
Futebol
Reforço fala em "muito sacrifício" para se juntar ao Sporting! Saiba tudo sobre o próximo leão
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Fernando Mendes, antiga referência do Sporting, aproveitou o seu espaço de comentário na CMTV para falar do mais recente reforço dos leões, Giorgi Kochorashvili. "É um jogador que o Sporting já anda atrás há uns tempos. Vêm aqui um jogador com capacidades para fazer coisas boas no Sporting. Eu não sei quem é sinceramente, não o conheço. Vou esperar para ver...", começou por dizer, aparentemente pouco convencido com o negócio.
A crítica estendeu-se também a Gabriel Teixeira, jogador brasileiro de 24 anos, contratado no mercado de inverno, mas que ainda não conseguiu afirmar-se: "O Biel veio e eu não o conhecia. O Biel chegou e eu continuo sem o conhecer. Jogou na Alemanha contra o Dortmund, entrou alguns minutos no campeonato…", afirmou, apontando a falta de impacto do brasileiro desde que chegou a Alvalade.
Os números ajudam a perceber a frustração do comentador. Desde fevereiro, Biel jogou apenas seis minutos na Liga Portuguesa e somou 73 minutos na Liga dos Campeões. Já Kochorashvili, tem-se destacado na segunda divisão espanhola, onde soma 26 jogos pelo Levante, com seis golos e quatro assistências. Tem tido também um papal fundamental na construção da Seleção Georgiana, onde marcou três golos e fez uma assistência em sete partidas.
Com a chegada do médio georgiano na próxima época, resta saber se conseguirá contrariar as dúvidas e mostrar que merece vestir a camisola do Sporting. Para Fernando Mendes, a resposta será apenas dada dentro de campo. Para além do médio de 25 anos, o Sporting também contratou outro jogador para reforçar o plantel na próxima temporada.
A equipa de Alvalade está neste momento a ocupar o primeiro lugar do Campeonato Português com 65 pontos. O Benfica está em segundo, com 62 mas com menos um jogo disputado. O Porto e o Braga, em terceiro e quarto lugares com 56 pontos. O Sporting continua na luta pela conquista do bicampeonato e vai ter a primeira-mão da meia-final para a Taça de Portugal com o Rio Ave, esta quinta-feira às 20:15.
Jogador nipónico tem atravessado um período muito complicado desde a chegada de Rui Borges ao Clube, sem conseguir somar minutos consecutivamente
|
O Sporting realizou esta terça feira, dia 1 de abril, mais um sessão de treinos com vista à partida da primeira mão das meias finais da Taça de Portugal, frente ao Rio Ave. Os leões voltaram às sessões de trabalho, mas houve más notícias na Academia Cristiano Ronaldo.
Isto porque a dupla de médios Pedro Gonçalves e Hidemasa Morita continuam fora das opções para a partida frente ao Rio Ave. Os dois estão em processo de recuperação de lesões, e já treinaram no relvado, apesar de o terem feito à margem dos restantes colegas, o que indica que ainda não estão preparados para a próxima partida.
Há, no entanto, dois regressos que aumentam as opções do treinador verde e branco: de fora na última partida por estarem a cumprir castigo referente a terem visto o quinto amarelo na Liga Portugal Betclic, Rui Borges volta a poder contar com Maxi Araújo e Morten Hjulmand, que deverá alinhar a titular no meio campo dos leões, visto ser o único médio de origem do plantel principal que está disponível de momento.
De resto, Rui Borges voltou a ter de contar com muita juventude na sessão de trabalhos para suprir as ausências no plantel principal: desta feita, foram chamados os jovens centrais Bruno Ramos e João Muniz, os médios Eduardo Felicíssimo e Henrique Arreiol, e ainda o avançado Lucas Anjos.
O Sporting volta a treinar na próxima quarta feira, dia 2 de abril, da parte da manhã. No final da sessão de trabalhos, Rui Borges fará a conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Rio Ave, que deverá acontecer pelas 12h30.
Equipa de Alvalade já prepara a próxima época, e a Direção leonina quer ter o grupo de jogadores do técnico português fechado o mais rápido possível
|
O Sporting enviou, recentemente, um documento à CMVM, onde detalha os gastos do Clube nas últimas semanas, relativos aos reforços que tem contratado já com vista à próxima época. Os leões declararam uma quantia de 14,6 milhões de euros na contratação dos três jogadores que se juntam à equipa em 25/26.
