Futebol
Ex Sporting poderá ter mandado título por água abaixo no São Paulo - Flamengo
06 Nov 2025 | 08:32
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Jan 2020 | 23:08 |
O Sporting CP recebeu e venceu esta noite o CS Marítimo por 1-0. Em jogo a contar para a 18.ª jornada da Liga NOS, os rapazes de verde e branco haveriam de chegar ao golo do triunfo já no segundo tempo. Aos 76 minutos, Cristian Borja fuzilou a baliza dos madeirenses. Os leões regressam, assim, aos triunfos caseiros quase um mês depois e saltam para o terceiro lugar do campeonato, com 32 pontos.
Com Jesé a titular, algo que não acontecia desde a derrota por 3-0 frente ao LASK Linz, o jogo começou morno. Talvez contagiados pelo frio que se fez sentir em Lisboa, os jogadores de ambas as equipas não pareciam interessados em aumentar o ritmo da partida.
Perante as bancadas do Estádio José de Alvalade bastante despidas, os dois primeiros remates, embora sem qualquer perigo, pertenceram aos madeirenses. No entanto, estava feito o aviso. A verdade é que o CS Marítimo ia tendo mais bola e os leões mostravam tremendas dificuldades em chegar à baliza adversária.
Após um começo de jogo menos bem conseguido, aos 12 minutos, o conjunto de Silas deu, finalmente, um ar da sua graça. Na sequência de um pontapé de canto, Bruno Fernandes tirou o cruzamento, Ristovski matou no peito, mas o remate do macedónio acabou por sair bem ao lado da baliza defendida por Amir Abedzadeh.
A verdade é que o primeiro grande momento de interesse do encontro surgiu ao quarto de hora. Depois de um lance dividido com Renê Santos, Luiz Phellype saiu lesionado e chegava, assim, a hora da estreia de Andraž Šporar. O reforço verde e branco precisou apenas de três minutos em campo para se mostrar aos adeptos leoninos. Lançado em profundidade por Bruno Fernandes, Šporar rematou com perigo, mas o guarda-redes do CS Marítimo respondeu com segurança. No pontapé de canto subsequente, a turma de Alvalade até haveria de marcar. Bruno Fernandes, outra vez, no cruzamento e Coates, com um remate acrobático, disparou para o fundo das redes. No entanto, o árbitro da partida, Rui Costa, depois de consultar o VAR, verificou que o uruguaio estava mesmo em posição irregular, mais precisamente por 33 centímetros.
Os leões voltariam a estar perto do golo, por intermédio de Bruno Fernandes. O internacional português bateu o livre e Amir Abedzadeh ia dando uma frangalhada das antigas, mas a sorte protegeu o guardião iraniano. Aos 37 minutos, seria a vez de Luís Maximiano mostrar do que é capaz. Numa transição rápida, Nanú foi por ali fora e colocou Rodrigo Pinho na cara do guarda-redes do Sporting CP. No entanto, Max, com uma estrondosa defesa, impediu que o brasileiro fizesse o gosto ao pé pela quinta vez esta época.
Seria mesmo com o 0-0 que as equipas haveriam de recolher aos balneários. Numa primeira parte pouco entusiasmante para quem assistia, o momento de maior destaque foi a estreia de Šporar, que até esteve perto do golo pouco depois de ter entrado, acabou por passar despercebido nos restantes minutos do primeiro tempo.
No recomeço, já com o apoio das claques, que aproveitaram para exibir algumas tarjas em forma de protesto para com o atual Conselho Diretivo, pouco ou nada mudou. A intensidade da partida era baixa e as ocasiões de golo escassas.
Tal como na primeira parte, o golo do Sporting CP acabaria mesmo por aparecer. No corredor esquerdo, Cristian Borja cruzou, Amir largou a bola para a frente e Rafael Camacho, oportuno, só teve mesmo de encostar. Contudo, Rui Costa, chamado à atenção pelo vídeo-arbitro, anulou o golo verde e branco por alegado empurrão de Sporar. A verdade é que o esloveno coloca as mãos nas costas de Renê Santos, mas fica a dúvida se foi o suficiente para desequilibrar o defesa maritimista.
Já com uma hora decorrida, Rodrigo Pinho encarnou Lionel Messi e quase marcava. O brasileiro tirou tudo e todos da frente e só Ristovski, já quase em cima da linha de golo, foi capaz de afastar o perigo. Logo após esta situação de golo do CS Marítimo, Silas retirou Jesé Rodríguez e lançou Gonzalo Plata no jogo. O espanhol tarda em afirmar-se com o símbolo do leão ao peito.
