Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting B venceu, no passada domingo, 17 de janeiro, o Clube Oriental de Lisboa, por 3-2 (VEJA MAIS AQUI). No rescaldo da terceira vitória consecutiva, Filipe Celikkaya deixou elogios aos seus comandados e destacou dificuldade da partida. "Sabíamos que, na primeira parte, o Clube Oriental de Lisboa ia entrar forte, pressionante e a libertar algum espaço nas costas. Muitas vezes queríamos procurar, mas não estávamos a entrar nos timings certos nem a descobrir com facilidade a entrada nesse espaço. No entanto, na segunda parte corrigimos isso e conseguimos marcar em dois movimentos à profundidade. A história do jogo é muito isto: nós a querer ter o controlo do jogo, eles a tentarem pressionar alto e a tentarem roubar rapidamente a bola”, analisou o técnico, em declarações aos meios de comunicação do Clube. Filipe Celikkaya considerou também que este tipo de encontros são essenciais para o crescimento dos atletas: “É um momento competitivo bom para eles e um aviso para perceberem que há jogos em que o talento não chega. Há jogos em que é preciso muito mais e este foi um desses jogos. Temos de continuar o nosso trabalho, bem cientes de onde estamos, que é o Campeonato de Portugal, em que muitas vezes perdemos o controlo do jogo momentaneamente e temos de o ir buscar outra vez. Isso torna-se, por vezes, mais difícil em miúdos mais novos". Por fim, o técnico abordou o bom momento da sua equipa: "Ficamos satisfeitos por estar a vencer, mas o desenvolvimento que eles estão a ter é mais importante. Todos os jogos são diferentes e eles têm sido estimulados a fazer coisas diferentes nos jogos. Os adversários provocam-nos coisas diferentes. Foi assim na semana passada e hoje também. Provocaram alto e não nos deram espaço para libertar os nossos jogadores. Tivemos algumas dificuldades com isso, mas felizmente conseguimos marcar três golos que nos deram a vitória".
Fotografia de Sporting CP
'Camisola 8' dos leões é dos jogadores mais influentes da formação verde e branca desde que chegou a Alvalade, em 2020/21, proveniente do Famalicão
|
0Pedro Gonçalves continua fora das contas de Rúben Amorim. O avançado verde e branco ainda não regressou aos treinos da formação verde e branca e a ausência para a próxima partida, diante do Estoril, está praticamente confirmada.
Depois de já ter falhado a última ronda do campeonato nacional, devido a uma lesão muscular, o expectável é que Pote volte a ficar de fora dos convocados de Rúben Amorim. Aliás, o 'camisola 8' dos leões ainda está em dúvida para ir aos Países Baixos no dia 1 de outubro, para o jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões, com o PSV.
Depois, antes da paragem para os jogos das seleções nacionais, há ainda a partida com o Casa Pia, no dia 5 de outubro. Os leões só voltam a jogar no fim de semana de 19 e 20 de outubro, na Taça de Portugal – ou um ou dois dias antes, porque na terça-feira seguinte joga na Áustria, com o Sturm Graz, para a Champions.
Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já cinco golos e cinco assistências em sete partidas, nas quais disputou um total de 611 minutos.
Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 185 partidas, 81 golos, 48 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Direção liderada por Frederico Varandas reuniu com Rúben Amorim e definiram trunfo estratégico para o mercado de janeiro dos leões
|
0«O Sporting tem um plano para segurar Viktor Gyokeres, Gonçalo Inácio e os alvos mais apetecidos do plantel, no mercado de janeiro, sabe o Leonino. A caminhada dos leões na Liga dos Campeões será decisiva para tal e é necessário chegar a fases mais adiantadas.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, um brilharete na competição da UEFA trará boas notícias ao treinador dos verdes e brancos. A Direção garantiu a Rúben Amorim que as quantias da prova milionária permitem segurar os maiores ativos do plantel.
Além de evitar a venda das grandes estrelas da equipa, os milhões da Liga dos Campeões irão servir para aproveitar possíveis oportunidades no mercado de inverno. A saída de Morten Hjulmand está a ser preparada, tal como noticiou em Exclusivo o Leonino, e um sucessor do dinamarquês está em equação.
Recorde-se que, após vencerem o Lille, por 2-0, os atuais campeões nacionais vão visitar os neerlandeses do PSV e aos austríacos do Sturm Graz, a 01 e 22 de outubro. Na quarta e quinta jornadas, os leões terão pela frente os dois adversários previsivelmente mais fortes no seu caminho, ambos no Estádio José Alvalade: Manchester City, a 5 de novembro, e Arsenal, no dia 26 do mesmo mês.
As visitas ao Club Brugge (10 de dezembro), e ao Leipzig, (22 de janeiro de 2025), antecedem o derradeiro encontro na Champions, diante do Bolonha, a 29 de janeiro, em Alvalade. Estes dois últimos duelos, com alemães e transalpinos, serão os únicos em que o Sporting jogará à quarta-feira. Os restantes disputam-se à terça-feira.
Timoneiro revelou a verdadeira função do jogador do plantel do Clube de Alvalade
|
0Geovany Quenda tem encantado não só os adeptos do Sporting como o seu treinador, Rúben Amorim. Filipe Celikkaya, treinador da estrela em ascensão verde e branca nas últimas quatro temporadas, explicou a função do jogador na equipa principal.
“Gostava que quando a equipa do Sporting está a atacar se tirasse uma fotografia com um drone, para se perceber que, de facto, o Quenda joga a extremo. Está a jogar na linha, bem subido”, começou por explicar. “É uma característica que ele já vinha a desempenhar, especialmente na equipa B, em que jogava à direita por fora. Em relação ao Quenda, o Rúben, naturalmente, já previu o que poderia ser a utilização dele no futuro”, realçou o técnico.
“Os jogadores que estão no Sporting, que apresentam rendimento, não é só o potencial de crescimento dentro de uma estrutura como é o clube, vão ter as suas oportunidades. O Rúben tem projetos para o Quenda, resta ao jogador ter rendimento no momento em que é posto à prova. E acho que o [médio] tem correspondido, através do seu trabalho. Estou muito contente por ter trabalho com ele, já apresentava muita qualidade e maturidade para a idade e isso transparecia para o jogo", rematou o treinador.
Geovany Quenda marcou na estreia oficial com a camisola da equipa A dos verdes e brancos na derrota frente ao Porto na Supertaça (4-3, após prolongamento). Com 17 anos, três meses e cinco dias, o jovem tornou-se no mais jovem a conseguir tal feito pelo Clube de Alvalade. Depois de um trabalho sensacional de Viktor Gyokeres, na esquerda, o sueco cruzou para a grande área, onde apareceu o extremo a rematar de primeira para o terceiro dos leões.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. O atleta tem contrato até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.