Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Negócios à Benfica! Lavagem de dinheiro entre encarnados e Valencia investigada pelo Ministério Público

Miguel Zorío, ex dirigente dos espanhóis, apresentou uma queixa às entidades competentes e deu novas proporções ao escândalo dos vermelhos e brancos

Esquema de corrupção montado pela SAD do Benfica e o Valencia é investigado pelo Ministério Público
Esquema de corrupção montado pela SAD do Benfica e o Valencia é investigado pelo Ministério Público

  |

Icon Comentário0

A SAD do Benfica tem sido alvo de várias investigações no que toca a corrupção na Liga Portuguesa e não só. Agora, a situação expandiu-se e tomou outras proporções, já que as acusações e investigações não se restringem apenas ao paradigma nacional.


Miguel Zorío, antigo vice presidente do Valencia em 2009/10, apresentou ao Ministério Público português uma denúncia contra o Benfica. A queixa feita alega mais crimes por corrupção, neste caso internacional, branqueamento de capitais, entre outros. No entanto, a queixa inclui além da SAD benfiquista, o próprio Valencia, Jorge Mendes e os auditores das duas sociedades.


Na acusação, pede-se que seja investigada as transferências de Rodrigo Moreno, André Gomes, João Cancelo e Enzo Pérez para o clube espanhol, mas o nome de Jonas também está incluído. O antigo dirigente acredita que foi montado um esquema que lesou o Valencia, com o objetivo de salvar o Benfica, depois da Meriton Holdings, de Peter Lim, adquirir a maioria do clube do país vizinho.


"Quero saber onde está o dinheiro  que o Valencia pagou ao Benfica por quatro jogadores e porque foi oferecido ao Benfica um internacional brasileiro como Jonas". Além disso, Zorío fez as contas ao caso "André Gomes custou 15M ao Valencia e ao Benfica somente 9 milhões de euros. Por Cancelo, saíram do Valencia 15M e chegaram ao Benfica somente 6M. Quanto a Rodrigo Moreno, que é o caso mais escandaloso, o Valencia pagou 30M, mais 10M em variáveis, e ao Benfica chegaram apenas 12M, mais 7M. Ao Benfica falta dinheiro e ao Valencia alegadamente roubaram-lhe".

Não se fixando apenas no Benfica, explica também a necessidade de investigar os negócios entre o emblema espanhol como o Porto "O MP trabalha muito bem e já leva algum tempo a investigar possíveis delitos de clubes portugueses" e acrescentou, "Este caso é idêntico ao da investigação do MP ao Santa Clara, desde 2020. Além disso, há crimes de branqueamento de capitais, falsificação de documentos e, neste caso, o que tentei aproveitar, e que pode ser investigado em Portugal, é um caso de corrupção internacional das suas empresas".


"É claríssimo que o Valencia colocou no Benfica quase 100M. Mais de metade desse dinheiro perdeu-se pelo caminho. O Benfica, em 2014, estava muito mal economicamente. Com a compra do Valencia por Peter Lim e Jorge Mendes, utilizou-se o dinheiro para salva o Benfica. Creio que se cometeram presumíveis delitos", e acrescenta, alegando que Lim e os restantes envolvidos na compra do Valencia "Sabiam como movimentar o dinheiro fora dos circuitos legais" fazendo uso de uma rede de empresas offshore. 


Futebol

Titular do Sporting bate de frente com jogador do Barcelona e Amorim aplaude

Jogador crucial nos planos dos leões tem dado nas vistas em Alvalade e é apontado como um dos jovens mais promissores da atualidade

Debast, central de Amorim no Sporting, comparado a Cubarsí, do Barcelona
Debast, central de Amorim no Sporting, comparado a Cubarsí, do Barcelona

  |

Icon Comentário0

Na sua primeira época em Alvalade, Zeno Debast, defesa central de 21 anos, já viveu vários momentos marcantes, numa jornada de altos e baixos. De momento, o internacional belga é um dos melhores da Europa, na sua posição, tendo em conta a avaliação ofensiva.


