Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

FRIO QUASE CONGELAVA O LEÃO

Cristian Borja fez o golo do triunfo verde e branco já no segundo tempo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

27 Jan 2020 | 23:08 |

Icon Comentário0

O Sporting CP recebeu e venceu esta noite o CS Marítimo por 1-0. Em jogo a contar para a 18.ª jornada da Liga NOS, os rapazes de verde e branco haveriam de chegar ao golo do triunfo já no segundo tempo. Aos 76 minutos, Cristian Borja fuzilou a baliza dos madeirenses. Os leões regressam, assim, aos triunfos caseiros quase um mês depois e saltam para o terceiro lugar do campeonato, com 32 pontos.


Com Jesé a titular, algo que não acontecia desde a derrota por 3-0 frente ao LASK Linz, o jogo começou morno. Talvez contagiados pelo frio que se fez sentir em Lisboa, os jogadores de ambas as equipas não pareciam interessados em aumentar o ritmo da partida.


Perante as bancadas do Estádio José de Alvalade bastante despidas, os dois primeiros remates, embora sem qualquer perigo, pertenceram aos madeirenses. No entanto, estava feito o aviso. A verdade é que o CS Marítimo ia tendo mais bola e os leões mostravam tremendas dificuldades em chegar à baliza adversária.


Após um começo de jogo menos bem conseguido, aos 12 minutos, o conjunto de Silas deu, finalmente, um ar da sua graça. Na sequência de um pontapé de canto, Bruno Fernandes tirou o cruzamento, Ristovski matou no peito, mas o remate do macedónio acabou por sair bem ao lado da baliza defendida por Amir Abedzadeh.

A verdade é que o primeiro grande momento de interesse do encontro surgiu ao quarto de hora. Depois de um lance dividido com Renê Santos, Luiz Phellype saiu lesionado e chegava, assim, a hora da estreia de Andraž Šporar. O reforço verde e branco precisou apenas de três minutos em campo para se mostrar aos adeptos leoninos. Lançado em profundidade por Bruno Fernandes, Šporar rematou com perigo, mas o guarda-redes do CS Marítimo respondeu com segurança. No pontapé de canto subsequente, a turma de Alvalade até haveria de marcar. Bruno Fernandes, outra vez, no cruzamento e Coates, com um remate acrobático, disparou para o fundo das redes. No entanto, o árbitro da partida, Rui Costa, depois de consultar o VAR, verificou que o uruguaio estava mesmo em posição irregular, mais precisamente por 33 centímetros.


Os leões voltariam a estar perto do golo, por intermédio de Bruno Fernandes. O internacional português bateu o livre e Amir Abedzadeh ia dando uma frangalhada das antigas, mas a sorte protegeu o guardião iraniano. Aos 37 minutos, seria a vez de Luís Maximiano mostrar do que é capaz. Numa transição rápida, Nanú foi por ali fora e colocou Rodrigo Pinho na cara do guarda-redes do Sporting CP. No entanto, Max, com uma estrondosa defesa, impediu que o brasileiro fizesse o gosto ao pé pela quinta vez esta época.

Seria mesmo com o 0-0 que as equipas haveriam de recolher aos balneários. Numa primeira parte pouco entusiasmante para quem assistia, o momento de maior destaque foi a estreia de Šporar, que até esteve perto do golo pouco depois de ter entrado, acabou por passar despercebido nos restantes minutos do primeiro tempo.

No recomeço, já com o apoio das claques, que aproveitaram para exibir algumas tarjas em forma de protesto para com o atual Conselho Diretivo, pouco ou nada mudou. A intensidade da partida era baixa e as ocasiões de golo escassas.

Tal como na primeira parte, o golo do Sporting CP acabaria mesmo por aparecer. No corredor esquerdo, Cristian Borja cruzou, Amir largou a bola para a frente e Rafael Camacho, oportuno, só teve mesmo de encostar. Contudo, Rui Costa, chamado à atenção pelo vídeo-arbitro, anulou o golo verde e branco por alegado empurrão de Sporar. A verdade é que o esloveno coloca as mãos nas costas de Renê Santos, mas fica a dúvida se foi o suficiente para desequilibrar o defesa maritimista.

Já com uma hora decorrida, Rodrigo Pinho encarnou Lionel Messi e quase marcava. O brasileiro tirou tudo e todos da frente e só Ristovski, já quase em cima da linha de golo, foi capaz de afastar o perigo. Logo após esta situação de golo do CS Marítimo, Silas retirou Jesé Rodríguez e lançou Gonzalo Plata no jogo. O espanhol tarda em afirmar-se com o símbolo do leão ao peito.

