Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

FRIO QUASE CONGELAVA O LEÃO

Cristian Borja fez o golo do triunfo verde e branco já no segundo tempo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

27 Jan 2020 | 23:08 |

Icon Comentário0

O Sporting CP recebeu e venceu esta noite o CS Marítimo por 1-0. Em jogo a contar para a 18.ª jornada da Liga NOS, os rapazes de verde e branco haveriam de chegar ao golo do triunfo já no segundo tempo. Aos 76 minutos, Cristian Borja fuzilou a baliza dos madeirenses. Os leões regressam, assim, aos triunfos caseiros quase um mês depois e saltam para o terceiro lugar do campeonato, com 32 pontos.


Com Jesé a titular, algo que não acontecia desde a derrota por 3-0 frente ao LASK Linz, o jogo começou morno. Talvez contagiados pelo frio que se fez sentir em Lisboa, os jogadores de ambas as equipas não pareciam interessados em aumentar o ritmo da partida.


Perante as bancadas do Estádio José de Alvalade bastante despidas, os dois primeiros remates, embora sem qualquer perigo, pertenceram aos madeirenses. No entanto, estava feito o aviso. A verdade é que o CS Marítimo ia tendo mais bola e os leões mostravam tremendas dificuldades em chegar à baliza adversária.


Após um começo de jogo menos bem conseguido, aos 12 minutos, o conjunto de Silas deu, finalmente, um ar da sua graça. Na sequência de um pontapé de canto, Bruno Fernandes tirou o cruzamento, Ristovski matou no peito, mas o remate do macedónio acabou por sair bem ao lado da baliza defendida por Amir Abedzadeh.

A verdade é que o primeiro grande momento de interesse do encontro surgiu ao quarto de hora. Depois de um lance dividido com Renê Santos, Luiz Phellype saiu lesionado e chegava, assim, a hora da estreia de Andraž Šporar. O reforço verde e branco precisou apenas de três minutos em campo para se mostrar aos adeptos leoninos. Lançado em profundidade por Bruno Fernandes, Šporar rematou com perigo, mas o guarda-redes do CS Marítimo respondeu com segurança. No pontapé de canto subsequente, a turma de Alvalade até haveria de marcar. Bruno Fernandes, outra vez, no cruzamento e Coates, com um remate acrobático, disparou para o fundo das redes. No entanto, o árbitro da partida, Rui Costa, depois de consultar o VAR, verificou que o uruguaio estava mesmo em posição irregular, mais precisamente por 33 centímetros.


Os leões voltariam a estar perto do golo, por intermédio de Bruno Fernandes. O internacional português bateu o livre e Amir Abedzadeh ia dando uma frangalhada das antigas, mas a sorte protegeu o guardião iraniano. Aos 37 minutos, seria a vez de Luís Maximiano mostrar do que é capaz. Numa transição rápida, Nanú foi por ali fora e colocou Rodrigo Pinho na cara do guarda-redes do Sporting CP. No entanto, Max, com uma estrondosa defesa, impediu que o brasileiro fizesse o gosto ao pé pela quinta vez esta época.

Seria mesmo com o 0-0 que as equipas haveriam de recolher aos balneários. Numa primeira parte pouco entusiasmante para quem assistia, o momento de maior destaque foi a estreia de Šporar, que até esteve perto do golo pouco depois de ter entrado, acabou por passar despercebido nos restantes minutos do primeiro tempo.

No recomeço, já com o apoio das claques, que aproveitaram para exibir algumas tarjas em forma de protesto para com o atual Conselho Diretivo, pouco ou nada mudou. A intensidade da partida era baixa e as ocasiões de golo escassas.

Tal como na primeira parte, o golo do Sporting CP acabaria mesmo por aparecer. No corredor esquerdo, Cristian Borja cruzou, Amir largou a bola para a frente e Rafael Camacho, oportuno, só teve mesmo de encostar. Contudo, Rui Costa, chamado à atenção pelo vídeo-arbitro, anulou o golo verde e branco por alegado empurrão de Sporar. A verdade é que o esloveno coloca as mãos nas costas de Renê Santos, mas fica a dúvida se foi o suficiente para desequilibrar o defesa maritimista.

Já com uma hora decorrida, Rodrigo Pinho encarnou Lionel Messi e quase marcava. O brasileiro tirou tudo e todos da frente e só Ristovski, já quase em cima da linha de golo, foi capaz de afastar o perigo. Logo após esta situação de golo do CS Marítimo, Silas retirou Jesé Rodríguez e lançou Gonzalo Plata no jogo. O espanhol tarda em afirmar-se com o símbolo do leão ao peito.

Já o equatoriano, precisaria apenas de alguns minutos para estar perto do golo. Bruno Fernandes, mais uma vez, com um passe primoroso, colocou Plata na cara de Amir, mas o extremo leonino não foi capaz de finalizar com eficácia. Pouco depois, seria a vez do capitão do Sporting CP quase marcar. O médio verde e branco precisou de pouco espaço para disparar um autêntico míssil, que acabaria por acertar na barra. O guarda-redes iraniano ficou completamente pregado ao chão.

