Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

HÉLIO SOUSA RELEMBRA HISTÓRIA CURIOSA COM MANUEL FERNANDES; GLÓRIA DO SPORTING NÃO É ESQUECIDA

Atual treinador no Qatar recorda dia em que lenda dos leões se auto-substituiu no Vitória de Setúbal

Hélio Sousa lembra Manuel Fernandes
Hélio Sousa lembra Manuel Fernandes

  |

Icon Comentário0
Hélio Sousa privou com Manuel Fernandes no Vitória de Setúbal e, em entrevista ao jornal Record desta sexta-feira, dia 28 de junho, fala em "enorme saudade" e diz que a lenda do Sporting se tornou uma referência para si. O atual treinador do Qatar chegou a ser treinado pela figura histórica dos leões e recorda como o próprio Manuel Fernandes substituíu-se para Hélio Sousa entrar.

"Esta notícia deixa-nos uma saudade enorme. Ele, tal como o Jordão, era uma pessoa exemplar, com qualidade. Mostravam mesmo ter vontade de nos ensinar [os mais novos] e dar-nos exemplos do caminho a seguir, dos sacrifícios que teríamos de fazer para cumprirmos o sonho de ser jogadores. Foi sempre uma referência. Enquanto houver memória é das pessoas que não partem. Vai estar para sempre enquanto cá estivermos", começou por dizer.


"Na minha primeira temporada na equipa principal, ele, a meio da época, ficou como treinador/jogador e no último jogo da época, eu fiquei no banco de suplentes. A cerca de 15 minutos do fim, ele substitui-se e mete-me em campo. Penso que, naquele momento, quis deixar uma mensagem, quis dar um significado àquele momento. O experiente jogador a dar lugar aos jovens, ainda por cima eu era de Setúbal...". 


"Era uma pessoa muito simples e não o digo pelo momento que agora vivemos, mas essa é mesmo a verdade. Era muito terra a terra, amigo, fácil de conviver. Um exemplo a seguir por todos nós que o idolatrávamos. Uma pessoa inesquecível", lembra Hélio Sousa.

“Ficou em nós tudo o que pudemos absorver com ele e com o Jordão e com muitos outros. Davam conselhos, falavam connosco. Mas eram tempos muitos diferentes. Havia um respeito enorme, mas não exigiam tratamentos diferenciados. Aprendemos muito com eles", apontou o técnico português de 54 anos.



Futebol

EX JOGADOR DO SPORTING ELOGIA VARANDAS PELA FORMA COMO TRATOU MANUEL FERNANDES: "ENORME HUMANISMO"

Antigo defesa enaltece postura do presidente dos leões para com a figura histórica verde e branca

Barão elogia postura de Varandas perante M. Fernandes
Barão elogia postura de Varandas perante M. Fernandes

  |

Icon Comentário0
Manuel Fernandes e Francisco Barão estrearam-se na equipa principal do Sporting na mesma temporada (1975/76). Em entrevista ao jornal Record, o antigo defesa recorda a relação com a lenda do Clube de Alvalade e elogia o tratamento de Frederico Varandas nos últimos meses de vida do eterno capitão.

"Tratei-o sempre por 'meu' amigo, 'meu' irmão, 'meu' companheiro e 'meu' chato. Pedia-me muitas vezes para que, depois dos treinos, ficássemos os dois no campo para ele treinar como é que se caía para 'arrancar' um penálti. Ele vinha com a bola e, quando chegava ao pé de mim, tocava a bola para o lado, eu nem lhe tocava e ele lançava o corpo para trás e caía, como se eu o tivesse rasteirado. E o próprio Manuel gritava penálti, penálti...", disse, lembrando, de seguida os jogos em Alvalade.


"Na bancada central (coberta) do antigo Estádio José Alvalade havia a tribuna presidencial, subíamos por um lado e descíamos pelo outro diversas vezes. A malta mais velha, três ou quatro jogadores, normalmente, ao fim da terceira subida e descida, ficava escondida lá em cima. Jimmy Hagan estava no relvado e o Manuel era um dos que muitas vezes ficava lá só para 'chatear' a cabeça aos outros para que voltassem a correr.

"O sentido de responsabilidade dele vê-se por aí, pois, até na corrida, ele estava preocupado com os companheiros de equipa. O Manuel Fernandes foi certamente para um lugar melhor. O Sporting teve muito cuidado com o Manuel Fernandes. Parabéns ao doutor Varandas pela forma como o ajudou nestes últimos anos. Levar a taça ao hospital foi um gesto de enorme humanismo e de gratidão por aquilo que o Manuel representava para o Clube", considerou


"Algo que representa o feitio e a personalidade do Manuel é que não tem só amigos do Sporting. Se falarmos com antigos jogadores do Benfica ou do Porto, todos se referem a ele com uma enorme amizade", concluiu. Francisco Barão esteve 16 anos ao serviço dos leões, como jogador e como treinador e treinador-adjunto. Enquanto atleta, disputou 150 jogos - entre 1973 e 1983 e venceu dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. No comando técnico (entre 2013 e 2019), fez 21 partidas e venceu oito (entre equipa B e sub-23).


Futebol

CÂNTICO ENTOADO PELOS ADEPTOS DO SPORTING CHEGA À ALEMANHA

Adeptos portugueses têm estado em festa nas ruas das cidades germânicas

Cântico dos adeptos do Sporting chega à Alemanha
Cântico dos adeptos do Sporting chega à Alemanha

  |

Icon Comentário0

No Geórgia - Portugal (2-0), as emoções vividas pelos milhares de adeptos portugueses que fizeram eco um pouco por toda a Europa. Entre os festejos e os cânticos entoados, uma canção que a comunidade do Sporting dedica a Paulinho foi cantada em alto e bom som, mas desta vez aplicada a Cristiano Ronaldo. 

“Eles até caem... se o Paulinho mostra os dentes”, uma versão de Freed from Desire criada pelos Sportinguistas como forma de homenagear o avançado de 31 anos, mas adaptada ao capitão do conjunto das quinas. Também vale destacar que, segundo o diário desportivo A Bola, o ‘camisola 7’ foi o nome mais lido em todas as camisolas dos vários adeptos que se encontravam na marcha. 


Além disso, pessoas oriundas dos vários cantos do mundo deslocaram-se à Alemanha para ver o craque português em ação. É o caso de Javier, um mexicano que deixou a Copa América para estar pela primeira vez na presença de Cristiano Ronaldo. “Sei que o México até joga esta noite, mas era uma oportunidade única para ver Ronaldo. Vamos ficar pelo menos até aos oitavos de final”, declarou, com esperança de que o capitão luso pudesse observar um dos cartazes que pretendia levar para o estádio.


Apesar da época menos positiva em termos de títulos, Cristiano Ronaldo - atualmente com 39 anos de idade e avaliado em 15 milhões de euros – somou 51 encontros (4.477 minutos), nos quais apontou 50 golos e realizou 13 assistências esta época no Al Nassr sob o comando de Luís Castro.

Neste Europeu, o ex Sporting leva uma assistência na conta pessoal. Portugal vai agora recarregar baterias para o próximo embate na competição. Cristiano Ronaldo e companhia preparam-se para enfrentar a Eslovénia nos oitavos de final do torneio. O duelo está, assim, marcado para a próxima segunda-feira, dia 1 de julho e tem pontapé de saída agendado para as 20h00, no Deutsche Bank Park, em Frankfurt.



Futebol

TABATA DEIXOU O SPORTING PARA RUMAR AO PALMEIRAS DE ABEL FERREIRA E AGORA DIZ NÃO MORRER DE AMORES PELO TÉCNICO PORTUGUÊS

Extremo de 26 anos falou sobre o momento complicado que viveu no emblema brasileiro

  |

Icon Comentário0
Tabata trocou o Sporting, de Rúben Amorim, pelo Palmeiras, de Abel Ferreira, e agora revela que provavelmente não terá sido a sua melhor decisão. Em entrevista ao jornal 'Record', o brasileiro, atualmente jogador do Qatar SC, confessa que foi um ano bastante complicado.

"É completamente diferente de Portugal ou do Brasil. Precisava de dar uma 'oxigenada' na minha carreira. Há um ano e meio saí do Sporting e optei por voltar ao Brasil, achei que seria o ideal para a minha carreira e para a minha vida. Entretanto, vim para o Qatar para voltar a desfrutar do futebol, pois o último ano foi complicado para mim," explicou Bruno Tabata.


"Estive seis anos em Portugal, dois deles no Sporting, onde aprendi muito. Ganhámos títulos e era nítido que eu desfrutava do futebol, mesmo que pudesse não jogar com a frequência com que desejava", refere o jogador de 26 anos.


"Apesar de a equipa [Qatar SC] não ter vivido uma boa fase no início, aqui, o jogador estrangeiro tem muito mais responsabilidades. Pega mais vezes na bola e tem de fazer jogadas decisivas. Mas não diria que é mais fácil. Houve grandes jogadores que foram para o Qatar ou para a Arábia Saudita e não fizeram a diferença", considera o ex-leão.

"Conheço bem a cultura portuguesa. Trabalhei com treinadores mais velhos, como o Vítor Oliveira [no Portimonense], e depois apanhei o Rúben Amorim [no Sporting] com 6 meses de carreira. O Hélio [Sousa, treinador do Qatar SC] é uma grande pessoa e um grande treinador, tem tudo para fazer um grande trabalho connosco", concluiu Tabata.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


QUENDA NÃO BRINCA EM SERVIÇO; EXTREMO DO SPORTING DECIDIU ABDICAR DE...
Futebol

QUENDA NÃO BRINCA EM SERVIÇO; EXTREMO DO SPORTING DECIDIU ABDICAR DE...

 

Icon Comentário0
MÉDIO BRASILEIRO DIZ QUE CRISTIANO RONALDO COLOCOU ÁRABES A DORMIR MAIS CEDO
Futebol

MÉDIO BRASILEIRO DIZ QUE CRISTIANO RONALDO COLOCOU ÁRABES A DORMIR MAIS CEDO

 

Icon Comentário0
BAYERN APRESENTA ÚLTIMA PROPOSTA POR PALHINHA; FULHAM DECIDE DESTINO DO EX SPORTING
Futebol

BAYERN APRESENTA ÚLTIMA PROPOSTA POR PALHINHA; FULHAM DECIDE DESTINO DO EX SPORTING

 

Icon Comentário0