Futebol
Félix critica venda de Afonso Moreira e diz que craque "foi despachado" do Sporting
15 Fev 2026 | 11:09
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Jun 2025 | 12:38 |
Viktor Gyokeres superioriza-se a Luis Suárez em todos os dados estatísticos, à exceção do jogo aéreo. O internacional colombiano, que representa o Almería, é o alvo prioritário do Sporting para reforçar o ataque da equipa verde e branca, no mercado de verão, tendo em conta a eventual saída do ‘camisola 9’.
De modo a comparar os dois atletas com base em contextos semelhantes – segunda divisão -, o portal especializado ‘GoalPoint’ avaliou as prestações de Luis Suarez no Almería, na segunda liga espanhola, em 2024/25, e de Gyokeres no Coventry City, no Championship, em 2022/23 – antes de rumar ao Sporting. Os dados são muito favoráveis ao goleador internacional sueco.
De acordo com a análise, Gyokeres apresentou registos superiores a Luis Suárez em vários capítulos, tais como as ocasiões flagrantes de golo convertidas (42% contra 29%), número de passes para finalização por jogo (1.9 face a 1.4), conduções progressivas (3.3 versus 1.5) e a soma de dribles eficazes e faltas sofridas (3.9 contra 2.8).
No entanto, Luis Suárez leva a melhor no jogo de cabeça, considerado como o ‘ponto fraco’ de Gyokeres – que tem a mudança para o Arsenal em risco. Em 2022/23, ao serviço do Coventry City, o avançado do Sporting ganhou 35% dos duelos aéreos que disputou, um registo inferior aos 42% registados por Luis Suárez, com a camisola do Almería, na temporada que agora termina.
Vale lembrar que Luis Suárez está no topo da lista de reforços do Sporting. O internacional colombiano – avaliado em 8 milhões de euros - tem contrato com o Almería até 2029, mas está muito recetivo à transferência para o Clube de Alvalade. De resto, Frederico Varandas já decidiu que os leões não vão ultrapassar a fasquia dos 25 milhões de euros para assegurar a contratação do avançado de 27 anos.
Confira a publicação do 'GoalPoint':
Como, Aston Villa, Everton e Fulham e, já na mais recente janela de inverno, também o Lyon procuraram informações sobre as condições para uma mudança
15 Fev 2026 | 15:35 |
O Sporting já fechou acordo para renovar contrato com Geny Catamo (que será anunciado nos próximos dias) mas a extensão do vínculo surge sobretudo com um objetivo estratégico: preparar uma futura venda. O novo contrato, válido até 2028, permite aos leões reforçar a sua posição negocial e evitar que o extremo entre no último ano de ligação contratual sem margem de manobra no mercado.
Apesar da renovação representar um sinal de confiança no jogador, a SAD leonina vê no ala um ativo com potencial de valorização significativa. A ideia passa por blindar o atleta contratualmente para, no momento certo, maximizar o encaixe financeiro numa eventual mudanºa para o estrangeiro, cenário que é encarado como provável caso, de acordo com o jornal 'A Bola'.
Internamente, o entendimento é que a saída poderá acontecer já numa das próximas janelas de mercado, dependendo das propostas que cheguem a Alvalade. O Sporting pretende, assim, garantir que qualquer negociação futura seja feita a partir de uma posição de força, protegendo os interesses do Clube.
O Como, Aston Villa, Everton e Fulham e, já na mais recente janela de inverno, também o Lyon procuraram informações sobre as condições pelo canhoto. Ainda assim, a estrutura leonina recusou abrir negociações por considerar o futebolista uma peça essencial até ao final da época.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 27 partidas. Nos 1.620 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com seis golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.
Geny sofreu falta muito dura no Porto - Sporting:
Numa partida disputada no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, o emblema verde e branco chegou a estar a perder por 2-1, mas operou reviravolta
15 Fev 2026 | 12:55 |
A equipa B do Sporting venceu o Portimonense por 4-3, este domingo, dia 15 de fevereiro, em partida a contar para a 22.ª jornada da Liga 2 Meu Super. Os leões somaram a terceira vitória consecutiva diante da turma de Tiago Fernandes, ex técnico do Clube de Alvalade.
Numa partida disputada no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, o emblema verde e branco chegou à vantagem aos 9 minutos. Mauro Couto teve um cruzamento perfeito para a pequena área, onde apareceu Bruno Ramos a marcar de cabeça. A turma algarvia viria a operar a reviravolta no marcador ainda antes do intervalo. Aos 35', Welat Cagro empatou e, aos 40', Mateus Sarará fez o 2-1.
Na segunda parte, os leões chegaram à igualdade aos 48'. Primeiro Gabriel Silva acertou na barra, depois de uma grande jogada. Na insistência, Salvador Blopa é servido à entrada da área e, com uma bomba, fez um grande golo. Aos 65', foi assinalada grande penalidade ao Portimonense, mas Diego Callai não tremeu frente a Xavier e defendeu o castigo máximo. Aos 71', Paulo Cardoso tentou um cruzamento para Gabriel Silva. O avançado falhou o desvio e a bola acaba mesmo por entrar. Aos 81', Samuel Justo fez o 4-2. Aos 90+5', Mesaque Djú fez o 4-3 final.
Com esta vitória – a 12.ª em 22 jogos na presente temporada – os comandados de João Gião estão no terceiro lugar da tabela classificativa, com 38 pontos. Em primeiro está o Marítimo, com 44 pontos. A próxima partida está marcada para sábado, 21 de fevereiro, frente aos madeirenses, pelas 14h00, no Funchal.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Diego Callai (Guarda-redes), David Moreira (C), João Muniz, Bruno Ramos, Rodrigo Dias, Mateo Tanlongo, Samuel Justo, Rayan Lucas, Mauro Couto, Paulo Cardoso e Gabriel Silva. Rafael Nel foi ausência e está convocado para a equipa A.
Receita reverte para a APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental - da cidade da Maia
15 Fev 2026 | 11:31 |
Rui Silva decidiu leiloar as luvas e a camisola que usou no Sporting - PSG, colocando os equipamentos na plataforma ‘Match Worn Shirt’ e destinando toda a receita a uma causa social. O leilão teve como objetivo apoiar a APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Maia), cidade onde o jogador nasceu e cresceu.
No total, a venda dos itens usados contra o campeão francês rendeu 842 euros, que serão entregues à instituição de solidariedade. As luvas, personalizadas com os nomes dos filhos de Rui Silva, Tomás e Manuel, foram adquiridas por 422 euros, enquanto a camisola alcançou 420 euros no leilão.
O jogo frente aos franceses, a 20 de janeiro, ficou marcado na memória dos adeptos leoninos. Os leões protagonizaram uma das maiores noites europeias da sua história ao bater o campeão em título por 2‑1, com dois golos de Luis Suárez. O tento do PSG foi apontado por Khvicha Kvaratskhelia.
A entrega da receita representa um contributo concreto do jogador - que esteve no centro das atenções frente ao Porto - para apoiar a inclusão de cidadãos com deficiência intelectual e respetivas famílias, ligando um momento desportivo marcante a uma ação de responsabilidade social.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma 28 partidas e é um titular indiscutível. O internacional português de 32 anos de idade disputou um total de 2.520 minutos, nos quais encaixou 24 golos.
Veja a publicação: