Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Viktor Gyokeres foi, na última temporada, o melhor jogador do Campeonato Nacional. O craque do Sporting dominou os adversários da Liga, mas Pedro Mantorras não está convencido, acreditando que, esta temporada, Vangelis Pavlidis "é melhor" que o sueco.
"Para mim, os avançados de Sporting e Benfica têm características parecidas às minhas: força, velocidade. Mas o do Benfica é mais inteligente. Com bola, é mais inteligente. O outro tem força e velocidade, é praticamente um trator", disse, ao jornal Record.
"O do Benfica sabe jogar coletivamente, que é mais importante. São grandes avançados, mas como sou benfiquista, o do Benfica é melhor", atirou Pedro Mantorras, comparando o, para já, 'flop' encarnado com o melhor marcador da última edição da Liga - que caminha a passos largos para repetir o feito em 2024/25.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em dez encontros (915 minutos), apontou 11 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Assista às declarações de Mantorras:
Leões recebem açorianos na próxima quarta-feira, às 20h45, no Estádio José Alvalade, e técnico acredita nas qualidades dos pupilos de Alcochete
|
0O Sporting recebe o Santa Clara na próxima quarta-feira, 18 de dezembro, às 20h45, no Estádio José Alvalade. Com várias baixas por lesão, João Pereira vai ser obrigado a recorrer à prata da casa. Nesse sentido, João Simões - que tem ouvido vários elogios - deve voltar a ser titular, tal como Geovany Quenda, ambos com 17 anos.
Atualmente, o plantel leonino conta com a ausência de Pedro Gonçalves, Hidemasa Morita e Daniel Bragança, isto para lá de Nuno Santos. Assim sendo, o técnico verde e branco 'apostará tudo' na dupla que subiu à equipa principal esta temporada. Importa relembrar que, ainda na altura de Ruben Amorim, a geração de 2007 já era uma grande aposta nos onze iniciais.
Para recuar a um tempo em que os verdes e brancos tiveram presentes em campo jovens de 17 anos, é necessário voltar ao dia 29 de dezembro de 2022, data que marcou a estreia de Dário Essugo e Rodrigo Ribeiro, num jogo contra o Paços de Ferreira.
Esta temporada, na equipa principal do Sporting, João Simões já foi opção por quatro ocasiões, estreando-se diante do Amarante, para a Taça de Portugal - partida na qual completou 24 minutos. O primeiro encontro a titular foi frente ao Club Brugge, na Liga dos Campeões. O atleta foi, ainda, opção frente ao Arsenal e ao Moreirense.
Por sua vez, ao serviço do Sporting na presente época, Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 24 partidas, nas quais disputou 1.610 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, uma assistência e dois golos apontados. O camisola 57 marcou na estreia oficial com a camisola da equipa A dos verdes e brancos, na derrota frente ao Porto na Supertaça (4-3, após prolongamento). Com 17 anos, três meses e cinco dias, o jovem tornou-se no mais jovem a conseguir tal feito pelo Clube de Alvalade.
Atleta tem sido uma das grandes figuras dos leões na presente temporada e deixou publicação enigmática nas redes sociais
|
0Francisco Trincão esteve em grande no triunfo do Sporting frente ao Boavista, marcando dois dos três golos do triunfo verde e branco na Liga Portugal Betclic. Na passada segunda-feira, o extremo utilizou as redes sociais para deixar uma mensagem enigmática, que deixou alguns adeptos surpresos.
“He who was a why to life for can bear almost any how – "Aquele que tem um porquê de viver pode suportar quase qualquer como”, escreveu Francisco Trincão, citando Friedrich Nietzsche.
Nos comentários à publicação, foram várias as personalidades do universo Sporting a responderam a Francisco Trincão, nomeadamente César Mourão, Paulo Baptista ou Madjer, que felicitam o internacional português pelo excelente momento de forma em que se encontra.
Em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 23 milhões de euros – já leva seis golos e 10 assistências em 24 jogos, com 2.016 minutos em campo. O extremo dos leões tem tido um grande arranque de temporada, depois de ser uma das peças fundamentais do título conquistado na época anterior.
O 'camisola 17' do Sporting, internacional por Portugal em nove ocasiões, custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por apenas 50% dos direitos económicos e tem contrato com o emblema verde e branco até junho do ano de 2026.
Conhecido jornalista abordou momento de forma dos verdes e brancos, deixando duras críticas ao técnico dos leões
|
0Bernardo Ribeiro considera “paupérrimo” o futebol que o Sporting de João Pereira tem praticado nos últimos jogos. Num artigo de opinião, o diretor do jornal ‘Record’ considera que o técnico tem ficado aquém das expectativas, isto apesar da onda de lesões que tem afetado o plantel.
Bernardo Ribeiro: "Sporting de João Pereira é uma pálida imagem do que foi"
“Em Alvalade, Luz e Dragão são muitas as razões para os maus resultados. Árbitros, lesões, sobrecargas de jogos, o que aqui e ali não deixa de ser verdade, mas também era da mais elementar justiça que qualquer um dos técnicos assumisse o que todos vemos: os três grandes estão a jogar muito pouco”, começa por dizer Bernardo Ribeiro.
“Em Alvalade, a equipa de João Pereira é uma pálida imagem do que foi. E vencer o Boavista não sossegou um único adepto. Todos sabem quão débeis são os axadrezados e as fraquezas do leão foram sobejamente expostas. É confrangedora a forma medíocre como defende o Sporting. E sim, há lesões, mas isso justifica tão paupérrimo futebol?”, defende Bernardo Ribeiro.
“Na Luz, é transparente a quebra. Vencer o Vitória de aflitos, empatar com a equipa secundária do Bolonha e perder pontos em Vila das Aves com uma arbitragem simpática mostra como vão as coisas. E Lage no banco desta vez ajudou pouco”, finaliza Bernardo Ribeiro.
Desde que assumiu o comando técnico do Sporting, João Pereira leva seis encontros pelos leões, tendo vencido dois (Amarante e Boavista, da Liga Portugal Betclic) e perdido outros quatro (Arsenal, Santa Clara, Moreirense e Club Brugge).