Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

INACREDITÁVEL

As listas de dispensas eram uma coisa muito utilizada nos anos de 1990, quando o amadorismo ainda reinava no futebol

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Antes da Lei Bosman (1995) era habitual os grandes clubes de Portugal elaborarem listas de dispensas em cada final de temporada. Por um lado, nem custos de aquisição nem salários eram muito elevados, logo era fácil o acordo clube-jogador para se colocar termo à relação; por outro, raramente se transferiam futebolistas para o estrangeiro dada a limitação que iria desaparecer a meio da década de 1990. Era um tempo em que imperava o amadorismo, mas, repito, como os custos associados às operações não eram muito significativos, era assim que se procedia.


Lembrei-me deste tempo de amadorismo quando ontem fui confrontado com a ‘lista de dispensas’ do Sporting, escarrapachada em todos os jornais desportivos, por força de uma exclusão de partes face aos convocados para seguirem para o estágio em Lagos. Há uma semana tinha dado uma pequena achega a este tema e em dado momento escrevi: “ Os possíveis interessados sabem agora estar a negociar excedentes, pelo que podem comprar em baixa, não pagando sequer verbas equivalentes às gastas pelo Sporting, ou podem negociar empréstimos vantajosos, sem obrigação de compra e até exigir alguma repartição de salários.”


Escrevi isto mas no fundo queria acreditar que a administração da SAD sabia mais, conseguia e iria fazer melhor. Sim, foi ingenuidade minha. De repente o quadro fica ainda pior e as consequências são evidentes: o Alavés só quer Battaglia por empréstimo, não estando sequer interessado em pagar uma taxa de cedência que se veja. Fica com a opção de comprar em junho de 2021 um médio de 29 anos (a um mês de fazer 30) por 5 milhões. Sabem quando tal opção será exercida por esse valor? Nunca. Por outro lado, há ainda que encontrar solução para Eduardo, que custou 3 milhões; para Camacho, que custou 5,6 milhões; para Rosier, que custou 5,26 milhões (mais o valor – 1,5 milhões - que o Sporting recusou em proposta concreta para vender o passe de Mama Baldé); para Ilori que custou 2,4 milhões. Só aqui, em contas sérias e não naquelas de brincar que o garoto Bernardo faz nos editoriais do Jornal Sporting, estão 17,76 milhões de euros! Estes jogadores foram contratados pela SAD hoje gerida por três cachopos que, com o dinheiro que não é deles, fazem experiências de investimentos , as quais só haviam testado há poucos anos, no Monopólio e no Football Manager.


Aceitando a ‘exigência´ de um treinador que vive a sua primeira experiência de montar um plantel, a SAD permite que Acuña e Palhinha sejam colocados a treinar à parte do grupo, porque Amorim só queria ter nesta fase os jogadores com que contará para a temporada 20/21, diz a explicação oficial. Lá está, o Sporting está a negociar a venda dos passes destes dois futebolistas mostrando o jogo aos possíveis interessados: quanto pagam por estes que não queremos? Isso seria apenas ridículo, não se tratasse de mais uma evidente demonstração do que é uma gestão danosa.

Cabe aqui perguntar qual o nível de responsabilidade atribuído a quem, no departamento de scouting, validou as aquisições de Rosier, Camacho, Eduardo e Ilori? Porque não falamos de aquisições ‘custo zero’. Estamos, sim, perante operações onerosas, algumas das quais ainda nem sequer liquidadas na sua totalidade. Podem dizer-me que num passado recente erros destes ou de tamanho ainda superior também foram cometidos. É verdade, mas quem estava à frente do scouting em 16/17 deixou de ser levado em conta daí em diante, precisamente por ter validado, entre outros, Alan Ruiz ou Spalvis. Vão dizer-me que a responsabilidade destas aquisições de Varandas foi de Raúl José, elemento que por acaso deixou de trabalhar para o Sporting? Ou foi de quem estava, e continua a estar, à frente do departamento?


