Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

INACREDITÁVEL

As listas de dispensas eram uma coisa muito utilizada nos anos de 1990, quando o amadorismo ainda reinava no futebol

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

24 Ago 2020 | 17:26 |

Icon Comentário0

Antes da Lei Bosman (1995) era habitual os grandes clubes de Portugal elaborarem listas de dispensas em cada final de temporada. Por um lado, nem custos de aquisição nem salários eram muito elevados, logo era fácil o acordo clube-jogador para se colocar termo à relação; por outro, raramente se transferiam futebolistas para o estrangeiro dada a limitação que iria desaparecer a meio da década de 1990. Era um tempo em que imperava o amadorismo, mas, repito, como os custos associados às operações não eram muito significativos, era assim que se procedia.


Lembrei-me deste tempo de amadorismo quando ontem fui confrontado com a ‘lista de dispensas’ do Sporting, escarrapachada em todos os jornais desportivos, por força de uma exclusão de partes face aos convocados para seguirem para o estágio em Lagos. Há uma semana tinha dado uma pequena achega a este tema e em dado momento escrevi: “ Os possíveis interessados sabem agora estar a negociar excedentes, pelo que podem comprar em baixa, não pagando sequer verbas equivalentes às gastas pelo Sporting, ou podem negociar empréstimos vantajosos, sem obrigação de compra e até exigir alguma repartição de salários.”


Escrevi isto mas no fundo queria acreditar que a administração da SAD sabia mais, conseguia e iria fazer melhor. Sim, foi ingenuidade minha. De repente o quadro fica ainda pior e as consequências são evidentes: o Alavés só quer Battaglia por empréstimo, não estando sequer interessado em pagar uma taxa de cedência que se veja. Fica com a opção de comprar em junho de 2021 um médio de 29 anos (a um mês de fazer 30) por 5 milhões. Sabem quando tal opção será exercida por esse valor? Nunca. Por outro lado, há ainda que encontrar solução para Eduardo, que custou 3 milhões; para Camacho, que custou 5,6 milhões; para Rosier, que custou 5,26 milhões (mais o valor – 1,5 milhões - que o Sporting recusou em proposta concreta para vender o passe de Mama Baldé); para Ilori que custou 2,4 milhões. Só aqui, em contas sérias e não naquelas de brincar que o garoto Bernardo faz nos editoriais do Jornal Sporting, estão 17,76 milhões de euros! Estes jogadores foram contratados pela SAD hoje gerida por três cachopos que, com o dinheiro que não é deles, fazem experiências de investimentos , as quais só haviam testado há poucos anos, no Monopólio e no Football Manager.


Aceitando a ‘exigência´ de um treinador que vive a sua primeira experiência de montar um plantel, a SAD permite que Acuña e Palhinha sejam colocados a treinar à parte do grupo, porque Amorim só queria ter nesta fase os jogadores com que contará para a temporada 20/21, diz a explicação oficial. Lá está, o Sporting está a negociar a venda dos passes destes dois futebolistas mostrando o jogo aos possíveis interessados: quanto pagam por estes que não queremos? Isso seria apenas ridículo, não se tratasse de mais uma evidente demonstração do que é uma gestão danosa.

Cabe aqui perguntar qual o nível de responsabilidade atribuído a quem, no departamento de scouting, validou as aquisições de Rosier, Camacho, Eduardo e Ilori? Porque não falamos de aquisições ‘custo zero’. Estamos, sim, perante operações onerosas, algumas das quais ainda nem sequer liquidadas na sua totalidade. Podem dizer-me que num passado recente erros destes ou de tamanho ainda superior também foram cometidos. É verdade, mas quem estava à frente do scouting em 16/17 deixou de ser levado em conta daí em diante, precisamente por ter validado, entre outros, Alan Ruiz ou Spalvis. Vão dizer-me que a responsabilidade destas aquisições de Varandas foi de Raúl José, elemento que por acaso deixou de trabalhar para o Sporting? Ou foi de quem estava, e continua a estar, à frente do departamento?


Quem atira dinheiro para o ‘lixo’ desta forma não tem qualquer moral para se queixar da falta de recursos financeiros para dotar a equipa de melhores jogadores. Os recursos existem sempre, em maior ou menor quantidade, têm é de ser geridos com rigor, palavra desconhecida a quem administra atualmente a SAD. É muito fácil atirar areia para os olhos de Sócios e adeptos escrevendo que entre Setembro de 2018 e o dia de hoje o plantel do Sporting custa menos 18 milhões por ano. Claro. Saíram Nani, Gudelj, Bas Dost, Bruno Fernandes, Raphinha e Mathieu, entre outros. Por isso o Sporting passou de vencedor de duas taças para 4º classificado. Se o garoto Bernardo experimentar fazer as contas depois das saídas de Acuña e Battaglia até aumenta esse valor para mais de 20 milhões. Seria um Sporting campeão do ajustamento salarial não se desse o caso de continuar a custar cerca de 50 milhões, sem que se vislumbrem valores futebolísticos que justifiquem tamanha folha de pagamento. E o problema é que o propósito do Sporting é ser campeão nacional, não o campeão da redução orçamental. Quer dizer, o propósito para os Sócios e adeptos é o de ser campeão, porque para a administração o objectivo é ‘fazer melhor que na época passada”, e isso até deve ser fácil uma vez que a equipa nunca perdeu tantas vezes como em 19/20, e somar menos de 60 pontos é tarefa quase impossível.


Futebol

Oficial! Futebolista que esteve meia década no Sporting é despachado para França pelo Benfica

Clube da Ligue 1 ficou com opção de compra de oito milhões de euros, caso queira contar com o jogador que passou pelo emblema leonino

Oficial! Jogador que passou pelo Sporting é emprestado pelo Benfica e ruma a clube francês que fica com opção de compra
Oficial! Jogador que passou pelo Sporting é emprestado pelo Benfica e ruma a clube francês que fica com opção de compra

31 Ago 2025 | 13:40 |

Icon Comentário0

O Benfica anunciou este domingo, dia 31 de agosto, a transferência de Tiago Gouveia ao Nice por empréstimo até ao final da presente temporada. O clube francês ficou com opção de compra de oito milhões de euros, caso queira contar com o jogador, que passou pelas camadas jovens do Sporting, a título definitivo.


Tiago Gouveia: "Cheguei a um ponto da minha carreira em que preciso de mais tempo de jogo"


"Cheguei a um ponto da minha carreira em que preciso de mais tempo de jogo. A direção do clube e o treinador já me demonstraram muita confiança em todas as nossas conversas, e agradeço-lhes por isso. Estou feliz por me juntar ao Nice e mal posso esperar para ajudar a equipa", disse o jogador de 24 anos aos meios do clube francês.


Fabrice Bocquet: "É um jogador muito talentoso"

Fabrice Bocquet, presidente do Nice, mostrou-se feliz pela chegada do jogador: "Estamos felizes por o Tiago se juntar a nós. É um jogador muito talentoso, que fala francês e oferece diferentes opções ao treinador. Estamos convencidos de que tem todas as qualidades, tanto desportivas como humanas, para se adaptar muito rapidamente e prosperar connosco", referiu.


Com formação dividida entre o União de Tires, Sporting e Benfica, foi nos encarnados que se estreou enquanto jogador sénior na temporada 2021/22. Seguiu-se um empréstimo ao Estoril e mais três temporadas no Benfica. Na última época, o extremo foi opção em nove partidas tendo marcado um golo a apontou quatro assistências.

Numa entrevista recente, Tiago Gouveia admitiu que trocou o Sporting pelas águias, em 2017, pelas condições oferecidas pelos encarnados: "As condições do Sporting não eram tão boas e no Benfica eram fantásticas. Quando ia à Seleção, éramos três do Sporting e 13 do Benfica. Achei que me devia juntar aos melhores", explicou na altura (Recorde AQUI).

Veja a publicação do Nice:



Futebol

Clube da Ligue 1 tenta desviar Jota Silva do Sporting

Emblema que milita na principal divisão do futebol francês surgiu como mais um interessado nos serviços do internacional português do Nottingham Forest

Emblema que milita na Ligue 1 surgiu como mais um interessado nos serviços de Jota Silva do Forest, e é competição para o Sporting
Emblema que milita na Ligue 1 surgiu como mais um interessado nos serviços de Jota Silva do Forest, e é competição para o Sporting

31 Ago 2025 | 13:22 |

Icon Comentário0

O Sporting conta com a concorrência do Paris FC na contratação de Jota Silva ao Nottingham Forest. Os leões têm o extremo português referenciado há muito tempo, mas ainda não encontraram uma solução para o trazer para Alvalade, e agora contam com a competição do emblema da Ligue 1.