Já o equatoriano, precisaria apenas de alguns minutos para estar perto do golo. Bruno Fernandes, mais uma vez, com um passe primoroso, colocou Plata na cara de Amir, mas o extremo leonino não foi capaz de finalizar com eficácia. Pouco depois, seria a vez do capitão do Sporting CP quase marcar. O médio verde e branco precisou de pouco espaço para disparar um autêntico míssil, que acabaria por acertar na barra. O guarda-redes iraniano ficou completamente pregado ao chão.
Na procura do golo, Silas retirou Idrissa Doumbia e lançou Jovane Cabral na partida. O internacional sub-21, que não jogava há mais de quatro meses, até podia ter marcado numa das primeiras intervenções. Após pontapé de canto, Coates desviou e o extremo falhou, por pouco, o desvio. Todavia, o golo haveria mesmo de aparecer. No corredor direito, Jovane cruzou tenso, Sporar chegou um pouco atrasado, mas Cristian Borja, ao segundo poste, não facilitou e fuzilou a baliza madeirense. Estava inaugurado o marcador em Alvalade.
Até ao final do encontro, os leões até podiam ter dilatado a vantagem, mas o resultado seria mesmo o 1-0 e o Sporting CP voltaria, mais de um mês depois, a triunfar no Estádio José de Alvalade. Com esta vitória, o conjunto de Silas ultrapassa o Famalicão FC e ocupa agora o terceiro lugar, com 32 pontos. Na próxima jornada, o Sporting CP viaja novamente até ao norte do país para defrontar o SC Braga. O jogo realiza-se no próximo domingo (2 de fevereiro), pelas 17h30.
Antigo treinador do Clube de Alvalade tem passado momentos de alguma instabilidade em Old Trafford, que agora foram endereçados
06 Nov 2025 | 10:06 |
O Manchester United deixou clara a sua posição sobre Ruben Amorim. Numa entrevista concedida na última quarta-feira, 5 de novembro, Jason Wilcox, diretor de futebol dos red devils, garantiu que o antigo treinador do Sporting faz parte do plano da direção para os próximos anos.
Jason Wilcox: "Temos, apenas, de continuar a construir o espírito, de continuar a construir sobre a ideia do Ruben"
"Temos, apenas, de continuar a construir o espírito, de continuar a construir sobre a ideia do Ruben. O Ruben tem uma ideia muito clara. Essa ideia é muito mais flexível do que aquilo que as pessoas pensam. Nós temos de começar com o fim em vista e perceber o modelo de jogo, aquilo que o Manchester United é... É muito importante, e temos de juntar as peças do puzzle", começou por afirmar, ao podcast do próprio clube, 'Inside Carrington'.
Jason Wilcox: "Temos bastante clara qual é a direção que temos de seguir"
"Nós adoraríamos ter todas as peças no sítio, de forma a vermos uma imagem muito, muito clara, mas construir essa imagem é ainda mais difícil quando perdes alguns jogos, porque as pessoas começam a questionar as coisas, mas nós temos tudo bastante claro. Eu, o Ruben, o Omar [Berrada, diretor executivo] e os proprietários temos bastante clara qual é a direção que temos de seguir, e isto é muito importante", acrescentou ainda.
Jason Wilcox: "Houve reuniões contínuas comigo, com o Ruben, com o Chris Vivell"
De seguida, Jason Wilcox ainda garantiu que Amorim 'teve dedo' no mercado de transferências do último verão, em que a equipa de Old Trafford investiu 250 milhões de euros: "A janela de verão do ano passado foi muito mais caótica do que esta, que foi bastante calma. Nesta, nós conhecíamos o plano. Sabíamos quais os jogadores que iríamos almejar, tínhamos as nossas listas, sabíamos que áreas do campo tínhamos de melhorar. Houve reuniões contínuas comigo, com o Ruben, com o Chris Vivell [responsável de prospeção] e a sua equipa por trás".
"Tínhamos bastante claros quais seriam os perfis de que precisávamos, por isso, as indicações partem de mim e do Ruben, seguem para o Chris, há muito debate e discussão em torno dos perfis de que precisamos, e, depois, os olheiros vão ao mercado, combinamos isso com a equipa de dados, e, daí em diante, existe um diálogo constante", atirou ainda, acabando por explicar o processo.
