Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Jan 2020 | 15:10 |
O Sporting CP defronta já amanhã (terça-feira), pelas 19h45, o SC Braga, em jogo a contar para as meias-finais da Allianz Cup. Em 2019, precisamente na mesma fase da prova, os leões, após o empate a uma bola nos 90 minutos, eliminaram os bracarenses nas grandes penalidades (4-3). https://www.youtube.com/watch?v=OekLddKdwJo A história não joga, mas é, certamente, um indicador. Em 72 duelos entre arsenalistas e leões, o clube de Alvalade venceu 33, empatou 13 e perdeu 26. No que aos golos concerne, 119 marcados e 96 sofridos. Contudo, recentemente, o cenário não tem sido tão positivo. Exceção feita ao triunfo nas grandes penalidades em janeiro de 2019, as últimas deslocações a Braga não têm corrido da melhor maneira para os rapazes de verde e branco. Em 2018, para o Campeonato Nacional, a turma de Alvalade foi derrotada por 1-0. Na altura, o treinador era José Peseiro e Dyego Sousa, aos 67 minutos, apontou o golo dos arsenalistas. No ano anterior, em jogo a contar para a 28.ª jornada da Liga NOS, o Sporting CP voltou a sair derrotado do Estádio Municipal de Braga, também por 1-0. Com Jorge Jesus aos comandos, Raul Silva, já ao cair do pano (87´), fez o único golo da partida. Para encontrarmos um triunfo verde e branco diante do SC Braga temos de recuar até ao dia 30 de abril de 2017. Os leões até começaram a perder, mas Bas Dost, por três vezes, apontou os golos da vitória leonina (3-2). Em 2015-2016, na última jornada do campeonato, o Sporting CP venceu de forma autoritária os arsenalistas (4-0) com Teo Gutiérrez, Islam Slimani e Bryan Ruiz, por duas vezes, a assinarem os quatro golos do triunfo leonino. Um dos jogos mais entusiasmantes entre estes dois conjuntos data de 16 de dezembro de 2015. Apesar de não ser uma partida de boas memórias para os adeptos leoninos, foi considerado por todos os analistas como um dos melhores encontros do ano. Bryan Ruiz, aos 10 minutos, inaugurou o marcador, mas, ainda antes do intervalo (42´), Wilson Eduardo voltou a igualar a contenda. No segundo tempo, aos 54 minutos, Alan colocou o SC Braga em vantagem. A resposta verde e branca surgiu por intermédio de Islam Slimani, aos 57’, e William Carvalho, aos 67. Todavia, já dentro dos últimos dez minutos, Marcelo Goiano fez o 3-3 e forçou o prolongamento. Por último, Rui Fonte, vindo do banco, assinou o golo que haveria de qualificar os arsenalistas para os quartos-de-final da Taça de Portugal. A verdade é que, no mês de janeiro, o frio minhoto parece assentar bem ao Clube de Alvalade. Já na próxima terça-feira, pelas 19h45, quando a bola começar a rola no Estádio Municipal de Braga, esperemos que a história se volte a repetir.
Fotografia de LPFP
Antigo avançado do Sporting foi titular na partida da última quinta-feira, 6 de novembro, válida para a quarta jornada da competição europeia
07 Nov 2025 | 08:56 |
O Estugarda venceu o Feyenoord, por 2-0, na última quinta-feira, dia 6 de novembro, em partida válida para a quarta jornada da Liga Europa. Tiago Tomás, avançado da formação do Sporting, foi titular na partida na qual a sua formação levou a melhor sobre Gonçalo Borges, ex-jogador do Porto.
A partida acabou por ficar definida apenas na sua fase final. Depois de uma primeira parte sem golos e uma segunda metade semelhante em solo alemão, o encontro parecia que ia terminar desta forma. No entanto, Bilal El Khannouss inaugurou o marcador à passagem pelo minuto 84.