Quem atira dinheiro para o ‘lixo’ desta forma não tem qualquer moral para se queixar da falta de recursos financeiros para dotar a equipa de melhores jogadores. Os recursos existem sempre, em maior ou menor quantidade, têm é de ser geridos com rigor, palavra desconhecida a quem administra atualmente a SAD. É muito fácil atirar areia para os olhos de Sócios e adeptos escrevendo que entre Setembro de 2018 e o dia de hoje o plantel do Sporting custa menos 18 milhões por ano. Claro. Saíram Nani, Gudelj, Bas Dost, Bruno Fernandes, Raphinha e Mathieu, entre outros. Por isso o Sporting passou de vencedor de duas taças para 4º classificado. Se o garoto Bernardo experimentar fazer as contas depois das saídas de Acuña e Battaglia até aumenta esse valor para mais de 20 milhões. Seria um Sporting campeão do ajustamento salarial não se desse o caso de continuar a custar cerca de 50 milhões, sem que se vislumbrem valores futebolísticos que justifiquem tamanha folha de pagamento. E o problema é que o propósito do Sporting é ser campeão nacional, não o campeão da redução orçamental. Quer dizer, o propósito para os Sócios e adeptos é o de ser campeão, porque para a administração o objectivo é ‘fazer melhor que na época passada”, e isso até deve ser fácil uma vez que a equipa nunca perdeu tantas vezes como em 19/20, e somar menos de 60 pontos é tarefa quase impossível.


Futebol

Ex Sporting ajuda a eliminar Man United de Amorim da Taça da Liga

Antigo jogador do Clube de Alvalade foi titular e derrotou equipa orientada pelo treinador que passou pelo emblema verde e branco durante várias épocas

Porro, ex Sporting, ajuda a eliminar Man United, de Amorim, da Taça da Liga
Porro, ex Sporting, ajuda a eliminar Man United, de Amorim, da Taça da Liga

  |

Icon Comentário0

O Tottenham, com Pedro Porro a titular, venceu o Manchester United, de Ruben Amorim por 4-3, esta quinta-feira, dia 19 de dezembro, em jogo dos quartos de final da Taça da Liga inglesa. Num autêntico jogo de louco, foi o ala ex Sporting a conseguir levar a melhor.


Dominic Solanke abriu o ativo, aos 15 minutos. Os spurs dilataram a vantagem com o golo de Dejam Kulusevski (47'), seguindo-se o bis de Solanke (54'). Com um 3-0 a favor dos londrinos, Joshua Zirkzee apareceu no sítio certo para corresponder ao passe de Bruno Fernandes e reduzir para 3-1, aos 64 minutos, seguindo-se o tento de Amad Diallo (70').


Os 'red devils' ainda acreditavam num empate, mas sofreram o 4-2 apontado por Heung Min Son, aos 88 minutos, num golo de canto direto. O máximo que o emblema de Old Trafford conseguiu fazer foi reduzir novamente, desta vez por Jonny Evans, aos 90+5'.


Esta temporada, com a camisola do Tottenham, Pedro Porro – avaliado em 45 milhões de euros – leva 21 encontros: 16 na Premier League, quatro na Liga Europa e um na Taça da Liga inglesa. Ao todo, o lateral espanhol contabiliza 1.798 minutos, com dois golos e três assistências.

Recorde-se que, no total de 98 partidas que disputou pelo Sporting, o ala conquistou o coração dos adeptos Sportinguistas e venceu uma Liga Portuguesa (2020/21) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22). Pedro Porro foi transferido para o Tottenham, em janeiro de 2023, numa transferência que rondou os 45 milhões de euros.



Futebol

Sporting humilha Southampton (5-0) a jogar com 10

Emblema verde e branco defrontou equipa inglesa e não hipóteses nas competições europeias; Mesmo em inferioridade numérica, leões derrotam britânicos

Sporting B goleia Southampton
Sporting B goleia Southampton

  |

Icon Comentário0

A equipa B do Sporting venceu os sub-21 do Southampton, esta quinta-feira, dia 19 de dezembro, por 5-0, em partida a contar para segunda jornada da fase de grupos da Premier League International Cup, torneio organizado para dar oportunidade aos escalões mais jovens.


