
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A 28.ª jornada do campeonato português traz, na noite de segunda feira, dia 7 de abril, um jogo especial a Alvalade. Pelas 20h45, o Sporting recebe o Braga num duelo com sabor a reencontro e ambição. Mais do que os três pontos em disputa, o jogo será marcado por emoções fortes, tanto dentro como fora das quatro linhas. Jogadores que conhecem bem as duas casas vão estar em destaque, e Alvalade já se prepara para uma noite de tudo ou nada.
Do lado leonino, os olhos estarão em Esgaio e Trincão, dois nomes que carregam no corpo a história de ambos os clubes. Quem também teria muito a dizer neste reencontro é Pedro Gonçalves, mas ficará de fora da partida. Ainda assim, o plantel orientado por Rui Borges apresenta-se forte e motivado: Gyokeres e Zeno Debast continuam a ser pilares fundamentais, e Gonçalo Inácio chega com estatuto elevado, após uma sequência de exibições de alto nível. O último jogo frente ao Estrela da Amadora, com uma vitória por 3-0, reforça a confiança dos leões, que neste momento se encontram com 65 pontos, com 20 vitórias, 5 empates e 2 derrotas para a Primeira Liga.
Já o Braga, que ocupa a 4.ª posição, não vem a Lisboa para passeio. Com 17 vitórias, 5 empates e 5 derrotas, os bracarenses mostram consistência, sobretudo fora de casa. Paulo Oliveira e João Moutinho regressam a Alvalade, onde viveram momentos marcantes das suas carreiras. Ricardo Horta, com nove golos no campeonato, será uma das principais ameaças para a defesa leonina, que terá de manter a concentração do primeiro ao último minuto.
Os números recentes jogam a favor do Sporting: nas últimas cinco partidas entre os dois clubes, os verdes e brancos venceram três, perderam uma e empataram outra. E o último confronto, em novembro, ainda está bem presente na memória dos adeptos: um 4-2 cheio de emoção e golos, que mostrou o poder ofensivo dos leões em jogos grandes. Hoje, em casa e perante os seus adeptos, o Sporting quer repetir o feito — e deixar claro que o caminho até ao título passa mesmo por Alvalade.
Tudo aponta para um jogo imperdível, com reencontros marcantes, talentos em destaque e ambições bem definidas. O Sporting entra em campo com o objetivo de vencer novamente o adversário na reta final para o campeonato português.
Confira o golo marcado por Pedro Gonçalves, na Supertaça frente ao Braga:
Depois de uma temporada de conquista da dobradinha, jogadores do Sporting são dos melhores avaliados no mercado do velho continente
|
O Sporting foi o plantel com a terceira maior valorização da Europa. A formação orientada por Rui Borges - que irá começar a próxima temporada mais cedo - completa o pódio, ficando apenas atrás dos franceses do PSG e dos espanhóis do Barcelona.
De acordo com os números apresentados pelo portal Transfermarkt, o conjunto dos jogadores do Clube de Alvalade vale um total de 511 milhões de euros, mais 118M do que no início da temporada passada. Um fator que contribui para esta lista foi o crescimento exponencial de muitos dos atletas leoninos.
O Sporting coloca seis dos seus jogadores no top 10 dos atletas mais valiosos da Liga Portugal, sendo eles Viktor Gyokeres em primeiro (75M), Morten Hjulmand em terceiro (50M), Geovany Quenda (45M), Ousmane Diomande (45M), Gonçalo Inácio (45M) e Francisco Trincão (30M).
À frente do plantel de Rui Borges estão apenas as formações do PSG, que registou uma valorização de 176 milhões de euros, e do Barcelona, que apontou o maior aumento do valor de mercado do seu plantel, com 190M. O nome que mais contribuiu para esta subida do plantel blaugrana foi Lamine Yamal, que ronda já na casa dos 200M.
Vale a pena mencionar que apenas três equipas fora das cinco maiores ligas do futebol do velho continente entraram nesta lista. Para além do Sporting (3º), constam os turcos do Galatasaray (8º) e os belgas do Genk (10º), um dado que valoriza ainda mais o feito dos leões.
Clube de Alvalade está atento às oportunidades de negócio na janela de transferências, mas enfrenta forte concorrência pela contratação de jogador
|
O Sporting tem forte concorrência pela contratação de Luis Suárez. O avançado do Almería está no topo da lista de reforços para o ataque do Clube de Alvalade, para colmatar a eventual saída de Viktor Gyokeres. Ainda assim, as negociações não se preveem fáceis para os leões, que também já estão a par das condições para a concretização do negócio.
De acordo com a informação avançada pelo jornal A Bola, clubes de Inglaterra, Itália e Arábia Saudita também estão interessados na contratação de Luis Suárez. O Almería exige 25 milhões de euros para aceitar a venda do atacante internacional colombiano. O jogador tem contrato com o emblema espanhol válido até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 40 ME.
Vale sublinhar que Luis Suárez é visto pelos responsáveis do Sporting como o substituto ideal de Gyokeres – que está na lista de contratações do Liverpool – e o Clube de Alvalade já terá mesmo realizado os primeiros contactos, tendo em vista a transferência. Ainda assim, os leões apenas pretendem apresentar uma proposta formal ao Almería, depois de confirmada a saída do goleador internacional sueco.
De resto, Luis Suárez reúne as características pretendidas pelo Sporting para o reforço do ataque. É um avançado experiente – tem 27 anos – e com capacidade goleadora assinalável. Além disso, os responsáveis do Clube de Alvalade acreditam que o internacional colombiano ajudará a potenciar a evolução de Conrad Harder, jovem atacante dinamarquês em quem os leões depositam grandes esperanças, na próxima temporada.
Em 2024/25, Luis Suárez – avaliado em 8 milhões de euros – somou 43 jogos, 31 golos e oito assistências, ao serviço do Almería. Os 27 remates certeiros assinados na segunda liga espanhola tornaram-no no melhor marcador da competição. No futebol europeu, o avançado já representou também Granada, Watford, Valladolid, Nástic, Real Zaragoza e Marselha.
Internacional pela Seleção Nacional fez o balanço da época 2024/25 e lança desafio ao Clube de Alvalade e aos seus Sócios
|
Ana Capeta fez o balanço da temporada do Sporting. A avançado - que várias vezes dá a cara pelos leões - encontra-se em estágio de preparação da Seleção Nacional para o Euro feminino mas, ainda assim teve tempo para responder a algumas questões sobre o seu Clube e lançar um desafio aos Sportinguistas.
Ana Capeta: "Só quem está presente é que sabe tudo o que passamos, mas isto é o Sporting
Em declarações ao jornal A Bola, a jogadora de 27 anos fez análise da época leonina de 2024/24, que acredita ser de altos e baixos: “Em termos coletivos, todos sabemos que não foi uma época 100% feliz, começámos bem, ganhámos a supertaça, não conseguimos ganhar mais nenhum título. Foi uma época difícil e só quem está presente é que sabe tudo o que passamos, mas isto é o Sporting”.
“As jogadoras têm a sua vida profissional e cada uma certamente saberá o que fazer e bem entender dela. Se acharam que o melhor seria sair do Sporting, elas certamente saberão que será o melhor para elas”, respondeu sobre uma possível remodelação do plantel feminino, depois das saídas de nomes como Ana Borges, Hannah Seabert, Fátima Pinto ou Andrea Norheim.
Ana Capeta: "Jogos em Alvalade? Não é só o clube dar um passo à frente, os adeptos também têm de o fazer"
Questionada sobre a possibilidade do Sporting passar a receber os jogos da sua equipa feminina no seu estádio principal, à semelhança do Arsenal, Ana Capeta respondeu: “As coisas estão a crescer em Portugal, sabemos que também é um investimento muito grande e para isso acontecer não é só o clube dar um passo à frente, os adeptos também têm de o fazer, porque não pode ser só os clubes estarem a investir e os adeptos não cumprirem e não ajudarem”.
“Quanto maior for a afluência nos jogos, mais direitos vamos ter em relação a isso, e falo em relação ao Sporting como falo em relação a qualquer clube. Em relação a mim tenho sentido um feedback sempre positivo, sei que os adeptos gostam de mim, isso para mim é uma felicidade”, respondeu.