Já o equatoriano, precisaria apenas de alguns minutos para estar perto do golo. Bruno Fernandes, mais uma vez, com um passe primoroso, colocou Plata na cara de Amir, mas o extremo leonino não foi capaz de finalizar com eficácia. Pouco depois, seria a vez do capitão do Sporting CP quase marcar. O médio verde e branco precisou de pouco espaço para disparar um autêntico míssil, que acabaria por acertar na barra. O guarda-redes iraniano ficou completamente pregado ao chão.

Na procura do golo, Silas retirou Idrissa Doumbia e lançou Jovane Cabral na partida. O internacional sub-21, que não jogava há mais de quatro meses, até podia ter marcado numa das primeiras intervenções. Após pontapé de canto, Coates desviou e o extremo falhou, por pouco, o desvio. Todavia, o golo haveria mesmo de aparecer. No corredor direito, Jovane cruzou tenso, Sporar chegou um pouco atrasado, mas Cristian Borja, ao segundo poste, não facilitou e fuzilou a baliza madeirense. Estava inaugurado o marcador em Alvalade.

Até ao final do encontro, os leões até podiam ter dilatado a vantagem, mas o resultado seria mesmo o 1-0 e o Sporting CP voltaria, mais de um mês depois, a triunfar no Estádio José de Alvalade. Com esta vitória, o conjunto de Silas ultrapassa o Famalicão FC e ocupa agora o terceiro lugar, com 32 pontos. Na próxima jornada, o Sporting CP viaja novamente até ao norte do país para defrontar o SC Braga. O jogo realiza-se no próximo domingo (2 de fevereiro), pelas 17h30.


Futebol

Sporting com problema dos grandes! Leões não param de desperdiçar golos

Pupilos de Rui Borges apresentam uma baixa taxa de aproveitamento ofensivo, sendo mesmo um dos piores conjuntos da Liga neste aspeto

Ataque do Sporting é problema! Verdes e brancos não param de desperdiçar golos neste arranque de temporada
Ataque do Sporting é problema! Verdes e brancos não param de desperdiçar golos neste arranque de temporada

07 Out 2025 | 14:01 |

Icon Comentário0

O Sporting enfrenta um desafio no ataque da sua equipa, que tem revelado baixa eficácia na finalização. Os leões convertem apenas cerca de um terço das chances criadas, figurando entre os conjuntos com pior rendimento ofensivo. Essa dificuldade ficou evidente no empate frente ao Braga, no passado domingo, 5 de outubro, com várias oportunidades desperdiçadas ao longo da partida.


Segundo dados recolhidos pelo jornal Record, o Clube de Alvalade é a sexta pior equipa do Campeonato Nacional no que toca a aproveitamento ofensivo, estando na 13ª posição, num universo de 18 formações. Esta informação apenas piora quando temo em consideração que os emblema verde e branco é a equipa que mais oportunidades de golo cria.


Ao longo desta edição da Liga Portugal Betclic, o Sporting já criou um total de 36 ocasiões para golo, das quais apenas 12 foram convertidas. Isto significa que os leões desperdiçaram 24 chances para faturar. Atualmente, os pupilos de Rui Borges já apontaram 20 golos, com os restantes a chegarem através de conversões de grande penalidade.


No reverso da medalha, o Arouca é a equipa do campeonato nacional com melhor aproveitamento ofensivo. Num universo de 10 oportunidades totais, a formação arouquense criou e converteu sete, o que resulta num aproveitamento ofensivo de 70%. Atualmente, a equipa do distrito de Aveiro já apontou 10 remates certeiros.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.



Futebol

Lenda do Manchester United ainda tem esperanças por Amorim! Ex Sporting foi elogiado

Apesar da última vitória contra o Sunderland, antigo técnico do Clube de Alvalade vive momentos complicados por Old Trafford

Lenda do Manchester United ainda tem esperança por Ruben Amorim; Ex-Sporting foi elogiado apesar dos resultados
Lenda do Manchester United ainda tem esperança por Ruben Amorim; Ex-Sporting foi elogiado apesar dos resultados

07 Out 2025 | 13:32 |

Icon Comentário0

Wayne Rooney deixou elogios a Ruben Amorim. Apesar da vitória do Manchester United frente ao Sunderland por 2-0, no passado sábado, dia 4 de outubro, o antigo técnico do Sporting vive dias difíceis por Old Trafford. Como tal, o antigo ponta de lança dos red devils salientou a importância deste triunfo.


