Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"Em Portugal ninguém tem": Amorim alcança ranking Europeu ao serviço do Sporting

Comandante do leme do emblema verde e branco confessou questões favoráveis à sua renovação pelo Clube e foi, inclusive, incluído em estatística de renome

Rúben Amorim, treinador do Sporting, entrou num top 10 de treinadores europeus
Rúben Amorim, treinador do Sporting, entrou num top 10 de treinadores europeus

  |

Icon Comentário0

Este sábado, dia 26 de outubro, o Sporting jogará a nona jornada da Liga Portugal Betclic contra o Famalicão. Na antevisão à partida, o treinador Rúben Amorim foi questionado sobre algumas questões e aproveitou para colocar um ponto final ao tema da renovação de contrato com o Clube.


Valorizando a estabilidade em Alvalade, admitiu que "Em Portugal ninguém a tem e no Mundo também já é difícil de encontrar". Para testar a veracidade desta afirmação, o jornal Record realizou uma retrospetiva sobre o percurso de Amorim em Alvalade. O técnico chegou em 2020, cumprindo ao dia 26 de outubro, 1.697 dias no cargo, ou seja, quatro anos, sete meses e 21 dias.


Olhando para o campeonato português, consta-se que é o técnico que está há mais tempo ao serviço de um emblema. Tendo em conta que os restantes clubes são treinados por Vítor Bruno (Porto), Bruno Lage (Benfica), Rui Borges (V. Guimarães), Carlos Carvalhal (Braga), César Peixoto (Moreirense), Bruno Pinheiro (Gil Vicente), Vítor Campelos (AVS), João Pereira (Casa Pia), Gonzalo Garcia (Arouca), Cristiano Bacci (Boavista), Ian Cathro (Estoril), José Faria (E. Amadora) e Tozé Marreco (Farense) que chegaram às equipas no verão passado, ou já nesta temporada.


Os únicos que já estavam a treinar os clubes em que se encontram são Armando Evangelista (Famalicão) que foi apresentado a 20 de março de 2024, contabilizando sete meses e seis dias; Tiago Margarido (Nacional) que está no cargo desde 3 de julho de 2023, um ano, três meses e 23 dias; e Vasco Seabra (Santa Clara), anunciado a 20 de junho de 2023, há um ano, quatro meses e seis dias. O único técnico capaz de, quase, ombrear Amorim é Luís Freire, que treina o Rio Ave desde 29 de junho de 2021, há três anos, três meses e 27 dias.

No que toca à estabilidade internacional, Amorim integra o ranking dos 10 treinadores à mais tempo num clube. Estando em nono lugar, perde para Manuel Pellegrini (Betis), que soma quatro anos, quatro meses e 17 dias. Seguidamente, a uma curta distância no oitavo e sétimo lugar, Mikel Arteta, do Arsenal há quatro anos, 10 meses e seis dias; e Milan Valachovic, do Lisen há quatro anos, 10 meses e seis dias. Mais à frente, em sexto, está Imanol Alguacil que dirige a Real Sociedad há cinco anos, nove meses e 30 dias, seguido de perto pelo quinto lassificado, Robert Frank, do Brentford há seis anos e 10 dias. Com uma diferença muito ténue, em terceiro e quarto, respetivamente, estão Gian Piero Gasperini da Atalanta com oito anos, quatro meses e 22 dias; Pep Guardiola do Manchester City, com oito anos, três meses e 25 dias.


Comemorando décadas ao comando do leme dos seus clubes, e representando a verdadeira estabilidade de Europa, há dois nomes que não passam despercebidos. Em segundo lugar surge Diego Simeone, do Atlético de Madrid, há 12 anos, 10 meses e três dias. Por fim, o maior exemplo de estabilidade na Europa chama-se Frank Schmidt, que opera no Heidenheim, há quase duas décadas, atualmente conta com 17 anos, um mês e nove dias.


Futebol

Zeno Debast comparado a central da La Liga; Defesa do Sporting em grande

'Camisola 6' de Rúben Amorim em Alvalade não começou a temporada da melhor forma, mas tem vindo a ser titular na formação leonina

Zeno Debast, central do Sporting, ombreia com Cubarsí jovem craque da La Liga
Zeno Debast, central do Sporting, ombreia com Cubarsí jovem craque da La Liga

  |

Icon Comentário0

Zeno Debast tem dado nas vistas com a camisola do Sporting. O central de Rúben Amorim destaca-se, principalmente, na progressão com bola e na forma como se envolve na construção e fase atacante dos leões, apesar de jogar no setor defensivo.


De acordo com dados do portal DataMB, o jogador do Sporting ocupa um lugar de destaque entre os centrais jovens da Europa, especialmente nos parâmetros de passes e envolvimento ofensivo. Com uma eficácia de passes notável (95,3%) e uma média de 4,6 passes longos por jogo no campeonato, Debast compete com jogadores de renome, como Pau Cubarsí, do Barcelona, gigante da La Liga.


Apesar das suas estatísticas impressionantes, Debast ainda apresenta margem para melhoria, nomeadamente nos duelos aéreos, onde soma apenas quatro disputas eficzes pelo ar, com uma taxa de sucesso de 78%. Este é um aspeto que o Sporting espera ver aprimorado, especialmente em contextos mais exigentes.


Debast assumiu o papel de titular em oito partidas consecutivas em várias competições, consolidando a sua posição na equipa. Rúben Amorim reconhece o crescimento e potencial do jovem defesa, mas continua a adotar uma postura cautelosa, mantendo o jogador focado e com “os pés bem assentes no chão”, conforme referiu antes do jogo contra o Famalicão. Este apoio do treinador tem sido fundamental para a evolução do central.

