
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
A epidemia mundial Covid-19 fez com que as competições desportivas por todo o mundo ficassem em suspenso. Desta forma, a Federação Portuguesa de Patinagem não teve outra alternativa se não suspender o desenrolar das provas internas. Importa, portanto, perceber o que terá pela frente o hóquei em patins feminino do Sporting CP. As leoas estão, atualmente, no segundo lugar da fase regular do Campeonato Nacional, com 51 pontos. No último jogo antes da paragem das competições, o conjunto de Andreia Barata foi derrotado pelo SL Benfica, por 4-3, num jogo em que o golo das encarnadas foi marcado já nos segundos finais da partida. No entanto, tudo está longe de ser decidido. Apesar do eterno rival estar distanciado no primeiro lugar, com 54 pontos, e ter menos um jogo do que as leoas, a verdade é que tudo será decidido nos play-offs. Até final da fase regular, o Sporting CP terá ainda cinco compromissos pela frente, sendo que três deles serão disputados dentro de portas e os restantes nos redutos adversários. Destes cinco jogos, destaque para o embate caseiro com o CH Carvalhos, que ocupa o quarto lugar, com 42 pontos, e será, com alguma probabilidade, o adversário do Sporting CP nos play-offs. Para lá do Campeonato Nacional, as comandadas de Andreia Barata estão em prova também na Taça de Portugal. Nos oitavos de final as leoas golearam a APAC Tojal, por 9-0. Assim sendo, nos quartos de final, o hóquei em patins feminino terá agora pela frente a UD Vilafranquense. Tendo tudo isto em conta, a equipa feminina de hóquei em patins do Sporting CP está, ainda, na luta por todas as competições e depende apenas de si para conquistar o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal. Confira o calendário completo até final da temporada: UD Vilafranquense – Sporting CP
Fotografia de Sporting CP
Jogador do Clube de Alvalade diz estar confiante para duelo diante do rival azul e branco e lamenta lesão de uma das principais figuras do plantel
|
A equipa de hóquei em patins do Sporting recebe Porto esta quarta-feira, às 20h00, no jogo três das meias-finais do Play-off do Campeonato. Henrique Magalhães, defesa dos leões, manifestou confiança que a turma de Edo Bosch vai voltar para a frente da eliminatória, que está empatada (1-1), depois de uma arbitragem polémica no último duelo.
“Estamos bem, os Play-offs é assim mesmo. Cada jogo tem a sua história. Ganhámos o primeiro em casa, perdemos lá, disputámos o jogo, o que foi importante para nós. Temos agora o terceiro jogo e estamos confiantes de que vamos ganhar”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube.
Henrique Magalhães: “Acima de tudo, temos de fazer um bom jogo"
O internacional português refere que o regresso do fator casa será importante: “Acima de tudo, temos de fazer um bom jogo, porque é isso que vai fazer a diferença: fazer um bom jogo para podermos ganhar. Obviamente que os adeptos nos trazem mais confiança, mais conforto, digamos assim. Estamos em nossa casa, mas essa confiança que o público nos traz não serve de nada se não fizermos um bom jogo, porque o Porto também é uma grande equipa e só vamos conseguir ganhar se fizermos um bom jogo”, referiu.
O atleta salientou que os instantes iniciais podem ser decisivos. “A confiança com que entramos na pista é diferente e o Porto sente exatamente o mesmo no Dragão. Por isso é normal que as equipas em casa entrem melhor do que as equipas fora de casa, mas é muito importante, mais do que entrar bem, fazer um bom jogo nos 50 minutos. Depois do jogo aqui em casa disse que entrámos bem, mas que acabámos por não fazer um bom jogo e por isso é que sofremos até ao fim".
Henrique Magalhães e a lesão de Facundo Bridge: "Uma coisa destas não se deseja a ninguém"
O jogador falou ainda da baixa de Facundo Bridge, que se lesionou e vai perder o resto da temporada: “Este grupo sempre foi unido, fomos demonstrando ao longo do tempo, mas é verdade que uma perda destas e, ainda para mais a lesão que foi, faz com que a equipa se una ainda mais e que as vitórias sejam muito por ele. Uma coisa destas não se deseja a ninguém e desde já desejo as melhoras, ele está sempre connosco, independentemente de agora não poder dar o contributo na pista", terminou.
Antigo treinador dos dragões chegou a ter tudo fechado para rumar ao Clube de Alvalade, mas negócio não se chegou a concretizar
|
É oficial. Carlos Resende, antigo treinador de andebol do Porto, vai assumir o comando da equipa do Póvoa a partir da próxima temporada. O técnico, atualmente com 54 anos, esteve um ano afastado do banco de suplentes, após uma experiência de um ano no emblema azul e branco.
Ao serviço dos dragões, por quem não conseguiu conquistar nenhum troféu, apesar de ter arrecadado 31 vitórias em 50 jogos realizados - lutou até aos instantes finais pelo título de campeão nacional e perdeu no último jogo contra o Sporting. Lembrar que, no passado, Carlos Resende chegou a ter tudo fechado para ser treinador principal do andebol do Sporting, mas o negócio não se chegou a concretizar.
Agora, terá pela frente uma aventura no nono classificado na última edição do Campeonato, emblema que contou com o contributo de Tiago Cunha em 2024/2025. O percurso do referido técnico chegou ao fim com a conclusão da temporada desportiva.
"A principal preocupação como treinador é ter alguém que queira crescer, ter ambição e trabalhar em grupo", explicou Carlos Resende, em declarações reproduzidas pelo MAIS/Semanário. Recorde-se que o português já representou o Porto, ABC, Benfica, Gaia, após vários anos como jogador.
Já os comandados de Ricardo Costa terminaram o Campeonato Nacional com 50 pontos, depois do triunfo frente ao Porto. Os leões vão tentar, agora, conquistar a dobradinha: disputam a final da Taça de Portugal com o Porto, no próximo sábado, dia 7 de junho, pelas 17h00.
Sueco de 24 anos tem tudo acordado para rumar a Alvalade, depois de terminar contrato com o clube que representou toda a carreira
|
O Sporting fechou a contratação de Emil Berlin, lateral-direito do IK Savehof. Com toda uma carreira ao serviço do emblema da Suécia, o andebolista vai reforçar a equipa do Sporting, que ambiciona conquistar o tricampeonato na próxima temporada.
O jogador de 24 anos será brevemente apresentado por Frederico Varandas, Presidente dos leões, e vai ser substituto direto de João Gomes. O 'camisola 23' do Sporting irá rumar ao Gummersbach da Bundesliga, deixando livre uma vaga para a posição.
Emil Berlin junta-se ao plantel comandado por Ricardo Costa, que ganha um alternativa a Kiko Costa. O internacional português é uma das estrelas do Sporting e a chegada do nórdico permitirá ao técnico uma rotação eficaz, dando descanso ao jovem de 20 anos.
Além de Emil Berlin, o Sporting já tem mais dois reforços confirmados para a próxima temporada. Victor Romero, pivô do Granollers chega para colmatar a saída já garantida de William Hoghielm e Carlos Álvarez, ponta do Ademar Léon, visto que Pedro Portela também estará de malas feitas para deixar Alvalade.
Emil Berlin chegou a ser considerado uma das maiores promessas da Suécia, vencendo o Campeonato da Europa da modalidade na categoria sub-18 em 2018. No entanto, ainda não conseguiu atingir o patamar perspetivado. Esta época, na EHF European League, marcou 21 golos em seis jogos.