Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Ex jogador do Sporting comenta 'receita' para sucesso de craque dos leões: "Houve paciência"

Antigo futebolista do Clube de Alvalade manifestou a sua admiração pelo pupilo de Amorim, elogiando o impacto que tem tido na equipa

Balakov elogiou habilidades técnicas de Francisco Trincão, craque do Sporting
Balakov elogiou habilidades técnicas de Francisco Trincão, craque do Sporting

  |

Icon Comentário0

Krasimir Balakov, antigo ícone do Sporting, voltou a destacar a qualidade de Francisco Trincão, na recente entrevista que deu ao jornal O Jogo. O jogador, ex Barcelona, tem sido fundamental no ataque da equipa, somando três golos e cinco assistências esta temporada, e conquistou a atenção do búlgaro, que reconhece a importância do talento esquerdino no contexto do futebol moderno.


Balakov elogiou o impacto positivo que Rúben Amorim tem tido na equipa, sobretudo na evolução do 'camisola 17', afirmando que o treinador tem sido crucial para o desenvolvimento do jovem talento: "Acho que há um desenvolvimento muito associado ao treinador, porque um jovem nem sempre consegue realizar tudo em campo, mas de um momento para o outro, jogando e crescendo em confiança, tudo acontece", explicou Balakov, sublinhando a importância de um ambiente de apoio para o crescimento de jogadores promissores.


O arranque de Trincão no Sporting pode não ter sido fácil, mas Balakov sublinha como a paciência e a continuidade de trabalho foram fundamentais para a sua afirmação. "Houve essa paciência, vieram grandes exibições e golos", destacou o búlgaro, que vê um futuro brilhante para o jogador. "Tem tudo para ser importante, mas tem de continuar a demonstrar a sua qualidade ao serviço da equipa e da filosofia do Rúben Amorim", acrescentou.


Com contrato até 2027, o rendimento de Trincão tem levado a direção do Clube a equacionar a extensão do vínculo, refletindo a confiança depositada nele como uma peça fulcral para Amorim. O esquerdino, que vive o melhor momento da sua carreira, já bisou na goleada imposta ao Nacional (6-1) e voltou a marcar na vitória em Arouca (3-0). Na época passada, Trincão fez 9 golos em 31 jogos na Liga, mostrando um crescimento notável que entusiasma os adeptos.

Para Balakov, ter um esquerdino com as características de Trincão é uma mais-valia para o Sporting. "É fantástico ter um esquerdino que parte para cima com tanta facilidade".



Futebol

Balakov não poupa elogios: "Para mim, é o melhor jogador do Sporting"

Antigo jogador dos leões voltou a dar a sua opinião sobre a próspera atualidade que o Clube de Alvalade tem vivido neste arranque de temporada

Balakov chegou ao Sporting em 1990, oriundo do Etar Tarnovo da Bulgária
Balakov chegou ao Sporting em 1990, oriundo do Etar Tarnovo da Bulgária

  |

Icon Comentário0

Krasimir Balakov, um dos maiores ídolos da história do Sporting, voltou a falar sobre o Clube,. O búlgaro, que brilhou em Alvalade nos anos 90, elogiou o atual desempenho dos leões, destacando o trabalho de Rúben Amorim e a qualidade coletiva da equipa. Embora reconheça a excelência individual de jogadores como Viktor Gyokeres, a glória leonina sublinhou que o sucesso do Sporting é resultado da harmonia dentro de todo o grupo. Em relação ao sueco, não escondeu a admiração pelo avançado sueco. "Ele tem uma grande capacidade de decisão dentro da área, é físico e qualificado. Mas o seu sucesso é fruto do trabalho coletivo", observou, ao jornal o Jogo.


Para o ex futebolista, o principal responsável pelo sucesso do Sporting é o treinador Rúben Amorim, a quem não poupou elogios. "Ele transmite a todos o que devem fazer em campo, com um conceito coletivo. Para mim, ele é o melhor jogador", comentou, sublinhando o papel de Amorim como líder da equipa. "Ele põe todos a jogar na perfeição, toda a equipa está em harmonia. É muito difícil em qualquer grande clube conseguir este tipo de dinâmicas”.