"Neste momento, estou a ter reuniões semanais com a equipa de recrutamento a propósito dos diferentes perfis, das faixas etárias, dos curtos, se são contratáveis... O mesmo acontece com o Ruben, por isso, é uma abordagem bastante conjunta. Quando contratamos um jogador, há várias pessoas que estão envolvidas no processo", concluiu.
Comentador desportivo recorreu às suas redes sociais para analisar a exibição dos verdes e brancos diante da Juventus e não deixou nada por dizer
06 Nov 2025 | 09:30 |
Tomás da Cunha recorreu às redes sociais para analisar a exibição do Sporting na partida frente à Juventus. Entre os elogios a Morten Hjulmand, Pedro Gonçalvez e até Francisco Trincão, o comentador desportivo não deixou de lado comentários mais negativos sobre Geovany Quenda.
Tomás da Cunha: "Quenda foi anti-competitivo"
"Hjulmand, se quiser voltar à Serie A, só tem de mostrar o vídeo do Juventus X Sporting. Quenda foi anti-competitivo e expôs a equipa a perdas constantes. Quanto a Vagiannidis, e por mais que fizesse sentido apostar em Quaresma, sofrer com Kenan Yıldız é uma absoluta normalidade", começou por escrever.
Tomás da Cunha: "Rui Borges precisa de alternativas que permitam ter pausa e resistir à pressão"
Ainda na sua conta da plataforma 'X' (antigo Twitter), Tomás da Cunha vincou que o treinador dos leões precisa de mais opções: "Nos jogos de alto nível, quando o Sporting está a sofrer, Rui Borges precisa de alternativas que permitam ter pausa e resistir à pressão. Não é com Catamo e Alisson que vai fazê-lo. Admira que não jogue com a polivalência de João Simões e com a hipótese de reforçar o meio campo".
"A meia hora inicial do Sporting é boa. Deu para ter Pote (a baixar para construir) e Trincão muitas vezes enquadrados, valendo duas jogadas de alto nível. Estando mais confortável a defende com bola, faltou maturidade para não acelerar tanto. A pressão fragiliza a zona central", vincou ainda.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Confira a publicação:
Jogador que passou pela formação do Clube de Alvalade foi um dos principais destaques da quarta jornada da Liga dos Campeões
06 Nov 2025 | 08:51 |
O Club Brugge esteve muito perto de fazer história e conquistar a sua primeira vitória de sempre diante do Barcelona, mas acabou por se contentar com um empate a três golos, num jogo marcado pela exibição de luxo de Carlos Forbs, que assinou uma noite memorável na Liga dos Campeões.
O jogador que passou pela formação do Sporting foi titular e eleito melhor jogador em campo pela UEFA, depois de ter participado diretamente nos três golos da equipa belga: primeiro, assistiu Tresoldi para o 1-0 (6'), depois marcou em contra-ataque para o 2-1 (17'), e bisou aos 63’, já na segunda parte. No entanto, um autogolo de Tzolis acabou por custar a vitória ao Brugge.
Com o final da quarta jornada da fase de liga, Carlos Forbs foi ainda nomeado para Jogador da Semana da Champions, concorrendo com Mikel Merino (autor de dois golos pelo Arsenal frente ao Slavia Praga, 3-0), Phil Foden (bisou na vitória do Manchester City sobre o Dortmund, 4-1) e Victor Osimhen, que fez um hat-trick no triunfo do Galatasaray sobre o Ajax.
Vale lembrar que, no final da partida, o seu treinador, Nicky Hayan, deixou fortes elogios: "Estou muito orgulhoso dos jogadores. Eles executaram o plano quase na perfeição: mantiveram as linhas curtas, fizeram marcação dupla nas alas, Tzolis e Forbs trabalharam arduamente para neutralizar as alas do Barça e aproveitámos muito bem os espaços. Forbs também impressionou: ele é um jogador muito rápido, com profundidade e uma forte ação individual. Hoje, ele mostrou mais uma vez as suas qualidades".
Carlos Forbs esteve na formação do Sporting nas épocas de 2013/14 e 2014/15 antes de se sair livremente para o Manchester City. No verão de 2023 rumou ao Ajax por 14 milhões, antes de ser emprestado ao Wolverhampton. No último mercado, assinou em definitivo pela equipa belga por 8,5 milhões de euros.