Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
26 Mar 2020 | 16:00 |
O adiamento dos Jogos Olímpicos continua a ser um dos temas do momento no mundo desportivo. A pandemia do Covid-19 tem afetado o mundo todo e em todas as áreas, com o desporto a não ser exceção. Diogo Ganchinho, Carla Salomé Rocha e Alexis Santos, atletas do Gabinete Olímpico do Sporting Clube de Portugal, comentaram na noite de ontem, através do ‘Sporting Grande Jornal’ – programa da Sporting TV – este adiamento. “Esta decisão protege os interesses não só dos atletas e da comunidade olímpica, mas também de todos os cidadãos. A organização dos JO envolve, além de desportistas e respetivos treinadores, muitos voluntários e público. Esta é uma decisão responsável e que nos dá ânimo para continuarmos a acreditar no sonho olímpico. Alguns atletas estavam muito preocupados não só com as condições que teriam para se prepararem, mas também com a questão de quão justos seriam uns JO realizados nesta fase. É unânime que esta decisão veio apaziguar o estado de espírito da comunidade”, considerou o ginasta Pedro Ganchinho. Já Salomé Rocha, corredora verde e branca que já estava apurada para a maratona, disse que esta “é uma notícia triste, mas ao mesmo tempo compreensível”. “Estamos a passar por um momento muito complicado e a prioridade é que possamos criar condições para ultrapassar esta situação o mais depressa possível. Tínhamos delineado um plano competitivo de treino tendo em conta a realização dos JO em Agosto de 2020. Teremos de reformular esta questão e criar um novo plano. Por enquanto não será fácil, pois não sabemos quando estarão reunidas todas as condições de segurança e quando irão permitir novas competições”, referiu. Já Alexis Santos, nadador leonino que vai estar presente nos 200m estilos, afirmou que esta “foi a decisão certa, apesar de ter demorado algum tempo a ser tomada”. “Era inevitável tendo em conta a situação que vivemos atualmente. Há atletas que não estão a conseguir treinar de todo e outros que o fazem de forma muito limitada. Seria uma desigualdade enorme e os JO querem transmitir exatamente o contrário: igualdade, união e espírito de equipa. Caso os JO se realizassem nas datas inicialmente previstas, seria bastante injusto para todos e, por isso, fico contente com este adiamento”, disse. Também João Vieira comentou o adiamento, mas à Lusa. Vice-campeão do Mundo dos 50Km marcha, o atleta sai um pouco prejudicado porque vai chegar a Tóquio já com 45 anos, mas concorda com a decisão. “Acho que é a atitude mais sensata que poderiam ter tido. Acho que todos os desportistas deste mundo estavam a contar com este adiamento. Competir ao mais alto nível com 44 anos não é fácil para ninguém e ter de esperar mais um ano... Vai ter de ser. Quero terminar a carreira nos Jogos Olímpicos ou mais tarde. Vamos ver. Vou lutar com as armas que tenho para estar nos Jogos Olímpicos do próximo ano”, resumiu o vice-campeão do mundo dos 50 quilómetros marcha, em declarações à Lusa.
Fotografia do Sporting CP.
Emblema verde e branco não conseguiu ser feliz no reduto da equipa transalpina e somou segunda derrota na prova internacional
04 Nov 2025 | 21:42 |
A equipa de basquetebol do Sporting perdeu por 89-72 frente ao Dinamo Sassari, esta quarta-feira, dia 4 de novembro, em jogo da quarta jornada do grupo G da FIBA Europe Cup. Num encontro disputado em Itália, os leões não conseguiram levar de vencida a turma de Massimo Bulleri.
Os verdes e brancos não entraram bem na partida e, no final do primeiro período, perdiam por 24-20. No segundo parcial, a desvantagem acentuou-se ainda mais e, ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de 14 pontos a favor da turma adversária (55-41).
