Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Viktor Gyokeres voltou a fazer uma grande partida na décima jornada da Liga Portuguesa contra o Estrela da Amadora. Na vitória do Sporting por 5-1, o sueco anotou quatro golos, e no processo fez cair alguns recordes que já duravam há muitos anos no Clube de Alvalade.
O 'camisola 9' tornou-se o primeiro jogador do Sporting a fazer um ‘poker’ desde Bas Dosta, há sete anos anos. O goleador-mor dos leões foi também o primeiro a marcar um ‘hat-trick’ na primeira parte de um jogo, feito que tinha sido conseguido pela última vez em Alvalade por Beto Acosta, há mais de 20 anos.
Afastando a lupa e analisando toda a época do avançado sueco, os registos são igualmente incríveis. É, neste momento, o melhor marcador europeu, com os seus 20 golos em 16 jogos a superarem os 17 golos de Lewandowski, goleador do Barcelona. Leva também 16 golos na Liga Portuguesa – melhor do que 15 equipas: apenas Benfica e Porto têm mais golos marcados que Gyokeres.
Desde que chegou ao Sporting, nota-se uma consistência no que respeita a marcar golos. São 62 remates certeiros e 18 assistências em 66 jogos - registo superior a 1,2 contribuições de golo por jogo ao longo de quase época e meia. E o sueco não escolhe os oponentes: no (pouco) tempo que esteve no Alvalade, Gyokeres conseguiu marcar a todas as equipas portuguesas que defrontou no campeonato com exceção ao Estoril.
O jogador tem subido, também, dentro da história do Sporting. Com (apenas) 66 jogos realizados, os 62 golos marcados conferem-lhe o estatuto de quinto melhor marcador estrangeiro de sempre em Alvalade. Está atrás de Yazalde (126), Bas Dost (93), Iordanov (70), e Jardel (67) - todos eles figuras grandes da história dos leões no que a marcar golos diz respeito.
Declarações recentes do futebolista verde e branco motivam rumores de eventual saída para Inglaterra e clube de destino já é conhecido
|
0Viktor Gyokeres é dos jogadores com mais mercado na Europa. As exibições no Sporting não passam despercebidas aos grandes tubarões, que tentam levar o sueco. Recentemente, o avançado voltou a ser associado ao Manchester United.
Segundo informação avançada pelo Daily Mail, jornal britânico, o 'camisola 9' dos verdes e brancos quer reencontrar Ruben Amorim. Depois de o goleador nórdico ter admitido a sua vontade de jogar na Premier League, os rumores intensificaram-se.
Certo é que os verdes e brancos não têm qualquer intenção de vender ou negociar o jogador. Uma eventual saída apenas poderá acontecer durante o mercado de verão e Frederico Varandas apontará sempre para os 100 milhões de euros da cláusula de rescisão.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 25 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.090 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 27 golos e fez cinco assistências.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões mais 4 por objetivos, Viktor Gyokeres contabiliza 75 partidas, 70 finalizações certeiras, 19 assistências e uma Liga Portugal Betclic (2023/24) conquistada. O avançado tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Confira a publicação:
Jogador não convence equipa técnica, adeptos e Direção e já tem guia de marcha para deixar Alvalade durante o mercado de transferências
|
0Marcus Edwards pode deixar o Sporting já durante o mercado de verão. Sem mostrar evolução e rendimento com a Listada verde e branca, a Direção de Frederico Varandas colocou o jogador numa lista de dispensáveis para a próxima temporada desportiva.
Apesar de, teoricamente, o 'camisola 10' ter tudo para brilhar em Alvalade, certo é que pouco demonstrou desde que foi contratado, tendo alguns lances especiais, mas apenas esporadicamente. A falta de regularidade e a atitude do britânico levam os responsáveis leoninos a equacionar uma venda.
Com a chegada de João Pereira ao comando técnico, vários adeptos acreditaram que o avançado teria a sua chance de volta, ao ser titular nos primeiros três jogos. No entanto, desde a partida com o Santa Clara não mais voltou a entrar em campo e está numa lista difícil de digerir.
Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador soma, no total, apenas 346 minutos disputados com a camisola verde e branca, tendo marcado três golos (dois frente ao Amarante, um diante do Farense).
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Vitória de Guimarães, Marcus Edwards realizou 120 encontros, marcou 24 golos, fez 18 assistências e conquistou uma Liga Portugal Betclic (2023/24). O extremo tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O inglês custou 7,5 milhões de euros por 50% do passe, tendo os verdes e brancos segurado mais 15% aquando da venda de Pedro Porro ao Tottenham.
Apesar da cobiça demonstrada por Deco, Frederico Varandas já decidiu segurar peça-chave dos verdes e brancos nas últimas épocas
|
0O Barcelona está muito atento ao crescimento de Francisco Trincão. O avançado do Sporting tem bastante mais protagonismo do que quando saiu da Catalunha e a formação culé vem estando em constante observação do jogador, que irá renovar com os leões.
O gigante da La Liga é detentor de 50% do passe do 'camisola 17' dos verdes e brancos, podendo ativar uma cláusula de recompra no valor de 20 ou 25 milhões de euros, dependendo da data em que for acionada. No entanto, a Direção de Frederico Varandas já tem planos para o jogador.
Apesar de Deco, diretor desportivo do Barcelona, estar atento às exibições de Trincão, os leões querem renovar com o atacante, que tem uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros e está ligado ao Clube de Alvalade até ao ano de 2027.
Em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 27 milhões de euros – já leva seis golos e 10 assistências em 25 jogos, com 2.136 minutos em campo. O extremo dos leões tem tido um grande arranque de temporada, depois de ser uma das peças fundamentais do título conquistado na época anterior.
O 'camisola 17' do Sporting, internacional por Portugal em nove ocasiões, custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por apenas 50% dos direitos económicos e tem contrato com o emblema verde e branco até junho do ano de 2026.