Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

JANEIRO E MINHO TRAZEM BOAS MEMÓRIAS

A última deslocação a Braga terminou com a conquista da Taça da Liga

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

20 Jan 2020 | 15:10 |

Icon Comentário0

O Sporting CP defronta já amanhã (terça-feira), pelas 19h45, o SC Braga, em jogo a contar para as meias-finais da Allianz Cup. Em 2019, precisamente na mesma fase da prova, os leões, após o empate a uma bola nos 90 minutos, eliminaram os bracarenses nas grandes penalidades (4-3). https://www.youtube.com/watch?v=OekLddKdwJo A história não joga, mas é, certamente, um indicador. Em 72 duelos entre arsenalistas e leões, o clube de Alvalade venceu 33, empatou 13 e perdeu 26. No que aos golos concerne, 119 marcados e 96 sofridos. Contudo, recentemente, o cenário não tem sido tão positivo. Exceção feita ao triunfo nas grandes penalidades em janeiro de 2019, as últimas deslocações a Braga não têm corrido da melhor maneira para os rapazes de verde e branco. Em 2018, para o Campeonato Nacional, a turma de Alvalade foi derrotada por 1-0. Na altura, o treinador era José Peseiro e Dyego Sousa, aos 67 minutos, apontou o golo dos arsenalistas. No ano anterior, em jogo a contar para a 28.ª jornada da Liga NOS, o Sporting CP voltou a sair derrotado do Estádio Municipal de Braga, também por 1-0. Com Jorge Jesus aos comandos, Raul Silva, já ao cair do pano (87´), fez o único golo da partida. Para encontrarmos um triunfo verde e branco diante do SC Braga temos de recuar até ao dia 30 de abril de 2017. Os leões até começaram a perder, mas Bas Dost, por três vezes, apontou os golos da vitória leonina (3-2). Em 2015-2016, na última jornada do campeonato, o Sporting CP venceu de forma autoritária os arsenalistas (4-0) com Teo Gutiérrez, Islam Slimani e Bryan Ruiz, por duas vezes, a assinarem os quatro golos do triunfo leonino. Um dos jogos mais entusiasmantes entre estes dois conjuntos data de 16 de dezembro de 2015. Apesar de não ser uma partida de boas memórias para os adeptos leoninos, foi considerado por todos os analistas como um dos melhores encontros do ano. Bryan Ruiz, aos 10 minutos, inaugurou o marcador, mas, ainda antes do intervalo (42´), Wilson Eduardo voltou a igualar a contenda. No segundo tempo, aos 54 minutos, Alan colocou o SC Braga em vantagem. A resposta verde e branca surgiu por intermédio de Islam Slimani, aos 57’, e William Carvalho, aos 67. Todavia, já dentro dos últimos dez minutos, Marcelo Goiano fez o 3-3 e forçou o prolongamento. Por último, Rui Fonte, vindo do banco, assinou o golo que haveria de qualificar os arsenalistas para os quartos-de-final da Taça de Portugal. A verdade é que, no mês de janeiro, o frio minhoto parece assentar bem ao Clube de Alvalade. Já na próxima terça-feira, pelas 19h45, quando a bola começar a rola no Estádio Municipal de Braga, esperemos que a história se volte a repetir.


Fotografia de LPFP




Futebol

Morten Hjulmand já reagiu ao desaire do Sporting: "Derrota dura, mas..."

Capitão verde e branco aproveitou as redes sociais para deixar algumas palavras aos adeptos leoninos, após a partida frente ao Porto

Morten Hjulmand aproveitou as redes sociais para deixar algumas palavras aos adeptos do Sporting, depois da partida frente ao Porto
Morten Hjulmand aproveitou as redes sociais para deixar algumas palavras aos adeptos do Sporting, depois da partida frente ao Porto

02 Set 2025 | 15:46 |

Icon Comentário0

Morten Hjulmand, bem como alguns dos líderes do balneário do Sporting, já deixaram as suas reações ao desaire na partida frente ao Porto, a contar para a quarta jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões foram derrotados por 2-1, mas os jogadores mostraram vontade de continuar a lutar para a conquista do tricampeonato. 


O lote de capitães do Sporting sentiu a derrota com o Porto, e deixou a poeira assentar antes de comentar o resultado com o grupo, ou passar qualquer mensagem aos adeptos - ao contrário de Rui Borges, que o fez no dia do jogo. Mais a frio, na última segunda-feira, dia 1 de setembro, começaram a surgir as primeiras mensagens que espelhavam o estado de espírito dos jogadores.


Morten Hjulmand, capitão do Sporting e médio que chegou a ser homenageado em Alvalade, antes do clássico com o Porto, por atingir 100 jogos de leão ao peito, escreveu o seguinte nas suas redes sociais: "Foi uma derrota dura. Mas nunca desistiremos, sportinguistas. Nunca!".


"Derrota dura contra um bom rival. Agora temos de correr atrás para chegar à frente. Obrigado sportinguistas, todos juntos vamos conseguir!", foram as palavras partilhadas por Pedro Gonçalves, outro dos elementos no lote de capitães, que pareceu subscrever as palavras de Morten Hjulmand.

