
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O embate entre Barcelona e Internazionale, a contar para a primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões, terminou empatado a três golos, o que deixa tudo em aberto para a segunda volta. Mas, apesar do espetáculo ofensivo, nem todos saíram satisfeitos com o desfecho e Raphinha foi uma das vozes críticas.
O extremo ex-Sporting, que contribuiu com uma assistência para golo, não escondeu o desconforto com os tentos sofridos no Estádio Olímpico de Montjuïc. Em declarações ao Mundo Deportivo, Raphinha comentou as falhas defensivas da sua equipa.
"Sofrer muitos golos em casa é inaceitável, mas temos que dar crédito ao Inter, que é muito forte nos cantos", afirmou o extremo brasileiro, avaliado atualmente em 80 milhões de euros, reconhecendo o mérito da equipa adversária, cuja eficácia nas bolas paradas foi evidente.
Num jogo em que o Barcelona procurava capitalizar o fator casa para levar vantagem para Itália, a equipa de Hansi Flicl optou por uma postura ofensiva. Raphinha reconheceu que essa abordagem pode ter tido um custo: "Talvez tenhamos arriscado demais, mas em casa tínhamos de fazer isso, era a nossa obrigação vencer".
Com este empate, o Barcelona viaja até Milão com a obrigação de marcar numa casa tradicionalmente difícil. O jogo da segunda mão está agendado para a próxima terça-feira, dia 6 de maio, no estádio Giuseppe Meazza. Na outra meia-final, recorde-se, o PSG venceu o Arsenal, por 1-0, fora de casa.
Equipa verde e branca entrou em campo esta quinta-feira, dia 1 de maio, conseguindo três pontos fundamentais para se manter no topo do campeonato
|
A equipa de iniciados do Sporting recebeu e venceu o Alverca, por 1-0, esta quinta-feira, dia 1 de maio, em jogo válido para a 12.ª jornada do apuramento de campeão do Campeonato Nacional. O único golo do encontro foi apontado por Leonardo Damião, ao minuto 31.
Para este duelo, o conjunto orientado por António Cruz - que ainda no último domingo bateu o Belenenses, por 2-0 - alinhou com Afonso Guerra, Martim Baptista, Reisson Batista, Samuel Tavares, Eliabe Alves, António Santos, Leonardo Damião, Victor Bastianele, Martim Ribeiro, Diego Farinha e Yanick Filipe. Guilherme Pinto, Gonçalo Gaspar, Diogo Djabi, Rodrigo Relvas, Daniel Évora e Melvin Rosário foram os suplentes escolhidos.
O tento verde e branco que valeu os três pontos surgiu de um passe errado efetuado pela defesa do Alverca. Leonardo Damião, atento, recuperou a bola e, numa jogada individual, aproximou-se da baliza adversária antes de atirar com força com o pé esquerdo. Francisco Pereira, guardião da equipa visitante, nada podia fazer.
O Sporting ainda podia ter aumentado a vantagem ao longo do encontro, na sequência de várias oportunidades de perigo, mas a bola teimou em não entrar e o encontro terminou, por isso, com vantagem mínima para os leões. Com este resultado, a equipa verde e branca mantém-se 'colada' à congénere do Benfica, que também esta quinta-feira alcançou uma vitória, diante do Porto, por 1-5, fora de casa. Leões e águias têm agora 27 pontos.
Depois deste triunfo, os iniciados do Sporting têm encontro marcado com o Benfica na próxima segunda-feira, dia 5 de maio. A partida da ronda 13 da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional está agendado para as 20h00, no Seixal.
Treinador português volta a ser falado para um dos cargos mais desejados do futebol mundial e não está sozinho nesta decisão
|
Abel Ferreira voltou a ver o seu nome associado ao comando técnico da seleção brasileira, na sequência do aparente fracasso nas negociações entre a Confederação Brasileira de Futebol e Carlo Ancelotti. O técnico português, contudo, mantém a serenidade e reforça o compromisso com o Palmeiras, clube que orienta há quase cinco anos.
