Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Sporting

Extra Sporting: Incêndio em Albergaria a Velha toma proporções desmedidas (vídeo)

Autarquia confirma destruição de diversas casas e o corte do trânsito na autoestrada A25 e no Itinerário Complementar naquela zona

Extra Sporting - população de Albergaria a Velha sofre com incêndio
Extra Sporting - população de Albergaria a Velha sofre com incêndio

  |

Icon Comentário0

Diversas casas estão a arder em Albergaria-a-Velha, no concelho de Aveiro, devido a um incêndio que deflagrou no concelho de Sever do Vouga, segundo foi divulgado pela autarquia. Em declarações à imprensa, António Loureiro, presidente da Câmara, confirmou o desastre: “Neste momento já temos casas a arder. Temos na Cruzinha a arder uma casa e outra na vila das Laranjeiras. São casas de primeira habitação”.


O autarca informou ainda que as autoridades já começaram a realizar a evacuação do bairro Brandão Gomes, e entretanto, o pedido para a evacuação do lugar da Cruzinha foi também já feito. Esta catadupa de incêndios está a fazer com que diversas autoestradas sejam cortadas, como é o caso da A1, A25 e a A29.


A GNR apelou aos condutores para que não dirijam nas zonas próximas aos fogos: “Os condutores devem abster-se de circular nas vias em direção a Aveiro. É a melhor forma de manterem a integridade física e não colocarem em perigo a vida”, declarou o major Vítor Ribeiro, da GNR de Aveiro, à Lusa.


O incêndio que deflagrou no passado domingo, dia 15 de setembro, já fez reunir 168 operacionais, apoiados por 57 viaturas. Com o decorrer da situação, a autarquia cancelou as aulas, e instaurou um ponto de encontro para a população junto ao cinema do centro de Albergaria.

Neste momento temos o fogo com várias projeções por todo o concelho. Não temos meios. Neste momento, um dos grandes dramas é a falta de meios", acrescentou António Loureiro, além de afirmar que o Itinerário Complementar (IC) encontra-se cortada ao trânsito, juntamente com as restantes autoestradas supramencionadas.


Veja aqui a extensão do fogo: 



Extra Sporting

Aviso de chuva deixa Portugal em alerta; Vários distritos sob aviso amarelo

Tempestade Laurence vai condicionar estado do tempo nos Açores, Madeira e Portugal continental nos próximos dias do presente mês de março

Tempestade Laurence condicionarestado do tempo nos Açores, Madeira e Portugal continental nos próximos dias; Aviso de chuva deixa Portugal em alerta
Tempestade Laurence condicionarestado do tempo nos Açores, Madeira e Portugal continental nos próximos dias; Aviso de chuva deixa Portugal em alerta

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting; Oito distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo a partir do final da tarde de domingo devido à previsão de chuva forte. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), são eles: Beja, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal vão devido à "chuva por vezes forte", associada à depressão Laurence.


O aviso amarelo vigora a partir das 18h00 de domingo em Beja, Faro, Lisboa e Setúbal e a partir das 21h00 em Évora, Leiria, Portalegre e Santarém. Em Lisboa e Setúbal, este alerta termina às 00:00 de segunda-feira, enquanto nos restantes distritos se irá prolongar até às 03h00.


O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


O IPMA prevê este sábado para o Continente céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente muito nublado a partir do final da tarde. São aguardados aguaceiros em especial a partir da tarde, que serão de neve acima de 1.000/1.200 metros de altitude, e a formação de gelo ou geada no interior.

Na costa ocidental, o mar apresenta ondas de noroeste com dois a três metros, diminuindo para um a dois metros, enquanto na costa sul as ondas serão de sudoeste com um a dois metros, diminuindo para um metro. As temperaturas irão variar entre a máxima de 16 graus em Setúbal, Faro e Sagres e a mínima de -2 em Bragança.



Extra Sporting

Horário de verão está a chegar: Saiba quanto

Atual mês de março traz alterações nos relógios, ajustando o ritmo diário à nova distribuição da luz solar; Mudança vai acontecer nos próximos dias

Março traz alterações nos relógios, ajustando o ritmo diário à nova distribuição da luz solar; Mudança para horário de verão vai acontecer brevemente
Março traz alterações nos relógios, ajustando o ritmo diário à nova distribuição da luz solar; Mudança para horário de verão vai acontecer brevemente

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting; A mudança para a hora de verão vai acontecer nos próximos dias. As horas de dia vão mudar e, para isso, os relógios terão de ser adiantados mais uma hora. Com a aproximação da primavera, os dias tornam-se progressivamente mais longos, e o amanhecer e o entardecer sofrem alterações visíveis.


Como já é tradição, ajusta-se o ritmo diário à nova distribuição da luz solar. A transição para o horário de verão em Portugal está marcada para o último domingo de março, dia 30. Os relógios deverão ser adiantados uma hora, garantindo dias com mais luz natural.


De acordo com a informação divulgada pelo Observatório Astronómico de Lisboa, a mudança ocorrerá durante a madrugada. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser adiantados à 01h00, passando diretamente para as 02h00. Nos Açores, a alteração acontece à meia-noite, altura em que os ponteiros avançam para a 01h00.


Em 2025, o regresso à hora de inverno ocorrerá no último domingo do mês, dia 26, altura em que os relógios deverão ser atrasados uma hora. Já para 2026, estão previstas duas datas para a alteração da hora: a passagem para o horário de verão ocorrerá a 29 de março, enquanto o horário de inverno será retomado a 25 de outubro.

A mudança de hora em Portugal segue a diretiva da União Europeia, que estabelece um horário coordenado entre os Estados-Membros. Apesar de debates anteriores sobre uma possível eliminação da alteração bianual, o sistema continua em vigor sem alterações legislativas previstas para os próximos anos.



Extra Sporting

João Almeida bate vencedor do Tour de France e triunfa no Paris Nice

Ciclista de A dos Francos foi o grande destaque da quarta etapa da corrida francesa, um dos maiores eventos de ciclismo da época

João Almeida foi o grande destaque da quarta tirada da corrida francesa, o Paris Nice, um dos maiores eventos de ciclismo da época
João Almeida foi o grande destaque da quarta tirada da corrida francesa, o Paris Nice, um dos maiores eventos de ciclismo da época

  |

Icon Comentário0

Extra Sporting: A quarta etapa da corrida francesa de uma semana, o Paris Nice, foi mais um dia histórico para o ciclismo português, protagonizado, novamente, por João Almeida. O ciclista de A dos Francos venceu a tirada, à frente do bicampeão do Tour de France, Jonas Vingegaard.


Até tinha sido o homem que corre pela equipa neerlandesa da Visma | LAB o primeiro a atacar, numa movimentação que não levou ninguém consigo. João Almeida manteve-se no grupo imediatamente atrás, e fez, sozinho, a perseguição ao ciclista dinamarquês.


Já perto do fim, quando nada fazia parecer, João Almeida foi capaz de uma aceleração que deixou todos os outros competidores presos à estrada. Seguiu sozinho, ultrapassou Jonas Vingegaard já perto da meta, e venceu a quarta etapa de uma das mais importantes corridas do ano. A primeira vitória da época, e a 14ª da carreira daquele que já é um dos melhores ciclistas portugueses de todos os tempos.


Apesar da vitória, João Almeida é, neste momento, apenas o quinto melhor na classificação geral, devido ao tempo perdido durante o contrarrelógio por equipas da etapa anterior. O ciclista português ainda vai ter, no entanto, mais oportunidades na montanha para recuperar segundos e subir posições na tabela.

No final da corrida, João Almeida, que já tinha chegado ambicioso ao Paris Nice, disse que quer mostrar ao mundo quem é, e que está em França para ganhar. O ciclista também admitiu, apesar disso, que a vitória pode depender de vários fatores, alguns deles que o ultrapassam.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sismo sentido dos Açores teve magnitude de...
Extra Sporting

Sismo sentido dos Açores teve magnitude de...

 

Icon Comentário0
Elon Musk avança e recua em relação ao futuro da Starlink
Extra Sporting

Elon Musk avança e recua em relação ao futuro da Starlink

 

Icon Comentário0
Centenas marcham por todo país no Dia Internacional da Mulher
Extra Sporting

Centenas marcham por todo país no Dia Internacional da Mulher

 

Icon Comentário0