![Jaime Marta Soares arrasa gestão de Varandas no Sporting: "Já devia ter..."](/storage/media-items/images/2024/05/Jaime-Marta-Soares-Frederico-Varandas-Sporting.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Poucas semanas depois de ter sido apontado à porta de saída de Alvalade, Iván Fresneda, jogador do Sporting que atua como lateral-direito, parece ter conseguido 'renascer' com a chegada de Rui Borges ao Clube. Agora, e depois do desaire europeu, decidiu deixar uma importante mensagem aos adeptos.
"Continuar a trabalhar", escreveu o jogador espanhol numa story publicada na sua conta de Instagram, a par de um emoji de um coração verde. A imagem escolhida foi captada ainda antes do encontro do Sporting com o Borussia Dortmund, em casa, perdido por 3-0 pelos leões.
Com as boas prestações recentes, Iván Fresneda tem-se candidatado a uma vaga na convocatória da seleção sub-21 espanhola. Os dois golos em dois jogos consecutivos (diante de Farense e Porto) e a titularidade nos últimos embates do Sporting têm colocado o jovem jogador 'na montra', sendo que a imprensa do país vizinho também já começa a inseri-lo na lista de opções do treinador Santi Denia.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fresneda já leva 18 encontros disputados: nove na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga, dois na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira.
O lateral está avaliado em 7 milhões de euros e tem contrato válido até junho de 2028. Chegou a falar-se de um empréstimo aos italianos do Como e, também, aos espanhóis do Valencia, neste último mercado de inverno, mas Rui Borges acabou por dar-lhe uma oportunidade, com esta a ser aproveitada da melhor forma, com exibições consistentes.
Futebolistas estão na lista de compras do Presidente do Clube de Alvalade e negócios dos atletas pode estar prestes a conhecer fumo verde
|
O Sporting continua de olhos postos no mercado de transferências. Nesse sentido, o Presidente Leonino, Frederico Varandas, já garantiu dois reforços para Rui Borges para atacar a temporada 25/26: Giorgi Kochorashvili e Alisson, sendo que, agora, surgem novidades sobre os dossiês dos futebolistas que estão no radar do conjunto verde e branco.
Giorgi Kochorashvili está muito perto de se tornar jogador do Sporting. O internacional georgiano de 25 anos é pretendido para reforçar o meio-campo de Rui Borges e, nesse sentido, Hugo Viana, ainda antes da mudança para o Manchester City, já terá definido uma estratégia para que a SAD dos verdes e brancos consigam assegurar o centrocampista do Levante.
Na mesma posição, e de acordo com a informação partilhada pelo jornal Record, está o interesse em Alisson. O desejo da direção passava por assegurar o jovem, de 22 anos, já em janeiro, mas foi Biel, ex-Bahia, quem acabou por ser a escolha para reforçar o ataque de Rui Borges. Nesse sentido, o Sporting terá esperado para analisar o desenvolvimento do extremo canarinho.
O interesse do Sporting em Giorgi Kochorashvili, vale recordar, pode estar relacionado com uma eventual saída de Hidemasa Morita. Conforme revelado no Exclusivo Leonino os responsáveis verdes e brancos estão preocupados com a situação do internacional nipónico, nomeadamente com a possibilidade de uma saída a custo zero. Esta temporada, com a camisola do Levante, o centrocampista – avaliado em 4 milhões de euros – leva 20 encontros disputados, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 1.573 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou cinco golos e fez três assistências
Já no caso de Alisson a chegada a Alvalade terá ficado, na altura, em stand by, devido aos desenvolvimentos na contratação de Biel ao Bahia. Porém, e segundo avançou o Flashscore, os leões vão adquirir uma parte ainda maior do passe do jogador brasileiro, ultrapassando a concorrência do Leiria, por valores a rondar os dois milhões e meio de euros, de modo a garantir o extremo canarinho.
