Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirExtra Sporting
|
0Um dos cinco evadidos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Fábio Loureiro, foi detido depois de um mês em fuga. De recordar que o plano de fuga, realizado pelo grupo, durou apenas seis minutos e o sucedido foi detetado uma hora depois.
O grupo de fugitivos incluía dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, além de Shergili Farjiani, da Geórgia, Rodolf José Lohrmann, da Argentina, e Mark Cameron Roscaleer, do Reino Unido, com idades compreendidas entre os 33 e 61 anos.
Este incidente resultou no afastamento do diretor da prisão e na demissão do diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rui Abrunhosa Gonçalves. Para o seu lugar, foi nomeada Isabel Leitão, que já fazia parte da direção-geral sob a tutela do Ministério da Justiça.
Até ao momento, apenas o português, conhecido com “Fábio Cigano”, foi detido. O mesmo estaria em Marrocos e, com ele, foi detido outro português que o terá ajudado na fuga. A apreensão foi realizada este domingo, dia 6 de outubro, graças ao esquema de vigilância de 24 horas por dia montado pela Polícia Judiciária, à sua namorada. "A operação policial internacional (à qual foi dada o nome de Retorno) foi desencadeada em menos de 24 horas e contou com o forte apoio da Cuerpo Nacional de Policia (CNP) espanhol e da Direção Geral de Vigilância Territorial Nacional (DGST) marroquina, com base em informação credível da PJ", disseram os inspetores envolvidos no caso.
Natural do Algarve, cumpria a pena de prisão máxima em Portugal, de 25 anos, pelos crimes de rapto, tráfico de droga, roubos e associação criminosa. Detido, novamente, será agora presente às autoridades judiciárias de Marrocos com vista a ser extraditado para Portugal, para efeitos de cumprimento de pena.