Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Mai 2024 | 15:38 |
João Palhinha, antigo jogador do Sporting, aos 28 anos, é um dos indiscutíveis de Roberto Martínez na Seleção Nacional que se prepara para o arranque do Campeonato da Europa já no próximo mês de junho. Em entrevista com a Flashscore, o médio, que acabou de cumprir a segunda época ao serviço do Fulham, aborda diversos temas, entre eles o futuro ao serviço do emblema inglês, também o campeonato nacional conquistado pelo “seu” Sporting e, ainda, o Euro 2024.
Na atual temporada, o atleta português destacou-se como o jogador com mais cortes do campeonato. Em retrospectiva, Palhinha admitiu que a época do clube liderado por Marco Silva foi muito positiva: “Em termos coletivos, foi uma época bastante boa, à semelhança da primeira. Em termos pessoais também foi bom, senti que estive bem e evoluí, isso é o mais importante”.
Ao pensar sobre o seu futuro no mundo do futebol, o médio de 28 anos não apresenta qualquer dúvida em querer manter a camisola do emblema inglês vestida, no entanto, assumiu que “no futebol nunca sabemos o dia de amanhã. Tenho sonhos, objetivos como jogador, desde que comecei a minha carreira sempre tive o sonho de jogar nos grandes palcos do futebol mundial. (...) Neste momento, ao dia de hoje, as perspectivas são no Fulham, mas vamos ver o que acontece”.
No entanto, o antigo jogador dos leões não se esquece dos momentos que experienciou em Alvalade, nem do amor que tem pela estrutura verde e branca. Palhinha afirmou que mesmo não tendo ganho a dobradinha, “isso não apaga de todo a época que o Sporting fez e mereceu completamente este campeonato. A Taça foi um jogo muito competitivo, em que o Porto teve a felicidade de ganhar”.
Quando ouviu Roberto Martínez a dizer o seu nome, João Palhinha confessa que foi muito “especial”. “É uma felicidade em que já tive a felicidade de estar presente e é algo único, a sensação de representar o país. Quero ir com tudo para conquistar coisas bonitas pelo nosso país”, completou o médio.
SAD verde e branca definiu como prioridade a manutenção dos seus principais ativos e há já se sabe quem são os próximos com novos contratos
05 Fev 2026 | 10:33 |
Com os processos considerados mais urgentes resolvidos no Sporting - Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande e João Simões -, Frederico Varandas centra agora atenções noutros dossiês, nomeadamente Maxi Araújo e Rui Borges.
O internacional uruguaio, de 25 anos, chegou ao Sporting na temporada passada e rapidamente se afirmou junto dos adeptos, despertando também o interesse de clubes europeus. Embora tenha contrato válido até junho de 2029, a administração pretende rever o seu vencimento. A cláusula de rescisão, fixada nos 80 milhões de euros, deverá manter-se inalterada.
Em paralelo, está também em análise a situação de Rui Borges, cujo contrato termina em junho de 2027. O treinador já foi abordado pela liderança leonina com vista a uma eventual continuidade para além dessa data. Publicamente, o técnico afirmou “estar muito feliz no Sporting”, deixando em aberto a possibilidade de um novo prolongamento contratual.
Desde o início da temporada que a SAD definiu como prioridade a manutenção dos seus principais ativos, uma estratégia que tem permitido preservar a base da equipa bicampeã e, simultaneamente, reforçar a estabilidade financeira através de cláusulas de rescisão elevadas. No caso de Francisco Trincão, a cláusula mantém-se nos 60 milhões de euros, um valor significativo para um jogador de 26 anos que atravessa um dos melhores momentos da carreira.
Vale lembrar que a renovação do extremo demorou a concretizar-se, mas acabou por ser concluída. O internacional português prolongou o vínculo com o Sporting até junho de 2030, após um processo negocial longo que terminou com entendimento entre as duas partes. O jogador tem vindo a afirmar-se em Alvalade, atingiu a convocatória da Seleção Nacional e o Clube assegura a continuidade de um dos elementos considerados estruturais no plantel.
Nesta quarta-feira, em partida a contar para os 'oitavos' da prova francesa, antigo leão abre caminho ao emblema treinado por Paulo Fonseca
05 Fev 2026 | 10:24 |
Envolvidos no melhor ciclo de vitórias desde 2006/07, o Lyon chegou ao 11.º triunfo seguido em todas as provas. Endrick e Afonso Moreira voltaram a ser decisivos e ajudaram o clube, treinado por Paulo Fonseca, a derrotar o Laval, da segunda divisão, por 2-0, seguindo para os quartos de final da Taça de França.
Apesar do claro favoritismo frente ao penúltimo classificado da segunda divisão gaulesa, o Lyon teve algumas dificuldades e só desbloqueou o marcador na segunda parte, aos 80'. No primeiro tempo, através de contra-ataques, Camara (10' e 30') criou bastante perigo e valeu Descamps a evitar males maiores para a equipa de Paulo Fonseca. Aos 33', a primeira grande oportunidade do Lyon esteve nos pés de Merah, que atirou ao ferro depois de uma oferta da defesa do Laval.
Na segunda parte, aos 80', o Lyon desbloqueou o marcador graças a Endrick, que tem ganho nova vida em França, depois de uma primeira metade da temporada sem muitas oportunidades no Real Madrid. O avançado brasileiro antecipou-se à defesa com um toque subtil e, à entrada da área, atirou um remate potente que não deu hipóteses ao guarda-redes Hautbois.
Já no período de compensação, Afonso Moreira, lançado no decorrer do encontro, sentenciou o resultado final em 2-0. O ex Sporting deu nova vida a um lance de ataque que parecia perdido e rematou de pé direito para o fundo das redes. A bola ainda bateu no guarda-redes do Laval antes de entrar.
Esta temporada, com a camisola do Lyon, Afonso Moreira - avaliado em 5 milhões de euros - disputou 27 jogos: 18 na Ligue 1, seis na Liga Europa e três na Taça de França. Nos seus 1.460 minutos de utilização, o jogador apontou seis golos e fez oito assistências.
Confira o golo:
Jogador continua em Londres após ter sido sujeito a intervenção cirúrgica realizada a uma fratura no quinto metatarso do pé direito
05 Fev 2026 | 10:11 |
Geovany Quenda continua em Londres, onde prossegue a recuperação de uma intervenção cirúrgica realizada a uma fratura no quinto metatarso do pé direito, tendo esta quarta-feira, 4 de fevereiro, recorrido às redes sociais para mostrar a evolução do processo.
O extremo, de 18 anos, que não compete desde o dérbi frente ao Benfica, a 5 de dezembro de 2025, encontro em que foi suplente utilizado pelo Sporting, partilhou imagens a utilizar uma passadeira anti-gravidade, equipamento que reduz o peso corporal e permite a realização de exercícios de corrida com menor impacto sobre articulações e músculos.
Na presente temporada, o jogador encontra-se em Alvalade por empréstimo do Chelsea, mas, ao abrigo de um acordo entre os dois clubes, deslocou-se a Inglaterra para realizar a recuperação, utilizando as infraestruturas de Stamford Bridge. Tudo indica que poderá regressar à competição durante o mês de março.
De resto, um estudo recente do CIES (Observatório do Futebol) destacou os talentos jovens mais promissores nascidos em 2006 ou depois que jogam fora das cinco grandes ligas europeias. Entre os nomes melhor cotados está o do pupilo de Rui Borges, que integra o top-5 desta lista de “wonderkids” (Saiba mais AQUI).
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.