Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Vladan Kovacevic tem o destino traçado e vai mesmo deixar o Sporting. Tal como havia sido adiantando, o guardião vai rumar ao Legia, da Polónia, até final da temporada por empréstimo dos leões, num negócio que não deverá contemplar qualquer cláusula de opção de compra, o que pode vir a complicar as contas num futuro próximo.
Vladan Kovacevic procura, assim, dar um novo rumo à sua carreira, isto depois de as coisas no Sporting não terem corrido da melhor maneira, seja com Ruben Amorim, João Pereira ou Rui Borges. Resta perceber se conseguirá convencer os responsáveis do Legia a avançar para a sua contratação a título definitivo no próximo verão.
Com a chegada de Rui Silva ao Sporting neste mercado de inverno, o espaço de Vladan Kovacevic ficou ainda mais reduzido. É que, para lá do internacional português, há também Franco Israel, que parece ser o escolhido para ser o número 2 da baliza dos verdes e brancos, conforme foi possível constatar nas partidas da Liga dos Campeões.
Vladan Kovacevic chegou a Alvalade no verão de 2024, numa operação que custou cerca de 4,8 milhões de euros aos cofres do Sporting, valor que podia ascender aos 6 milhões de euros, mediante a concretização de determinados objetivos individuais e coletivos. Agora, no Légia, o guardião vai reencontrar Gonçalo Feio, treinador principal, com que se cruzou no Rakow, onde era adjunto.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 5 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros: seis na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branco, o guardião de 26 anos sofreu 11 golos (quatro frente ao Porto, dois frente ao Nacional, um diante do Rio Ave, um diante do Portimonense e outro frente ao Moreirense).
Atleta com 107 jogos pelo Clube de Alvalade, nos quais marcou 10 golos e fez 11 assistências, pode vir a abandonar os verdes e brancos
|
0Hidemasa Morita pode deixar o Sporting sem que Frederico Varandas consiga receber alguns milhões pelo médio. Neste Exclusivo Leonino, revelamos que os responsáveis do Clube de Alvalade estão com algo preocupados com a situação do médio, que termina contrato em junho de 2026, e que ainda não renovou contrato.
Com o vínculo que o liga ao Sporting a terminar no fim da próxima época, os leões começam a ficar apertados, em termos de tempo, para acertar a renovação. Neste momento, sem avanços nas conversações, Hidemasa Morita está a pouco menos de um ano de poder assinar por qualquer clube a custo zero.
Os responsáveis do Sporting mantêm a confiança de que as negociações com o médio nipónico vão chegar a bom porto, e que o jogador acabará por renovar, mais tarde ou mais cedo, com o Clube de Alvalade. Apesar de esta ser a ideia da SAD leonina, não há, neste momento, garantias de que tal venha a acontecer. Porém, prova desta esperança acentuada, foi o facto dos leões terem recusado propostas por Morita no mercado de inverno.
Esse facto tem deixado o Presidente do Sporting, Frederico Varandas, bem como o resto do contingente da Direção, algo preocupado, uma vez que o falhanço na renovação significaria a saída a custo zero do jogador, um duro golpe para os verdes e brancos que perderiam um elemento importante para a equipa sem qualquer contrapartida. Devido a estes fatores, a SAD do Sporting começa a explorar opções em relação ao futuro do jogador internacional pelo Japão. No entanto, como já mencionamos, por enquanto a ideia é de alguma segurança em relação às conversações chegarem a bom porto eventualmente.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 26 encontros: 16 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.616 minutos que disputou, o médio marcou dois golos e fez três assistências.
Avançado nascido a 6 de fevereiro de 1899 é o primeiro da lista de marcadores exímios que os leões têm na sua longa - e bem sucedida - história
|
0Jaime Gonçalves, nascido a 6 de fevereiro de 1899, em Lisboa, foi um dos primeiros grandes goleadores da história do Sporting. Estreou-se na equipa principal com apenas 15 anos, durante a época de 1914/15, contribuindo para a conquista do primeiro Campeonato de Lisboa do clube.
Ao longo da sua carreira no Sporting, que se estendeu até 1927, destacou-se na posição de avançado e os números oficiais que são conhecidos apontam para 31 golos em 60 jogos oficiais de verde e branco. Jaime Gonçalves contribuiu para a conquista de cinco Campeonatos de Lisboa e fez parte da equipa que venceu o primeiro Campeonato de Portugal, na época de 1922/23.
A sua estreia pela Seleção Nacional aconteceu a 17 de dezembro de 1922, diante de Espanha, onde marcou o único golo de Portugal frente ao renomado guarda-redes Zamora, que na altura atuava no Espanyol. Depois disso, só voltou a vestir a camisola equipa das quinas em mais uma ocasião, novamente diante da La Roja, a 15 maio de 2025, com derrota por 2-0.
Comas chuteiras já penduradas, em 1927, Jaime Gonçalves destacou-se noutras modalidades, como atletismo, ténis e ciclismo, mas foi no lançamento do dardo que se revelou especialista, novamente ao serviço do Sporting. Em 1931, foi agraciado com a Medalha de Mérito e Dedicação, durante as comemorações das Bodas de Prata do Sporting.
Já terminada a sua carreira desportiva, dedicou-se ao automobilismo. Mais tarde, mudou-se para o Brasil, onde morreu, a 28 de abril de 1972. O seu legado perdura na história do Sporting, sendo lembrado como um dos vários pioneiros que contribuíram para a grandeza do clube.
Treinador leonino irá fazer várias mexidas na equipa verde e branca para a deslocação ao Estádio do Dragão, em jogo que abre a 21.ª jornada do campeonato
|
0Rui Boerges prepara algumas mudanças para o Clássico da próxima sexta feira, 7 de fevereiro, frente ao Porto. Além do esperado regresso de Viktor Gyokeres, Eduardo Quaresma deverá mesmo ser a grande novidade no 11 do Sporting, atuando como lateral-direito, no lugar que tem sido de Iván Fresneda nas últimas partidas.
O defesa internacional sub 21 por Portugal tem sido gerido com muito cuidado por parte da equipa técnica liderada por Rui Borges, em perfeita coordenação com a Unidade de Performance do Clube de Alvalade. Assim sendo, Eduardo Quaresma está pronto para alinhar de início na visita ao reduto do Porto.
No jogo grande que abre a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o defesa de 22 anos surge com os índices físicos restabelecidos e pode ser a grande novidade nos escolhidos pelo treinador de Mirandela. Eduardo Quaresma esteve cerca de 20 dias afastado da alta roda devido a problemas musculares. A sobrecarga do atleta tinha de ser gerida, à semelhança de outros casos, como Gyokeres ou Morita, e o jovem de 22 anos deverá mesmo "roubar" o lugar a Iván Fresneda, que tem sido o dono da posição.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma – avaliado em 14 milhões de euros – contabiliza 17 encontros: três na Liga dos Campeões, 10 na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1069 minutos que disputou, o central adaptado por Rui Borges a lateral não apontou qualquer golo, nem realizou nenhuma assistência.
Relembrar que, à entrada para a 21ª. jornada da Liga Portugal Betclic, o Sporting é líder do campeonato, com 50 pontos somados em 20 jogos (16 vitórias, dois empates e duas derrotas). Atrás dos leões está o Benfica, com 44 pontos, e logo depois o Porto, com 42 pontos conquistados até ao momento.