Modalidades
Exclusivo Leonino - Varandas tenta contratar peso pesado para Sporting lutar pelo título
05 Fev 2026 | 14:40
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
26 Mar 2020 | 12:01 |
Erick Mendonça, da equipa de futsal do Sporting CP, está a fabricar máscaras de proteção para ajudar no combate ao Covid-19. O jogador, tal como grande parte da família, está a produzir máscaras numa impressora 3D.
"A ideia da produção de máscaras em impressora 3D foi de um amigo. Falei com ele e, como tenho um tio que tem uma máquina, decidi juntar-me para ajudar. Desde então, temos estado em contacto e a produzir máscaras", começou por explicar à agência Lusa, antes de falar do projeto.
"Isto começou a ser feito em Almada, pelo meu amigo Nuno Mateus e um amigo dele, mas tomou outras proporções e já há pessoas de todo o país a ajudar, porque há falta de material em todo o lado. No meu caso, estou num grupo na zona de Cascais", refere o jogador de 24 anos.
Erick tem o contributo de cerca de 20 familiares, 10 dos quais com um papel mais efetivo e conseguiram reunir verba suficiente para comprar mais uma máquina 3D, que pode custar entre os 200 euros e 600 euros, e assim aumentar a produção, que atualmente é de 10 máscaras ao dia.
"Como a procura é grande e há falta de material, juntámo-nos todos e comprámos mais uma máquina, que ainda não chegou, para serem duas a produzir numa só família. A produção de máscaras em 3D demora algum tempo e, como estamos a trabalhar nisto não há muito, precisávamos de três horas para fazer uma unidade, mas já conseguimos reduzir para duas horas e meia", detalha, sendo os materiais necessários: acetato, espuma e elásticos.
A primeira remessa foi para uma unidade de saúde do Feijó e a próxima será para a Linha de Cascais.
A motivação, essa, para aderir a este projeto surgiu, de acordo com o campeão europeu pelo Sporting CP, "de duas razões muito simples."
"Temos de pensar no esforço que estes profissionais de saúde fazem e ajudar. Eles são heróis e é assim que devem ser vistos. Abdicam de estar com os familiares para cuidar de doentes. Depois foi a revolta por não poder fazer nada fisicamente. Tenho familiares que estão no grupo de risco e eu, como não podia ajudar de outra maneira, assim que percebi que era viável colaborar na produção de máscaras, não pensei duas vezes", esclarece.
Apesar da iniciativa solidária, numa altura em que já começa a sentir "muitas saudades de competir", o atleta leonino considera não estar a fazer mais que a sua obrigação.
"Estou a fazer os mínimos para ajudar quem nos ajuda. Não acho que isto seja um ato heroico, tão pouco tive a ideia, só sou parte integrante do projeto, mas sinto-me bem e com a plena consciência que isto é o que deve ser feito. Tenho a consciência tranquila por estar a ajudar", finalizou o fixo.
Leões foram mais fortes e carimbaram um lugar na próxima fase da prova rainha, eliminando os dragões este sábado, dia 7 de fevereiro
07 Fev 2026 | 19:49 |
A equipa de andebol do Sporting derrotou o Porto por 40-35, este sábado, dia 7 de fevereiro. Em duelo válido para os oitavos de final da Taça de Portugal, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao rival no Clássico e segue em frente na prova rainha.
Num duelo disputado no Dragão Arena, a primeira parte traduziu-se em equilíbrio total entre ambas as equipas. Ao intervalo, o resultado era o perfeito espelho disso: 18 tentos certeiros para cada lado, com o Sporting a gerir o cansaço acumulado, uma vez que se encontra a jogar a segunda partida em menos de 48 horas.
Na segunda metade do encontro, os verdes e brancos aceleraram e ganharam vantagem perante o Porto, que se mostrou incapaz de voltar a aproximar-se. Fruto da boa exibição leonina, o Sporting garantiu uma vitória já mais dilatada perto do final.
No capítulo individual, destaque para Kiko Costa. Com 13 golos, o internacional português foi o melhor marcador do Sporting e da partida. Nota ainda para Martim Costa (8) e Salvador Salvador (4). Do lado do Porto, Antonio Martínez foi o melhor da equipa da casa (8).