“Há um lema na bandeira do Brasil de que gosto muito: ‘Ordem e Progresso’. Vou fazer cinco anos no Brasil, e é algo com que me identifico muito, no Palmeiras. É o que fazemos, aqui”, disse Abel, na conferência de imprensa após a vitória por 0-1 sobre o Ceará. Questionado sobre o interesse da seleção canarinha, acrescentou: “É uma honra ter o nome associado a uma das melhores seleções do mundo, mas acho que também é claro para todos que tenho contrato com o clube. O meu foco é total e absoluto com os meus jogadores e com o Palmeiras, não posso dizer muito mais do que isso.”
A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, também não deixou passar em branco o “assédio” ao treinador e fez questão de deixar um aviso direto à Confederação Brasileira de Futebol. "O Abel é técnico do Palmeiras, tem contrato connosco até ao fim do ano e todos sabem do meu desejo de renovar com ele até ao fim do meu mandato, em 2027", afirmou, garantindo que a prioridade é manter a estabilidade na equipa técnica.
"Estamos num momento muito importante da temporada, com o Mundial de Clubes a aproximar-se, e a equipa técnica está totalmente focada no Palmeiras", sublinhou Leila, em declarações ao Globoesporte, garantindo que Abel tem compromisso com o clube brasileiro, tendo a primeira edição do novo Mundial de Clubes à porta. A líder do clube deixou ainda um recado direto: "Nenhuma pessoa da CBF procurou o Palmeiras para falar sobre o Abel. Aliás, eu tenho a certeza de que, se a CBF tiver interesse de fazer, futuramente, um convite ao Abel, o presidente Ednaldo vai telefonar-me".
Abel Ferreira, recorde-se, teve uma passagem de seis temporadas pelo Sporting, enquanto jogador, onde somou 182 jogos, seis golos e doze assistências com a camisola do leão. Durante a sua carreira, também representou clubes como Penafiel, Vitória de Guimarães e Braga. No Sporting, conquistou duas Supertaças e duas Taças de Portugal. A sua carreira de treinador começou também no clube leonino, nos escalões de formação. Após um ano a comandar a equipa B, Abel foi contratado para treinar a equipa secundária do Braga, onde esteve durante três temporadas. Após esse período, assumiu a equipa principal bracarense, começando a afirmar-se enquanto treinador. Passou pelo clube grego PAOK e está desde 2020 no Brasil, ao serviço do Palmeiras.
Central às ordens de Rui Borges está a ser observado de perto por emblema da Premier League que tempo, no entanto, algumas alternativas
|
Ousmane Diomande é uma das opções prioritárias que o Newcastle está a considerar para reforçar o setor defensivo na próxima temporada. A revelação foi feita pelo portal britânico GiveMeSport, que destaca o jogador do Sporting como um dos três alvos identificados pelos magpies para o mercado de verão de 2025, atenção que preocupa, naturalmente, o Sporting.
A estrutura diretiva do Newcastle continua determinada em contratar um central de topo para 2025/26, sendo que Van Hecke poderá surgir como uma solução mais acessível, em contraste com Diomande, cuja cláusula de rescisão está fixada nos 80 milhões de euros. O jogador está vinculado ao Sporting até junho de 2027 e a SAD leonina não demonstra intenção de facilitar uma saída abaixo dos valores estipulados.
Além de Diomande, o clube inglês está de olho em Jan Paul van Hecke, do Brighton, e Malick Thiaw, do AC Milan. Tratam-se de alternativas avaliadas pelo treinador Eddie Howe depois do clube ter falhado, no verão passado, a contratação de Marc Guéhi, do Crystal Palace.
Contratado pelo Sporting em janeiro de 2023 por 7,5 milhões de euros ao Midtjylland, Diomande deu nas vistas quando esteve cedido ao Mafra, na primeira metade da época 2022/23. Foi aí que o departamento de scouting dos leões identificou o seu potencial e o levou para Alvalade, onde rapidamente se impôs como titular. O central verde e branco até foi destacado, recentemente, por Kikas, que considerou que este foi o defesa mais difícil que já enfrentou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – leva 44 partidas: 29 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.592 minutos em que esteve em campo, o defesa-central apontou dois golos (Farense e AVS).