Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A relação do Sporting com as claques do Clube de Alvalade, nomeadamente com a Juve Leo, vai de mal a pior. Ao que apurou, em exclusivo, o nosso Jornal, o último capítulo desta novela aconteceu na mítica gala dos Rugidos de Leão, com os verdes e brancos a quererem meter a claque na ‘porta dos fundos’.
“Havia uma mesa reservada para um conjunto de Sportinguistas que pertencem à Juve Leo, que era suposto ficar sensivelmente no meio da sala. Acontece que a mesma foi, sem qualquer explicação mudada de sítio”, começou por dizer uma fonte ao Leonino. Apesar da ‘troca’, os elementos da claque acabaram por se sentar, por iniciativa própria, nos lugares inicialmente atribuídos.
“Os organizadores do evento disseram que nada sabiam e, sinceramente, até é bem possível que seja verdade. A ordem veio de cima. Até chamadas de Lisboa este incidente justificou, mas nem todos os elementos do Conselho Diretivo concordam com este tipo de comportamentos”, referiu uma outra fonte conhecedora do processo.
Um outro aspeto que agravou a relação entre o Sporting e as claques foi o silencio do Clube de Alvalade relativamente à adepta dos leões que foi agredida na deslocação da turma de Rúben Amorim ao reduto do Benfica: “Quando é para atacar os nossos, são comunicados atrás de comunicados. Aplica-se o mesmo ao Porto. Para o nosso eterno rival a conversa é outra”, finalizou a mesma fonte.
Desde que assumiu as rédeas do Sporting, este Conselho Diretivo fez do relacionamento com as claques um dos seus principais cavalos de batalha, denunciando aquilo que, no seu entendimento, não são práticas aceitáveis. Resta saber qual o último episódio deste frente a frente.
Extremo vendido por Frederico Varandas aos foxes saltou do banco para ser crucial em novo triunfo da formação comandada por Steve Cooper
|
0Abdul Fatawu voltou a ser decisivo na Premier League. O extremo assistiu no triunfo do Leicester, por 3-2, sobre o Southampton de Mateus Fernandes. A equipa do médio formado no Sporting não tem tido sorte e ocupa o último lugar do campeonato, sem conhecer o sabor da vitória.
Os saints adiantaram-se no marcador, por Cameron Archer, logo aos 8 minutos. Joe Aribo, aos 28', fez o 2-0 com que as equipas foram para intervalo. No segundo tempo, a história foi diferente. Fatawu entrou aos 59' e começou a construir a reviravolta.
Apenas cinco minutos depois de ter sido lançado, o ganês assistiu Facundo Buonanotte (64'). Ryan Fraser foi expulso aos 73' e Jamie Vardy, de penálti, igualou o encontro. A vitória viria a sorrir à equipa visitante, com Jordan Ayew a marcar aos 90+9'.
Vale lembrar que, no mercado de verão, o Leicester acionou a cláusula de compra e contratou Fatawu ao Sporting. O ganês assinou por cinco épocas e valeu aos cofres dos leões qualquer coisa como 9,1 milhões de euros, depois de entregarem 50 por cento da mais-valia (€7,9 milhões) ao Steadfast, num negócio que, no total, custou 17 milhões de euros ao emblema britânico.
Abdul Fatawu realizou 26 jogos entre a equipa principal do Sporting, o conjunto secundário e os juniores dos leões. Ao todo, o extremo marcou cinco golos e fez uma assistência, mas nunca foi, de facto, aposta de Rúben Amorim, sendo cedido ao Leicester. Por Inglaterra, o antigo 'camisola 18' dos verdes e brancos - avaliado em 13 milhões de euros - deu espetáculo e convenceu os adeptos dos foxes.
Confira a assistência de Fatawu:
Goleador-mor dos verdes e brancos tem sido o principal destaque do Clube de Alvalade desde que assinou por uma quantia recorde de 20 milhões de euros
|
0Viktor Gyokeres é um dos avançados em melhor forma do Mundo. O craque do Sporting tem sido um pesadelo para os adversários, mas, no início da carreira, a situação não era idêntica. David Eklund recrutou o jogador para o Brommapojkarna e recorda como descobriu o ponta de lança.
"Quando o apresentei ao BP, o academy manager não o queria contratar, dizia que ele não era bom tecnicamente. Mas era fisicamente muito forte, sim, e, em segundo, conseguia marcar golos de todo o lado. Era tão bom nisso que eu achei que o resto não importava", disse, ao Expresso.
David Eklund recorda que Gyokeres "era um bocadinho lento e gordinho" e, desde que começou a brilhar no Sporting, nunca mais viu qualquer jogo do avançado sueco. Questionado sobre os motivos, o scout foi bastante direto: "Porquê? Agora já não o posso comprar".
Viktor Gyokeres - avaliado em 70 milhões de euros – foi utilizado em 11 encontros (1.005 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 12 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Futebolista formado na Academia Cristiano Ronaldo foi lançado por Rúben Amorim e tem dado resposta à altura, que atrai vários tubarões
|
0Geovany Quenda é a grande revelação do Sporting esta temporada. Lançado por Rúben Amorim, o jovem de 17 anos tem dado uma resposta à altura, o que vai gerando interesse de vários tubarões europeus. O Manchester United parece ter-se chegado à frente pelo ala.
A informação é avançada pelo jornal A Bola, garantindo que o emblema de Old Trafford chegou, inclusive, a fazer uma sondagem junto dos responsáveis verdes e brancos, tal como outros clubes da Premier League e também o Leipzig, da Bundesliga.
Para já, a resposta de Frederico Varandas é perentória: saída de Quenda só pela cláusula de rescisão, fixada em 100 milhões de euros. O diário desportivo refere ainda que uma mudança no mercado de inverno está descartada e, a existir, será apenas no final da temporada.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 12 partidas na presente temporada, nas quais disputou 854 minutos. O canhoto tem, para já, um golo, tendo feito o gosto ao pé diante do Porto, na Supertaça (derrota dos leões por 4-3) que também marcou a estreia oficial pelos verdes e brancos.