Ao relembrar a sua passagem por Alvalade, Balakov lamentou não ter conseguido conquistar o título de campeão nacional: "Tínhamos uma equipa fantástica, mas foi difícil superar o lobby do Porto de Pinto da Costa", refletiu. Além dos desafios externos, Balakov recordou a saída precoce de Bobby Robson e o acidente de Cherbakov como fatores que afastaram o Sporting do título naquela época: "Tudo junto afastou-nos do título. Continuo a achar que éramos os melhores nessa altura".


Apesar de o Sporting seguir invicto, com oito vitórias em oito jornadas, Balakov mantém a cautela quanto à revalidação do título: "Não podemos falar de título tão cedo, mas como jogam e ganham, o Sporting é o candidato mais forte", afirmou. Quanto a Rúben Amorim, Balakov também se mostrou impressionado pela sua permanência em Alvalade, num momento em que era apontado a outros grandes clubes europeus. "Foi uma surpresa ele não ter saído, mas isso mostrou caráter e amor ao Clube. Ele sabe que foi o Sporting que lhe deu uma grande chance", comentou. Para o búlgaro, Amorim tem um futuro brilhante pela frente e não demorará até assumir o comando de uma grande equipa europeia. "Mais tarde ou mais cedo isso vai acontecer. Ele representa o futebol moderno com sucesso", afirmou, embora deseje que o treinador fique em Alvalade por mais alguns anos. Balakov, que também viu o seu talento reconhecido ao ser eleito para o melhor onze do Mundial de 1994, entende bem o que Amorim pode enfrentar no futuro: “Eu também queria ficar mais tempo, mas as ofertas surgiram e tive que ir. Com Amorim será igual. Ele vai receber ofertas e uma delas vai levá-lo, inevitavelmente".

A viver atualmente em Sofia, Balakov planeia assistir ao vivo ao Sporting - Arsenal no final de novembro, a contar para a Liga dos Campeões. "Espero uma vitória perante uma grande equipa. Este Sporting pode ganhar a qualquer um, pode surpreender mesmo os ditos maiores da Europa", afirmou com entusiasmo. Lembrou ainda a última vez em Alvalade, quando assistiu ao triunfo sobre o Dortmund: "Acho que dou sorte", brincou. torce também pelo Estugarda, admitindo que, caso ambas as equipas passem, poderá ter um dilema sobre quem apoiar, mas conta que de qualquer das formas, "Eu não perco, vai avisando a minha mulher". 



Futebol

Antes do Sporting – Manchester City, Gyokeres quebra silêncio: “Um pouco inesperado”

Avançado sueco do Clube de Alvalade falou sobre as mais recentes notícias que surgiram na imprensa nacional e internacional

Viktor Gyokeres, avançado do Sporting, quebrou o silêncio pela primeira vez enquanto aguarda jogar com o Manchester City
Viktor Gyokeres, avançado do Sporting, quebrou o silêncio pela primeira vez enquanto aguarda jogar com o Manchester City

  |

Icon Comentário0

Nos últimos dia Viktor Gyokeres tem sido tema de conversa, mas não só no mundo do futebol, tendo agora quebrado o silêncio sobre o tema. Num vídeo divulgado nas redes sociais, o avançado do Sporting surge numa discoteca em Lisboa acompanhado por colegas de equipa, como Morten Hjulmand, Marcus Edwards, Franco Israel e Diogo Pinto. Mas não foi esse facto que chamou a atenção.


Segundo consta, o internacional sueco aparece a fumar shisha, um cachimbo de água de origem oriental, usado para consumir tabaco aromatizado. Esta situação gerou alguma polémica em torno da sua conduta, enquanto jogador profissional, mas não lhe parece ter afetado: "Foi um pouco inesperado o facto de isso ter vindo a público, mas não é algo em que pense. As pessoas podem pensar aquilo que quiserem, mas não é nada que me importe", confessou, na Le Coq Arena, em dia de jogo da Suécia frente à Estónia.


