Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

INACREDITÁVEL

As listas de dispensas eram uma coisa muito utilizada nos anos de 1990, quando o amadorismo ainda reinava no futebol

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Antes da Lei Bosman (1995) era habitual os grandes clubes de Portugal elaborarem listas de dispensas em cada final de temporada. Por um lado, nem custos de aquisição nem salários eram muito elevados, logo era fácil o acordo clube-jogador para se colocar termo à relação; por outro, raramente se transferiam futebolistas para o estrangeiro dada a limitação que iria desaparecer a meio da década de 1990. Era um tempo em que imperava o amadorismo, mas, repito, como os custos associados às operações não eram muito significativos, era assim que se procedia.


Lembrei-me deste tempo de amadorismo quando ontem fui confrontado com a ‘lista de dispensas’ do Sporting, escarrapachada em todos os jornais desportivos, por força de uma exclusão de partes face aos convocados para seguirem para o estágio em Lagos. Há uma semana tinha dado uma pequena achega a este tema e em dado momento escrevi: “ Os possíveis interessados sabem agora estar a negociar excedentes, pelo que podem comprar em baixa, não pagando sequer verbas equivalentes às gastas pelo Sporting, ou podem negociar empréstimos vantajosos, sem obrigação de compra e até exigir alguma repartição de salários.”


Escrevi isto mas no fundo queria acreditar que a administração da SAD sabia mais, conseguia e iria fazer melhor. Sim, foi ingenuidade minha. De repente o quadro fica ainda pior e as consequências são evidentes: o Alavés só quer Battaglia por empréstimo, não estando sequer interessado em pagar uma taxa de cedência que se veja. Fica com a opção de comprar em junho de 2021 um médio de 29 anos (a um mês de fazer 30) por 5 milhões. Sabem quando tal opção será exercida por esse valor? Nunca. Por outro lado, há ainda que encontrar solução para Eduardo, que custou 3 milhões; para Camacho, que custou 5,6 milhões; para Rosier, que custou 5,26 milhões (mais o valor – 1,5 milhões - que o Sporting recusou em proposta concreta para vender o passe de Mama Baldé); para Ilori que custou 2,4 milhões. Só aqui, em contas sérias e não naquelas de brincar que o garoto Bernardo faz nos editoriais do Jornal Sporting, estão 17,76 milhões de euros! Estes jogadores foram contratados pela SAD hoje gerida por três cachopos que, com o dinheiro que não é deles, fazem experiências de investimentos , as quais só haviam testado há poucos anos, no Monopólio e no Football Manager.


Aceitando a ‘exigência´ de um treinador que vive a sua primeira experiência de montar um plantel, a SAD permite que Acuña e Palhinha sejam colocados a treinar à parte do grupo, porque Amorim só queria ter nesta fase os jogadores com que contará para a temporada 20/21, diz a explicação oficial. Lá está, o Sporting está a negociar a venda dos passes destes dois futebolistas mostrando o jogo aos possíveis interessados: quanto pagam por estes que não queremos? Isso seria apenas ridículo, não se tratasse de mais uma evidente demonstração do que é uma gestão danosa.

Cabe aqui perguntar qual o nível de responsabilidade atribuído a quem, no departamento de scouting, validou as aquisições de Rosier, Camacho, Eduardo e Ilori? Porque não falamos de aquisições ‘custo zero’. Estamos, sim, perante operações onerosas, algumas das quais ainda nem sequer liquidadas na sua totalidade. Podem dizer-me que num passado recente erros destes ou de tamanho ainda superior também foram cometidos. É verdade, mas quem estava à frente do scouting em 16/17 deixou de ser levado em conta daí em diante, precisamente por ter validado, entre outros, Alan Ruiz ou Spalvis. Vão dizer-me que a responsabilidade destas aquisições de Varandas foi de Raúl José, elemento que por acaso deixou de trabalhar para o Sporting? Ou foi de quem estava, e continua a estar, à frente do departamento?


