Futebol
Rafael Soares critica Geny e Trincão mas elogia um dos titulares: "Foi dos melhores do Sporting"
06 Dez 2025 | 16:54
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Jan 2020 | 23:08 |
O Sporting CP recebeu e venceu esta noite o CS Marítimo por 1-0. Em jogo a contar para a 18.ª jornada da Liga NOS, os rapazes de verde e branco haveriam de chegar ao golo do triunfo já no segundo tempo. Aos 76 minutos, Cristian Borja fuzilou a baliza dos madeirenses. Os leões regressam, assim, aos triunfos caseiros quase um mês depois e saltam para o terceiro lugar do campeonato, com 32 pontos.
Com Jesé a titular, algo que não acontecia desde a derrota por 3-0 frente ao LASK Linz, o jogo começou morno. Talvez contagiados pelo frio que se fez sentir em Lisboa, os jogadores de ambas as equipas não pareciam interessados em aumentar o ritmo da partida.
Perante as bancadas do Estádio José de Alvalade bastante despidas, os dois primeiros remates, embora sem qualquer perigo, pertenceram aos madeirenses. No entanto, estava feito o aviso. A verdade é que o CS Marítimo ia tendo mais bola e os leões mostravam tremendas dificuldades em chegar à baliza adversária.
Após um começo de jogo menos bem conseguido, aos 12 minutos, o conjunto de Silas deu, finalmente, um ar da sua graça. Na sequência de um pontapé de canto, Bruno Fernandes tirou o cruzamento, Ristovski matou no peito, mas o remate do macedónio acabou por sair bem ao lado da baliza defendida por Amir Abedzadeh.
A verdade é que o primeiro grande momento de interesse do encontro surgiu ao quarto de hora. Depois de um lance dividido com Renê Santos, Luiz Phellype saiu lesionado e chegava, assim, a hora da estreia de Andraž Šporar. O reforço verde e branco precisou apenas de três minutos em campo para se mostrar aos adeptos leoninos. Lançado em profundidade por Bruno Fernandes, Šporar rematou com perigo, mas o guarda-redes do CS Marítimo respondeu com segurança. No pontapé de canto subsequente, a turma de Alvalade até haveria de marcar. Bruno Fernandes, outra vez, no cruzamento e Coates, com um remate acrobático, disparou para o fundo das redes. No entanto, o árbitro da partida, Rui Costa, depois de consultar o VAR, verificou que o uruguaio estava mesmo em posição irregular, mais precisamente por 33 centímetros.
Os leões voltariam a estar perto do golo, por intermédio de Bruno Fernandes. O internacional português bateu o livre e Amir Abedzadeh ia dando uma frangalhada das antigas, mas a sorte protegeu o guardião iraniano. Aos 37 minutos, seria a vez de Luís Maximiano mostrar do que é capaz. Numa transição rápida, Nanú foi por ali fora e colocou Rodrigo Pinho na cara do guarda-redes do Sporting CP. No entanto, Max, com uma estrondosa defesa, impediu que o brasileiro fizesse o gosto ao pé pela quinta vez esta época.
Seria mesmo com o 0-0 que as equipas haveriam de recolher aos balneários. Numa primeira parte pouco entusiasmante para quem assistia, o momento de maior destaque foi a estreia de Šporar, que até esteve perto do golo pouco depois de ter entrado, acabou por passar despercebido nos restantes minutos do primeiro tempo.
No recomeço, já com o apoio das claques, que aproveitaram para exibir algumas tarjas em forma de protesto para com o atual Conselho Diretivo, pouco ou nada mudou. A intensidade da partida era baixa e as ocasiões de golo escassas.
Tal como na primeira parte, o golo do Sporting CP acabaria mesmo por aparecer. No corredor esquerdo, Cristian Borja cruzou, Amir largou a bola para a frente e Rafael Camacho, oportuno, só teve mesmo de encostar. Contudo, Rui Costa, chamado à atenção pelo vídeo-arbitro, anulou o golo verde e branco por alegado empurrão de Sporar. A verdade é que o esloveno coloca as mãos nas costas de Renê Santos, mas fica a dúvida se foi o suficiente para desequilibrar o defesa maritimista.
Já com uma hora decorrida, Rodrigo Pinho encarnou Lionel Messi e quase marcava. O brasileiro tirou tudo e todos da frente e só Ristovski, já quase em cima da linha de golo, foi capaz de afastar o perigo. Logo após esta situação de golo do CS Marítimo, Silas retirou Jesé Rodríguez e lançou Gonzalo Plata no jogo. O espanhol tarda em afirmar-se com o símbolo do leão ao peito.
Já o equatoriano, precisaria apenas de alguns minutos para estar perto do golo. Bruno Fernandes, mais uma vez, com um passe primoroso, colocou Plata na cara de Amir, mas o extremo leonino não foi capaz de finalizar com eficácia. Pouco depois, seria a vez do capitão do Sporting CP quase marcar. O médio verde e branco precisou de pouco espaço para disparar um autêntico míssil, que acabaria por acertar na barra. O guarda-redes iraniano ficou completamente pregado ao chão.
Na procura do golo, Silas retirou Idrissa Doumbia e lançou Jovane Cabral na partida. O internacional sub-21, que não jogava há mais de quatro meses, até podia ter marcado numa das primeiras intervenções. Após pontapé de canto, Coates desviou e o extremo falhou, por pouco, o desvio. Todavia, o golo haveria mesmo de aparecer. No corredor direito, Jovane cruzou tenso, Sporar chegou um pouco atrasado, mas Cristian Borja, ao segundo poste, não facilitou e fuzilou a baliza madeirense. Estava inaugurado o marcador em Alvalade.
