Futebol
Da 'bicada' a Mourinho às dúvidas no onze do Sporting: Tudo o que disse Rui Borges
04 Dez 2025 | 13:15
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Out 2024 | 11:57 |
Krasimir Balakov, um dos maiores ídolos da história do Sporting, voltou a falar sobre o Clube,. O búlgaro, que brilhou em Alvalade nos anos 90, elogiou o atual desempenho dos leões, destacando o trabalho de Rúben Amorim e a qualidade coletiva da equipa. Embora reconheça a excelência individual de jogadores como Viktor Gyokeres, a glória leonina sublinhou que o sucesso do Sporting é resultado da harmonia dentro de todo o grupo. Em relação ao sueco, não escondeu a admiração pelo avançado sueco. "Ele tem uma grande capacidade de decisão dentro da área, é físico e qualificado. Mas o seu sucesso é fruto do trabalho coletivo", observou, ao jornal o Jogo.
Para o ex futebolista, o principal responsável pelo sucesso do Sporting é o treinador Rúben Amorim, a quem não poupou elogios. "Ele transmite a todos o que devem fazer em campo, com um conceito coletivo. Para mim, ele é o melhor jogador", comentou, sublinhando o papel de Amorim como líder da equipa. "Ele põe todos a jogar na perfeição, toda a equipa está em harmonia. É muito difícil em qualquer grande clube conseguir este tipo de dinâmicas”.
Ao relembrar a sua passagem por Alvalade, Balakov lamentou não ter conseguido conquistar o título de campeão nacional: "Tínhamos uma equipa fantástica, mas foi difícil superar o lobby do Porto de Pinto da Costa", refletiu. Além dos desafios externos, Balakov recordou a saída precoce de Bobby Robson e o acidente de Cherbakov como fatores que afastaram o Sporting do título naquela época: "Tudo junto afastou-nos do título. Continuo a achar que éramos os melhores nessa altura".
Apesar de o Sporting seguir invicto, com oito vitórias em oito jornadas, Balakov mantém a cautela quanto à revalidação do título: "Não podemos falar de título tão cedo, mas como jogam e ganham, o Sporting é o candidato mais forte", afirmou. Quanto a Rúben Amorim, Balakov também se mostrou impressionado pela sua permanência em Alvalade, num momento em que era apontado a outros grandes clubes europeus. "Foi uma surpresa ele não ter saído, mas isso mostrou caráter e amor ao Clube. Ele sabe que foi o Sporting que lhe deu uma grande chance", comentou. Para o búlgaro, Amorim tem um futuro brilhante pela frente e não demorará até assumir o comando de uma grande equipa europeia. "Mais tarde ou mais cedo isso vai acontecer. Ele representa o futebol moderno com sucesso", afirmou, embora deseje que o treinador fique em Alvalade por mais alguns anos. Balakov, que também viu o seu talento reconhecido ao ser eleito para o melhor onze do Mundial de 1994, entende bem o que Amorim pode enfrentar no futuro: “Eu também queria ficar mais tempo, mas as ofertas surgiram e tive que ir. Com Amorim será igual. Ele vai receber ofertas e uma delas vai levá-lo, inevitavelmente".
A viver atualmente em Sofia, Balakov planeia assistir ao vivo ao Sporting - Arsenal no final de novembro, a contar para a Liga dos Campeões. "Espero uma vitória perante uma grande equipa. Este Sporting pode ganhar a qualquer um, pode surpreender mesmo os ditos maiores da Europa", afirmou com entusiasmo. Lembrou ainda a última vez em Alvalade, quando assistiu ao triunfo sobre o Dortmund: "Acho que dou sorte", brincou. torce também pelo Estugarda, admitindo que, caso ambas as equipas passem, poderá ter um dilema sobre quem apoiar, mas conta que de qualquer das formas, "Eu não perco, vai avisando a minha mulher".
Craque verde e branco tem sido um dos destaques positivos no Clube de Alvalade esta temporada, e o seu representante lembrou um período passado
04 Dez 2025 | 20:57 |
Luis Bardají Garcia exaltou o momento que Iván Fresneda atravessa no Sporting esta temporada. O lateral-direito dos leões esteve muito perto de deixar o Clube no inverno passado, mas acabou por ficar em Alvalade, e conquistou estatuto de titular sob as ordens de Rui Borges.
Luis Bardají Garcia: "A obrigação de qualquer treinador é tirar o máximo dos jogadores, Amorim entendia que era melhor a defesa a três"
O agente do defesa espanhol não esconde que Fresneda atravessa "o melhor momento em Lisboa": "Ter a confiança do mister está a ajudá-lo a crescer e a sair bem em benefício da equipa (...) No final da época transmitiram-nos essa confiança, que seria esse sistema e que é o melhor para o Iván e isso está a fazer com que se vejam os melhores minutos dele no Sporting".