Na procura do golo, Silas retirou Idrissa Doumbia e lançou Jovane Cabral na partida. O internacional sub-21, que não jogava há mais de quatro meses, até podia ter marcado numa das primeiras intervenções. Após pontapé de canto, Coates desviou e o extremo falhou, por pouco, o desvio. Todavia, o golo haveria mesmo de aparecer. No corredor direito, Jovane cruzou tenso, Sporar chegou um pouco atrasado, mas Cristian Borja, ao segundo poste, não facilitou e fuzilou a baliza madeirense. Estava inaugurado o marcador em Alvalade.

Até ao final do encontro, os leões até podiam ter dilatado a vantagem, mas o resultado seria mesmo o 1-0 e o Sporting CP voltaria, mais de um mês depois, a triunfar no Estádio José de Alvalade. Com esta vitória, o conjunto de Silas ultrapassa o Famalicão FC e ocupa agora o terceiro lugar, com 32 pontos. Na próxima jornada, o Sporting CP viaja novamente até ao norte do país para defrontar o SC Braga. O jogo realiza-se no próximo domingo (2 de fevereiro), pelas 17h30.


Futebol

Exclusivo Leonino - Defesa do Sporting tem guia de marcha e pode rumar ao 7.º classificado da Liga

Verdes e brancos vão permitir a saída de um dos portugueses do plantel principal e o seu próximo destino parece já estar definido

Exclusivo Leonino - Henrique Magalhães está de saída do Sporting no final da temporada e o mais provável é que regresse à Oliveirense
Exclusivo Leonino - Henrique Magalhães está de saída do Sporting no final da temporada e o mais provável é que regresse à Oliveirense

07 Jan 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Henrique Magalhães pode vir a deixar o Sporting no final da temporada 2025/26 e já tem destino praticamente definido, sabe o Leonino. Apesar de ter estendido a sua ligação com o Clube de Alvalade em outubro deste ano, a estrutura pretende continuar a renovar o plantel de hóquei em patins e o jogador deverá prosseguir a sua carreira na Oliveirense.


A verdade é que, segundo fonte próxima do processo contou ao nosso Jornal, o internacional português, de 34 anos, esteve até para se despedir do Sporting no final da época transata, mas as saídas de pesos pesados - como Ângelo Girão, Matías Platero, João Souto e Toni Pérez -, fizeram com que os verdes e brancos aguardassem, para que a formação dos leões não perdesse todas as suas referências e jogadores com mais experiência.


Apesar de continuar a ser opção regular para Edo Bosch, os leões acreditam que o trajeto de Henrique Magalhães em Alvalade está no fim e até tem o seu substituto definido. Assim sendo, o jogador poderá regressar a uma casa que bem conhece - aliás, esteve duas temporadas na Oliveirense antes de assinar com o Sporting pela segunda vez.


Na última temporada, o hoquista português realizou 45 partidas oficiais, onde registou um total de nove golos. No Sporting desde 2021/22, Henrique Magalhães já conquistou mais de uma dezena de títulos, entre os quais duas Ligas dos Campeões, um Campeonato Nacional e um Mundial de Clubes.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 8 de janeiro, novamente frente ao Benfica. O encontro diante da turma liderada por Edu Castro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, jogar-se-á às 16h00, no Pavilhão João Rocha.



Futebol

Rui Borges foi eliminado, mas técnico do Sporting deixa mensagem de esperança

Treinador do Clube de Alvalade analisou derrota com o Vitória de Guimarães (2-1) e consequente eliminação da Taça da Liga

Apesar da eliminação da Taça da Liga, Rui Borges acredita que Sporting ainda vai ser muito feliz até ao final da presente temporada desportiva
Apesar da eliminação da Taça da Liga, Rui Borges acredita que Sporting ainda vai ser muito feliz até ao final da presente temporada desportiva

07 Jan 2026 | 00:00 |

Icon Comentário0

Rui Borges analisou a derrota com o Vitória de Guimarães (2-1) e consequente eliminação da Taça da Liga. O treinador lamentou a eliminação do emblema verde e branco, mas acredita que o Clube de Alvalade ainda vai ser muito feliz até ao final da presente temporada desportiva.


R. Borges: "Ainda falta muito, há muitos pontos em disputa, e temos de fazer uma segunda volta ainda melhor do que a primeira"


"Vamos tentar lutar por tudo aquilo que ainda podemos, a Taça de Portugal e o campeonato. Ainda falta muito, há muitos pontos em disputa, e temos de fazer uma segunda volta ainda melhor do que a primeira. Quem vai à frente está a fazer um campeonato fora do normal. Estamos focados e concentrados naquilo que queremos. Queremos muito disputar a final da Taça de Portugal, tal como queríamos disputar esta, mas temos de dar o mérito ao adversário, que acreditou sempre".


O treinador justificou a derrota: "Nós fomos perdendo alguns ressaltos, algumas bolas, é notório que em termos coletivos não temos tanta energia e, aqui e ali, não fomos tão competentes em alguns lances. É natural que os adeptos não estejam contentes, porque este Clube quer estar sempre na disputa dos títulos e hoje não conseguimos. A tristeza é deles e é nossa".