No terceiro parcial, o Clube de Alvalade ainda conseguiu encurtar distância e entrou nos últimos 10 minutos a 10 pontos do Dinamo Sassari (72-62). No último quarto, o conjunto leonino voltou a fraquejar e viu o conjunto transalpino fechar o placard com mais 17 pontos.
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Brandon Johns Jr. O norte-americano somou 24 pontos, nove ressaltos e três assistências Já Malik Morgan somou 16 pontos, oito ressaltos e três assistências, números insuficientes para que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta derrota - a terceira em nove jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão no segundo lugar com seis pontos. O Dinamo Sassari é primeiro com sete. O Rasta Vechta é terceiro com cinco (menos um jogo), seguido do Vâlcea (três pontos e também menos um encontro). O próximo jogo da formação leonina é no domingo, dia 9 de novembro, frente ao Galitos, às 17h00, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro.
Guardião internacional brasileiro dos verdes e brancos termina contrato no final da presente temporada e tem perdido espaço nas escolhas de Nuno Dias
03 Nov 2025 | 12:11 |
Henrique Rafagnin não tem tido vida fácil no futsal do Sporting, tendo caído nas escolhas de Nuno Dias. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal revela que o guardião internacional pelo Brasil não deverá continuar no Clube de Alvalade para lá do final do contrato, que termina esta temporada.
Henrique Rafagnin chegou ao Sporting para substituir Guitta, na temporada 2023/24, assumindo a titularidade. No entanto, o desempenho do ex-Jaén levantou algumas questões, tendo em conta que os leões tinham, nos últimos largos anos, o melhor guarda-redes do mundo.
Ainda durante a época passada, Henrique Rafagnin perdeu lugar para Bernardo Paçó. O brasileiro também sofreu uma lesão que o impossibilitou de jogar, mas, mesmo totalmente recuperado, o 'camisola 16' vem sendo a escolha principal de Nuno Dias.
Assim sendo e visto que Henrique Rafagnin ocupa uma vaga de jogador Não Formado Localmente - NFL - na ficha de jogo, o Sporting poderá deixar sair o guardião, de modo a reforçar outras posições mais adiantadas do terreno, com atletas estrangeiros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Henrique Rafagnin leva cinco jogos, tendo marcado um golo, diante do Novo Vrijeme, na Liga dos Campeões. No total, desde que chegou ao Pavilhão João Rocha, o guarda-redes fez 76 jogos e ajudou a conquistar um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.
Responsáveis verdes e brancos estão a avaliar situação do jogador, uma vez que espaço na equipa ficou reduzido nos últimos tempos
03 Nov 2025 | 03:00 |
Henrique Rafagnin pode deixar o Sporting no final da temporada. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, o 'camisola 92' da equipa de futsal dos verdes e brancos poderá estar a cumprir a última época no plantel de Nuno Dias.
Henrique chegou ao Sporting para substituir Guitta, na temporada 2023/24, assumindo a titularidade. No entanto, o desempenho do ex-Jaén levantou algumas questões, tendo em conta que os leões tinham, nos últimos largos anos, o melhor guarda-redes do mundo.
Ainda durante a época passada, Henrique perdeu lugar para Bernardo Paçó. O brasileiro também sofreu uma lesão que o impossibilitou de jogar, mas, mesmo totalmente recuperado, o 'camisola 16' vem sendo a escolha principal de Nuno Dias.
Assim sendo e visto que Henrique ocupa uma vaga de jogador Não Formado Localmente - NFL - na ficha de jogo, o Sporting poderá deixar sair o guardião, de modo a reforçar outras posições mais adiantadas do terreno, com atletas estrangeiros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Henrique Rafagnin leva cinco jogos, tendo marcado um golo, diante do Novo Vrijeme, na Liga dos Campeões. No total, desde que chegou ao Pavilhão João Rocha, o guarda-redes fez 76 jogos e ajudou a conquistar um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.