Geny Catamo, extremo moçambicano que começou a titular no clássico Sporting - Porto, também partilhou uma mensagem de força com os adeptos: "Lado a lado até ao fim. Temos muito trabalho pela frente e sabemos que vamos conseguir dar a volta. Vamos sportinguistas!".



Futebol

Sporting sem descanso! Pausa das seleções 'rouba' mais de uma equipa a Rui Borges

Após o clássico, o plantel verde e branco não voltou à Academia Cristiano Ronaldo, tendo seguido diretamente para os estágios dos conjuntos nacionais

Após o jogo com o Porto, o plantel do Sporting não voltou a treinar com Rui Borges, tendo seguido diretamente para os estágios dos conjuntos nacionais
Após o jogo com o Porto, o plantel do Sporting não voltou a treinar com Rui Borges, tendo seguido diretamente para os estágios dos conjuntos nacionais

02 Set 2025 | 15:38 |

Icon Comentário0

As seleções nacionais vão 'roubar' 13 jogadores a Rui Borges durante a próxima pausa FIFA para o futebol internacional. Depois do clássico com o Porto, os leões convocados seguiram diretamente para a folga, antes dos estágios das equipas nacionais, e não regressaram à Academia Cristiano Ronaldo.


No entretanto, Rui Borges ficará a trabalhar, com os elementos que tiver disponível, na Academia Cristiano Ronaldo. O treinador do Sporting já sabe, porém, que vai ter muito gente ausente em Alcochete, fruto das convocatórias para as respetivas seleções nacionais.


Ao todo, são 13 jogadores que foram chamados pelos respetivos selecionadores, e vão viajar para dar o contributo às equipa do seu país. O destaque vai para a Seleção portuguesa, que conta com quatro nomes do Sporting: Rui Silva, Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão.


Juntam-se a estes quatro os nomes de Goevany Quenda e João Simões, que estarão a representar as seleções nacionais sub-21 e sub-19, respetivamente, durante a próxima pausa de seleções FIFA. Os dois jovens têm somado menos minutos em Alvalade, em comparação com o último ano.

De resto, o Sporting vê partir jogadores que habitualmente representam as suas seleções, como são os casos de Hjulmand (Dinamarca); Luis Suárez (Colômbia); Vagiannidis, Ioannidis (Grécia); Geny Catamo (Moçambique); Kochorashvili (Geórgia) e Debast (Bélgica).


Confira, aqui, a estreia de Pote na Seleção:


Futebol

Matheus Reis e St. Juste dão dor de cabeça ao Sporting

Clube verde e branco manteve a dupla de centrais em Alvalade depois do fecho da janela de transferências, mas situação pode dar problemas

Sporting manteve a Matheus Reis e St. Juste em Alvalade depois do fecho da janela de transferências, mas situação pode dar problemas
Sporting manteve a Matheus Reis e St. Juste em Alvalade depois do fecho da janela de transferências, mas situação pode dar problemas

02 Set 2025 | 15:33 |

Icon Comentário0

O Sporting não encontrou soluções para Matheus Reis e Jeremiah St. Juste no mercado de transferências de verão. O Clube de Alvalade teve um dia intenso, no término do defeso, mas não foi capaz de colocar dois jogadores que foram apontados à saída de Alvalade durante os últimos meses.


O Sporting teve um dia muito intenso no fecho do mercado de transferências, estando envolvido em várias frentes, tanto para reforçar o plantel de Rui Borges, como para colocar alguns excedentários da equipa, como acabou por ser o caso de Ricardo Esgaio, que rumou à Turquia.


Também havia alguma expetativa em relação a Matheus Reis e Jeremiah St. Juste: a intenção do Sporting era clara - e apontava para que a dupla deixasse o Clube este verão, até porque ambos os jogadores vão ver os seus contratos com os leões terminar no final da presente temporada.


Em relação a Jeremiah St. Juste, a saída esteve muito próxima, tanto para o Osasuna como para o Union Berlin, mas acabou por ser o jogador a recusar a possibilidade de rumar a Espanha ou à Alemanha. Matheus Reis teve alguns interessados no Brasil, mas o Sporting não conseguiu chegar a acordo com nenhum emblema.

Os dois jogadores têm, neste momento, muito pouco espaço na equipa do Sporting, até em virtude da mudança tática imposta por Rui Borges, que viu a equipa passar a jogar com dois centrais, ao invés de três, como fazia anteriormente. Resta saber como poderá o treinador verde e branco usar a dupla da melhor forma, uma vez que permanecem, os dois, jogadores do Clube de Alvalade.


Reveja o vídeo do Sporting para celebrar os 200 jogos de Matheus Reis:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Suplente de Luis Suárez deixa mensagem de despedida aos adeptos do Sporting: "Estou muito feliz"
Futebol

Suplente de Luis Suárez deixa mensagem de despedida aos adeptos do Sporting: "Estou muito feliz"

02 Set 2025 | 15:19

Icon Comentário0
Liga Portugal trava 'sonho' de Rui Borges e deixa Sporting em desespero
Futebol

Liga Portugal trava 'sonho' de Rui Borges e deixa Sporting em desespero

02 Set 2025 | 15:08

Icon Comentário0
Jota Silva é jogador do Sporting? Imprensa aponta cenários contraditórios
Futebol

Jota Silva é jogador do Sporting? Imprensa aponta cenários contraditórios

02 Set 2025 | 12:15

Icon Comentário0