Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirModalidades
|
0Erick Mendonça, da equipa de futsal do Sporting CP, está a fabricar máscaras de proteção para ajudar no combate ao Covid-19. O jogador, tal como grande parte da família, está a produzir máscaras numa impressora 3D.
"A ideia da produção de máscaras em impressora 3D foi de um amigo. Falei com ele e, como tenho um tio que tem uma máquina, decidi juntar-me para ajudar. Desde então, temos estado em contacto e a produzir máscaras", começou por explicar à agência Lusa, antes de falar do projeto.
"Isto começou a ser feito em Almada, pelo meu amigo Nuno Mateus e um amigo dele, mas tomou outras proporções e já há pessoas de todo o país a ajudar, porque há falta de material em todo o lado. No meu caso, estou num grupo na zona de Cascais", refere o jogador de 24 anos.
Erick tem o contributo de cerca de 20 familiares, 10 dos quais com um papel mais efetivo e conseguiram reunir verba suficiente para comprar mais uma máquina 3D, que pode custar entre os 200 euros e 600 euros, e assim aumentar a produção, que atualmente é de 10 máscaras ao dia.
"Como a procura é grande e há falta de material, juntámo-nos todos e comprámos mais uma máquina, que ainda não chegou, para serem duas a produzir numa só família. A produção de máscaras em 3D demora algum tempo e, como estamos a trabalhar nisto não há muito, precisávamos de três horas para fazer uma unidade, mas já conseguimos reduzir para duas horas e meia", detalha, sendo os materiais necessários: acetato, espuma e elásticos.
A primeira remessa foi para uma unidade de saúde do Feijó e a próxima será para a Linha de Cascais.
A motivação, essa, para aderir a este projeto surgiu, de acordo com o campeão europeu pelo Sporting CP, "de duas razões muito simples."
"Temos de pensar no esforço que estes profissionais de saúde fazem e ajudar. Eles são heróis e é assim que devem ser vistos. Abdicam de estar com os familiares para cuidar de doentes. Depois foi a revolta por não poder fazer nada fisicamente. Tenho familiares que estão no grupo de risco e eu, como não podia ajudar de outra maneira, assim que percebi que era viável colaborar na produção de máscaras, não pensei duas vezes", esclarece.
Apesar da iniciativa solidária, numa altura em que já começa a sentir "muitas saudades de competir", o atleta leonino considera não estar a fazer mais que a sua obrigação.
"Estou a fazer os mínimos para ajudar quem nos ajuda. Não acho que isto seja um ato heroico, tão pouco tive a ideia, só sou parte integrante do projeto, mas sinto-me bem e com a plena consciência que isto é o que deve ser feito. Tenho a consciência tranquila por estar a ajudar", finalizou o fixo.
Clube de Alvalade não deu hipóteses a jogar em casa, em duelo da 18.ª jornada do Campeonato Nacional, e continua no primeiro lugar
|
0A equipa de andebol do Sporting derrotou os minhotos do ABC, por 38-29, esta quarta-feira, dia 18 de dezembro, na 18.ª jornada da Liga portuguesa. Num duelo realizado no Pavilhão João Rocha, os leões levaram a melhor e triunfaram frente à turma liderada por Filipe Magalhães.
A primeira parte ficou marcada por um claro domínio do Clube de Alvalade que controlaram, desde o primeiro minuto, a partida disputada na casa das modalidades. Ao intervalo, os leões já haviam alcançado uma diferença de nove golos no marcador (19-10).
Na etapa complementar, o Clube de Alvalade continuou em busca de um novo resultado ainda mais volumoso, ainda que a vantagem significativa trazida do primeiro tempo tenha dado aos verdes e brancos a oportunidade de controlar a partida nos últimos minutos.
Francisco Costa esteve em destaque na partida e foi o melhor marcador dos leões com seis golos marcados. Martim Costa, Salvador Salvador e Orri Thorkelsson (cinco) foram os senhores que se seguiram. André José (ex Sporting) esteve em destaque e fez oito golos na partida.
Com esta vitória - a 26.ª em 32 jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa passam a somar 52 pontos e seguem na liderança do campeonato, com mais três pontos do que o Porto (menos um jogo). O andebol do Sporting volta a jogar apenas numa quinta-feira, dia 6 de fevereiro de 2025, diante do Académica do Funchal, às 18h45, em jogo dos 16-avos-de-final da Taça de Portugal.
Clube de Alvalade jogou em casa, perante o apoio dos adeptos verdes e brancos, e conquistou vitória importante para as contas da competição
|
0A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Imortal, esta terça-feira, dia 17 de dezembro, por 86-68, em jogo da primeira jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões estiveram sempre no controlo da partida.
Na Casa das modalidades, o Clube de Alvalade entrou decidido em ganhar vantagem no placard. No final dos primeiros 10 minutos, o resultado registava uma igualdade (22-22). O segundo período foi o mais desnivelado, com os verdes e brancos a conseguirem uma vantagem larga (31-14).
No terceiro quarto, o emblema verde e branco aumentou a distância conseguida anteriormente (22-21) e, no final, voltou a registar-se um empate entre ambas as formações, mas a vantagem conquistada na primeira parte valeu o triunfo aos leões.
O grande destaque do emblema Clube de Alvalade foi Cat Barber - novo reforço dos leões. O jogador norte-americano fez 27 pontos, quatro ressaltos e duas assistências. Nick Ward também esteve em bom plano, registando um duplo-duplo (21 pontos e 13 ressaltos)
Com esta vitória - a nona em 17 na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães somam o primeiro triunfo na Taça Hugo dos Santos. O Sporting volta a jogar no próximo dia 21 de dezembro (sábado), diante do Vitória de Guimarães. A partida da Liga Betclic está agendada para as 18h00, no Pavilhão João Rocha.
Craque do andebol verde e branco tem sido destaque em Alvalade, tendo chegado ao Clube em 2023/24, oriundo do Granollers
|
0Jordi Ribera convocou Jan Gurri para os próximos jogos da seleção espanhola. Com boas exibições pela equipa de andebol do Sporting, o central de 22 anos voltou a merecer a confiança do técnico, depois de ter sido chamado para o Euro 2024.
"Estamos no início de um ciclo olímpico e é o momento de fazer entrar estas novidades. São jogadores jovens que já demonstraram a sua qualidade nas camadas jovens e que o estão a confirmar nos clubes", explicou o selecionador do país vizinho, para justificar a chamada de vários jovens.
Os duelos da la roja são válidos para a qualificação do Campeonato do Mundo, que arranca a meio do próximo mês de janeiro. A competição será disputada entre três países: Dinamarca, Croácia e Noruega entre os dias 14 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025.
A Espanha de Jan Gurri está inserida no grupo F, juntamente com Suécia, Japão e Chile. Portugal poderá ser um dos adversários da fase seguinte, caso ambas as formações se consigam apurar para a main-round. No último Mundial, em 2023, a armada lusa não passou da fase de grupos.
Jan Gurri chegou ao Sporting na temporada passada, oriundo do Granollers, contratado por Frederico Varandas - que renovou com mais uma estrela da equipa - Desde então, participou em 79 jogos e marcou 211 golos. Em Alvalade, já conquistou quatro títulos: um Campeonato Nacional (2023/24), uma Taça de Portugal (2023/24) e duas Supertaças (2023 e 2024).