Futebol
Rui Borges foi questionado sobre renovação com o Sporting e resposta deixou dúvida no ar
21 Mar 2026 | 12:59
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Jul 2024 | 16:22 |
Com o intuito de levar o Sintrense, atualmente no Campeonato de Portugal, até à ao primeiro escalão do futebol nacional, o empresário Ricardo Oliveira e Nani aliaram-se num investimento da SAD que foi apresentado hoje. O jogador formado no Sporting, com 37 anos, além de pretender jogar durante mais algum tempo, como revelou, gostaria ainda de se envolver como investidor e auxiliar no que for necessário.
"Idealmente, e se tudo correr na melhor das hipóteses, daqui a três anos estaríamos na I Liga. Vamos investir para isso, pois sabemos que as coisas no futebol também passam pelos orçamentos. Vamos ter orçamentos que possibilitem às nossas equipas subir os degraus até à I Liga. Esta temporada fizemos uma aposta forte, acima dos orçamentos do Campeonato de Portugal", afirmou Ricardo Oliveira, em declarações aos jornalistas.
O atual presidente da Federação Portuguesa de Padel e ex-candidato à presidência do Sporting, não foi capaz de esconder a ambição de levar o emblema de Sintra até à elite do futebol português. “Os orçamentos normalmente triplicam em cada divisão, mas os nossos investidores estão preparados para fazer esse investimento e maximizar as possibilidades de subir de escalão. Estamos cá para jogar pelas regras, é um projeto com gente séria e vai ser gerido de forma empresarial e profissional”, frisou o dirigente.
Ricardo Oliveira admitiu, no entanto, não perceber muito de futebol, mas expressou a competência dos profissionais que tem ao seu redor, como Nani, que vai permitir dinamizar o clube. “Vamos dinamizar muito as ações do clube e o nome Nani chama a atenção, com uma presença regular do Nani nas bancadas, no aconselhamento à equipa ou nos treinos, até nas camadas de formação. Vamos filmar o dia-a-dia e, se tivermos sucesso, vamos ver o que fazemos com isso”, apontou.
"Estou numa fase da carreira em que estou mais aberto a ouvir e a analisar propostas. Achei o Sintrense uma oportunidade de fazer algo interessante. Conheço bem Sintra e estar aqui perto atraiu-me muito. Espero que este projeto seja vitorioso e que o clube possa desfrutar de momentos bonitos no futebol", realçou o antigo atleta do Sporting.
Equipa da Reboleira alcançou assim o seu triunfo mais dilatado da temporada, colocando um ponto final numa série negativa de resultados
21 Mar 2026 | 15:36 |
O Estrela da Amadora voltou às vitórias na Liga, ao bater o Casa Pia por expressivos 4-0, no encontro que deu início à 27.ª jornada da competição. A equipa da Reboleira alcançou assim o seu triunfo mais dilatado da temporada, colocando um ponto final numa série negativa de resultados. José Fonte, ex central do Sporting, entrou aos 39 minutos, mas não evitou o desaire pesado.
Depois de cinco jogos consecutivos sem vencer, com três derrotas e dois empates, o conjunto tricolor respondeu com uma exibição convincente. Rodrigo Pinho foi uma das figuras da partida, ao marcar aos 12 minutos, com um remate de grande qualidade, e já em tempo de compensação da primeira parte (45+3).
Pelo meio, Abraham Marcus também fez o gosto ao pé, aos 37 minutos, contribuindo para a vantagem confortável ao intervalo. Já na segunda parte, Eddy Doué fechou as contas aos 76 minutos, confirmando a superioridade da equipa da casa ao longo do encontro. Com este resultado, o Estrela da Amadora soma 28 pontos. Já o Casa Pia atravessa um momento menos positivo, somando o quarto jogo consecutivo sem vencer. Recentemente, um médio na mira do Sporting também marcou aos gansos.
