
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges já tomou uma decisão! Zeno Debast será um dos médios titulares no dérbi com o Benfica. A luta do belga era com Hidemasa Morita, com ambos a procurarem fazer dupla com Morten Hjulmand. No entanto, o treinador do Sporting vai lançar o 'camisola 6' de início.
Na escolha de Rui Borges pesa o facto de Zeno Debast ter respondido à altura quando foi chamado a desempenhar um papel para o qual não foi contratado. Além do mais, a forma física de Morita não está no nível máximo e, num encontro deste calibre, poderá sentir-se.
O japonês, começando no banco de suplentes, também dá ao treinador do Sporting uma maior variedade de jogadores caso precise de mexer na partida. Morita trará muita experiência, caso seja necessário entrar para corrigir algum posicionamento ou pressão.
Debast ganha também vantagem pelas bolas paradas, visto que tem, nos últimos tempos, sido escolhido para executar pontapés de canto e alguns livres mais longos ou em zona lateral, uma vez que tem uma grande técnica e oferece garantias aos leões - como considera André Cruz.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo este sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.
Referência do Clube de Alvalade e um dos jogadores com mais jogos de leão ao peito, fez antevisão ao dérbi em declarações ao nosso jornal
|
O Sporting defronta o Benfica no próximo sábado, dia 10 de maio, em jogo a contar para a 33ª, e penúltima, jornada da Liga Portugal Betclic. O Leonino falou, em Exclusivo, com Carlos Xavier, um dos jogadores com mais jogos na história dos leões, para a antevisão ao dérbi que pode decidir o campeonato nacional. O ex jogador, referência verde e branca, começou por explicar que as equipas estão muito equilibradas e uma possível vantagem poderá ser "jogar em casa".
Para o antigo jogador, é difícil apontar um favorito para o jogo, e para o título. "São jogos especiais", explicou Carlos Xavier, que adiantou ainda que a equipa que ganhar não parte em vantagem para a Final da Taça de Portugal, por se tratarem de "jogos diferentes". Destacou, ainda "o primeiro dérbi de Lisboa" no jogo decisivo da prova rainha "em muitas décadas", o que lhe dá um caráter especial.
Campeão nacional pelo Sporting na época 81/82, Carlos Xavier também falou os tempos em que "o futebol era diferente, mais técnico mas menos atlético". Lembrou uma equipa constituída maioritariamente por jogadores portugueses, onde algumas lendas do Clube, como Rui Jordão, "resolviam metade dos jogos".
Rui Jordão que é, de resto, "o melhor jogador" com quem jogou. Foi o único nome que Carlos Xavier encontrou para comparar a Viktor Gyokeres, o avançado que poderia jogar "em qualquer altura". Em relação à possibilidade dos leões perderam o ponta de lança no verão, explicou que o Sporting "deveria pegar no dinheiro que conseguir, e contratar um ou dois jogadores de qualidade, que sejam capazes de render" o sueco. Explicou que é difícil encontrar jogadores com a mesma qualidade, e que o sueco foi "um grande investimento, um tiro certeiro", que deve render muitos milhões aos cofres de Alvalade. Também já tinha deixado elogios a Geny Catamo.
De volta à Liga Portugal Betclic, Carlos Xavier abordou o tema das arbitragens. O antigo médio defensivo começou por dizer que "todos choram", concordando com a ideia de que o Sporting foi prejudicado, mas relativizando, sendo da opinião que tal também aconteceu aos rivais. No entanto, segundo o antigo leão, "quando se perde, fica mais fácil reclamar".
Por último, lembrou alguns dos dérbis que defrontou contra o Benfica. Carlos Xavier destacou o primeiro encontro contra o rival de Lisboa, que venceu por 3-1, e também uma vitória que deu "muito gozo", no estádio da luz, que impediu as águias de serem campeãs nesse ano, depois do triunfo verde e branco.
