Futebol
Reforço de última hora para o Benfica - Sporting continua a preocupar os leões
06 Dez 2025 | 12:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
31 Ago 2020 | 10:50 |
"Tenho uma cláusula que não me permite voltar a Portugal para outras equipas" (LER AQUI notícia de Record). À chegada a Portugal, João Mário confirmou há cerca de um ano a existência de uma cláusula anti-rival no seu contrato, que o impede livremente de se transferir para FC Porto ou SL Benfica, sem o acordo do Sporting CP, seja porque o clube verde e branco não exerce o direito de preferência sobre o jogador, seja porque facilita uma futura transferência não exercendo a cláusula indemnizatória ou reduzindo o valor da mesma. Como podemos ler no contrato, João Mário pode transferir-se livremente para qualquer clube do mundo, exceto para afiliados da Federação Portuguesa de Futebol. Como não se está a ver o Cova da Piedade nem o Sintrense fazer nenhuma proposta ao Inter de Milão, os outros afiliados que poderão adquirir o passe chamam-se SL Benfica e FC Porto. E, por hipótese remota, se outros clubes portugueses tiverem condições financeiras para concorrer por João Mário, então seguramente serão rivais do Sporting CP. Neste caso, se João Mário se transferir para o Barcelona, Real Madrid ou Bayern Munique, a cláusula 2.6 não se aplica porque o direito de preferência é uma cláusula anti-rival: só se aplica para concorrentes diretos em Portugal.
Além do mais, a cláusula 2.7, que também é uma cláusula anti-rival, prevê a indemnização de 30 milhões de euros para o Sporting CP, caso o jogador se transfira para um clube afiliado da Federação Portuguesa de Futebol.
Contactado pelo Leonino, um especialista em direito desportivo explica que, apesar de confuso, “a primeira cláusula (2.6) estabelece um direito de preferência e a segunda (2.7) uma compensação, caso o jogador seja transferido para uma equipa portuguesa”. São dois temas em separado.
Sporting recebe sempre os 30 milhões
A não ser que o jogador se transfira para um clube fora de Portugal, o Inter de Milão terá sempre de compensar o Sporting CP em 30 milhões de euros.
Vejamos os exemplos:
Exemplo 1: Inter de Milão recebe uma proposta do SL Benfica, não informa o Sporting CP, então o clube italiano pode transferir o jogador e o Sporting CP recebe os 30 milhões de euros. Aqui parece que não há qualquer dúvida.
Exemplo 2: Inter de Milão recebe uma proposta do SL Benfica, informa o Sporting CP e o Sporting CP não diz nada (“failing ANY written communication…”), então o clube italiano pode transferir o jogador, e o Sporting CP recebe os 30 milhões de euros. Como “ANY” significa em português “qualquer” isso inclui as comunicações de Inter de Milão ou de Sporting CP (tese validada pelo Leonino junto do especialista em direito desportivo). Aqui as dúvidas também serão diminutas.
Exemplo 3: Inter de Mião recebe uma proposta do SL Benfica, informa o Sporting CP e o Sporting CP diz que não exerce o direito de preferência, então o clube italiano pode transferir o jogador e o Sporting CP recebe os 30 milhões de euros. Esta hipótese, que poderá levantar mais dúvidas, embora fiquem dissipadas se entroncarmos com o exemplo de cima. Porque se o Sporting, por não responder, recebe 30 milhões, qual é o incentivo para responder a dizer que não quer exercer o direito de preferência? Nenhum. Se assim fosse, e para garantir o dinheiro da cláusula indemnizatória, bastaria ao Sporting ficar quieto e mudo.
Contratos legais que desincentivam a litigância
"Admito que as cláusulas, para não colocarem em causa a legalidade dos contratos, tenham de estar escritas desta forma aberta. De qualquer forma, não deixam de ser dissuasoras para os envolvidos no negócio. Mesmo que levante dúvidas, os clubes não quererão entrar em batalhas jurídicas estando em causa montantes desta natureza", revela o mesmo jurista contactado. Ou seja, os contratos ficam escritos de forma a desincentivar litígios porque ficam muitos argumentos abertos de parte a parte. Acresce que os clubes aceitam, regra geral, entre si, estes contratos como bons, e se nuns casos não lhes é conveniente as cláusulas porque os impedem de contratar quem querem sem custos acrescidos, noutros casos sucede-se o contrário, ficando defendidos de ataques dos rivais.
Clube de Alvalade entrou em campo este sábado, dia 6 de dezembro, para defrontar mais um rival na Liga nacional, que agora os leões lideram
06 Dez 2025 | 13:09 |
A equipa B do Sporting venceu (2-0) o Felgueiras, este sábado, dia 6 de dezembro, em partida a contar para a 13ª. jornada da Liga 2. Os verdes e brancos somaram o sétimo jogo consecutivo sem perder, após terem somado uma vitória na ronda anterior.