Numa partida disputada no reduto da turma inglesa, a primeira parte foi inteiramente dominada pela turma verdes e branca. Gabriel Silva abriu o ativo aos 8 minutos. Aos 38 minutos, Alexandre Brito ampliou para 2-0, antes de Manuel Mendonça (41') fazer o terceiro dos leões. Gabriel Silva, em cima do intervalo, foi expulso do encontro.


No segundo tempo, mesmo a jogar com menos um, o Clube de Alvalade não tirou o pé do acelerador. A turma inglesa, apesar da superioridade numérica, não conseguiu criar grandes ocasiões para reduzir e foi mesmo o Sporting a marcar mais dois golos por intermédio de Alexandre Brito, aos 71 minutos, e Afonso Moreira (80').


Com esta vitória - a sexta em 16 jogos na presente temporada - os comandados de Pedro Coelho sobem ao segundo posto e passam a somar seis pontos no grupo D da Premier League International Cup. O próximo jogo será válido para a terceira ronda da prova frente ao Brighton e está marcado para domingo, dia 22 de dezembro, às 13h00.

Onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida: Francisco Silva (Guarda-redes), Alexandre Brito, Pedro Silva, David Moreira, Rafael Besugo, Leonardo Barroso, Manuel Mendonça, Flávio Gonçalves, Samuel Justo, Denilson Santos e Gabriel Silva



Futebol

Filho de Barroso rasga árbitro do Sporting - Santa Clara: "Podridão"

Atuação de Hélder Malheiro no encontro entre leões e Santa Clara (2-1, após prolongamento), em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal, mereceu duras críticas

Eduardo Garcia, filho de Eduardo Barroso, ataca arbitragem do Sporting - Santa Clara
Eduardo Garcia, filho de Eduardo Barroso, ataca arbitragem do Sporting - Santa Clara

  |

Icon Comentário0

Eduardo Garcia atacou duramente a prestação da equipa de arbitragem, liderada por Hélder Malheiro, no encontro entre Sporting e Santa Clara (2-1, após prolongamento). O filho de Eduardo Barroso, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões, manifestou o seu desagrado nas redes sociais.


"Não me lembro de um árbitro que represente tão bem a podridão da velha arbitragem portuguesa. Inenarrável nas decisões, na atitude ou na forma como fala com os jogadores. Este Malheiro junta o calor da noite às missas ao domingo", referiu na rede social 'X'.


Já Duarte Gomes, especialista em arbitragem, apontou inúmeras falhas ao juiz do encontro e confessou terem existido duas grandes penalidades por assinalar a favor da turma leonina e, curiosamente, ambos por falta sobre Viktor Gyokeres (Saiba mais AQUI).


Também Jorge Faustino e Marco Ferreira avaliação negativamente a prestação do juiz de Hélder Malheiro e deram destaque ao penálti não assinalado sobre o goleador sueco, quando o resultado ainda registava um nulo. O atleta foi atingido pelo jogador por Sidney sem que o árbitro e o VAR, Fábio Melo, tivessem feito qualquer intervenção (Saiba mais AQUI).

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.


Veja o tweet de Eduardo Garcia:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Luís Paixão Martins fala em "corrupção" após jogo do Sporting
Futebol

Luís Paixão Martins fala em "corrupção" após jogo do Sporting

 

Icon Comentário0
Direção do Leipzig estraga planos aos adeptos do Sporting
Futebol

Direção do Leipzig estraga planos aos adeptos do Sporting

 

Icon Comentário0
Joia do Sporting impressiona e arruma com eterna promessa do Benfica
Futebol

Joia do Sporting impressiona e arruma com eterna promessa do Benfica

 

Icon Comentário0