita estava a fazer uma temporada em bom plano no Sporting, e com a entrada de Rui Borges, era esperado que mantivesse o nível. Mas o médio nipónico tem lidado com várias mazelas físicas que o impedem de dar o seu contributo à equipa, algo que se verifica de novo. Relembrar que, a título pessoal, o jogador vive um grande momento.
O médio verde e branco tinha voltado da seleção do Japão com um traumatismo no pé esquerdo que o impedia de treinar e jogar com máxima intensidade. Esteve de fora e recuperou do problema... Mas ainda não está apto. Isto porque, para além dessa lesão, Morita também estará a lidar com alguns problemas musculares.
Este também foi um problema que trouxe do Japão. quando esteve ao serviço da seleção, de onde regressou com mialgias. O departamento médico fez testes, na altura, mas preferiu centrar-se no traumatismo, uma vez que não viam nada nos exames que justificasse o incómodo para Hidemasa Morita.
No entanto, mesmo recuperado do traumatismo, a situação das mialgias ainda não melhorou totalmente, pelo que Morita ficará a fazer trabalho condicionado até estar recuperado por completo. Só aí vai ser considerado como opção válida para ajudar a equipa do Sporting.
Neste momento, é ainda impossível dizer se Hidemasa Morita vai estar disponível para ajudar o Sporting na próxima partida, frente ao Moreirense, na próxima sexta feira, dia 19 de abril. Ao todo, esta temporada, o importante médio centro já falhou um total de 17 jogos, número que pode continuar a subir.
Médio do Clube de Alvalade está a cumprir últimos meses no emblema verde e branco; Jogador de 29 anos vai ser transferido no mercado de verão
|
Hidemasa Morita está a cumprir os últimos meses no Sporting, uma vez que o médio não está disposto a renovar contrato com os leões. O fim da ligação entre as duas partes vai acontecer no final da temporada. O Sporting pede cerca de 10 milhões de euros para vender o médio de 29 anos, sabe o Leonino.
O valor pedido pela Direção, liderada por Frederico Varandas, aos interessados permitiria quase triplicar o investimento feito, quando contratou o futebolista ao Santa Clara, no mercado de verão de 2022, a troco de valores a rondar os cerca de 3,45 milhões de euros.
A decisão de sair do Clube de Alvalade foi tomada pelo próprio jogador, que procura um novo desafio na sua carreira. Os responsáveis leoninos não querem correr o risco de perder o jogador a custo zero, daí quererem negociar o passe do internacional japonês, que tem contrato com os leões até junho de 2026.
O internacional nipónico quer dar novo rumo à carreira. O futebolista gostava de experimentar outras ligas, com a inglesa Premier League à cabeça e já informou os leões de que não pretende prolongar o vínculo, como era intenção da SAD do Sporting desde há mais de um ano. Apesar de estar ausente das últimas convocatórias por lesão, o médio vive dias felizes fora dos relvados.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.