Quem atira dinheiro para o ‘lixo’ desta forma não tem qualquer moral para se queixar da falta de recursos financeiros para dotar a equipa de melhores jogadores. Os recursos existem sempre, em maior ou menor quantidade, têm é de ser geridos com rigor, palavra desconhecida a quem administra atualmente a SAD. É muito fácil atirar areia para os olhos de Sócios e adeptos escrevendo que entre Setembro de 2018 e o dia de hoje o plantel do Sporting custa menos 18 milhões por ano. Claro. Saíram Nani, Gudelj, Bas Dost, Bruno Fernandes, Raphinha e Mathieu, entre outros. Por isso o Sporting passou de vencedor de duas taças para 4º classificado. Se o garoto Bernardo experimentar fazer as contas depois das saídas de Acuña e Battaglia até aumenta esse valor para mais de 20 milhões. Seria um Sporting campeão do ajustamento salarial não se desse o caso de continuar a custar cerca de 50 milhões, sem que se vislumbrem valores futebolísticos que justifiquem tamanha folha de pagamento. E o problema é que o propósito do Sporting é ser campeão nacional, não o campeão da redução orçamental. Quer dizer, o propósito para os Sócios e adeptos é o de ser campeão, porque para a administração o objectivo é ‘fazer melhor que na época passada”, e isso até deve ser fácil uma vez que a equipa nunca perdeu tantas vezes como em 19/20, e somar menos de 60 pontos é tarefa quase impossível.


Futebol

Defesa que passou por Sporting e Benfica pode estar perto de assinar pelo Alverca

Futebolista português que esteve no Clube de Alvalade e no emblema encarnado pode mudar de clube nesta janela no Campeonato Nacional

Antigo jogador de Sporting e Benfica pode mudar de clube nesta nesta janela de transferências de verão e rumar ao Alverca
Antigo jogador de Sporting e Benfica pode mudar de clube nesta nesta janela de transferências de verão e rumar ao Alverca

  |

Icon Comentário0

José Fonte, antigo jogador de Sporting e Benfica, pode mudar de clube neste nesta janela de transferências de verão e rumar ao Alverca. A terminar contrato com o Casa Pia, o ex-internacional português tem liberdade para definir futuro e tem vários cenários em cima da mesa.


Apesar de poder rubricar um novo vínculo com o emblema ribatejano, a possibilidade de renovar contrato com o Casa Pia por mais uma época não está descartada. Na última época foi um dos mais utilizados na formação orientada por João Pereira, tendo somado 26 jogos na totalidade da temporada.


O Alverca, emblema que está de regresso ao principal escalão do futebol português, mais de duas décadas depois, procura agora convencer o atleta a juntar-se ao projeto que vai agora ser orientado por Custódio, antigo médio dos leões. Segundo o jornal Record, o Estoril também está interessado no jogador - que viu o irmão terminar a carreira.


José Fonte fez a sua formação no Sporting. Começou a jogar em 1994 – a pela equipa sub-13 – e abandonou o Clube em 2004. O central não chegou a ter oportunidade de se estrear pelo plantel principal dos leões, tendo apenas feito duas temporadas pela equipa B.

Em 2006, rumou ao Benfica, onde também não chegou a jogar, saindo em definitivo para Inglaterra em 2017 (jogou no Crystal Palace, Southampton e West Ham), onde esteve durante 11 anos. Saiu para a China em 2018, onde esteve durante poucos meses antes de ingressar no Lille, regressando a Portugal para representar o Braga.



Futebol

Kovacevic está fechado! Sporting perde milhões... para já

Guarda-redes bósnio de 27 anos não vingou com a camisola dos leões e está a caminho do Norwich City, do Championship, a título definitivo

Vladan Kovacevic não vingou com a camisola do Sporting e está a caminho do Norwich City por 2,4 milhões de euros
Vladan Kovacevic não vingou com a camisola do Sporting e está a caminho do Norwich City por 2,4 milhões de euros

  |

Icon Comentário0

Vladan Kovacevic está a caminho do Norwich City. O emblema que milita no Championship - segunda divisão inglesa - vai pagar ao Sporting um valor a rondar os 2,4 milhões de euros, montante bastante inferior aos 4,8 que os leões desembolsaram junto do Raków. No entanto, o negócio inclui objetivos que podem aproximar as quantias.


