Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting perdeu, diante do Santa Clara, por 1-0, na 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Tomás da Cunha crê que a mudança de treinador está na origem da partida menos conseguida por parte dos verdes e brancos, visto ter faltado "convicção e crença".
"A ideia de que uma equipa “joga de olhos fechados” aponta o lado tático, mas não inclui o resto. Está aí a dificuldade de trocar Amorim por qualquer outro treinador. O processo foi quebrado (seria sempre) porque o processo não é apenas isso. Passa por convicção e crença", escreveu, nas redes sociais.
O especialista deixou também um reparo a alguns jogadores dos leões, visando, particularmente, Marcus Edwards, Geovany Quenda e Matheus Reis. Daniel Bragança e Geny Catamo foram ainda 'vítimas' do desenrolar do encontro, garantiu Tomás da Cunha.
Com a derrota – a terceira em 21 encontros na presente temporada –, os verdes e brancos seguem na liderança da Liga Portugal Betclic, com 33 pontos, mas podem ver os rivais reduzir distâncias. O segundo lugar é ocupado pelo Benfica, que tem 28 pontos, mas menos um jogo. O Porto fecha o pódio com 27 e duas partidas por disputar.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Moreirense, em jogo relativo à 13.ª jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por César Peixoto jogar-se-á às 20h15, em Moreira de Cónegos.
Confira a publicação:
Advogado reforçou a pouca probabilidade de peça-chave dos verdes e brancos sair prejudicado de situação e avisou FPF de que caso não terá sucesso
|
0João Caiado Guerreiro abordou a situação que envolve a queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) contra João Pereira. No espaço quinzenal de opinião 'Direito ao golo', do jornal A Bola, o advogado recordou que a qualificação do antigo lateral-direito está a ser questionada, uma vez que, apesar de ter concluído o Nível 3 do UEFA Pro, apenas concluiu o Grau 2 de forma oficial.
"Frederico Varandas continua a insistir em não ter treinadores totalmente qualificados no Sporting. Na última vez correu muito bem, sabemos como correu com Ruben Amorim, vamos ver como corre com João Pereira. Mas aos dois, quando começaram, faltava o desejado grau 4 de treinador da UEFA", disse.
"A Associação Nacional de Treinadores veio logo apontar isso e queixar-se. Os órgãos corporativos são muito assim, mas não tem muita razão, porque o curso de treinadores é quase impossível de fazer em Portugal, culpa das associações e das organizações que gerem o futebol português", acrescentou.
"O artigo 82, do regulamento da Liga, diz que só pode treinar um clube quem tiver este grau 4 e o João Pereira não se enquadra. O artigo 78 diz mesmo que é sancionado, com uma suspensão de 15 dias a um ano, quem treinar um clube nessas condições e é por isso que João Pereira não é o treinador inscrito. O treinador inscrito é outro, João Pereira está inscrito como adjunto. O antigo internacional português não pode dar as entrevistas de antevisão do jogo ou após o jogo. Mas deu, e se calhar preferia não ter dado, no jogo frente ao Arsenal, porque a UEFA fez vista grossa e aceitou a situação", explicou.
Os órgãos corporativos têm tido muito más experiências com este tipo de graus conseguidos, sabe-se lá como e com que critérios, os tribunais europeus não costumam ir nesta conversa e os portugueses também não foram. Ora, recorde-se que nos tribunais comuns, Rúben Amorim ganhou contra a Federação (FPF) e continuou a treinar o Sporting sem stresses", recordou João Caiado Guerreiro.
"Não é um caso de um médico ou de um piloto de avião que é mesmo necessário ter qualificações para isso. É o tipo de profissão que a maioria das pessoas faz e faria com alguma experiência sem haver necessidade de ter estas qualificações todas. O João Pereira já era jogador de futebol", alertando ainda, "Vamos ver como esta história acaba, porque há boas possibilidades de correr mal para a Federação Portuguesa de Futebol e para a Associação Nacional de Treinadores", disse, por fim.
Veja o comentário ao caso no vídeo abaixo:
Antigo dirigente dos verdes e brancos crê que decisão do líder máximo do Clube de Alvalade não foi acertada e coloca possibilidade de um futuro desastroso
|
0Jaime Marta Soares crê que Frederico Varandas é "amador". O ex-dirigente dos leões insultou o atual líder máximo do Sporting, acreditando que a escolha de João Pereira como substituto de Ruben Amorim não foi a mais acertada para os leões.
"Não se pode ser amador nestas coisas. Há que saber lidar com o que é uma estrutura do futebol profissional de uma equipa como o Sporting. Isso não aconteceu. E acho que o atual Presidente ainda é um amador", disse, em declarações à Rádio Renascença.
"Apareceu e as coisas correram bem, com sinais que íamos vendo desse tal amadorismo, que mais tarde ou mais cedo podia dar mau resultado. Está aí à vista, infelizmente", admitiu o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral dos verdes e brancos.
"Parece estar em pânico. Com um novo desaire virá ao de cima o descontentamento dos adeptos. E a partir daí não haverá desculpas. Não quero vaticinar que o campeonato possa estar em risco, mas se não houver uma alteração à forma de implementar o espírito ganhador que a equipa tinha, a casa pode ir abaixo", terminou.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Moreirense, em jogo relativo à 13.ª jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por César Peixoto jogar-se-á às 20h15, em Moreira de Cónegos.
Analista e comentador justificou derrota diante do Santa Clara com o baixo rendimento de alguns dos futebolistas da formação de João Pereira
|
0O Sporting perdeu, diante do Santa Clara, por 1-0, na 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Tomás da Cunha visou Marcus Edwards, Geovany Quenda e Matheus Reis, tendo ainda mencionado algumas dificuldades da parte de Geny Catamo e de Daniel Bragança.
"Edwards recebeu várias vezes, mas deu sempre demasiados toques na bola. Além do desconforto de Catamo à esquerda, Quenda perdeu frequentemente os duelos em 1x1. Os movimentos surpresa de Bragança vão faltando. Matheus Reis comprometeu", escreveu, nas suas redes sociais.
Marcus Edwards foi ainda um dos jogadores que mais críticas recebeu dos adeptos. Por várias ocasiões, as bancadas do Estádio José Alvalade assobiaram o 'camisola 10' pela falta de empenho em lances defensivos ou pouca associação com os companheiros.
Com a derrota – a terceira em 21 encontros na presente temporada –, os verdes e brancos seguem na liderança da Liga Portugal Betclic, com 33 pontos, mas podem ver os rivais reduzir distâncias. O segundo lugar é ocupado pelo Benfica, que tem 28 pontos, mas menos um jogo. O Porto fecha o pódio com 27 e duas partidas por disputar.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Moreirense, em jogo relativo à 13.ª jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por César Peixoto jogar-se-á às 20h15, em Moreira de Cónegos.
Confira a publicação: