Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirExtra Sporting
|
0Extra Sporting: Rafael Nadal anunciou esta quinta-feira, dia 10 de setembro, a sua despedida dos courts de ténis. O lendário atleta espanhol põe fim a uma carreira de mais de 20 anos e recheada de inúmeros títulos, dos quais se destacam 22 Grand Slams, o apogeu dos torneios da modalidade. A Taça Davis, jogada em Málaga, marca o adeus do canhoto.
"Estou aqui para comunicar que me retiro do ténis profissional. Foram anos difíceis, especialmente os últimos dois. Não fui capaz de jogar sem limitações. É uma decisão evidentemente difícil, que me levou algum tempo a tomar, mas nesta vida tudo tem um princípio e um fim. Creio que é o momento apropriado para por fim a uma carreira longa e com muito mais êxito do que poderia imaginar", disse, nas suas redes sociais.
"Mas fico muito contente que o meu último torneio seja a final da Taça Davis a representar o meu país, é um fechar de círculo, sendo que uma das minhas primeiras alegrias como tenista foi a final de Sevilha em 2004. Sinto-me um felizardo por tudo o que pude viver", acrescentou.
Rafa deixou ainda uma mensagem à família. "É tudo para mim. A minha mãe fez todos os sacrifícios que tinha de fazer para que tivéssemos sempre tudo. A minha mulher, Nery, estamos juntos há 19 anos, obrigada por tudo o que fizeste. Ela tem sido a minha companheira de viagem perfeita. Chegar a casa todos os dias e ver como o meu filho está a crescer, dá-me uma força que me mantém vivo e com energia para continuar. A minha irmã, e o meu tio [Toni Nadal], a razão para ter começado a jogar ténis. Graças a ele também superei muitas situações difíceis. E o meu pai, fonte de inspiração".
"Não sei como agradecer, deram-me energia a cada momento, tudo o que vivi foi um sonho tornado realidade. Vou com a paz de de ter dado o meu melhor, esforçado em todos sentidos. Mil obrigados a todos", terminou o espanhol, que sai de cena como um dos melhores de todos os tempos.
Confira o vídeo de despedida: