
Extra Sporting
Aviso de chuva em Portugal continental; Saiba quais os distritos que vão ser afetados
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
|
Extra Sporting: A questão coloca-se duas vezes por ano “Quando é que muda a hora?”. A resposta que se pode dar, quanto à próxima mudança de hora de 2024, é que vai acontecer brevemente, na madrugada do dia 27 de outubro.
O horário de inverno chega a Portugal esta semana e a discussão sobre se é vantajoso, ou não, será certamente tema de conversa nos próximos dias “E dormimos mais uma hora ou menos uma?”. Se tem horários para ir dormir comece a reajustar as horas estipuladas para o fazer, assim sentirá menos os efeitos correspondentes a esta mudança.
A mudança para o horário de Inverno será na madrugada do dia 27 de outubro, ou seja, na transição de sábado para domingo. Os relógios deverão ser atrasados, proporcionando-nos mais 60 minutos no nosso horário para dormir.
Em território nacional continental, às 02h00 da manhã, os ponteiros do relógio regressarão para a 01h00. Sendo assim, é aconselhado que ajuste os seus despertadores, se os tiver configurados para o dia da transição de hora. No entanto, ao contrário do que acontece no Continente, no Arquipélago dos Açores a alteração horária ocorrerá apenas à 01h00 da manhã com os relógios a recuarem para a meia-noite.
Para que só se volte a questionar “Quando é que muda a hora?” daqui a um ano, após esta transição a hora só mudará em 2025. O horário de verão entrará em vigor no último domingo de março, no dia 30 de março, quando, à 01h00, os relógios deverão ser adiantados para as 02h00.
Sismo de magnitude 5,2 foi sentido perto da fronteira com o México e, até ao momento, não há registos de mortos nem danos significativos
|
Extra Sporting: Um forte terramoto atingiu o sul da Califórnia nesta segunda-feira, dia 14 de abril, sem provocar para já, danos significativos.
O abalo sísmico, com uma magnitude de 5,2, teve epicentro a quatro quilómetros a sul da localidade de Julian, junto à fronteira com o México, e ocorreu a uma profundidade de doze quilómetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos da América. Após o sismo principal, registaram-se várias réplicas de menor intensidade.
Apesar da força do terramoto, não há relatos de vítimas ou danos materiais. A zona onde ocorreu está situada numa região altamente sísmica, onde o encontro entre placas tectónicas torna este tipo de fenómenos relativamente comum.
O sul da Califórnia já foi palco de terramotos devastadores, como o de 1944 em Northridge, que matou dezenas de pessoas e causou milhares de milhões de dólares em prejuízos. Ainda mais trágico foi o sismo de São Francisco, em 1906, que gerou um tsunami e incêndios, resultando em mais de três mil mortos.
Com Pedro Pascal como Joel e Bella Ramsey como Ellie, o adorado videojogo volta à HBO com novos episódios, relativos à segunda parte
|
Extra Sporting: Estreou no passado domingo, dia 13 de abril, a segunda temporada de The Last of Us, série adaptada do icónico videojogo desenvolvido pela NaughtyDog. Com várias avaliações positivas, os novos episódios trazem grandes novidades, sendo a chegada de Abby a mais esperada.
A personagem, uma das protagonistas da 'Part II' da saga, junta-se ao elenco que tem como destaque Pedro Pascal no papel de Joel e Bella Ramsey como Ellie. A jovem atriz mereceu novamente vários elogios pelas prestações, apesar da existência de muitas críticas tendo em conta as grandes diferenças físicas para com o jogo.
O Rotten Tomatoes, site especializado, avalia The Last Of Us season 2 com uma taxa de 96%, com 61 avaliações positivas e quatro negativas. Os especialistas dão nota de 8.4 em 10 valores, enquanto 100 avaliações do público avaliam os novos episódios em 3.9 de 5.
Além de Abby, há novos infetados na série - o jogo baseia-se num universo em que o Mundo foi afetado por um fungo. Runners, stalkers, os clickers, bloaters, shamblers, e, por fim, rat king, são os tipos de infetados existentes no jogo, e o co-criador da série na HBO, Craig Mazin, admite mais tempo de ecrã nestes episódios.
Dia marcado pela chuva deu lugar a alertas em vários distritos de Portugal continental; Previsão é para períodos de precipitação em vários pontos do país
|
Extra Sporting; Portugal continental encontra-se sob aviso amarelo, devido à precipitação que poderá ser acompanhada de granizo e trovoada. Este estará em vigor este domingo, dia 13 de abril, e abrange todos os distritos. As temperaturas também diminuíram de forma significativa em vários locais do país.
Os valores máximos irão oscilar entre os 14ºC na Guarda e os 21ºC em Coimbra. Esta instabilidade deve-se à tempestade Olivier que também teve efeitos no arquipélago da Madeira, onde a ilha principal também esteve sob aviso amarelo devido ao vento e à precipitação.
Depois, é esperado um dia seco e soalheiro. Ainda que a chuva possa cair ao longo de todo o dia, prevê-se que esta se comece a dissipar a partir das últimas horas do dia. Ainda assim, esta dissipação não será muito duradoura. A melhoria pode trazer, mesmo assim, alguma chuva para alguns locais.
À medida que as horas avancem, podem começar a surgir episódios de precipitação fraca em locais do Norte e Centro do país, devendo, com o passar do tempo, passarem para o Centro e Sul e, mais tarde, conforme mostra o mapa acima, esta ocorrência deverá dar-se apenas no Sul.
Espera-se ainda que a nebulosidade cubra o país quase na sua totalidade. Em relação às temperaturas máximas, estas deverão manter-se ou aumentar ligeiramente, principalmente nas regiões Centro e Sul, sendo que sofrerão uma ligeira diminuição na região Norte.