O Sporting voltou a fazer uma proposta por Jota Silva na última sexta-feira, dia 29 agosto, mas os leões também ficaram a saber que não estão sozinhos na corrida pelo concurso do extremo do Nottingham Forest, estando acompanhados do Paris FC, equipa que subiu, no final da última temporada, ao principal escalão do futebol francês.


Tal como o Sporting, o emblema da capital gaulesa também procura chegar a acordo com o Nottingham Forest para uma cedência por empréstimo, o que deixa os dois clubes em igualdade de circunstâncias. O clube inglês, por sua vez, continua a preferir uma solução que passe pela venda definitiva do passe.


Caso o Nottingham Forest ceda, e aceite o empréstimo, o jornal A Bola conta que seria o Sporting a ter vantagem, isto devido à vontade do jogador: Jota Silva estará muito agradado com a hipótese de regressar a Portugal para vestir de verde e branco, muito por causa de Rui Borges, com quem já trabalhou. Do lado dos leões, também será o treinador a fazer força para que o negócio se concretize.

No entanto, da parte do jogador, há um objetivo principal: ver o seu futuro resolvido, seja no Sporting ou não. Com a janela de transferências quase a fechar, Jota Silva não parece ter lugar no 11 do Nottingham Forest, e o internacional português quer ver a sua situação resolvida o quanto antes para voltar a ter minutos regulares.



Futebol

Ricardo Esgaio cada vez mais perto de ter futuro definido no Sporting

Defesa-lateral direito não foi convocado por Rui Borges para participar no encontro dos leões frente ao Porto, na quarta jornada da Liga Portugal Betclic

Ricardo Esgaio não foi convocado por Rui Borges para participar no encontro do Sporting frente ao Porto, na quarta jornada da Liga Portugal
Ricardo Esgaio não foi convocado por Rui Borges para participar no encontro do Sporting frente ao Porto, na quarta jornada da Liga Portugal

31 Ago 2025 | 13:17 |

Icon Comentário0

O Sporting pode estar muito perto de confirmar a saída de Ricardo Esgaio, ainda antes do término da presente janela de transferências de verão. O defesa-lateral direito não foi convocado por Rui Borges para o Sporting - Porto, da quarta jornada da Liga Portugal Betclic, onde os leões foram derrotador por 2-1.


Rui Borges não convocou Ricardo Esgaio para o encontro, um dos jogadores com mais experiência no plantel verde e branco. Entretanto, os motivos já foram revelados: o jornal A Bola avança que a ausência do jogador português se prendeu com uma provável saída de Alvalade nos próximos dias.


A situação de Ricardo Esgaio tem-se estendido durante o verão. O lateral verde e branco começou por ser um dos 'dispensáveis' da equipa do Sporting, e a situação não melhorou com a chegada de concorrentes para a sua posição, nomeadamente o grego Vagiannidis.


Com espaço reduzido no plantel de Rui Borges, e com o contrato com os leões a terminar em breve, Ricardo Esgaio esteve muito perto de deixar o Sporting e rumar ao Corinthians ainda este verão, algo que só não aconteceu devido a dívidas que o emblema brasileiro tem de negócios anteriores.

A permanência em Alvalade chegou a ser uma possibilidade, mas, com o aproximar do término da janela de transferências, a Turquia surgiu como destino provável para Ricardo Esgaio, que terá já falhado o jogo com o Porto devido a esse negócio que, segundo a imprensa portuguesa, está iminente.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting volta às vitórias com goleada sobre histórico do futebol português
Futebol

Sporting volta às vitórias com goleada sobre histórico do futebol português

31 Ago 2025 | 13:01

Icon Comentário0
Ruben Amorim comenta possibilidade de reforçar rival do Sporting: "Eleições de clubes e isso..."
Futebol

Ruben Amorim comenta possibilidade de reforçar rival do Sporting: "Eleições de clubes e isso..."

31 Ago 2025 | 12:02

Icon Comentário0
A jogar com nove jogadores, ex técnico do Sporting derrota Benfica em casa das águias (2-1)
Futebol

A jogar com nove jogadores, ex técnico do Sporting derrota Benfica em casa das águias (2-1)

31 Ago 2025 | 12:02

Icon Comentário0