Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

JOÃO MÁRIO INFORMA QUE TEM CLÁUSULA ANTI-RIVAL. VALE 30 MILHÕES

"Tenho uma cláusula que não me permite voltar a Portugal para outras equipas". Quem o disse foi o próprio internacional português em 2019. Cláusula é de 30 milhões. Exclusivo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

"Tenho uma cláusula que não me permite voltar a Portugal para outras equipas" (LER AQUI notícia de Record). À chegada a Portugal, João Mário confirmou há cerca de um ano a existência de uma cláusula anti-rival no seu contrato, que o impede livremente de se transferir para FC Porto ou SL Benfica, sem o acordo do Sporting CP, seja porque o clube verde e branco não exerce o direito de preferência sobre o jogador, seja porque facilita uma futura transferência não exercendo a cláusula indemnizatória ou reduzindo o valor da mesma. Como podemos ler no contrato, João Mário pode transferir-se livremente para qualquer clube do mundo, exceto para afiliados da Federação Portuguesa de Futebol. Como não se está a ver o Cova da Piedade nem o Sintrense fazer nenhuma proposta ao Inter de Milão, os outros afiliados que poderão adquirir o passe chamam-se SL Benfica e FC Porto. E, por hipótese remota, se outros clubes portugueses tiverem condições financeiras para concorrer por João Mário, então seguramente serão rivais do Sporting CP. Neste caso, se João Mário se transferir para o Barcelona, Real Madrid ou Bayern Munique, a cláusula 2.6 não se aplica porque o direito de preferência é uma cláusula anti-rival: só se aplica para concorrentes diretos em Portugal.


Além do mais, a cláusula 2.7, que também é uma cláusula anti-rival, prevê a indemnização de 30 milhões de euros para o Sporting CP, caso o jogador se transfira para um clube afiliado da Federação Portuguesa de Futebol.


Contactado pelo Leonino, um especialista em direito desportivo explica que, apesar de confuso, “a primeira cláusula (2.6) estabelece um direito de preferência e a segunda (2.7) uma compensação, caso o jogador seja transferido para uma equipa portuguesa”. São dois temas em separado.


Sporting recebe sempre os 30 milhões

A não ser que o jogador se transfira para um clube fora de Portugal, o Inter de Milão terá sempre de compensar o Sporting CP em 30 milhões de euros.


Vejamos os exemplos:

Exemplo 1: Inter de Milão recebe uma proposta do SL Benfica, não informa o Sporting CP, então o clube italiano pode transferir o jogador e o Sporting CP recebe os 30 milhões de euros. Aqui parece que não há qualquer dúvida.

Exemplo 2: Inter de Milão recebe uma proposta do SL Benfica, informa o Sporting CP e o Sporting CP não diz nada (“failing ANY written communication…”), então o clube italiano pode transferir o jogador, e o Sporting CP recebe os 30 milhões de euros. Como “ANY” significa em português “qualquer” isso inclui as comunicações de Inter de Milão ou de Sporting CP (tese validada pelo Leonino junto do especialista em direito desportivo). Aqui as dúvidas também serão diminutas.

Exemplo 3: Inter de Mião recebe uma proposta do SL Benfica, informa o Sporting CP e o Sporting CP diz que não exerce o direito de preferência, então o clube italiano pode transferir o jogador e o Sporting CP recebe os 30 milhões de euros. Esta hipótese, que poderá levantar mais dúvidas, embora fiquem dissipadas se entroncarmos com o exemplo de cima. Porque se o Sporting, por não responder, recebe 30 milhões, qual é o incentivo para responder a dizer que não quer exercer o direito de preferência? Nenhum. Se assim fosse, e para garantir o dinheiro da cláusula indemnizatória, bastaria ao Sporting ficar quieto e mudo.

Contratos legais que desincentivam a litigância

"Admito que as cláusulas, para não colocarem em causa a legalidade dos contratos, tenham de estar escritas desta forma aberta. De qualquer forma, não deixam de ser dissuasoras para os envolvidos no negócio. Mesmo que levante dúvidas, os clubes não quererão entrar em batalhas jurídicas estando em causa montantes desta natureza", revela o mesmo jurista contactado. Ou seja, os contratos ficam escritos de forma a desincentivar litígios porque ficam muitos argumentos abertos de parte a parte. Acresce que os clubes aceitam, regra geral, entre si, estes contratos como bons, e se nuns casos não lhes é conveniente as cláusulas porque os impedem de contratar quem querem sem custos acrescidos, noutros casos sucede-se o contrário, ficando defendidos de ataques dos rivais.


Futebol

Sem ex Sporting Raphinha, Paraguai – Brasil choca mundo do futebol e coisas podem não ficar por aqui

Antigo jogador do Clube de Alvalade não participou no desaire da turma orientada por Dorival Júnior

Resultado do Paraguai - Brasil chocou o mundo do futebol, isto sem a participação do ex jogador do Sporting Raphinha
Resultado do Paraguai - Brasil chocou o mundo do futebol, isto sem a participação do ex jogador do Sporting Raphinha

  |

Icon Comentário0

O resultado do Paraguai – Brasil chocou o mundo do futebol, com a canarinha a ser derrotada, por 1-0, com um golo de Diego Gómez (20’). Sem a participação do antigo jogador do Sporting Raphinha, o cenário pode vir ainda a piorar para o conjunto orientado por Dorival Júnior.


Nos últimos seis encontros relativos à qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, o Brasil perdeu quatro, empatou um e ganhou outro. Perante estes resultados, a canarinha encontra-se no quinto lugar, com 10 pontos em oito partidas (três vitórias, um empate e quatro derrotas), ainda dentro dos lugares que dão acesso ao grande certame do futebol mundial.


