Futebol
Árbitro do Santa Clara - Sporting já foi chamado de "incompetente" por Rodrigo Roquette
05 Nov 2025 | 15:51
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Ago 2020 | 17:26 |
Antes da Lei Bosman (1995) era habitual os grandes clubes de Portugal elaborarem listas de dispensas em cada final de temporada. Por um lado, nem custos de aquisição nem salários eram muito elevados, logo era fácil o acordo clube-jogador para se colocar termo à relação; por outro, raramente se transferiam futebolistas para o estrangeiro dada a limitação que iria desaparecer a meio da década de 1990. Era um tempo em que imperava o amadorismo, mas, repito, como os custos associados às operações não eram muito significativos, era assim que se procedia.
Lembrei-me deste tempo de amadorismo quando ontem fui confrontado com a ‘lista de dispensas’ do Sporting, escarrapachada em todos os jornais desportivos, por força de uma exclusão de partes face aos convocados para seguirem para o estágio em Lagos. Há uma semana tinha dado uma pequena achega a este tema e em dado momento escrevi: “ Os possíveis interessados sabem agora estar a negociar excedentes, pelo que podem comprar em baixa, não pagando sequer verbas equivalentes às gastas pelo Sporting, ou podem negociar empréstimos vantajosos, sem obrigação de compra e até exigir alguma repartição de salários.”
Escrevi isto mas no fundo queria acreditar que a administração da SAD sabia mais, conseguia e iria fazer melhor. Sim, foi ingenuidade minha. De repente o quadro fica ainda pior e as consequências são evidentes: o Alavés só quer Battaglia por empréstimo, não estando sequer interessado em pagar uma taxa de cedência que se veja. Fica com a opção de comprar em junho de 2021 um médio de 29 anos (a um mês de fazer 30) por 5 milhões. Sabem quando tal opção será exercida por esse valor? Nunca. Por outro lado, há ainda que encontrar solução para Eduardo, que custou 3 milhões; para Camacho, que custou 5,6 milhões; para Rosier, que custou 5,26 milhões (mais o valor – 1,5 milhões - que o Sporting recusou em proposta concreta para vender o passe de Mama Baldé); para Ilori que custou 2,4 milhões. Só aqui, em contas sérias e não naquelas de brincar que o garoto Bernardo faz nos editoriais do Jornal Sporting, estão 17,76 milhões de euros! Estes jogadores foram contratados pela SAD hoje gerida por três cachopos que, com o dinheiro que não é deles, fazem experiências de investimentos , as quais só haviam testado há poucos anos, no Monopólio e no Football Manager.
Aceitando a ‘exigência´ de um treinador que vive a sua primeira experiência de montar um plantel, a SAD permite que Acuña e Palhinha sejam colocados a treinar à parte do grupo, porque Amorim só queria ter nesta fase os jogadores com que contará para a temporada 20/21, diz a explicação oficial. Lá está, o Sporting está a negociar a venda dos passes destes dois futebolistas mostrando o jogo aos possíveis interessados: quanto pagam por estes que não queremos? Isso seria apenas ridículo, não se tratasse de mais uma evidente demonstração do que é uma gestão danosa.
Cabe aqui perguntar qual o nível de responsabilidade atribuído a quem, no departamento de scouting, validou as aquisições de Rosier, Camacho, Eduardo e Ilori? Porque não falamos de aquisições ‘custo zero’. Estamos, sim, perante operações onerosas, algumas das quais ainda nem sequer liquidadas na sua totalidade. Podem dizer-me que num passado recente erros destes ou de tamanho ainda superior também foram cometidos. É verdade, mas quem estava à frente do scouting em 16/17 deixou de ser levado em conta daí em diante, precisamente por ter validado, entre outros, Alan Ruiz ou Spalvis. Vão dizer-me que a responsabilidade destas aquisições de Varandas foi de Raúl José, elemento que por acaso deixou de trabalhar para o Sporting? Ou foi de quem estava, e continua a estar, à frente do departamento?
Quem atira dinheiro para o ‘lixo’ desta forma não tem qualquer moral para se queixar da falta de recursos financeiros para dotar a equipa de melhores jogadores. Os recursos existem sempre, em maior ou menor quantidade, têm é de ser geridos com rigor, palavra desconhecida a quem administra atualmente a SAD. É muito fácil atirar areia para os olhos de Sócios e adeptos escrevendo que entre Setembro de 2018 e o dia de hoje o plantel do Sporting custa menos 18 milhões por ano. Claro. Saíram Nani, Gudelj, Bas Dost, Bruno Fernandes, Raphinha e Mathieu, entre outros. Por isso o Sporting passou de vencedor de duas taças para 4º classificado. Se o garoto Bernardo experimentar fazer as contas depois das saídas de Acuña e Battaglia até aumenta esse valor para mais de 20 milhões. Seria um Sporting campeão do ajustamento salarial não se desse o caso de continuar a custar cerca de 50 milhões, sem que se vislumbrem valores futebolísticos que justifiquem tamanha folha de pagamento. E o problema é que o propósito do Sporting é ser campeão nacional, não o campeão da redução orçamental. Quer dizer, o propósito para os Sócios e adeptos é o de ser campeão, porque para a administração o objectivo é ‘fazer melhor que na época passada”, e isso até deve ser fácil uma vez que a equipa nunca perdeu tantas vezes como em 19/20, e somar menos de 60 pontos é tarefa quase impossível.
Lateral que passou pelo clube da Luz, em 2022/2023, disse estar radiante pelo novo passo dado ao serviço do emblema verde e branco
05 Nov 2025 | 17:48 |
É oficial. Carolina Jorge assinou um novo contrato de formação com a equipa de futebol feminino do Sporting, esta quarta-feira, dia 5 de novembro. A jogadora de 15 anos, que passou pelo Benfica em 2022/23, mostrou-se orgulhosa pelo novo passo dado ao serviço do Clube de Alvalade, onde já integra a equipa de juniores.