José Fonte fez a sua formação no Sporting. Começou a jogar em 1994 e abandonou o Clube em 2004. O central não chegou a ter oportunidade de se estrear pelo plantel principal dos leões, tendo apenas feito duas temporadas pela equipa B.
Em 2006, rumou ao Benfica, onde também não chegou a jogar, saindo em definitivo para Inglaterra em 2017 (jogou no Crystal Palace, Southampton e West Ham, tendo inclusive conquistado o Europeu de 2016 por Portugal), onde esteve durante 11 anos. Saiu para a China em 2018, onde esteve durante poucos meses antes de ingressar no Lille, regressando a Portugal para representar o Braga e estando agora a cumprir a segunda época no Casa Pia.
Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Alverca, técnico abordou vários temas na véspera do duelo da 27:ª jornada da Liga
21 Mar 2026 | 13:35 |
O Sporting desloca-se ao Ribatejo, este domingo, dia 21 de março, às 18h00, para enfrentar o Alverca na jornada 27 da Liga. Na véspera do encontro, Rui Borges fez a antevisão em conferência de imprensa na Academia Cristiano Ronaldo e abordou vários temas, inclusive, as críticas de Benfica e Porto ao adiamento do jogo com o Tondela.
Regresso à Liga após façanha na UEFA Champions League
"Vai ser uma tarefa difícil também pelo que é a equipa do Alverca. Tem crescido e, por isso, será um jogo difícil. Vamos ter de perceber até amanhã em termos físicos e mentais a recuperação da equipa. O mais importante é recuperá-los e ‘ligá-los’ ao máximo à exigência do próximo jogo”
Alterações em perspectiva
“Sim, é possível que possa haver algumas mudanças. Vamos ter de perceber até amanhã como vamos sentindo a equipa. Em relação à esquerda, não temos o Maxi, mas temos o Nuno Santos e o Ricardo Mangas, que está de volta. São duas soluções e qualquer uma dá-nos garantias.”
Lesão de Luis Guilherme
“A paragem pode estar à volta de quatro a seis semanas, tem que ver com o tornozelo. Foi no último momento do treino, sozinho… Há coisas que não conseguimos controlar. Desgaste acumulado? Faz parte da grandeza e da exigência do Clube. Claro que houve um desgaste emocional e físico fora do normal, mas temos de saber lidar com isso. Não é agora, vem desde sempre. Temos feito muitos jogos e vamos entrar num mês de abril preenchidíssimo de jogos. Faz parte de estar onde estamos, mas temos de arranjar soluções para continuar a dignificar muito bem o Sporting”.
Abril com jogos em todas as frentes e vários jogadores chamados às seleções
“São muitos, mas é o que é. Não conseguimos fugir a isso. Eles também querem jogar nas suas seleções, estão à porta de um Mundial. Fico feliz, acima de tudo, por vê-los nas seleções, a concretizar mais um objetivo e sonhos, mas não é por aí que vamos deixar de dar resposta em Abril. As semanas são quase apenas a recuperar, não a treinar e a malta que precisa de tempo é difícil adquiri-lo. Por exemplo, o Zeno teve uma paragem longa e dá para 30 minutos, porque se o puser de início não vai ter essa resposta. A capacidade física não vai acompanhar. Tem mais que ver com pagar a ‘fatura’ do que tem sido toda a época, não tem apenas que ver com o mês de Abril. Vão ser jogos intensos e de grau de dificuldade elevada, mas os jogadores querem muito disputar esses jogos. Temos de arranjar estratégias entre todos para chegar na melhor forma e continuar a dar uma boa resposta”.
Adiamento do jogo com o Tondela e críticas de Benfica e Porto
“Nenhum arrependimento. Era um direito regulamentar que tínhamos e acionámo-lo. Ainda bem que o fizemos, porque se tivéssemos o jogo não tínhamos conseguido dar a resposta física e mental que demos contra o Bodø/Glimt. Demos uma resposta fantástica durante 120 minutos. Vamos ter de pôr o jogo nalgum sítio. Dizemos que os outros campeonatos é que são bons e nos outros acontece exatamente o mesmo. Rivais? É ruído, faz parte, mas era um direito que tínhamos".
