Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Saída de Amorim do Sporting? Balakov atira: "Não fico surpreendido"

Antigo jogador dos leões mostrou acreditar que a equipa orientada pelo técnico português está no bom caminho para voltar a conquistar o título de campeão nacional

Krasimir Balakov recorda a sua passagem pelo Sporting
Krasimir Balakov recorda a sua passagem pelo Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting de Rúben Amorim está a protagonizar um início de temporada histórico este ano, com oito vitórias em oito jogos, igualando o impressionante arranque da equipa de 1990/1991. Este feito coloca os leões na rota de quebrar o recorde de 11 triunfos consecutivos nas primeiras jornadas, estabelecido pelo Sporting de Marinho Peres. Com 27 golos marcados e apenas dois sofridos, a equipa atual já ultrapassou os arranques de 1947/1948 e 1950/1951, temporadas em que tinha sete vitórias consecutivas. Para Krasimir Balakov, antigo médio leonino, o objetivo agora é claro: "É o passo que o Sporting tem de dar: ser primeiro sempre!".


Balakov, que fez parte do histórico plantel de 1990/1991, recordou a sua chegada ao Sporting, vinda do Etar Tarnovo da Bulgária, já com a temporada em andamento. Integrar-se na equipa não foi fácil, principalmente pela necessidade de aprender português e adaptar-se ao novo contexto. "Nessa altura, o treinador era Marinho Peres e no início ele veio ter comigo para uma conversa e explicou-me que primeiro tinha de me integrar, aprender o português e por isso foi um pouco difícil para mim", confessou, em entrevista ao jornal A Bola. Contudo, depois de dois jogos no banco de suplentes, conquistou a titularidade e não voltou a sair do onze inicial. Ao longo daquela época, o médio participou em 22 jogos e marcou oito golos, destacando-se como uma peça chave no meio-campo leonino.


O leão dos Balcãs lembra que naquela época a equipa também começou em alta, mas acabou por perder fôlego e terminou em 3.º lugar, com 13 pontos de diferença do Benfica: "Agora, é diferente", afirma o búlgaro, que vê um plantel muito mais sólido e preparado sob o comando de Rúben Amorim. “Com este treinador, o Sporting tem sucesso e já mostrou que pode ganhar títulos e trabalhar muito bem neste Clube”, elogiou o antigo jogador: “Não fico surpreendido se um dia [Rúben Amorim] sair do Sporting”.


Nos cinco anos em que vestiu a camisola verde e branca, Balakov participou num total de 168 jogos e marcou 60 golos, sendo considerado um dos grandes ídolos da década de 90. Apesar de o Clube não ter conquistado muitos títulos durante a sua estadia — apenas uma Taça de Portugal — o búlgaro ficou na memória dos adeptos pelo seu talento e dedicação.

Agora, Balakov acredita que a equipa está melhor preparada para lidar com a pressão. "O ambiente que se vive entre os jogadores, Rúben Amorim e a equipa técnica é espetacular", destaca. Para o ex-jogador, o Sporting tem agora uma base vencedora e mais estofo do que nos anos 90, o que lhes dá uma maior consistência e capacidade para alcançar títulos importantes.



Futebol

"É difícil imaginar Hugo Viana sem Amorim" - Jornalista aponta preocupação ao Sporting

Diretor desportivo do Clube de Alvalade tem vindo a ser associado, no decorrer das últimas horas, como principal nome de interesse do Manchester City

Hugo Viana, pilar do plano desportivo do Sporting, é alvo do Man City e pode levar Amorim
Hugo Viana, pilar do plano desportivo do Sporting, é alvo do Man City e pode levar Amorim

  |

Icon Comentário0

Uma notícia avançada por Fabrizio Romano, nesta terça-feira, dia 8 de outubro, afirmou que o atual diretor desportivo do Manchester City, Txiki Begiristain, quer renunciar ao cargo no fim da temporada, após estar vinculado durante 12 anos ao atual tetracampeão da Premier League, com o nome de Hugo Viana, do Sporting, a ser colocado em cima da mesa.


Miguel Mendes, jornalista do jornal A Bola, abordou o rumor do mercado de transferências e não deixou de fora Rúben Amorim: “É normal o interesse e os clubes Ingleses olham muito para aquilo que é a valorização dos jogadores, o mercado inglês sobretudo dá muita atenção a isso”, começou por dizer.


A valorização de jogadores mais jovens é colocada como um dos pontos de interesse, graças ao resultado positivo, daquilo que é o desempenho da equipa de Amorim: “É muito difícil nesta altura imaginar Hugo Viana trabalhar sem Rúben Amorim, porque a ligação dos dois é muito forte e é muito próxima também”, afirmou o jornalista. Viana, de 41 anos, é considerado um bom partido para dar continuidade ao projeto de futebol do City mas, anteriormente, também esteve nos planos do Newcastle e Manchester United.


O jornalista acabou por comentar outra possibilidade e colocou até uma questão em cima da mesa: “Não é a primeira vez que se fala na numa saída de Hugo Viana, mas por norma já aconteceu vir associada ao próprio Rúben Amorim também a conversa e ir também”, caso o atual diretor de futebol dos leões aceite rumar à Premier League, isso poderá dar força para que Rúben Amorim seja colocado na equação, mas para isso teria de substituir Pep Guardiola que comanda atualmente os ingleses. Isso seria uma "preocupação dupla" para o Clube.

“Neste caso não será certamente aquilo que Frederico Varandas quererá, até porque havendo a possibilidade, este ano Rúben Amorim não quer falar sobre o futuro. Deixou logo claro que não ia alimentar essa novela como alimentou o ano passado” confessando que a probabilidade de se ouvir algum tipo de negociação, pela parte do técnico leonino, é fraca.


O Sporting defrontará o Manchester City em jogo relativo à quarta jornada da Liga dos Campeões. A partida disputar-se-á no dia 5 de novembro, no Estádio José Alvalade, e poderá ser uma oportunidade para que as direções de ambos os clubes se reúnam em torno deste negócio.

Confira a entrevista no vídeo abaixo:


Futebol

Ex Benfica revela receita para derrubar craque do Sporting: “Consegui anular bem Gyokeres” (vídeo)

Desempenho do avançado sueco no emblema verde e branco tem feito despertar o medo nos clubes adversários que procuram agora novas técnicas para o derrotar

Petit revela fórmula para derrubar a estrela do Sporting, Viktor Gyokeres
Petit revela fórmula para derrubar a estrela do Sporting, Viktor Gyokeres

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres é uma das estrelas do plantel do Sporting, no momento, e toda a sua prestação dentro das quatro linhas tem sido fruto dos comandos direcionados por Rúben Amorim. Numa altura em que as equipas adversárias temem cada vez mais o sueco, Petit, antigo jogador do Benfica e atual técnico, veio revelar o seu segredo para derrubar o ‘homem da máscara’.


“O Gyokeres é um jogador que é inteligente. O Sporting, que é uma equipa que gosta de jogar muito na sua fase de construção, de chamar as equipas para pressionar, porque sabe que tem ali uma referência, um jogador muito forte a segurar, no apoio dos seus médios para depois acelerar o jogo no ataque à profundidade”, começou por dizer o antigo técnico do Boavista.


“Eu, salvo erro, penso que meti o Chidozie a marcá-lo, no Beste, que é um jogador agressivo e muito rápido, onde conseguiu anular bem o Gyokeres, um jogador muito forte nesse apoio aos médios e depois no ataque à profundidade. Nós tivemos um pouco de cautela sobre o que poderia ser o Gyokeres a jogar mais sobre o nosso lado direito, porque ele é um jogador que gosta muito de descair para o lado esquerdo da construção do Sporting, para depois poder rodar e vir para a baliza e nós conseguimos anulá-lo bem”, prosseguiu o treinador, que esteve na época passada no Cuiabá.


“Mas é um jogador com qualidade, muito forte fisicamente. Apareceu aos 23, 24 anos já num campeonato em Inglaterra, onde não conseguiu dar o salto à primeira liga, e aqui está a demonstrar o seu valor, também o fruto daquilo que tem sido o Sporting nas últimas temporadas, porque tem uma ideia de jogo, sabe muito bem o que quer cada jogador para aquilo que é a sua filosofia de jogar, por isso também há muito mérito daquilo que Rúben Amorim tem feito com ele”, terminou Petit.

Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeresagora avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 11 encontros (1.005 minutos), apontou 12 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.


Assista aqui às declarações:


Futebol

Miguel Mendes atira promessa do Sporting para a porta de saída

Jogador do emblema verde e branco tem registado um começo de época exímio fazendo despertar interesse dos ‘tubarões’ ingleses

Miguel Mendes comentou a possível saída de Geovany Quenda do Sporting
Miguel Mendes comentou a possível saída de Geovany Quenda do Sporting

  |

Icon Comentário0

Geovany Quenda aterrou de para-quedas na equipa principal do Sporting, mas sob o precioso comando de Rúben Amorim, o jovem de 17 anos já teve a oportunidade de ser titular em 11 jogos desta temporada, além de se ter estreado na Liga dos Campeões. Neste contexto, grandes clubes ingleses já começaram a rondar Alvalade, mas Miguel Mendes, jornalista do jornal A Bola, fez a sua leitura sobre uma possível transferência.


“É difícil [manter o jogador], dependerá sempre do rendimento que venha a ter. Se for sempre o nível que tem tido desde que se estreou no Sporting, será complicado, e, sobretudo na Liga dos Campeões, um jovem de 17 anos jogar com um rendimento que ele tem feito, sobretudo nos dois primeiros jogos, será muito complicado, porque é das primeiras coisas que se olha na ficha de jogo, em que haja um scout a ver a idade”, começou por dizer.


“Quando olhamos para dentro de campo já vemos um jogador com maturidade muito acima da média para a idade. Taticamente muito evoluído, muito inteligente e que tem sido muito sólido de forma surpreendente. Acredito que é um jogador que sobretudo no final desta época ficará referenciado por muitos clubes”, acrescentou o jornalista.


“Julgo que ainda será muito cedo para uma transferência, ainda mais avultada da cláusula que têm de 100 milhões de euros, a não ser que comece a marcar golos como o Viktor Gyokeres. Neste momento está muito focado em vingar no Sporting, e em não dar um salto maior que a perna. Indo para um grande clube e depois correndo o risco de acabar por não ir para a equipa principal e acabar por ser emprestado. Acho que Quenda ainda terá alguns anos para crescer em Alvalade”, rematou.

Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.


Confira aqui as declarações:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Reforço do Sporting tem valorização de 700% em apenas três meses
Futebol

Reforço do Sporting tem valorização de 700% em apenas três meses

 

Icon Comentário0
Jogador que Amorim encostou no Sporting vive dias de mudança e arrisca...
Futebol

Jogador que Amorim encostou no Sporting vive dias de mudança e arrisca...

 

Icon Comentário0
Não é para menos: Pupilo do Sporting teve valorização de deixar a boca aberta no Transfermarkt
Futebol

Não é para menos: Pupilo do Sporting teve valorização de deixar a boca aberta no Transfermarkt

 

Icon Comentário0