
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Krasimir Balakov admitiu que gostaria de treinar o Sporting. A glória do Clube de Alvalade garante que, caso surgisse convite, aceitava de imediato, no mesmo momento em que fez bastantes elogios a Rúben Amorim, numa altura em que a saída do técnico é muito comentada.
Questionado sobre que reação teria, caso Frederico Varandas lhe ligasse, o antigo futebolista não hesitou: "Para o Sporting, não precisava de pensar nem um segundo. O Sporting é um Clube muito interessante e acontece muita coisa que ninguém espera, mas temos um treinador fantástico", começou por dizer, ao jornal A Bola.
"Ele pode ser treinador não só no Liverpool, mas também no Real Madrid, no Bayern de Munique, no PSG. Com certeza. E não serei surpreendido se, um dia, ele sair do Sporting", garantiu o búlgaro, deixando elogios vincados a Rúben Amorim e ao trabalho que tem feito em Alvalade e que lhe vale interesse dos tubarões europeus.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico realizou 206 encontros, tendo vencido 144, empatado 32 e perdido 31, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.
Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou quatro títulos: um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões para emblemas estrangeiros e 20 para clubes nacionais.
Confira a reação de Krasimir Balakov ao rever um dos golos que apontou em dérbis frente ao Benfica:
Responsável geral pelo futebol verde e branco está no terreno, mas terá de esperar uns dias para conseguir fazer abordagem desejada
|
O Sporting vai atacar Georgios Vagiannidis, lateral do Panathinaikos. Bernardo Palmeiro, diretor geral do futebol leonino, está no terreno e irá negociar 'a fundo' depois da final da Taça de Portugal, agendada para as 17h15 do próximo dia 25 de maio.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, o Sporting oferece ao jogador um contrato de cinco épocas, com um salário de 1,4 milhões de euros e uma cláusula de rescisão fixada entre os 60 e os 80 milhões de euros, depois de já ter apresentado três ofertas diferentes junto dos responsáveis do emblema da cidade de Atenas.
O diário desportivo refere que a última proposta do Sporting terá o valor de 8 milhões de euros - aos quais deverão acrescer bónus - e que os responsáveis do Panathinaikos iriam responder no final do campeonato grego, que terminou no último fim de semana.
No entanto, a SAD verde e branca acredita que não é altura para distrações com assuntos relacionados com o mercado de transferências, uma vez que os comandados de Rui Borges lutam não só pelo título de campeão nacional, mas também pela Taça de Portugal.
Esta temporada, Georgios Vagiannidis - avaliado em 7 milhões de euros - somou um golo e duas assistências em 39 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.999 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com três internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.
Jogador tem sido imprescindível nos planos do técnico verde e branco e leões estão preocupados com cobiça vinda de ligas do estrangeiro
|
A SAD do Sporting está mentalizada de que Viktor Gyokeres sairá no verão, mas não quer abrir mão de nenhum outro titular de Rui Borges. No entanto, o cerco a Ousmane Diomande aperta e a Direção dos leões teme uma investida dura pelo 'camisola 26'.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, o Sporting está, para já, ciente do interesse de Arsenal - que enviou olheiros no dérbi -, Chelsea, Brighton e Bayern Munique, com os alemães a enviarem Max Eberl, diretor desportivo, a Lisboa para observar o jovem.
A mesma fonte revela que, apesar de os leões estarem em busca de um central no mercado de verão, a ideia não passa por abrir mão de Diomande, que desde a saída de Sebastián Coates tem sido o patrão da defensiva leonina, atuando no centro do trio de defesas.
Ainda assim, o diário desportivo garante que o Sporting terá um 'plano B', caso chegue uma proposta irrecusável pelo internacional costa-marfinense, que tem uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. Pese embora o valor presente no contrato, Frederico Varandas negoceia a saída por valores perto dos 60M.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – leva 45 partidas: 30 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.678 minutos em que esteve em campo, o defesa-central apontou dois golos (Farense e AVS).
Craque do plantel tem sido apontado a uma mudança, mas diz que quer continuar em Alvalade e adeptos já pensam na possível renovação
|
O Sporting tem tentado, nos últimos meses, renovar contrato com Matheus Reis, mas não conseguiu chegar a acordo com o jogador e os seus responsáveis, pelo que a saída no verão é bastante provável. No entanto, após cumprir 200 jogos com a Listada verde e branca, o defesa admitiu querer continuar em Alvalade.
"É uma marca muito importante. Lembro-me, como se fosse ontem, da minha apresentação e chegada aqui. Não imaginava que chegaria a esta marca em tão pouco tempo. É uma média de 50 jogos por temporada, então são muitos jogos e emoções. Muitas batalhas e títulos, mas há um sentimento de dever cumprido", disse, à Sporting TV.
"Temos uma responsabilidade e pressão boa num Clube como este".
Matheus garantiu que "cada jogo é único" e sente um "friozinho na barriga" o que "aumenta a pressão". "Sinto-me muito feliz. Tento passar para os mais jovens a grandeza do Clube", admitiu, tentando explicar como "viver o dia a dia, o trabalho, saber entrar para vencer em todos os jogos. Temos uma responsabilidade e pressão boa num Clube como este".
Com contrato até 2026 e a saída a ser muito falada, o 'camisola 2' foi perentório e deu esperança aos adeptos: "Quero deixar uma marca de trabalho, dedicação, de nunca desistir. Mas isto é apenas o começo, tenho fome de mais e quero conquistar cada vez mais. Vamos continuar a construir a nossa história".
"O Sporting respeita as famílias"
"O Sporting é a extensão da nossa família. Em casa tudo é verde. Somos muito felizes aqui e esperamos ficar aqui por muito tempo. Todos que chegam aqui dizem que aqui é diferente. O Sporting respeita as famílias, faz sempre coisas a pensar nas famílias, une-as e pensa nos filhos. Isso leva a esta união que toda a gente vê. É muito mais do que isso. A nossa união é diária, as famílias reúnem-se sempre e isso repercute-se dentro de campo. Mostra toda a nossa força", terminou