No próximo compromisso internacional, o Brasil irá deslocar-se ao reduto do Chile (11 de novembro, às 01h00) e irá receber o Peru (16 de novembro, às 01h45). A turma de Dorival Júnior está obrigada a ganhar, isto se quiser continuar dentro dos lugares de acesso ao Campeonato do Mundo.


No que diz respeito a Raphinha, o antigo jogador do Sporting conta com 27 internacionalizações pelo Brasil, nas quais apontou sete golos e fez seis assistências. O último jogo pela seleção canarinha data de 7 de julho, frente ao Uruguai, num encontro que ditou a eliminação dos brasileiros da Copa América.

Raphinha representou o Sporting na temporada 2018/19 e no início de 2019/20, tendo rumado ao Rennes, por uma verba a rondar os 20 milhões de euros, no verão de 2020. Com a Listada verde e branca, o internacional pelo Brasil, que recentemente esteve para rumar à Arábia Saudita num negócio por 200 milhões de euros, realizou 41 partidas, marcou nove golos e fez duas assistências, tendo conquistado uma Taça de Portugal (2018/19) e uma Taça da Liga (2018/19).



Futebol

Amorim chama catrefada de miúdos ao treino do Sporting em vésperas de duelo com o Arouca

Técnico verde e branco continua a recorrer aos escalões inferiores para compor sessão de trabalhos; Pausa para seleções tem desfalcado plantel

Amorim chama 10 jovens ao treino do Sporting; Hjlumand de regresso
Amorim chama 10 jovens ao treino do Sporting; Hjlumand de regresso

  |

Icon Comentário0

A equipa do Sporting realizou mais um treino, nesta quarta-feira, dia 11 de setembro na Academia Cristiano Ronaldo. Apesar de alguns dos jogadores que estiveram ao serviço das seleções nacionais já estarem de regresso, Rúben Amorim continua a recorrer aos escalões inferiores para compor a sessão de trabalhos.


Nesse sentido, o técnico leonino chamou 10 jovens futebolistas para treinarem com o plantel principal. Entre eles incluem-se os nomes de Rafael Besugo, Luís Gomes, Bruno Ramos, Kauã Oliveira, Miguel Alves, Lucas Anjos, José Silva, Denilson Santos, Diogo Clara e Guilherme Pires.


Os leões deram assim continuidade à preparação para o regresso à Liga Portugal Betclic. O Clube de Alvalade volta a treinar amanhã, na Academia, à porta fechada. Já a conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o Arouca terá início a partir das 12h30, também em Alcochete.


Neste momento, o Sporting segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 12 pontos, e está na luta pela conquista do bicampeonato. O segundo lugar é ocupado pelo Porto, que tem nove pontos. No terceiro posto, está o Famalicão com nove. Já o Benfica é sétimo com sete.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na sexta-feira, dia 13 de setembro, frente aos arouquenses, em jogo relativo à quinta jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Gonzalo García jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h15.



Futebol

João Mário pisgou-se do Benfica, mas ainda pode ter de pagar vários milhões ao Sporting

Ex-médio internacional português tem contas a ajustar com emblema verde e branco, apesar de ter abandonado Portugal nos últimos dias do mercado

Varandas quer 30 milhões por João Mário, médio ex Sporting que se mudou para o Benfica
Varandas quer 30 milhões por João Mário, médio ex Sporting que se mudou para o Benfica

  |

Icon Comentário0

O Sporting não desiste de receber cerca de 30 milhões de euros por João Mário. O Tribunal Arbitral do Desporto marcou uma audiência para dia 9 de dezembro, que colocará frente a frente o Clube de Alvalade e o Inter, conforme revelou o Relatório e Contas divulgado pela SAD do Sporting nesta terça-feira, dia 10 de setembro.


Lembrar que em causa está o regresso de João Mário a Portugal para assinar pelo Benfica, em 2021/22. Os leões entendem que a rescisão do médio com o emblema italiano não passou de uma manobra para contornar a cláusula anti-rivais, bem como o direito de preferência, que havia ficado estipulado no negócio entre o Inter e o Sporting, em 2016.


Recentemente, aquando da mudança para o Besiktas, João Mário rendeu alguns euros ao Sporting. A saída do médio do Benfica deu-se depois de o mesmo ter sido fortemente assobiado pelos adeptos das águias na receção dos encarnados ao Casa Pia, algo a que o médio respondeu com aplausos irónicos.


Com a camisola do Sporting, João Mário realizou 127 encontros, marcou 16 golos e fez 17 assistências. O médio rumou ao Inter, no início da temporada 2026/17, a troco de 45 milhões de euros, tendo regresso aos leões em 2020/21 (34 partidas, dois golos e duas assistências).

Na época seguinte, João Mário assinou pelo Benfica, emblema que representou nas últimas três temporadas. Ao serviço das águias, o antigo internacional português realizou 149 partidas, marcou 36 golos e fez 23 assistências. Após um desentendimento com os adeptos, o médio rumou ao Besiktas.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Jorge Jesus ofereceu 100 milhões por craque que passou pelos quadros do Sporting
Futebol

Jorge Jesus ofereceu 100 milhões por craque que passou pelos quadros do Sporting

 

Icon Comentário0
Tudo balelas! Ex Porto foi apontado à saída do Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, mas situação mudou
Futebol

Tudo balelas! Ex Porto foi apontado à saída do Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, mas situação mudou

 

Icon Comentário0
Incêndio em Loures obriga a cancelamentos de voos no Aeroporto de Lisboa e Sporting tem motivos para sorrir
Futebol

Incêndio em Loures obriga a cancelamentos de voos no Aeroporto de Lisboa e Sporting tem motivos para sorrir

 

Icon Comentário0