Segundo informação avançada pelo jornal Record, o Sporting, além dos 2,4 milhões de euros fixos, poderá encaixar mais 2M, mediante o cumprimento de objetivos pessoais e coletivos, o que irá depender da prestação do bósnio e da equipa.


Se, por ventura, Vladan Kovacevic conseguir cumprir todas as alíneas presentes no contrato com o Norwich, o Sporting irá receber um total de 4,4 milhões de euros. Apesar de ainda ficar em prejuízo, a SAD leonina perde apenas 400 mil euros.


Vladan Kovacevic começou a época como titular do Sporting, mas uma lesão relegou o bósnio para o banco de suplentes. Com a chegada de Rui Borges, o 'camisola 13' deixou Alvalade, rumo ao Légia de Varsóvia, por empréstimo dos verdes e brancos.

Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião sofreu 11 golos. Pelo Légia Varsóvia, o guardião somou nove jogos e 14 golos consentidos.



Futebol

Kochorashvili faz pedido antes de reforçar o Sporting: "Agora quero..."

Médio internacional pela Geórgia foi contratado ao Levante por 5,5 milhões de euros e apresenta-se na Academia Cristiano Ronaldo a 1 de julho

Giorgi Kochorashvili, internacional georgiano, é reforço do Sporting diz querer "sentir o ambiente de Alvalade"
Giorgi Kochorashvili, internacional georgiano, é reforço do Sporting diz querer "sentir o ambiente de Alvalade"

  |

Icon Comentário0

Giorgi Kochorashvili é reforço do Sporting para a próxima temporada. O médio georgiano não esconde que sentirá saudades do Levante, mas está focado na nova aventura em Alvalade, apontando já mira à possível conquista do Campeonato Nacional.


Kochorashvili: "Agora quero sentir o ambiente de Alvalade"


"O Levante significa família. Agora é a minha vez de sair da minha família para alcançar os meus objetivos, mas sinto o mesmo que senti quando saí da Geórgia. Saio de casa para procurar novos desafios e o Sporting é um grande Clube, com adeptos incríveis. Assisti aos últimos jogos daquela que será a minha nova equipa e gostei. Agora quero sentir o ambiente de Alvalade", disse, em entrevista ao 'Superdeporte'.


Kochorashvili admitiu acompanhar os verdes e brancos, deixando bem claro que "o Sporting é uma equipa de Champions, muito grande e muito conhecida. Acabaram de ser bicampeões. Eu já penso em continuar a ganhar. Vou dia a dia mas sei para o que vou. Quero que o Sporting continue a ser campeão. Vê-se o trabalho que têm feito. Os títulos conquistam-se com a ajuda de todos. Por isso, o meu objetivo é contribuir com o meu grão de areia. O meu coração sente que vão acontecer grandes coisas. Mas a disciplina, o trabalho e a paixão não podem faltar".

Kochorashvili: "A única coisa que pedi foi para terminar a época no Levante"


"A única coisa que pedi foi para terminar a época no Levante. Como tudo aconteceu no inverno, tinha de acontecer de uma determinada forma para que o clube fosse o primeiro beneficiado. Sempre tive claro que, se saísse do Levante, o clube tinha que ser favorecido. Aconteça o que acontecer, queria continuar a ajudar a equipa e levar o Levante à La Liga. E depois seguir o meu caminho e estabelecer novos objetivos", acrescentou Kochorashvili.

Em 2024/25, com a camisola do Levante, Giorgi Kochorashvili – avaliado em 5 milhões de euros – fez 35 encontros, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 2.608 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou seis golos e fez quatro assistências.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Sporting cede campeão a custo zero: "Foram oito anos de leão ao peito"
Futebol

Oficial! Sporting cede campeão a custo zero: "Foram oito anos de leão ao peito"

 

Icon Comentário0
Sporting já sabe preço de Breno Bidon! Corinthians pede...
Futebol

Sporting já sabe preço de Breno Bidon! Corinthians pede...

 

Icon Comentário0
Roubar Gyokeres ao Sporting? William Gallas dá solução ao Arsenal
Futebol

Roubar Gyokeres ao Sporting? William Gallas dá solução ao Arsenal

 

Icon Comentário0