Numa partida disputada no Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, o Sporting teve de enfrentar um autêntico 'batatal', uma vez que o relvado tinha muito poucas condições, também devido à chuva que tinha caído recentemente. A primeira parte passou sem qualquer golo, e terminou com o nulo no marcador.
Na segunda parte, o Sporting B veio com tudo. Os leões inauguraram o marcador no primeiro minuto da etapa complementar, por Rodrigo Ribeiro. A equipa cresceu, e seguiram-se três golos dos leões que acabaram anulados por fora-de-jogo. No entanto, nos instantes finais, os leões acabaram por marcar o segundo, por Lucas Anjos.
Com esta vitória – a nona em 13 jogos na presente temporada – os comandados de João Gião estão no primeiro lugar da tabela classificativa, com 29 pontos amealhados. Em segundo lugar está o Marítimo, com 26 pontos - os madeirenses têm os mesmos jogos que os leões, mas ainda disputam uma partida esta jornada.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida foi composto por: Francisco Silva, Salvador Blopa, David Moreira, Rômulo Jr., Rodrigo Dias, Paulo Cardoso, Kauã Oliveira, Samuel Justo, Mauro Couto, Rodrigo Ribeiro e Rafael Nel.
Presidente dos leões, e homólogo do emblema da Luz, já trocaram vários galhardetes esta temporada, principalmente sobre as arbitragens
06 Dez 2025 | 12:51 |
Frederico Varandas e Rui Costa sentaram-se lado a lado na tribuna do estádio da luz, para assistir ao Benfica - Sporting. Os dois presidentes dos emblemas de Lisboa tem trocado alguns galhardetes esta temporada, principalmente em relação às arbitragens em Portugal.
Ao contrário do que chegou a ser avançado pela imprensa nacional, Frederico Varandas e Rui Costa estiveram juntos durante o Benfica - Sporting. Os dois já tinham chegado praticamente ao mesmo tempo à Cimeira dos Presidentes, onde mostraram alguma proximidade.
Terá sido Rui Costa a estender o convite a Frederico Varandas, para que se sentasse ao seu lado no estádio da luz. Os dois foram acompanhados por Reinaldo Teixeira, Presidente da Liga Portugal, e por Toni, um dos vice-presidentes de Pedro Proença na Federação Portuguesa de Futebol.
Segundo explica o jornal Record, a cordialidade imperou entre os presidentes de Sporting e Benfica. Nem Frederico Varandas, nem Rui Costa, tiveram qualquer reação exagerada aos lances do jogo - incluindo aos golos - a que assistiram de forma serena.
Frederico Varandas começou o dia com o restante da comitiva verde e branca. O Presidente do Sporting dirigiu-se à Academia Cristiano Ronaldo, onde almoçou com a equipa e com o staff dos leões. Só depois seguiu para o estádio da luz, onde assistiu ao dérbi de Lisboa ao lado de Rui Costa.
Treinador verde e branco viu a sua equipa empatar no dérbi de Lisboa, entre leões e águias, referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic
06 Dez 2025 | 12:33 |
Pedro Gonçalves e Ivan Fresneda passam a estar em risco depois do Benfica - Sporting. Leões e águias encontraram-se no estádio da luz, num jogo que terminou com igualdade a uma bola, em partida referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic.
O Sporting entrou em campo sem jogadores em risco de suspensão no campeonato nacional, mas no fim da partida, Rui Borges tinha problemas a dobrar. Pedro Gonçalves e Iván Fresneda viram, ambos, o quarto cartão amarelo nesta edição da Liga Portugal Betclic, e ficam, assim, em risco de perder um dos próximos jogos do campeonato.
Pedro Gonçalves, relembre-se, foi uma das figuras do encontro, ao fazer o golo inaugural, logo aos 12'. O jogador verde e branco foi substituído no decorrer da segunda parte, e foi já quando estava no banco de suplentes que acabou por ver cartão amarelo de António Nobre, por protestos.
Iván Fresneda, que assumiu a ala direita do Sporting juntamente com Geny Catamo, também ficou na mesma situação. O lateral espanhol só tinha três cartões amarelos, mas a admoestação aos 72', por puxão em jogador adversário, deixou o defesa à bica. Vai falhar um jogo caso volte a ser amarelado no campeonato.
Relembrar que o Sporting visitou o Benfica, na última sexta-feira, dia 5 de dezembro. Os leões foram aos estádio da luz, empatar a uma bola, no encontro da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Pedro Gonçalves deixou os verdes e brancos em vantagem, mas Sudakov empatou o jogo, ainda na primeira parte.