Um dos momentos de destaque recente foi a vitória do Sporting por 2-0 contra o Sturm Graz, na Liga dos Campeões, onde Debast demonstrou a sua capacidade ao assistir Gyokeres para o segundo golo. Este desempenho não passou despercebido aos olhos dos adeptos e do próprio treinador, que sublinhou a confiança no internacional belga. Amorim elogiou a forma como o atleta de 21 anos lidou com as críticas iniciais, destacando que o futebolista se tem focado no trabalho árduo em campo e na análise detalhada de vídeos para melhorar o seu desempenho.



Futebol

Fim de carreira de Cristiano Ronaldo? Jogador que passou pelo Sporting faz reparo ao português

Avançado do Al Nassr faz 40 anos no próximo mês de fevereiro e são vários os adeptos que começam a pensar quando irá o capitão da seleção 'pendurar as botas'

Cristiano Ronaldo, formado no Sporting, tem atualmente 39 anos
Cristiano Ronaldo, formado no Sporting, tem atualmente 39 anos

  |

Icon Comentário0

Cristiano Ronaldo continua a ser um dos principais tópicos de conversa no mundo do futebol, e muitos adeptos já manifestaram o desejo de que o craque português ponha fim à sua carreira. No entanto, Beto Pimparel, ex-internacional português e antigo guarda-redes do Sporting, oferece uma perspetiva diferente.


Em entrevista ao jornal AS, Beto apela para que as pessoas desfrutem do talento único de Ronaldo, destacando que o tempo de vê-lo jogar ao vivo é limitado. "Oxalá chegue aos mil golos", afirmou. "Parece que toda a gente quer que o Cristiano termine a carreira. Acho que deveríamos ver as coisas de outra forma. Mais do que pensar no fim, devemos desfrutar, porque depois de terminar só podemos vê-lo no YouTube", relembrou em tom bom humorado.


Na sua reflexão, Beto aponta também para o impacto que a retirada de Ronaldo e Messi terá no futebol mundial. Acredita que, após o fim das suas carreiras, os adeptos sentirão uma grande falta do que estes jogadores proporcionaram ao desporto. "Agora ainda o podemos ver ao vivo e em direto. Vamos desfrutar", sublinhou.


A carreira de Beto Pimparel no futebol foi marcada por várias experiências e clubes, incluindo uma passagem pelo Sporting, onde fez parte da equipa principal durante a temporada 2016/17. O ex-jogador, que representou a seleção nacional em 16 ocasiões, vê a sua vivência no desporto como uma oportunidade rara e enriquecedora. Para Beto, os fãs de futebol devem recordar que viveram uma época dourada, ao lado de figuras icónicas como Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

Por fim, a mensagem de Beto é clara: é tempo de celebrar e desfrutar do futebol enquanto ainda podemos. Com o panorama atual, onde as estrelas estão em fase de transição, o foco deve estar na alegria de cada jogo. "Depois só iremos ficar com o YouTube", concluiu. Recentemente, Beto já tinha abordado o final de carreira de CR7.



Futebol

Sporting sofre contratempo por Josh Acheampong: Lateral do Chelsea pode ter outros planos

Defesa inglês de 18 anos é alvo do Clube de Alvalade, que, segundo informação recente, pode avançar já no mercado de janeiro

Josh Acheampong, defesa do Chelsea, é alvo do Sporting
Josh Acheampong, defesa do Chelsea, é alvo do Sporting

  |

Icon Comentário0

O Chelsea quer renovar com Josh Acheampong. Cobiçado pelo Sporting, o lateral direito tem uma proposta para prolongar a ligação ao emblema da Premier League, mas ainda não terá tomado uma decisão quanto ao seu futuro.


A informação está a ser avançada por Fabrizio Romano - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências -, garantindo que os londrinos "estão a dar tempo para o jogador decidir, mas querem tudo resolvido o mais rapidamente possível". A mesma fonte revela que a família do jogador está envolvida nas negociações.


O interesse do Sporting em Josh Acheampong foi revelado por Ekrem Konur. Recentemente, o especialista turco admitiu que, além do Clube de Alvalade, também o Real Madrid e o Benfica estão a acompanhar de perto o caso do defesa do Chelsea.


Leões, merengues e águias estão, segundo o jornalista, preparados para fazer uma eventual proposta pelo lateral, já durante o próximo mercado de inverno. No entanto, não foram revelados quaisquer valores ou moldes de um possível negócio.

Josh Acheampong - avaliado em 300 mil euros - soma cinco jogos esta temporada: quatro pelos sub-21 dos blues e um aos serviço da equipa principal. No escalão mais jovem, o lateral acabou por fazer uma assistência, enquanto com Enzo Maresca disputou 27 minutos, diante do Borrow, na Taça da Liga inglesa.


Confira a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


“Inácio apareceu na altura certa”; ex Sporting comenta gestão do defesa
Futebol

“Inácio apareceu na altura certa”; ex Sporting comenta gestão do defesa

 

Icon Comentário0
Olha, olha! Adversário do Sporting na Liga dos Campeões perde estrela "por várias semanas"
Futebol

Olha, olha! Adversário do Sporting na Liga dos Campeões perde estrela "por várias semanas"

 

Icon Comentário0
Titular do Sporting de Amorim procura fazer história em Famalicão
Futebol

Titular do Sporting de Amorim procura fazer história em Famalicão

 

Icon Comentário0