Ainda que o primeiro tento do encontro tenha sido tardio, o Estugarda ainda foi a tempo de aumentar a vantagem e marcar o segundo. Deniz Undav (90'+1) disparou para o fundo das redes da baliza do Feyenoord e estabeleceu o resultado final.
Tiago Tomás, como já referido, fez parte do onze inicial de Sebastian Hoeness para o encontro e acabou por sair apenas aos 86 minutos, quando a sua equipa já vencia, ainda que pela margem mínima. Por esta altura, o Estugarda ocupa a 20.ª posição da prova, com seis pontos em quatro partidas disputadas - duas vitórias e duas derrotas.
Com a camisola do Sporting, Tiago Tomás - avaliado em 12 milhões de euros - fez 66 jogos, contando com nove golos e quatro assistências. O avançado de 22 anos fez parte do plantel que venceu o Campeonato Nacional (2020/21), a Supertaça (2022) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22).
Estrutura do Clube de Alvalade encontra-se a delinear todas as movimentações do mercado de transferências e planos para o jogador já foram traçados
07 Nov 2025 | 08:24 |
Rodrigo Ribeiro foi, recentemente, associado a um possível novo empréstimo. No entanto, o Sporting não está, por esta altura, aberto a deixar sair o jovem avançado da equipa B, uma vez que considera que o jogador terá uma melhor evolução às ordens de João Gião.
A informação está a ser adiantada pelo jornal A Bola, na sua edição desta sexta-feira, 7 de novembro, deixando claro que os leões têm um plano bem estruturado para o jogador de 20 anos que, além de estar a fazer uma época convincente no conjunto secundário, é ainda visto como o terceiro avançado de Rui Borges.
Ainda assim, é de relembrar que Florian Plettenberg, jornalista da Sky Sports, avançou um eventual empréstimo com cláusula de opção de compra é um dos cenários em cima da mesa para Rodrigo Ribeiro e que a Bundesliga seria o destino mais provável. Ainda assim, os leões deverão preferir mantê-lo em Alvalade.
Vale a pena recordar que, caso seja acabe por ser emprestado, esta será a terceira cedência do jogador natural de Viana do Castelo, depois de uma passagem discreta pelos ingleses do Nottingham Forest na segunda metade de 2023/24 e outra pelo AFS na temporada transata.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rodrigo Ribeiro - avaliado em 2,5 milhões de euros - leva oito partidas disputadas: sete pela equipa B e uma com o plantel principal. No total, o avançado soma 527 minutos, nos quais marcou quatro golos e fez uma assistência na Liga 2.
'Camisola 23' dos verdes e brancos continua a realizar todo o processo necessário após uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo
07 Nov 2025 | 07:55 |
Daniel Bragança pode voltar às opções de Rui Borges logo no início de 2026. Apesar de ainda não existir um prazo 100% estipulado pelo Sporting, caso não exista qualquer retrocesso inesperado, o médio acabará por ser um 'reforço de inverno' da equipa verde e branca.
O jogador encontra-se a recuperar já há cerca de nove meses, depois de uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. No entanto, o 'camisola 23' tem tido alguns avanços recentes na sua recuperação, tendo mesmo pisado o relvado e, nos últimos dias, o médio regressou ao campo com a ajuda de um fisioterapeuta.
Apesar de o tempo estimado de paragem para estas lesões ser de um ano, este acaba por vir reduzindo graças à resposta do futebolista aos tratamentos e, no caso do médio do Sporting, tal poderá acabar por acontecer mais cedo que o expectável inicialmente, uma vez que Daniel Bragança - com quem os leões pretendem renovar contrato - só era esperado como opção para Rui Borges no último terço da época.
Para já, o internacional sub-21 por Portugal encontra-se na fase final do processo de recuperação, algo que implica um novo ganho de massa muscular até que possa ser reintegrado nos trabalhos da equipa principal do Sporting. Os responsáveis acreditam que tal possa acontecer, mediante autorização médica, logo nos primeiros dias de 2026.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Daniel Bragança – avaliado em 12 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, marcou quatro golos e fez nove assistências.