De acordo com dados de portais como o ‘DataMB’, o central do Sporting ocupa um lugar de destaque entre os centrais jovens da Europa, especialmente nos parâmetros de passes e envolvimento ofensivo. Com uma eficácia de passes notável (95,3%) e uma média de 4,6 passes longos por jogo na liga, Debast compete com jogadores de renome, como Pau Cubarsí, do Barcelona. Estes dados demonstram a sua versatilidade e a crescente importância no futebol europeu.


Apesar das suas estatísticas impressionantes, Debast ainda apresenta margem para melhoria, nomeadamente nos duelos aéreos, onde soma apenas 4 vitórias em disputas pelo ar, com uma taxa de sucesso de 78%. Este é um aspeto que o Sporting espera ver aprimorado, especialmente numa competição exigente como a liga portuguesa. Independentemente disso, Zeno Debast surge como uma das maiores promessas entre os defesas centrais sub-20 da Europa, com um futuro promissor no futebol europeu.


Debast assumiu o papel de titular em oito partidas consecutivas em várias competições, consolidando a sua posição na equipa. Rúben Amorim reconhece o crescimento e potencial do jovem defesa, mas continua a adotar uma postura cautelosa, mantendo o jogador focado e com “os pés bem assentes no chão”, conforme referiu antes do jogo contra o Famalicão. Este apoio do treinador tem sido fundamental para a evolução do central.

Um dos momentos de destaque recente foi a vitória do Sporting por 2-0 contra o Sturm Graz, na Liga dos Campeões, onde Debast demonstrou a sua capacidade ao assistir Gyökeres para o segundo golo. Este desempenho não passou despercebido aos olhos dos adeptos e do próprio treinador, que sublinhou a confiança no jogador. Amorim elogiou a forma como o jogador de 21 anos lidou com as críticas iniciais, destacando que o jovem central se tem focado no trabalho árduo em campo e na análise detalhada de vídeos para melhorar o seu desempenho, o que, a longo prazo, lhe tem dado frutos evidentes.



Futebol

No topo da Liga Portugal Betclic, Sporting ombreia com gigantes europeus

Vitória frente ao Famalicão, este sábado, dia 26 de outubro, pode abrir portas ao emblema verde e branco a nível internacional

Sporting tem o topo europeu na mira em dia de confronto nacional
Sporting tem o topo europeu na mira em dia de confronto nacional

  |

Icon Comentário0

Em análise às cinco principais competições europeias, o recordista do século XXI é o Paris Saint Germain, com 14 triunfos consecutivos. Tendo alcançado o melhor começo de temporada, na história do Clube, o Sporting pode vir a integrar o pódio dos líderes europeus muito em breve.


A contar para a nona jornada da Liga Portugal Betclic 2024/25, os leões vão ao encontro do Famalicão este sábado, dia 26 de outubro, às 20h00. Caso saia vitorioso, o Clube de Alvalade conseguirá chegar ao terceiro lugar do pódio de melhores registos da Europa, que neste momento pertence ao Chelsea. Em 2005/06, o treinador José Mourinho, ex técnico adjunto dos leões, comandava os londrinos e conseguiu somar nove triunfos no início da época.


Sendo o líder em Portugal e quase detentor do terceiro lugar, no Velho Continente, caso conquiste três pontos na deslocação ao Minho, na décima jornada poderá chegar a outro patamar. O segundo lugar do ranking é partilhado pelo Bayern de Munique, época de 2015/16, e pela Roma, de 2013/14, mas a turma de Rúben Amorim está igualmente perto de lá chegar, caso bata o Estrela da Amadora, no próximo dia 1 de novembro.


