
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting de Rúben Amorim está a protagonizar um início de temporada histórico este ano, com oito vitórias em oito jogos, igualando o impressionante arranque da equipa de 1990/1991. Este feito coloca os leões na rota de quebrar o recorde de 11 triunfos consecutivos nas primeiras jornadas, estabelecido pelo Sporting de Marinho Peres. Com 27 golos marcados e apenas dois sofridos, a equipa atual já ultrapassou os arranques de 1947/1948 e 1950/1951, temporadas em que tinha sete vitórias consecutivas. Para Krasimir Balakov, antigo médio leonino, o objetivo agora é claro: "É o passo que o Sporting tem de dar: ser primeiro sempre!".
Balakov, que fez parte do histórico plantel de 1990/1991, recordou a sua chegada ao Sporting, vinda do Etar Tarnovo da Bulgária, já com a temporada em andamento. Integrar-se na equipa não foi fácil, principalmente pela necessidade de aprender português e adaptar-se ao novo contexto. "Nessa altura, o treinador era Marinho Peres e no início ele veio ter comigo para uma conversa e explicou-me que primeiro tinha de me integrar, aprender o português e por isso foi um pouco difícil para mim", confessou, em entrevista ao jornal A Bola. Contudo, depois de dois jogos no banco de suplentes, conquistou a titularidade e não voltou a sair do onze inicial. Ao longo daquela época, o médio participou em 22 jogos e marcou oito golos, destacando-se como uma peça chave no meio-campo leonino.
O leão dos Balcãs lembra que naquela época a equipa também começou em alta, mas acabou por perder fôlego e terminou em 3.º lugar, com 13 pontos de diferença do Benfica: "Agora, é diferente", afirma o búlgaro, que vê um plantel muito mais sólido e preparado sob o comando de Rúben Amorim. “Com este treinador, o Sporting tem sucesso e já mostrou que pode ganhar títulos e trabalhar muito bem neste Clube”, elogiou o antigo jogador: “Não fico surpreendido se um dia [Rúben Amorim] sair do Sporting”.
Nos cinco anos em que vestiu a camisola verde e branca, Balakov participou num total de 168 jogos e marcou 60 golos, sendo considerado um dos grandes ídolos da década de 90. Apesar de o Clube não ter conquistado muitos títulos durante a sua estadia — apenas uma Taça de Portugal — o búlgaro ficou na memória dos adeptos pelo seu talento e dedicação.
Agora, Balakov acredita que a equipa está melhor preparada para lidar com a pressão. "O ambiente que se vive entre os jogadores, Rúben Amorim e a equipa técnica é espetacular", destaca. Para o ex-jogador, o Sporting tem agora uma base vencedora e mais estofo do que nos anos 90, o que lhes dá uma maior consistência e capacidade para alcançar títulos importantes.
Futebolista que não entra nas contas do Clube de Alvalade está em negociações para rumar ao campeão da Suíça nesta janela de mercado
|
Koba Koindredi não vai mesmo regressar ao Sporting. O médio de 23 anos de idade fez uma boa temporada nos suíços do Lausanne, mas os helvéticos não acionaram a opção de compra pelo futebolista que deverá rumar ao Basileia na próxima época desportiva.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o acordo entre o bicampeão português e o campeão da Suíça vai ser estabelecido através de um empréstimo, acabando por ser uma nova cedência do futebolista que contemplará ainda uma opção de compra.
Contratado ao Estoril no mercado de inverno de 2023/24, Koba Koindredi tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada na ordem dos 60 milhões de euros. O futebolista custou aos leões qualquer coisa como 4,25 milhões de euros, aos quais acresciam mais 1,75M por objetivos.
No empréstimo ao Lausanne ficou acordada uma opção de compra na casa dos 4 milhões de euros. Apesar das boas exibições e de ter sido um dos jogadores em destaque na caminhada de sucesso no campeonato, o clube acabou por não ativar a cláusula em causa.
Em 2024/25, Koba Koindredi – avaliado em 4,5 milhões de euros – foi presença habitual no emblema helvético, que terminou no quinto lugar do campeonato suíço. No total, o médio disputou 2.153 minutos em 36 jogos, tendo marcado um golo e feito cinco assistências.
Ala do emblema verde e branco sem problemas em admitir quem considera ser o melhor jogador que já viu atuar no futebol mundial
|
Maxi Araújo parabenizou Lionel Messi - que está prestes a igualar Cristiano Ronaldo no topo de um ranking importante - pelo seu 38.º aniversário. O ala do Sporting não tem dúvidas em admitir que o atual jogador dos norte-americanos do Inter Miami é o melhor futebolista de sempre.
Nos stories da rede social Instagram, Maxi Araújo publicou uma fotografia na qual surge ao lado de Messi e acrescentou a seguinte frase: “Muitos parabéns ao melhor de todos os tempos”. Esta não é a primeira vez que o 'camisola 20' dos leões destaca o argentino, que já revelou ser o seu maior ídolo.
Lionel Messi encontra-se a disputar o Mundial de Clubes, ao serviço da equipa norte-americana, que assegurou o apuramento para os oitavos de final da competição da FIFA. O Inter Miami terminou o grupo A da prova no segundo lugar da classificação, com cinco pontos, em igualdade com o Palmeiras. Titular nos três jogos da fase de grupos, o internacional argentino marcou um golo ao Porto, na conversão de um livre direto.
Por sua vez, Maxi Araújo encontra-se a gozar o período de férias, antes de se apresentar na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, no dia 1 de julho, para o início dos trabalhos de pré-temporada da equipa orientada por Rui Borges. Em 2024/25, o internacional uruguaio atingiu o impressionante registo de 66 jogos realizados, entre Toluca, Sporting, e seleção do Uruguai.
Com a camisola do Clube de Alvalade, na temporada que agora termina, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - disputou 46 jogos: 28 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o ala canhoto alinhou durante 3.094 minutos, tendo marcado quatro golos e feito cinco assistências.
Avançado colombiano apontou 31 golos pelo clube espanhol e é alvo da SAD verde e branca para reforçar plantel de Rui Borges em 2025/26
|
Luis Suárez, avançado de 27 anos que representa o Almería, é alvo do Sporting que já iniciou as conversações com o emblema espanhol e os representantes do jogador. O clube da segunda liga espanhola estará a pedir 25 milhões de euros pelo substituto de Viktor Gyokeres.
A informação está a ser avançada por Fabrizio Romano, esta quarta-feira, dia 25 de junho: "EXCLUSIVO: O Sporting quer Luis Suárez, do Almería, como novo atacante quando Viktor Gyokeres deixar o clube. O atacante colombiano é o alvo prioritário e está no topo da lista", pode ler-se na conta oficial da rede social 'X'.
O jogador de 27 anos de idade está a cumprir a sua terceira temporada no Almería e somou 31 golos em 43 jogos na última temporada pelo clube que disputa a segunda divisão de Espanha. Como futebolista profissional, acumula várias experiências no futebol europeu, tendo jogado no Granada, Watford, Valladolid, Zaragoza e Marselha.
Viktor Gyokeres pode não se apresentar para os trabalhos de pré-temporada do Sporting e o Arsenal pondera os termos de novo ataque ao supergoleador. O emblema da Premier League reaproxima-se do pupilo de Rui Borges e já prepara uma nova proposta.
Depois de acenar com 55 milhões de euros, embora sem proposta formal, e de ficar a saber que o Sporting não aceita negociar por valor tão abaixo dos 100 milhões da cláusula de rescisão, os londrinos saíram um pouco de cena, mas preparam segundo round, em que terão de chegar mais perto dos 80 milhões.l