
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Krasimir Balakov, um dos maiores ídolos da história do Sporting, voltou a falar sobre o Clube,. O búlgaro, que brilhou em Alvalade nos anos 90, elogiou o atual desempenho dos leões, destacando o trabalho de Rúben Amorim e a qualidade coletiva da equipa. Embora reconheça a excelência individual de jogadores como Viktor Gyokeres, a glória leonina sublinhou que o sucesso do Sporting é resultado da harmonia dentro de todo o grupo. Em relação ao sueco, não escondeu a admiração pelo avançado sueco. "Ele tem uma grande capacidade de decisão dentro da área, é físico e qualificado. Mas o seu sucesso é fruto do trabalho coletivo", observou, ao jornal o Jogo.
Para o ex futebolista, o principal responsável pelo sucesso do Sporting é o treinador Rúben Amorim, a quem não poupou elogios. "Ele transmite a todos o que devem fazer em campo, com um conceito coletivo. Para mim, ele é o melhor jogador", comentou, sublinhando o papel de Amorim como líder da equipa. "Ele põe todos a jogar na perfeição, toda a equipa está em harmonia. É muito difícil em qualquer grande clube conseguir este tipo de dinâmicas”.
Ao relembrar a sua passagem por Alvalade, Balakov lamentou não ter conseguido conquistar o título de campeão nacional: "Tínhamos uma equipa fantástica, mas foi difícil superar o lobby do Porto de Pinto da Costa", refletiu. Além dos desafios externos, Balakov recordou a saída precoce de Bobby Robson e o acidente de Cherbakov como fatores que afastaram o Sporting do título naquela época: "Tudo junto afastou-nos do título. Continuo a achar que éramos os melhores nessa altura".
Apesar de o Sporting seguir invicto, com oito vitórias em oito jornadas, Balakov mantém a cautela quanto à revalidação do título: "Não podemos falar de título tão cedo, mas como jogam e ganham, o Sporting é o candidato mais forte", afirmou. Quanto a Rúben Amorim, Balakov também se mostrou impressionado pela sua permanência em Alvalade, num momento em que era apontado a outros grandes clubes europeus. "Foi uma surpresa ele não ter saído, mas isso mostrou caráter e amor ao Clube. Ele sabe que foi o Sporting que lhe deu uma grande chance", comentou. Para o búlgaro, Amorim tem um futuro brilhante pela frente e não demorará até assumir o comando de uma grande equipa europeia. "Mais tarde ou mais cedo isso vai acontecer. Ele representa o futebol moderno com sucesso", afirmou, embora deseje que o treinador fique em Alvalade por mais alguns anos. Balakov, que também viu o seu talento reconhecido ao ser eleito para o melhor onze do Mundial de 1994, entende bem o que Amorim pode enfrentar no futuro: “Eu também queria ficar mais tempo, mas as ofertas surgiram e tive que ir. Com Amorim será igual. Ele vai receber ofertas e uma delas vai levá-lo, inevitavelmente".
A viver atualmente em Sofia, Balakov planeia assistir ao vivo ao Sporting - Arsenal no final de novembro, a contar para a Liga dos Campeões. "Espero uma vitória perante uma grande equipa. Este Sporting pode ganhar a qualquer um, pode surpreender mesmo os ditos maiores da Europa", afirmou com entusiasmo. Lembrou ainda a última vez em Alvalade, quando assistiu ao triunfo sobre o Dortmund: "Acho que dou sorte", brincou. torce também pelo Estugarda, admitindo que, caso ambas as equipas passem, poderá ter um dilema sobre quem apoiar, mas conta que de qualquer das formas, "Eu não perco, vai avisando a minha mulher".
Leões enfrentam turma comandada por Hugo Oliveira no próximo sábado, dia 15 de março, em partida válida para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de março, frente ao Famalicão, em jogo válido para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Hugo Oliveira, tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Por esta altura, o Clube de Alvalade está no primeiro lugar do Campeonato Nacional, de forma isolada, com 59 pontos. O Benfica é segundo (56 e menos um jogo), seguido do Porto (50). O Braga tem 50 pontos e ocupa a quarta posição da tabela classificativa.
Rui Silva; Ricardo Esgaio, Ousmane Diomande, e Matheus Reis; Iván Fresneda, Morten Hjulmand, Zeno Debast, e Geny Catamo; Francisco Trincão, Geovany Quenda e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação do Famalicão.
Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa deverá ser novamente composta por uma linha de três, com Ricardo Esgaio na direita, Diomande ao centro e Matheus Reis como central pela esquerda.
No miolo, Morten Hjulmand fará dupla com Zeno Debast. Iván Fresneda ocupa a ala-direita com Geny Catamo no corredor contrário. No ataque, Geovany Quenda - que está de saída do Sporting para rumar ao Chelsea - junta-se a Francisco Trincão no apoio a Viktor Gyokeres.
Informações: Sábado – 15 de março – 20h30 – Estádio José Alvalade (SportTV 1)
Quem está fora: Jeremiah St. Juste, João Simões, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves e Nuno Santos (lesões); Gonçalo Inácio (suspenso)
Dúvidas: Alexandre Brito
Equipa de Arbitragem: Árbitro: Miguel Nogueira; Assistentes: Paulo Brás e Nuno Pires; 4.º árbitro: Marcos Brazão; VAR: Luís Ferreira; AVAR: Nuno Manso.
Médio que se encontra emprestado aos espanhóis do Las Palmas prepara-se para abandonar leões em definitivo para rumar ao emblema inglês
|
Dário Essugo está de saída do Sporting e vai reforçar o Chelsea entre 22 e 25 milhões de euros. Depois do negócio com Geovany Quenda (51 milhões), os leões estão perto de fazer novo encaixe por outro jogador da formação que deverá rumar ao emblema inglês.
Segundo informação avançada pela CNN Portugal, esta sexta-feira, dia 14 de março, o negócio é praticamente fechado, sendo que as últimas arestas do acordo serão limadas nas próximas semanas originando assim dois negócios que irão encher os cofres de Alvalade em mais de 70 milhões.
Além do mais, o atleta que se encontra emprestado ao Las Palmas até ao final da época, gerou também a cobiça de clubes como Bayer Leverkusen (Alemanha), West Ham (Inglaterra) e Real Sociedad (Espanha) que avançou mesmo com uma oferta de 18 milhões de euros, proposta que foi rejeitada pela Direção liderada por Frederico Varandas.
No caso de Geovany Quenda, o extremo de 17 anos vai chegar a Londres apenas na temporada desportiva de 2026/2027. Já Dário Essugo, atleta de 20 anos, deverá rumar a Stamford Bridge já em 2025/26 e ambos preparam-se para abandonar leões em definitivo.
A cedência de Dário Essugo para o Las Palmas aconteceu nos últimos momentos do mercado de transferências do verão de 2024. Em Espanha, o médio rapidamente conquistou um lugar de destaque, tornando-se uma das principais referências da equipa, tendo já participado em 17 encontros na La Liga, somando 1.342 minutos e um golo marcado.
Jogador que foi muito importante para a conquista do campeonato com o antigo treinador deu entrevista em que falou dos momentos menos bons
|
Uma das figuras de destaque do Sporting de Ruben Amorim, campeão da época passada, Geny Catamo concedeu uma entrevista em que abordou o período que vive no Sporting. O extremo é um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos, muito por culpa dos golos ao Benfica no jogo do título da edição passada do campeonato português.
Antes de mencionar esse momento, o objetivo para o resto da época: "Ser bicampeão. E deixar um legado e uma história neste grande clube (...) Sinto-me um leão. E sinto também uma grande responsabilidade de representar o grande clube que o é o Sporting. De resto, é desfrutar", começou por dizer Geny Catamo.
Lembrou, depois, o dérbi em que foi decisivo. É, para si, o golo mais especial da carreira: "Foi no jogo com o Benfica, na época passada [vitória do Sporting, por 2-1, a 6 de abril de 2024]. Dizem que deu o título... Mas faltavam ainda muitos jogos. Ajudou a dar aquele passo importante que nos levou a ganhar o título", explicou o internacional por Moçambique.
Falou, também, da estreia de leão ao peito, quando estava "muito tenso": "Estava ansioso para fazer tudo bem. Entrei durante o jogo, foi contra o Portimonense. Estávamos a perder 2-1, mas ganhámos 3-2", partilhou Geny Catamo - que vai estar ao serviço da sua seleção brevemente.
Por último, confessou como lida com os momentos negativos: "Tento afastar-me muito das coisas de que não gosto. Não gosto de ver notícias e comentários. Só gosto de fazer as coisas que me mantêm bem e feliz (...) Gosto de ficar com o meu filho e jogar Playstation". Admitiu, ainda, ter Messi e Mahrez como inspirações, e deixou uma palavra para os colegas: "É o que nos define, a união do grupo".