O recorde dos leões está assinalado com 11 triunfos consecutivos na época de 1990/91, sob o comando de Marinho Peres, temporada que terminaram me terceiro lugar. Olhando para o paradigma atual, o Sporting está empatado com a melhor marca da La Liga. A vitória frente ao Casa Pia por 2-0, que marcou oito vitórias seguidas, igualou Barcelona e Atlético de Madrid de 2013/2014.

Na oitava jornada do campeonato nacional, o emblema verde e branco isolou-se nesse patamar, com oito triunfos, sendo que o Porto (2017/18) e o Benfica (2021/22 e 2022/23) não alcançaram mais do que sete vitórias. A conquista de mais três pontos frente ao Famalicão deixa o Sporting a perseguir não só o topo europeu, como a manter o topo nacional.



Futebol

"Sporting está ao alcance de Benfica e Porto": Vítor Pinto alerta os leões

Jornalista destaca a atenção necessária dos leões, mesmo com o seu percurso imaculado, até ao momento, no Campeonato Nacional

Vítor Pinto deixou aviso ao Sporting sobre Benfica e Porto
Vítor Pinto deixou aviso ao Sporting sobre Benfica e Porto

  |

Icon Comentário0

O Sporting tem dominado a Liga Portugal Betclic, com um registo perfeito de vitórias. O subdiretor do jornal Record, Vítor Pinto, reforça que "o Sporting pode pôr a tocar os oito violinos", fazendo alusão às vitórias conquistadas até ao momento pela equipa de Rúben Amorim. A estabilidade do Clube, que contrasta com os problemas vividos por Benfica e Porto, parece ser a chave para o favoritismo dos leões. No entanto, sublinha que os verdes e brancos "não podem adormecer".


"O Benfica ao não ter decidido e tomado as decisões difíceis no final da época passada [...] colocou-se em risco de transferir para esta temporada as réplicas dos abalos sísmicos do final da época", explica. A instabilidade no clube da Luz, desde os conflitos internos à mudança de treinadores, tem dado vantagem ao Sporting, que surge como o mais coeso dos três grandes, segundo o jornalista.


"O Porto, com Vítor Bruno, algumas vezes a ser questionado com alguns assobios no Dragão, perdeu apenas três pontos em relação ao Sporting". Este dado é visto como um alerta por Amorim, que, segundo o jornalista, “não está desatento” e sabe que ainda há um longo caminho a percorrer.


Outro fator a considerar, segundo Vítor Pinto, é a exigente campanha europeia do Sporting, que implica deslocações e jogos contra equipas de alto calibre como Manchester City e Arsenal. "Rúben Amorim está consciente [...] e tem também a Liga dos Campeões, que pode dividir de alguma forma o foco", ressalva o jornalista. No entanto, Vítor Pinto acredita que o treinador não permitirá que o campeonato seja prejudicado, mantendo o objetivo de aumentar a vantagem semanalmente e fazer soar “cada vez mais violinos”.

"O Sporting ainda está ao alcance quer do Porto quer do Benfica", destaca, apontando para a importância dos confrontos diretos entre os grandes. "Veremos se a vantagem crescerá ao ponto de as palavras de Bruno Pinheiro fazerem sentido", conclui, referindo-se à possibilidade de o Sporting criar uma distância inalcançável na liderança caso continue com a atual forma.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Este já foi! Lateral pretendido pelo Sporting tem proposta de renovação do Chelsea
Futebol

Este já foi! Lateral pretendido pelo Sporting tem proposta de renovação do Chelsea

 

Icon Comentário0
"Há jogadores que aparecem tarde": Filipe Çelikkaya comenta gestão de defesa do Sporting
Futebol

"Há jogadores que aparecem tarde": Filipe Çelikkaya comenta gestão de defesa do Sporting

 

Icon Comentário0
Gyokeres com contas a ajustar! Avançado do Sporting tem Famalicão numa lista pouco agradável
Futebol

Gyokeres com contas a ajustar! Avançado do Sporting tem Famalicão numa lista pouco agradável

 

Icon Comentário0