Antigo treinador da equipa principal dos leões e atual timoneiro da formação secundária continua sem descanso e sob alçada disciplinar
|
A SAD liderada por Frederico Varandas viu confirmado o castigo do TAD com uma multa no valor de 12.750 euros na sequência da queixa apresentada pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANFT), devido à falta de habilitações de João Pereira aquando a sua passagem, embora fugaz, pela equipa principal do Sporting.
A Direção leonina refutou a sanção e anunciou que irá recorrer da decisão que, recorde-se, é uma repetição do que já havia acontecido em relação a Ruben Amorim, que assumiu o comando dos verdes e brancos na segunda metade da época 2019/2020, vindo do Sporting de Braga, dado que também ele não reunia todos os requisitos para assumir a função.
João Pereira, recorde-se, foi promovido por Frederico Varandas da equipa B para a equipa principal após a saída de Ruben Amorim para o Manchester United, a 11 de novembro, mas foi depois afastado do cargo pelo Presidente leonino, no passado mês de dezembro, sendo substituído por Rui Borges, técnico que foi contratado ao Vitória de Guimarães.
João Pereira deixou o Clube ao cabo de somente oito jogos (quatro derrotas, um empate e apenas três vitórias), não resistindo aos maus resultados obtidos. Mais tarde, o Sporting anunciaria que o treinador regressaria para assumir as funções na equipa B, função que desempenha atualmente. A equipa B dos verdes e brancos está atualmente a disputar a fase de apuramento de campeão da Liga 3, algo que nunca aconteceu, e João Pereira procura agora fazer regressar a turma secundária dos leões à segunda liga.
Quanto à equipa principal do Sporting, agora sob o comando de Rui Borges, leva cinco vitórias, duas derrotas e quatro empates em 11 jogos. O campeão nacional em título segue na primeira posição da Primeira Liga, com 51 pontos, mais quatro do que o Benfica, segundo classificado.
Estudo levantado mostra a comparação entre a turma de Rui Borges com os principais rivais diretos na Liga Portugal Betclic
|
As, recorrentes, lesões no Sporting têm sido uma grande dor de cabeça para Rui Borges no decorrer da temporada. Nesse sentido, surgem agora mais informações que comprovam a sobrecarga de jogos nos atletas leoninos, o que pode justificar os vários problemas que os verdes e brancos sofreram no decorrer desta temporada, de acordo com o diário Record.
No Sporting há 12 atletas que foram obrigados a parar e, em algumas situações, há mesmo repetentes em 2023/24, casos de Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Morita, Nuno Santos ou Pote. No caso dos dois últimos são os que geram mais dores de cabeça para Rui Borges. O ala deve falhar o que resta da temporada, enquanto o criativo teve uma recaída de uma lesão muscular e vai prolongar a ausência no conjunto do timoneiro luso.
Em relação aos principais rivais, Benfica e FC Porto apresentam o mesmo número de baixas na época e o cenário na Luz só ficou mais clínico na última jornada, com as graves lesões sofridas por Alexander Bah e Manu Silva, lateral e médio, respetivamente, que enfrentam uma longa paragem após o duelo com o Moreirense. Nesse sentido, há 76 jogos falhados por futebolistas dos encarnados, enquanto no Dragão esse registo está hoje ‘travado’ nos 71 duelos.
O Sporting, recorde-se, é, de longe, comparando com os rivais em Portugal, a equipa que tem jogadores com uma sobrecarga maior em 2024/25. São sete os jogadores da turma de Rui Borges que somam acima dos 2500 minutos esta temporada, sendo que no caso de Morten Hjulmand, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres a situação é bem mais dramática. O trio de atletas já está bem acima dos 3.000 minutos quando ainda estamos no início da segunda volta da Liga Portugal Betclic, motivo que pode preocupar o treinador leonino.
Além disso, há ainda os casos de Quenda (2.783), Maxi Araújo (2.310) e Geny Catamo (2.676) no Sporting que também já contam com sobrecarga nas pernas na presente época e podem vir a acumular mais tempo de jogo na turma de Rui Borges, face à ausência de alguns companheiros de equipa.