A grande novidade é a contratação do médio georgiano Kochorashvili. O jogador vai chegar ao Sporting proveniente do Levante, numa operação que custou 5,5 milhões aos cofres de Alvalade, e que pode subir mais dois milhões mediante o cumprimento de objetivos. Os espanhóis asseguram uma futura mais-valia de 12,5% numa futura transferência, que poderá ser reduzida para 10%.
O Sporting também detalha o negócio que trouxe Gabriel Teixeira, conhecido como Biel no mundo do futebol, para Alvalade. O jogador, que já está às ordens de Rui Borges desde janeiro, custou 6,425 milhões de euros aos leões, num negócio que também pode ascender em mais dois milhões. A grande novidade é a inclusão de uma mais-valia de 30% para o EC Bahia, que poderá descer aos 20%.
Por último, os leões gastaram ainda 2,1 milhões de euros (mais 75 mil euros em serviços de intermediação), em Alisson Santos, que já se encontra a treinar em Alcochete. Para o Vitória de Bahia, ficaram 10% numa futura mais-valia.
O Sporting detalhou, ainda, outras operações menos significativas: meio milhão de euros pelo empréstimo de Rui Silva - os leões vão acionar a cláusula de compra obrigatória no final da época, que aponta para o 4,75 milhões, mais um milhão por objetivos. Dão, por fim, nota, da compra de Erik Ingerbrethsen oriundo do Viking (65 mil euros), dos empréstimos de Sebai Diarra e Senin, e a aquisição do passe de Luka Petric, (15 mil euros).
Comentador afeto ao Porto apontou o dedo ao avançado dos verdes e brancos, questionando as finalizações certeiras do internacional sueco
|
Miguel Sousa Tavares voltou a comentar as prestações de Viktor Gyökeres no Sporting. Desta vez, o comentador afeto ao Porto referiu-se ao número de golos marcados de penálti pelo internacional sueco e criticou a arbitragem de Gustavo Correia no Estrela da Amadora – Sporting (0-3), no passado sábado.
Miguel Sousa Tavares compara Gyokeres a Taremi: "Para quem tanto falava..."
Num artigo de opinião no jornal Record, Miguel Sousa Tavares recorda os dois golos marcados de penálti por Gyökeres - que está na mira de histórico inglês -, na Reboleira, e compara o registo do sueco em Alvalade com o do ex-avançado do Porto Mehdi Taremi: “Para quem tanto falava dos penáltis de Taremi ao serviço do FC Porto, é curioso comparar os registos de ambos, aqui recordados anteontem: em 122 jogos pelo FC Porto, Taremi marcou 18 de penálti e com menos de metade dos jogos pelo Sporting (59), Gyökeres marcou apenas menos um (17)”.
Para o comentador, a arbitragem de Gustavo Correia, árbitro da AF Porto, na partida da jornada 27 do campeonato, deu muito “falatório”: “Uma arbitragem que certamente não entrará para o histórico das queixas de arbitragem a que os sportinguistas se entregam sempre que se acham prejudicados, mas obviamente esquecendo as de sinal contrário, de que não guardam nem memória nem registo”.
Sobre a disputa pela conquista do campeonato, o comentador coloca o Porto “afastado da disputa principal” e pede “que não venha a ser o VAR a decidir quem será o campeão de 2025”. Lembrar que, no próximo domingo, os dragões recebem o Benfica, num jogo a que o Sporting estará muito atento.
No mesmo artigo de opinião, Miguel Sousa Tavares comenta ainda os últimos tempos da presidência de Pinto da Costa no Porto, considerando que foram “um verdadeiro pesadelo”. E comparou com os mandatos de Bruno de Carvalho e Vale e Azevedo nas lideranças de Sporting e Benfica, respetivamente: “basta recordarmos o lindo serviço que fizeram Vale e Azevedo e Bruno de Carvalho à frente de Benfica e Sporting, ambos eleitos e idolatrados pelas suas gentes e também eles conduzindo os respetivos clubes à pré-falência. Com a diferença de que Pinto da Costa, pelo menos, ganhava e prestigiava lá fora o futebol português e eles não ganharam nada a não ser vergonha ou cadastro criminal”