Em entrevista à Antena 1, abordou também o período antes da chegada de Rui Borges: "A ideia de Ruben Amorim era de uma linha de três com dois dalas e essa não era a posição mais cómoda para o Iván, que também chegou a jogar como central pela direita. A obrigação de qualquer treinador é tirar o máximo dos jogadores, Amorim entendia que era melhor a defesa a três".
"Sonhar é grátis e sempre lhe digo que tem de sonhar em grande. Será difícil a curto prazo. Espanha tem grandes jogadores para a posição… Carvajal é um dos capitães, agora está lesionado mas deve recuperar. Depois há Pedro Porro, que todos conhecem muito bem do Sporting... É preciso trabalho e estar preparado para se a oportunidade surgir", explicou, depois, Luis Bardají Garcia, sobre a possibilidade do jogador chegar à Seleção nacional.
Por último, o representante de Fresneda falou do dérbi de Lisboa: "Será jogo muito importante, há muita igualdade na parte de cima da Liga e o Sporting tem de ir para ganhar os três pontos. Ainda para mais num jogo de máxima rivalidade, o dérbi da cidade, que todos querem jogar e o Iván está com muitas ganas para ajudar a conquistar os três pontos".
Ponta-de-lança sueco esteve duas temporadas em Alvalade, antes de rumar à Premier League, para reforçar o Arsenal, na última janela de transferências
04 Dez 2025 | 17:37 |
Viktor Gyokeres deixou o Sporting no final do último verão, mas o Clube de Alvalade parece continuar parte da vida do sueco. Imagens reveladas recentemente na rede social X mostram o ponta-de-lança que encantou a Liga Portugal Betclic a cumprir o desejo de um jovem fã, relacionado com emblema verde e branco.
O vídeo é do passado dia 18 de outubro, mas as imagens só agora apareceram na Internet. Nelas, é possível ver Viktor Gyokeres junto do estádio do Fulham, de Marco Silva, depois de um jogo do Arsenal. A certo ponto, um fã dirige-se ao jogador com camisolas do Sporting, para este assinar.
Viktor Gyokeres não hesitou, e rapidamente deixou a sua assinatura na Listada verde e branca. Segundo a descrição que aparece no vídeo publicado nas redes sociais, o pedido terá sido feito por um pequeno fã, que esperava pelo avançado sueco junto dos portões do estádio do Fulham.
O Sporting parece, então, continuar bem presente na vida de Viktor Gyokeres. Relembrar que o ponta-de-lança sueco passou duas temporadas em Alvalade, nas quais se tornou bicampeão e vencedor da Taça de Portugal. Durante esses anos, foi a maior figura verde e branca, tendo disputado 102 partidas, nas quais apontou 97 golos e 27 assistências.
Depois do término da última temporada, seguiu-se uma autêntica novela de verão, que envolveu vários emblemas europeus, bem como o agente de Viktor Gyokeres. O avançado acabou mesmo por seguir para o Arsenal, num negócio que pode ascender aos 76 milhões de euros, dependendo do cumprimento de certos objetivos. Neste momento, não vive a melhor fase em Inglaterra.
Confira, aqui, o vídeo de Viktor Gyokeres a assinar a camisola do Sporting:
Capitão de equipa dos leões tem sido apontado a algumas das melhores ligas do mundo nas últimas semanas. Jornalista internacional dá novas informações
04 Dez 2025 | 15:36 |
A saída de Morten Hjulmand do Sporting no mercado de inverno parece cada vez mais improvável. O capitão dos leões tem sido insistentemente apontado a algumas das melhores ligas do mundo nos últimos meses, mas Frederico Varandas parece querer segurar o médio a todo o custo - os leões, no entanto, já escolheram o sucessor do dinamarquês.
A informação é avançada pelo especialista em transferências, Ekrem Konur. O jornalista turco utilizou a sua página pessoal na rede social X para fazer uma atualização sobre uma possível mudança para Morten Hjulmand, revelando também quem são os maiores interessados no jogador do Sporting.
"O interesse da Juventus em Morten Hjulamnd mantém-se, mas o negócio parece ser improvável", começou por explicar Ekrem Konur. Os italianos da Vecchia Signora têm sido um dos clubes mais interessados no capitão do Sporting, e também já tinham feito uma investida pelo jogador no mercado de verão.
O jornalista continua, informado, de seguida, sobre a posição da Direção verde e branca: "O Sporting está a pedir uma quantia alta pelo médio dinamarquês, e não quer vender em janeiro. O Nápoles e o Inter também mostraram interesse em Hjulmand, mas a posição do Sporting tornou a corrida complicada por agora".
Segundo Ekrem Konur são, então, três gigantes da Serie A que seguem Morten Hjulmand de perto. O Sporting parece intransigente em relação a uma saída no mercado de inverno, mas as portas podem ficar abertas para um possível negócio no final da presente temporada.
Relembre, aqui, este grande momento de Morten Hjulmand no Sporting: