
Futebol
Varandas fatura 30M com atleta que entrou em conflito com Rui Borges no Sporting
29 Ago 2025 | 14:26
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Out 2024 | 11:46 |
O Sporting de Rúben Amorim está a protagonizar um início de temporada histórico este ano, com oito vitórias em oito jogos, igualando o impressionante arranque da equipa de 1990/1991. Este feito coloca os leões na rota de quebrar o recorde de 11 triunfos consecutivos nas primeiras jornadas, estabelecido pelo Sporting de Marinho Peres. Com 27 golos marcados e apenas dois sofridos, a equipa atual já ultrapassou os arranques de 1947/1948 e 1950/1951, temporadas em que tinha sete vitórias consecutivas. Para Krasimir Balakov, antigo médio leonino, o objetivo agora é claro: "É o passo que o Sporting tem de dar: ser primeiro sempre!".
Balakov, que fez parte do histórico plantel de 1990/1991, recordou a sua chegada ao Sporting, vinda do Etar Tarnovo da Bulgária, já com a temporada em andamento. Integrar-se na equipa não foi fácil, principalmente pela necessidade de aprender português e adaptar-se ao novo contexto. "Nessa altura, o treinador era Marinho Peres e no início ele veio ter comigo para uma conversa e explicou-me que primeiro tinha de me integrar, aprender o português e por isso foi um pouco difícil para mim", confessou, em entrevista ao jornal A Bola. Contudo, depois de dois jogos no banco de suplentes, conquistou a titularidade e não voltou a sair do onze inicial. Ao longo daquela época, o médio participou em 22 jogos e marcou oito golos, destacando-se como uma peça chave no meio-campo leonino.
O leão dos Balcãs lembra que naquela época a equipa também começou em alta, mas acabou por perder fôlego e terminou em 3.º lugar, com 13 pontos de diferença do Benfica: "Agora, é diferente", afirma o búlgaro, que vê um plantel muito mais sólido e preparado sob o comando de Rúben Amorim. “Com este treinador, o Sporting tem sucesso e já mostrou que pode ganhar títulos e trabalhar muito bem neste Clube”, elogiou o antigo jogador: “Não fico surpreendido se um dia [Rúben Amorim] sair do Sporting”.
Nos cinco anos em que vestiu a camisola verde e branca, Balakov participou num total de 168 jogos e marcou 60 golos, sendo considerado um dos grandes ídolos da década de 90. Apesar de o Clube não ter conquistado muitos títulos durante a sua estadia — apenas uma Taça de Portugal — o búlgaro ficou na memória dos adeptos pelo seu talento e dedicação.
Agora, Balakov acredita que a equipa está melhor preparada para lidar com a pressão. "O ambiente que se vive entre os jogadores, Rúben Amorim e a equipa técnica é espetacular", destaca. Para o ex-jogador, o Sporting tem agora uma base vencedora e mais estofo do que nos anos 90, o que lhes dá uma maior consistência e capacidade para alcançar títulos importantes.
Jogador que não foi opção do técnico verde e branco nos leões foi oficializado como novo reforço de histórico emblema da Premier League
29 Ago 2025 | 14:43 |
Mateus Fernandes foi, esta sexta-feira, 29 de agosto, anunciado como o mais recente reforço do West Ham. Em comunicado, o histórico clube da Premier League anunciou a contratação do antigo jogador do Sporting, que foi 'dispensado' por Ruben Amorim, num negócio que ronda os 44 milhões de euros, sendo que os leões têm direito a 3 milhões.
“Estou muito feliz por estar aqui. Estou entuasiasmo para representar o West Ham. É um grande passo para mim. É um grande Clube: o projeto, o estádio, a cidade. Quero praticar um bom futebol. O mais importante é deixar tudo em campo”, afirmou Mateus Fernandes nas primeiras declarações enquanto reforço do emblema da Premier League.
Aquando da saída de Mateus Fernandes para o Southampton, por 15 milhões de euros, o Sporting reservou 10% de uma futura mais-valia. Ora, contas feitas, os leões recebem uma verba a rondar os 3 milhões (10% da mais-valia, que se fixa, mais coisa menos coisa, nos 30 milhões de euros).