Até ao final do encontro, os leões até podiam ter dilatado a vantagem, mas o resultado seria mesmo o 1-0 e o Sporting CP voltaria, mais de um mês depois, a triunfar no Estádio José de Alvalade. Com esta vitória, o conjunto de Silas ultrapassa o Famalicão FC e ocupa agora o terceiro lugar, com 32 pontos. Na próxima jornada, o Sporting CP viaja novamente até ao norte do país para defrontar o SC Braga. O jogo realiza-se no próximo domingo (2 de fevereiro), pelas 17h30.
Clube de Alvalade está atento a vários talentos pelo mundo fora, e estudam as diferentes opções antes do início da janela de transferências
07 Dez 2025 | 03:00 |
Tiago Gabriel está referenciado pela Direção do Sporting, como um dos jovens talentos que os responsáveis verdes e brancos querem seguir de perto. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal dá conta do interesse dos leões no jogador do Lecce, da Serie A.
Tiago Gabriel é um defesa-central de 20 anos, que já alinhou em 15 partidas do Lecce na presente temporada, para além de também ser escolha regular nos convocados da seleção sub-21, em 2025/26. Neste momento, é o terceiro jogador da Liga Italiana com mais duelos aéreos discutidos, e ganhos.
Apesar de o Sporting estar bem apetrechado, no que toca ao eixo da defesa, a verdade é que os leões já pensam na possibilidade de perder algumas peças importantes no setor defensivo. Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande, que têm sido titulares habituais nas escolhas de Rui Borges, têm vindo a ser apontados a alguns dos mais ricos clubes da Europa nos últimos meses.
Por isso, o Sporting estuda opções, e um dos jogadores que estará referenciado é Tiago Gabriel. Um dos motivos do interesse dos leões no jovem defesa-central, para além das boas exibições esta temporada, é o facto de o jogador ter feito a sua formação no Clube de Alvalade, onde esteve entre 2014 e 2020.
Outro dos fatores que pode ajudar a um possível negócio são as boas relações que o Sporting mantém com o Lecce, emblema onde alinha Tiago Gabriel. Relembrar que, no verão de 2023, os leões efetuaram uma das compras mais caras da história do Clube a esse emblema da Serie A, na altura para resgatar o agora capitão de equipa, Morten Hjulmand.
Logo após ter assistido para o golo dos encarnados, futebolista e teve uma atitude inapropriada que pode sair caro ao futebolista encarnado
06 Dez 2025 | 23:24 |
O empate no dérbi entre Benfica e Sporting (1-1), desta sexta-feira, dia 5 de dezembro, ficou marcado por uma provocação nos festejos do golo de Georgiy Sudakov. Amar Dedic decidiu ir ao encontro de Maxi Araújo, logo após ter assistido o internacional ucraniano e teve um gesto obsceno que pode sair caro ao jogador encarnado.
Quem se apercebeu do sucedido foi Morten Hjulmand, levando mesmo o capitão do conjunto de Rui Borges a pedir satisfações, ao passo que Vangelis Pavlidis ainda tentou abafar tais protestos do nórdico, numa altura em que a turma de José Mourinho festejava o golo.
Na sequência desse momento, o árbitro António Nobre fez questão de chamar os capitães Nicolás Otamendi e Morten Hjulmand à parte e pedir a ambos os futebolistas que acalmassem os colegas de equipa que viviam o jogo com os nervos à flor da pele.
Já na segunda parte, Maxi Araújo foi também atingido com duas garrafas, quando se preparava para fazer um lançamento de linha lateral. Tal aconteceu depois de mais um lance em que esteve picado com Richard Ríos, o que foi uma constante durante todo o encontro.
De recordar que Tiago Dantas, médio que esteve emprestado pelo Benfica ao Tondela, em 2021/22, foi suspenso por um jogo, após um gesto semelhante numa derrota caseira dos beirões contra o Sporting (3-1), além de ter sido multado em 82 euros pelo Conselho de Disciplina da FPF.
Veja o gesto:
Após o empate entre Benfica e leões (1-1), técnico do clube da Luz afirmou que capitão dos leões não via cartões, mas números dizem o contrário
06 Dez 2025 | 19:43 |
Após o empate entre Benfica e Sporting (1-1), José Mourinho afirmou que Morten Hjulmand é "intocável" e que não leva cartões apesar de fazer faltas. No entanto, os dados dizem precisamente o contrário. O capitão dos leões é dos que mais amarelos viu na Liga desde 2023.
Num total de 71 partidas disputadas (5.513 minutos) ao serviço dos verdes e brancos em três edições distintas do nosso campeonato, o futebolista dinamarquês foi admoestado com 26 cartões: viu 25 amarelos (dois deles no mesmo jogo) e um vermelho.
Neste ranking, o jogador leonino apenas é superado por Seba Pérez, que, em 69 duelos entre Boavista e Casa Pia (4.890'), viu os mesmos 26 cartões, mas divididos da seguinte forma: 22 amarelos e quatro vermelhos. O top-3 fecha com Matheus Pereira, do Santa Clara, que, nos 68 jogos (4.531) pelos insulares, viu os árbitros visaram-no por 23 vezes (22 amarelos e um vermelho).
Por outro lado, Nicolás Otamendi, durante este período, viu apenas 19 cartões (18 amarelos e um vermelho) em 74 jogos (6.535 minutos). Assim, os factos apresentados desmentem as afirmações proferidas por José Mourinho que tentou desviar as atenções por ter somado mais um jogo sem vencer à frente dos encarnados.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 20 partidas: 13 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. Nos 1.798 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez duas assistências.