Com esta vitória - a 26.ª em 32 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa carimbam presença na próxima fase da Taça de Portugal. Agora, o Sporting volta a virar atenções para o campeonato nacional, com a 18.ª jornada da competição a disputar-se na próxima quarta-feira, 11 de fevereiro, frente ao FC Gaia, pelas 20h30.
Leões e dragões mediram forças este sábado, dia 7 de fevereiro, em Clássico válido para a 14.ª jornada do campeonato nacional
07 Fev 2026 | 17:04 |
A equipa de basquetebol do Sporting foi derrotada pelo Porto por 82-76, este sábado, dia 7 de fevereiro, em jogo da 14.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões acabaram por ceder no Clássico.
No primeiro período, denotou-se bastante equilíbrio entre leões e dragões, resultando num empate ao cabo dos primeiros 10 minutos de jogo (21-21). No segundo parcial, a equipa visitante começou a apertar o Sporting, mas Luís Magalhães afinou agulhas e a igualdade no marcador voltou a registar-se ao intervalo (42-42).
No terceiro parcial, foi novamente o Porto quem entrou melhor. O Sporting chegou a estar em desvantagem por nove pontos, mas acabou por melhorar e entrou nos últimos minutos da partida com apenas quatro pontos a menos (62-58). Com tudo por decidir no último quarto, os leões ainda tentaram reagir, mas foram mesmo os dragões quem conseguiu levar a melhor (82-76).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Diogo Ventura. O internacional somou 18 pontos e cinco assistências. Já Brandon Johns Jr. contabilizou os 15 pontos, sete ressaltos e quatro assistências, números que não foram suficientes para que o Sporting pudesse triunfar, isto depois do triunfo diante do Benfica na ronda anterior.
Com esta derrota - a décima em 30 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 25 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). Na quarta-feira, dia 11 de fevereiro, os leões disputam a sexta jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup e vão receber o BK Prievidza, pelas 19h30.
Na antevisão ao duelo diante dos azuis e brancos, jogador do Clube de Alvalade disse ainda estar "grato" por poder representar os leões
06 Fev 2026 | 17:16 |
A equipa de basquetebol do Sporting - que pode vir a ter um novo jogador - recebe este sábado, dia 7 de fevereiro, o Porto, em partida da 14.ª jornada da Liga, marcada para as 15h00. O base Stephan Swenson destacou o entusiasmo do grupo para o Clássico e a preparação intensa que têm feito ao longo da temporada. O jogador belga diz que quer aproveitar a má época dos dragões.
“É um jogo muito entusiasmante. Adoramos os grandes jogos, treinamos e preparamo-nos todos os dias para competirmos nestes jogos e a competição europeia deixa-nos ainda mais preparados para estes grandes jogos, como será frente ao Porto”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube de Alvalade
S. Swenson: “O Porto esta época não está a sair-se tão bem"
O basquetebolista analisou o adversário e alertou para o talento da equipa portista: “O Porto esta época não está a sair-se tão bem, mas têm uma equipa muito talentosa, muito boa equipa e ao virem para este jogo, vão querer fazer o melhor, mas vamos estar preparados”.
Stephan Swenson falou ainda sobre o momento da equipa e a abordagem para cada desafio: “Estamos num bom momento, mas cada jogo é um novo jogo. É uma abordagem diferente, tudo volta a começar do 0-0. Vamos para o próximo jogo cientes de que tudo pode acontecer, por isso temos de jogar o nosso melhor basquetebol”.
S. Swenson: “Sinto-me sempre grato por poder representar o Sporting"
Por fim, o pupilo de Luís Magalhães deixou um apelo aos adeptos: “Sinto-me sempre grato por poder representar o Sporting, pela oportunidade dada, por jogar com estes companheiros de equipa e esta equipa técnica, o que torna tudo ainda melhor. Estou a ter excelentes momentos. Venham apoiar-nos, estamos a ter um excelente ano e sabemos que podemos continuar assim, com eles a virem ao Pavilhão João Rocha”, terminou.
Exclusivo Leonino - Varandas tenta contratar peso pesado para Sporting lutar pelo título
05 Fev 2026 | 14:40