Em 2024/25, Mateus Fernandes – avaliado em 15 milhões de euros – somou 42 jogos, três golos e seis assistências, ao serviço do Southampton, tendo sido eleito jogador do ano dos ‘saints’ pelos adeptos do emblema inglês. De resto, o médio formado no Sporting chamou a atenção de diversos emblemas da Premier League.
Com grande parte da formação feita na Academia de Alcochete, o médio cumpriu 10 encontros pela equipa principal do Sporting, entre 2022/23 e 2024/25, nos quais assinou um remate certeiro e um passe para golo. No verão de 2024, o atleta rumou ao Southampton, por 15 milhões de euros.
Confira o vídeo de apresentação de Mateus Fernandes como reforço do West Ham:
Atleta dos verdes e brancos tem futuro em aberto no Clube de Alvalade. Últimos dias do mercado de transferências prometem ser agitados
29 Ago 2025 | 14:39 |
José Mourinho foi, esta sexta-feira, despedido do comando técnico do Fenerbahçe. Ora, com esta mudança, o emblema turco pode voltar a focar atenções em Geny Catamo. Os responsáveis do Sporting estão dispostos a negociar, mas apenas pelo preço certo, que seria uma verba a rondar os 20/25 milhões de euros.
“Despedimo-nos de José Mourinho, que era o treinador da nossa equipa profissional de futebol A desde a época 2024-2025. Agradecemos-lhe os seus esforços pela nossa equipa e desejamos-lhe sucesso na sua futura carreira”, escreveu o emblema de Istambul, através de um comunicado na sua conta oficial da rede social ‘X’.
O despedimento de José Mourinho do Fenerbahçe pode ter influência no mercado do Sporting, uma vez que os turcos eram um dos emblemas de olhos na compra de Geny Catamo, juntamente com Galatasaray e Aston Villa. Ainda assim, o técnico lusitano negou qualquer interesse pelo ala moçambicano.
“Eu acho que o Geny Catamo não está na lista do Fenerbahçe. Honestamente, acho que não há nenhuma lista. Acho que nenhum jogador vai entrar agora. É um contrassenso. Acho que não existe nada com o Geny”, afirmou José Mourinho, na sua última conferência de imprensa, que foi em antevisão à partida com o Benfica.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - já soma quatro partidas, sempre na condição de titular. Nos 278 minutos que esteve dentro de campo, o canhoto ainda não conseguiu apontar qualquer golo ou assistência pela turma de Rui Borges.
Atleta que é pedido do técnico verde e branco tinha tudo acertado com os verdes e brancos, porém, processo está em risco
29 Ago 2025 | 14:34 |
A chegada de Jota Silva ao Sporting pode ter-se complicado nas últimas horas. O proprietário do Nottingham Forest, Evangelos Marinakis, já teria aceitado libertar o antigo jogador do Vitória de Guimarães, mas terá dado o dito pelo não dito. As conversações entre os dois emblemas continuam em andamento.
Segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, o desejo do avançado internacional português em reforçar os leões pode ser determinante para que a sua cedência de empréstimo avance, mesmo que seja contra a vontade do proprietário helénico dos tricky trees. Inclusive, o antigo avançado do Vitória de Guimarães já terá dado a luz verde para se mudar para os verdes e brancos.
O passo atrás dado por Evangelos Marinakis tem como base o negócio com o Sporting com o Panathinaikos por Fotis Ioannidis, no qual a SAD leonina vai dispender de 22 milhões de euros mais 3M por objetivos. Este acaba por ter influência para o dono do Nottingham Forrest, visto que também é proprietário do principal rival dos atenienses, Panathinaikos.
Apesar de também despertar o interesse do Leeds, o internacional português acredita que a mudança para o Clube de Alvalade será mais vantajosa para a sua carreira, tendo em conta que os leões irão lutar pelo tricampeonato e têm participação assegurada na fase principal da Liga dos Campeões. O avançado pode chamar as atenções e ser opção para Roberto Martínez para o Mundial 2026.
Jota Silva – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 37 encontros ao serviço do Nottingham Forest na época passada: 31 na Premier League, cinco na Taça de Inglaterra e um na Taça da Liga inglesa. Raramente opção inicial em Inglaterra, o extremo marcou quatro golos e fez duas assistências. O jogador foi suplente utilizado na primeira ronda da Premier League desta época.