Jogador recorreu às redes sociais para deixar recados ao clube da Luz, na véspera do escaldante dérbi, a contar para a 33.ª jornada da Liga
|
O Benfica - Sporting parece ganhar forças fora das quatro linhas, face a uma publicação de Geovany Quenda. O atleta de Rui Borges fez uma partilha, sendo considerada uma provocação ao Clube da Luz, em véspera do dérbi decisivo da 33.ª jornada do Campeonato Nacional.
Nos stories do Instagram, o ala de 18 anos publicou duas fotos que remontam aos dérbis que disputou nos escalões de formação do Sporting. Numa delas, Geovany Quenda surge a festejar um golo que marcou num jogo diante do Benfica. Vale lembrar que o internacional sub-21 português anotou seis remates certeiros frente aos encarnados, nas camadas jovens dos leões.
Antes de representar o Sporting, Geovany Quenda cumpriu duas temporadas ao serviço do Benfica. Tendo dado os primeiros passos enquanto jogador no Damaiense, o jovem atleta representou os sub-11 e sub-12 dos encarnados, nas temporadas 2017/18 e 2018/19. Na época seguinte, o ala mudou-se para o Sporting.
A duas jornadas do fim da Liga Portugal Betclic, ambas as equipas estão empatadas. A turma de Rui Borges tem os mesmos pontos (24 vitórias, seis empates e duas derrotas). O conjunto liderado por Bruno Lage soma 78 pontos em 32 encontros (25 vitórias, três empates e quatro derrotas). Veja AQUI o onze provável dos leões.
Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - leva 51 partidas (sendo o mais novo de sempre a atingir esta marca pelo Sporting), nas quais foi utilizado ao longo de 3.582 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e três golos apontados.
Veja a publicação de Geovany Quenda:
Antigo diretor do departamento de comunicação das águias falou sobre dérbi entre águias e leões e diz não esperar um grande jogo de futebol
|
Eládio Paramés diz que Rui Borges vai ter problemas no dérbi entre Benfica e Sporting, nomeadamente na zona intermediária do terreno, caso Viktor Gyokeres não esteja num dia inspirado. O antigo diretor do departamento de comunicação das águias refere ainda que não espera um grande espetáculo na Luz.
"Mas a ‘Gyödependência’, caso falhe, pode ser-lhe fatal"
"Rui Borges tem outro tipo de problemas. O jogo pode decidir-se no ‘miolo’ e a escolha de quem irá atuar nessa zona será decisiva. Opções não lhe faltam. Mas a ‘Gyödependência’, caso falhe, pode ser-lhe fatal. Enfim, ganhe quem ganhar, estou é céptico quanto à qualidade do espetáculo que as equipas nos irão proporcionar, mas eu sou pouco optimista", começou por escrever no jornal Record.
Eládio Paramés alerta que nada pode ficar já definido: "Pode ficar tudo decidido no campeonato. Ou não! Dependendo do resultado ,o Benfica pode sagrar-se campeão. Ou não! Porque se o Sporting ganhar, o título será seu. Mas também poderá haver um empate e ficar tudo para ser decidido na derradeira jornada, nos confrontos com Braga e Guimarães".
O cronista duvida que o dérbi seja um grande jogo de futebol: "E, se tenho dúvidas em relação ao vencedor, maiores são as relacionadas com a qualidade a que iremos assistir. Será provavelmente um jogo muito táctico, com medos de parte a parte, o que o irá tornar aborrecido, sobretudo porque ainda temos bem presente o espetacular Inter-Barcelona. Mas isso dependerá sobretudo da abordagem que cada treinador vai escolher".
"O sueco é poderoso e para o travar não basta uma única unidade"
Viktor Gyokeres - que tem sido muito cobiçado - pode ser o grande trunfo dos leões: "Obrigado a ganhar, Bruno Lage é aquele que correrá mais riscos, caso tenha como preocupação primeira ‘prender’ Gyokeres. Se assim for, precisará de um chefe de polícia, um sub-chefe e um agente e a sua equipa ficará tolhida e limitada, até porque o sueco é poderoso e para o travar não basta uma única unidade. E o Sporting poderá aproveitar os espaços que se abrirão", terminou.