Wayne Rooney: "Amorim é um treinador jovem com qualidade, os resultados não têm mostrado isso"


O resultado frente ao Sunderland foi importante, mas é preciso ver consistência. É preciso ganharem quatro, cinco, seis ou sete jogos consecutivos. É isso que faz com que subam na classificação”, começou por dizer o ex-internacional pela seleção Inglesa.


De seguida, Wayne Rooney teve oportunidade de falar sobre Ruben Amorim que, apesar dos resultados negativos, considera ser um treinador com um grande futuro pela frente: “Só o tempo dirá se Amorim é o treinador para o Manchester United. Eu espero que sim, Amorim é um treinador jovem com qualidade, os resultados não têm mostrado isso, mas ele estará certamente a fazer tudo para reverter a situação. Espero que ele consiga dar a volta”.

Questionado sobre a ausência de uma figura forte na equipa do Manchester United, a antiga lenda dos red devils não se mostrou preocupado, uma vez que considera ser um problema da atualidade do futebol: “Muitas equipas estão nessa posição. O futebol mudou muito desde a minha época. Não há muitos líderes no futebol mundial. A sociedade também mudou”.


O próximo jogo do Manchester United de Ruben Amorim será contra o Liverpool. O clássico do futebol inglês está marcado para o próximo domingo, dia 19 de outubro, às 16h30. O encontro será disputado em Old Trafford e terá em vista a oitava jornada da Premier League.


Futebol

Guarda-redes do Kairat defendeu penálti contra o Sporting mas fica viral por culpa... da mãe

Jovem guardião fez a sua estreia na Liga dos Campeões frente ao Clube de Alvalade, onde defendeu um castigo máximo cobrado por Morten Hjulmand

Depois de defender uma grande penalidade frente ao Sporting, guarda-redes do Kairat fica viral por motivo inusitado
Depois de defender uma grande penalidade frente ao Sporting, guarda-redes do Kairat fica viral por motivo inusitado

07 Out 2025 | 12:30 |

Icon Comentário0



Depois de ter defendido uma grande penalidade contra o Sporting, o guarda-redes do Kairat Almaty ficou viral por um motivo inusitado. Sherkhan Kalmurza fez a sua estreia na Liga dos Campeões frente ao Clube de Alvalade, numa derrota por 4-1, no passado dia 18 de setembro.


O guardião de 18 anos do conjunto cazaque tem chamado as atenções por um motivo diferente, após uma mensagem deixada através da conta de Instagram da sua mãe, após a partida da segunda jornada da prova milionária da UEFA: “És o melhor! És o meu orgulho. Fizeste tudo o que podias. Para mim, és o mais forte. Grandes alturas estão à tua frente. Não desistas. Estou contigo e acredito sempre em ti”.


A publicação de Saule Rabayeva, mãe de Sherkhan Kalmurza , correu as bocas do Mundo. Muitos dos adeptos que viram a mensagem foram enganados pena progenitora do guarda-redes do Kairat, pensando que se tratava da irmã, ganhando mesmo cerca de 40 mil seguidores no processo.

Vale a pena recordar que Sherkahn Kalmurza fez a sua estreia em absoluto na Liga dos Campeões, quando a formação de Almaty defrontou o Sporting. O jovem guarda-redes foi chamado à titularidade no Estádio de Alvalade, por via de lesões dos dois principais guardiões do conjunto cazaque.


Na quinta-feira do dia 18 de setembro, o Clube de Alvalade acabou por bater o Kairat por 4-1, em partida a contar para a primeira jornada da fase de liga da prova milionária da UEFA. Para o conjunto verde e branco, os golos foram apontados por Francisco Trincão (bis), Alisson Santos e Geovany Quenda.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Gyokeres desilude até fora de campo! Adeptos tomam decisão sobre o ex Sporting
Futebol

Gyokeres desilude até fora de campo! Adeptos tomam decisão sobre o ex Sporting

07 Out 2025 | 10:37

Icon Comentário0
Sporting - Braga foi tema de conversa na imprensa estrangeira e o principal visado foi...Hjulmand
Futebol

Sporting - Braga foi tema de conversa na imprensa estrangeira e o principal visado foi...Hjulmand

07 Out 2025 | 10:16

Icon Comentário0
Depois de Pote, Frederico Varandas tem novo dossiê por resolver no Sporting
Futebol

Depois de Pote, Frederico Varandas tem novo dossiê por resolver no Sporting

07 Out 2025 | 09:53

Icon Comentário0