Extra Sporting
Extra Sporting: Mike Tyson dá uma chapada a Jake Paul antes do 'combate do ano' (vídeo)
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirExtra Sporting
|
0O Governo anunciou na manhã de quinta-feira, dia 19 de setembro, que está convocado para a próxima sexta-feira, dia 19 de setembro, luto nacional, segundo confirma o jornal Público, no decorrer na reunião do Conselho de Ministros presidida pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.
Contam-se já sete vítimas mortais e mais de 40 feridos provocados pelos incêndios florestais que têm assolado o norte do país, desde o passado domingo, dia 15 de setembro. Durante a madrugada desta quinta-feira estiveram reunidos mais de 4.100 operacionais, apoiados por 1.300 meios terrestres, para combater os 95 fogos ativos no continente.
De acordo com dados divulgados, já arderam cerca de 139 mil hectares desde o começo de 2024, segundo o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFISS). Na passada terça-feira, dia 17 de setembro, foi decretada pelo Conselho de Ministros extraordinário, presidido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, situação de calamidade em diversos municípios devastados pelos fogos.
A Proteção Civil indicou ainda durante esta quinta-feira, que as próximas 12 horas “ainda vão ser complexas” em relação aos incêndios, mas deixou o aviso para o alerta de chuvas fortes, que poderá provocar deslizamento de terras nas zonas afetas pelos fogos nos últimos dias.
“A situação do ponto de vista meteorológico durante o dia de hoje tende a ter uma melhoria em relação aos incêndios rurais, contudo as próximas 12 horas ainda são complexas. Com esta alteração da meteorologia é expectável que possa haver algum vento intenso. Quem está no terreno, os operacionais e a população, têm de ter atenção às rotações dos ventos e às alterações das frentes do fogo que ainda estão ativas”, rematou o comandante nacional de emergência e proteção civil.