R. Borges: "Temos apenas de perceber como controlar melhor a fase final dos jogos, mesmo com este cansaço acumulado"


Rui Borges nega que tenha faltado atitude aos seus pupilos: "Não, não, nada disso. Podíamos ter feito o 2-0 e não fizemos, tal como com o Gil Vicente. Temos apenas de perceber como controlar melhor a fase final dos jogos, mesmo com este cansaço acumulado".

Relativamente às alterações tácticas, após lesão de Fotis Ioannidis, o técnico explicou: "A capacidade individual de cada um é diferente. Metemos o Francisco Trincão para dentro, um pé esquerdo, e metemos um pé direito a jogar largura, o que não é o nosso hábito, mas o Alisson dá-nos o um para um no corredor. Faltou-nos talvez o ataque à profundidade que o Fotis nos dá, porque o Trincão é um jogador de apoio, mas em termos tácticos nada mudou, apenas aquilo que cada um dá à equipa".


Futebol

Rui Borges confirma que há mais titulares do Sporting que vão falhar o próximo jogo

Técnico mostrou-se desiludido com o desaire e confirmou lesões de futebolista do emblema verde e branco para duelo diante do Casa Pia

Rui Borges mostrou-se desiludido com o desaire  e confirmou as lesões de Eduardo Quaresma e Fotis Ioannidis para o próximo jogo do Sporting
Rui Borges mostrou-se desiludido com o desaire e confirmou as lesões de Eduardo Quaresma e Fotis Ioannidis para o próximo jogo do Sporting

06 Jan 2026 | 23:45 |

Icon Comentário0

Depois do afastamento nas meias-finais da Taça da Liga, Rui Borges esteve presente na sala de conferências do Estádio Dr. Magalhães Pessoa para fazer a análise à partida frente ao Vitória de Guimarães (derrota por 2-1). O técnico mostrou-se desiludido com o desaire e confirmou as lesões de Eduardo Quaresma e Fotis Ioannidis para o próximo jogo do Sporting.


R. Borges: "Por mais otimistas que sejamos, custa ver tanta gente de fora, lesionada"


"É difícil. É algo que parece de estudo. Hoje pela primeira vez sinto e acredito que a equipa sinta também: por mais otimistas que sejamos, custa ver tanta gente de fora, lesionada. Não serve de desculpa, atenção, num jogo onde podíamos ter feito o 2-0, mas o adversário acaba a acreditar no tempo de compensação e é feliz. Apenas isso", começou por dizer.


O técnico acredita que a equipa vai reagir: "A pressão é diária no Sporting, independentemente de conseguirmos ou não os objetivos e resultados. A pressão é a de ser melhor e ganhar. Mais do que os resultados, acredito que tudo aquilo que tem acontecido mexa com os jogadores. Nós, como equipa técnica, temos de encontrar forma de os levantar. Temos de seguir e focar naquilo que falta jogar na época: falta a segunda volta inteira e temos de fazer melhor do que na primeira, porque só assim podemos alcançar os nossos objetivos".

R. Borges: "A minha maior tristeza é sair daqui hoje sem dois jogadores para o próximo jogo"


Rui Borges recusa refugiar-se nas lesões para justificar a eliminação: "Não são as lesões musculares que têm afastado os jogadores. Por mais que seja otimista e não me agarre a isso, a minha maior tristeza é sair daqui hoje sem dois jogadores para o próximo jogo. Chega a um ponto em que é impossível não o sentirmos. Mas não temos assim tantas lesões musculares quanto isso. São sobretudo traumáticas, coisas que acontecem e temos de seguir caminho".

O treinador confessou algum desgaste nos jogadores e aborda ida ao mercado: "Há cansaço acumulado, sente-se isso e hoje notou-se na energia coletiva. Tanta lesão devia ser um caso de estudo. É inacreditável, não sei o que mais nos pode acontecer. Novos jogadores? O Sporting vive da formação e se tivermos de nos agarrar a eles, vamos fazê-lo. Não podemos ir 'assim' ao mercado, senão daqui a dois meses temos quarenta jogadores para treinar. Temos de ser cautelosos e avaliar se há alguma necessidade específica, mas à formação vamos agarrar-nos sempre", apontou.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges comenta nova lesão de jogador do Sporting: "Pode ter alguma gravidade"
Futebol

Rui Borges comenta nova lesão de jogador do Sporting: "Pode ter alguma gravidade"

06 Jan 2026 | 23:17

Icon Comentário0
Rui Silva desolado pela derrota do Sporting
Futebol

Rui Silva desolado pela derrota do Sporting

06 Jan 2026 | 22:53

Icon Comentário0
Sporting perde com o Vitória de Guimarães nos descontos e é eliminado da Taça da Liga
Futebol

Sporting perde com o Vitória de Guimarães nos descontos e é eliminado da Taça da Liga

06 Jan 2026 | 21:44

Icon Comentário0