
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Um dos grandes destaques da época do Sporting foi Zeno Debast, que se estreou com a Listada verde e branca. O internacional belga fez uma temporada de alto nível, que promete eternizar com uma tatuagem do golo na Liga dos Campeões, diante do Lille, ou de um dos títulos conquistados.
Zeno Debast: "Vou fazer uma tatuagem da época do Sporting"
"Com certeza que sim. Já tenho algumas ideias em mente [risos]. Talvez algo relacionado com o meu golo na Liga dos Campeões contra o Lille, a data, ou algo assim. Além disso, talvez algumas palavras em português ou um troféu. Mas só será depois do verão. Ainda preciso pensar um pouco", disse, ao HLN.
O golo diante dos franceses foi o primeiro de toda a carreira profissional de Zeno Debast, que se mostrou muito emocionado após marcar. Em Alvalade, o belga viria a fazer o gosto ao pé por mais uma ocasião - na Taça de Portugal, frente ao Gil Vicente.
No mesmo momento, o 'camisola 6' do Sporting revelou que ainda mantém contacto com Ruben Amorim e que o antigo treinador dos verdes e brancos deixou uma mensagem especial, após os leões terem conseguido conquistar o Bicampeonato Nacional.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 30 milhões de euros – fez 48 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.306 minutos que disputou, o internacional belga fez dois golos e quatro assistências.
Treinador dos verdes e brancos deu luz verde à contratação de futebolista e responsáveis do Clube de Alvalade já trabalham no mercado
|
Rui Borges aprovou a contratação de um extremo-esquerdo destro. O objetivo dos responsáveis do Sporting passa por encontrar um substituto para Pedro Gonçalves, dando ao técnico leonino alternativas para uma rotação eficaz de plantel.
Biel chegou no mercado de janeiro para ser o substituto de Pote, mas a adaptação revelou-se um grande problema para o brasileiro, que está de saída após não ter convencido Rui Borges. Desta forma, abre-se espaço à chegada de outro jogador com características semelhantes.
O Sporting quer um avançado para o corredor esquerdo, mas que jogue de pé direito de modo a pisar terrenos interiores e aparecer em situações de finalização, atrás do ponta de lança. É também importante que o escolhido seja capaz de ligar jogo e tenha compromisso defensivo.
Durante a ausência de Pote, vários foram os nomes que passaram pela posição. Maxi Araújo, Geny Catamo, Geovany Quenda e Conrad Harder foram usados a extremo-esquerdo, com a particularidade de serem todos canhotos, oferecendo características diferentes das do 'camisola 8' do Sporting.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – foi utilizado em 20 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.222 minutos disputados, o internacional português marcou seis golos e fez seis assistências.
Confira alguns dos melhores momentos de Pedro Gonçalves no Sporting:
Futebolista dos verdes e brancos tem dado que falar este mercado de transferências de verão, mas nega existência de acordo para abandonar Alvalade
|
Viktor Gyokeres garante que as notícias sobre a sua saída são "clickbait". O avançado do Sporting é capa da nova edição da Vogue Escandinávia, fruto do sucesso Mundial que se tornou nas últimas duas temporadas, e afasta qualquer acordo no verão.
Viktor Gyokeres: "Notícias sobre saída? São clickbait"
"Isso são só clickbaits. As notícias desportivas são uma constante, tipo 24/7, por isso eles têm de encontrar coisas para falar", disse o avançado do Sporting, não revelando se irá mesmo deixar Alvalade e rumar a outras paragens durante este mercado de transferências.
Questionado sobre o melhor momento da carreira, o sueco apontou duas experiências vividas com a Listada verde e branca: "Levantar o troféu de campeão com o Sporting 2023/24). E o primeiro hat-trick na Liga dos Campeões (Manchester City)".
Viktor Gyokeres: "Não tinha plano alternativo ao futebol"
"No início não gostava de futebol porque estava numa equipa com pessoas que não conhecia. Era novo e não estava confortável com isso", revelou Gyokeres, garantindo ser "mais difícil o aspeto social do que o futebol em si". "Claro que quando és novo - 10,11,12 [anos] - falas com os teus amigos sobre jogar por este clube ou aquele clube e sonhas em estar nas melhores equipas do Mundo. Mas isso era tudo conversa. Claro que o queres conseguir, mas naquela idade não pensas realmente nas coisas. É mais um sonho. Não tinha outro plano alternativo [ao futebol]. Mas chegar aqui e ver onde começámos [juntamente com o pai, Stefan] é de loucos".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Além de elogios ao seu colega de plantel, jogador belga abordou chegada de Rui Borges e mudanças na sua posição em campo
|
Zeno Debast concedeu uma longa entrevista ao jornal belga Het Laatste Nieuws, na qual partilhou todos os pormenores da última temporada do Sporting. Além de explicar o que sentiu com a saída de Ruben Amorim, o 'camisola 6' dos leões elogiou Viktor Gyokeres e esclareceu as conversas com Rui Borges para mudar de posição.
Zeno Debast: "Gyokeres? É um monstro, um jogador incansável. O Viktor é o jogador mais completo que já vi"
Questionado sobre como é treinar com Viktor Gyokeres no Sporting, Zeno Debast nem pensou duas vezes: "É um monstro, um trabalhador incansável. O Viktor é o jogador mais completo que já vi. Nunca se satisfaz. É preciso ter dormido bem e tomado um bom pequeno almoço antes do treino. Caso contrário, não vai correr bem. Treinar contra jogadores assim torna-nos melhores”.
A temporada do belga foi marcada pela sua polivalência em campo, podendo atuar como defesa-central ou médio, algo que acabou por surgir de forma natura, apesar da adaptação ter sido complicada: "Jogava como lateral direito, lateral esquerdo, defesa-central, médio ofensivo. Com a bola isso não era tão difícil, mas quando perdíamos a posse, às vezes era complicado”.
“Tinha dificuldade principalmente com o meu posicionamento, pensava 'devo continuar ou deixar a bola passar?'. De repente, também tinha de pressionar com o avançado e ficava com as costas viradas para a baliza”, acrescentou Zeno Debast sobre o processo de habituação a novas funções.
Zeno Debast: "Rui Borges? Também me vê como um médio e quis dar-me uma oportunidade"
Ainda assim, Debast revelou que a ideia partiu do treinador Rui Borges: "Falei com ele. Também me vê como um médio e quis dar uma oportunidade a isso. A escolha acabou por dar certo e continuei nessa posição. Cresci e fui criado como defesa-central, esses automatismos estão dentro de mim, às vezes ainda treino nessa posição, isso foi discutido internamente. Não quero perder as subtilezas e a sensação de defender”.