C. Jorge: “Para mim, é um privilégio poder representar o Sporting Clube de Portugal"
“Para mim, é um privilégio poder representar o Sporting Clube de Portugal, é um grande Clube, uma grande instituição e o sentimento que tive foi de alegria”, começou por referir aos meios de comunicação, elegendo a grande referência que tem na equipa.
C. Jorge: “Gosto muito da Brenda Pérez"
“Gosto muito da Brenda Pérez, para mim é uma jogadora top e acho que é uma fonte de inspiração para todas nós”. A internacional sub-15 por Portugal definiu os objetivos: “Enquanto jogadora quero crescer, evoluir e trabalhar todos os dias" e disse que tem o sonho de chegar à equipa A do Sporting, de Micael Sequeira - que tem o lugar em risco.
A futebolista falou do seu percurso no futebol feminino até ao momento: “Representei durante nove anos o Ferreiras, no Algarve, na época 2022/2023 estive no Benfica, acabei por regressar ao Ferreiras e agora começo uma nova época no Sporting”, detalhou.
Em jeito de conclusão, Carolina Jorge quer singrar com a Listada verde e branca e deixou uma mensagem à massa associativa: “Posso prometer que vou dar o meu melhor e representar com tudo as cores do Sporting e... força Sporting”, concluiu.
Veja a publicação:
Conhecido adepto do emblema verde e branco sublinhou a gravidade do ato levado a cabo pelo clube liderado por André Villas Boas
05 Nov 2025 | 17:27 |
André Pinotes Batista reagiu à recente polémica que envolve a colocação de uma televisão instalada no balneário do árbitro Fábio Veríssimo ao intervalo do Porto - Braga e diz que a atitude dos dragões "é imperdoável”. Segundo o conhecido adepto do Sporting, esta é uma tentativa de condicionar a arbitragem
A. Pinotes Batista: "Alguém se deu ao trabalho de condicionar o árbitro premeditadamente”
“Imagens selecionadas por um departamento de comunicação com ordem de alguém. Quero que as pessoas que desvalorizam isto pensem nisto: alguém deu uma ordem, alguém se sentou a programar isto, alguém se deu ao trabalho de condicionar o árbitro premeditadamente”, começou por dizer na CMTV.
A. Pinotes Batista: "Isto é imperdoável”
André Pinotes Batista sublinhou a gravidade do ato: "Alguém se sentou, alguém decidiu e alguém quis condicionar. E houve um árbitro que teve coragem de escrever. Foi a primeira vez? Isto é imperdoável”, afirmou. Por outro lado, o comentador também destacou a posição firme assumida pelo Benfica, que reagiu oficialmente através de comunicado.
“A Direção do Benfica tomou a posição que protege o futebol português”, referiu Pinotes Batista, elogiando a postura das águias. No comunicado, as águias pediram uma intervenção “urgente” por parte do Conselho de Arbitragem e do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, exigindo respostas rápidas e medidas concretas.
Fábio Veríssimo interpretou o gesto como uma forma de pressão e intimidação por parte do emblema liderado por André Villas Boas, tendo registado o episódio no relatório. Durante a primeira parte, o VAR anulou um golo a Victor Froholdt por falta de Jan Bednarek sobre Lukas Hornicek.
Exibição do futebolista leonino no duelo da quarta jornada da Liga dos Campeões deixou transalpinos rendidos ao pupilo de Rui Borges
05 Nov 2025 | 16:41 |
A exibição de Morten Hjulmand no duelo entre Juventus e Sporting (1-1) deixou a imprensa italiana rendida ao médio dos leões. Vários diários desportivos transalpinos elogiaram a prestação do dinamarquês e escreveram que o futebolista seria uma "opção credível" para o meio-campo da turma de Luciano Spalletti.
La Gazzetta dello Sport: "Hjulmand emergiu como uma opção credível para reforçar o meio-campo da Juve"
"Não é segredo que a Juventus quer contratar um médio no próximo mercado de transferências de inverno. E quis também no verão. Hjulmand emergiu como uma opção credível para reforçar o meio-campo da Juve e agora, in loco, surgiu a bom nível", detalhou 'La Gazzetta dello Sport', enquanto o diário desportivo de Turim, 'Tuttosport' destacou o "impacto" de "um dos melhores elementos em ação na equipa do Sporting".
O interesse da Juventus em Morten Hjulmand não é propriamente novo, mas, nas últimas semanas, voltou a intensificar-se, até porque o plantel do clube italiano terá de ser reforçado em janeiro, por conta do mau arranque de temporada, que originou recentemente o despedimento do técnico Igor Tudor.
Apesar de ter estado em Itália durante tanto tempo, a Juventus apenas começou a olhar para Hjulmand depois da transferência para o Sporting. O nórdico depressa se afirmou em Alvalade, e, nos dias de hoje, é elemento fundamental na equipa de Rui Borges, envergando a braçadeira de capitão.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand - avaliado em 50 milhões de euros - participou em 16 partidas. O capitão dos verdes e brancos foi titular em praticamente todos os encontros disputados pelos leões, tendo marcado um golo e feito uma assistência em 1.450 minutos de utilização.
Árbitro do Santa Clara - Sporting já foi chamado de "incompetente" por Rodrigo Roquette
05 Nov 2025 | 15:51
Villas Boas goza com o Benfica e diz que Rui Costa tem levado baile do Sporting
05 Nov 2025 | 15:34
Exclusivo Leonino – Resultados do futebol feminino do Sporting deixam Micael Sequeira na corda bamba
05 Nov 2025 | 12:23