De resto, o craque dos leões, recentemente apontado ao Manchester City - com quem os leões vão jogar para a Liga dos Campeões, a 5 de novembro -, acabou por acrescentar ainda: "É mais perigoso encontrar-me em campo. É nisso que eles [a comunicação social] deveriam pensar, em vez de nisso, a certo ponto”, atirou, desconsiderando que isso interfira gravemente na sua prestação enquanto jogador profissional.


Agora que a pausa para os compromissos das seleções já terminou, o avançado regressará a Portugal, tendo em conta que os trabalhos no plantel leonino retomarão com os olhos postos no encontro relativo à estreia dos pupilos de Rúben Amorim nesta edição da Taça de Portugal.

emblema verde e branco volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 18 de outubro, frente ao Portimonense, em jogo relativo à terceira eliminatória da prova rainha. O encontro diante da turma liderada por Ricardo Pessoa tem início marcado para as 20h15, em Portimão.



Futebol

Viana é só a ponta do iceberg: Sporting tem estreita relação com City, mas não é o único Manchester

Já quase que se perde a conta aos negócios feitos pelo emblema verde e branco com os red devils e com os citizens, desde 2003

Sporting tem registado desde a saída de Cristiano Ronaldo, em 2003, diversos negócios com o Manchester United e Manchester City
Sporting tem registado desde a saída de Cristiano Ronaldo, em 2003, diversos negócios com o Manchester United e Manchester City

  |

Icon Comentário0

Desde o passado sábado, dia 12 de outubro, data em que o Sporting anunciou oficialmente a saída de Hugo Viana, atual diretor desportivo do Clube, que muito se tem falado acerca da também possível saída de Rúben Amorim. Verdade seja dita, não seria de estranhar que mais algum leão rumasse a Inglaterra, tendo em conta a longa história que liga os verdes e brancos aos britânicos.


Foi em 2003 que se iniciou uma ligação que viria agora culminar na saída de Viana, o responsável, ninguém mais do que Cristiano Ronaldo. Devido a uma prestação exuberante na partida da inauguração do Estádio José Alvalade, fez com que o astro português rumasse de imediato para o Manchester United, a troco de 19 Milhões de euros.


Depois do craque formado no Sporting seguiu-se Nani, em 2007, por 25,5 milhões de euros, que fez do jogador um nome conhecido do futebol. 2020 foi o ano de Bruno Fernandes viajar até Old Trafford, num negócio inicial de 55 milhões de euros, aos quais já somaram outros milhões pela concretização de diversos objetivos.


Foi já na gerência de Frederico Varandas, que o Manchester City colocou as mãos sobre Félix Correia, em 2019, que integra agora, o plantel do Gil Vicente. A verdade é que a relação entre estes três não foi apenas num sentido, tanto que em 2020, os citizens emprestaram aos leões Pedro Porro, que viria a ser comprado, no ano seguinte, por 8,5 milhões, mas que após três anos rumou ao Tottenham, numa venda avaliada em 40 milhões.

A ‘sorte grande’ calhou agora a Hugo Viana que fará já parte da estrutura técnica do Manchester City no começo da próxima temporada, 2024/25. No entanto, os adeptos do Sporting aguardam mais informações sobre a possibilidade de Rúben Amorim ser o substituo de Pep Guardiola no emblema britânico.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Fernando Urbano analisa estabilidade do Sporting: “Pode gerar turbulência se tocar em...”
Futebol

Fernando Urbano analisa estabilidade do Sporting: “Pode gerar turbulência se tocar em...”

 

Icon Comentário0
Foi colocado de parte no Sporting, mas mostra-se fulcral na Seleção e aponta golaço (vídeo)
Futebol

Foi colocado de parte no Sporting, mas mostra-se fulcral na Seleção e aponta golaço (vídeo)

 

Icon Comentário0
'Reforço' da estrutura do Sporting já tem data marcada para iniciar trabalhos
Futebol

'Reforço' da estrutura do Sporting já tem data marcada para iniciar trabalhos

 

Icon Comentário0