‘Descer à Terra’ após a passagem histórica na UEFA Champions League
“É importante arranjar formas de ligar os jogadores e puxar a sua energia. Não será a mesma, porque muito que queiramos, mas é impossível. O tempo de repouso não é o mesmo, a recuperação também não, mas temos de puxar a energia para um patamar de exigência bom. Vamos encontrar uma equipa que em 2026 ainda não perdeu em casa, tem crescido bastante e defende bem. Vai exigir muito de nós. O jogo pode entrar nas transições e temos de perceber que resposta podemos dar”.
Sobre a eventual renovação de contrato com o Sporting
“Estou muito tranquilo em relação a isso. Sei bem como é a interacção e a confiança mútua com a estrutura do Sporting. Tenho contrato com o Sporting e o que tiver de acontecer, vai acontecer a seu tempo”.
Opções para a posição de central
“Se calhar é a posição mais difícil de gerir. Tenho quatro centrais fabulosos, todos merecem jogar e isso dá dores de cabeça. O Edu tem respondido bem e, se calhar, com quem tem mais minutos é comigo. O Diomande teve esta quebra com o Ramadão, é natural, o Zeno está a voltar e muito bem, e o Inácio tem feito uma época fantástica. Tenho quatro centrais de grande qualidade e qualquer um pode ser titular”.
Desgaste de Luis Suárez sem poder contar com a concorrência de Fotis Ioannidis
“Não acredito que o Ioannidis esteja nas próximas semanas. Em relação ao Luis, é muito particular. Nós também apelamos ao bom sendo dos selecionadores, para que percebam o desgaste dos jogadores e aquilo que ainda vão ter pela frente. Espero que isso também aconteça, porque tem sido um jogador muito sacrificado para dar tudo à equipa e nota-se. Fisicamente tem sido estrondoso, mas não é uma máquina e vai ter quebras, como já teve”.
Treinador abordou questão dos lesionados e adiantou que Fotis Ioannidis vai continuar de fora dos convocados nas próximas semanas
21 Mar 2026 | 13:16 |
Rui Borges abordou a questão dos lesionados do Sporting e adiantou que Fotis Ioannidis vai continuar de fora dos convocados nas próximas semanas. A situação obriga o treinador a encontrar soluções para equilibrar o desgaste dos jogadores com as exigências do calendário. Além do mais, admitiu que Ousmane Diomande teve uma quebra de rendimento por causa do Ramadão.
R. Borges: "Ioannidis não está e não acredito que esteja nas próximas semanas"
"Ioannidis não está e não acredito que esteja nas próximas semanas". O técnico destacou a importância de Luís Suárez e o esforço que o jogador tem dado ao longo da temporada: “Tem sido um jogador bastante sacrificado no sentido de dar tudo à equipa. Nota-se em alguns momentos que tem sido estrondoso, mas não é uma máquina. Já teve quebras e é natural”, afirmou Borges.
Sobre a questão dos centrais, o treinador admitiu que é uma das posições mais difíceis de equilibrar devido à qualidade e diferenças individuais dos jogadores. “Se calhar é a posição mais difícil de gerir, a dos centrais. Tenho quatro centrais fabulosos, diferentes e que merecem jogar. E dá dores de cabeça”, disse.
Rui Borges explicou como tem distribuído minutos entre os jogadores, destacando o desempenho de Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio. “O Eduardo Quaresma tem respondido bem e tem tido minutos. Se calhar o treinador com quem tem tido mais minutos até sou eu. O Diomande teve esta quebra no Ramadão, até pela estrutura física e atlética dele, é normal que a energia não tenha estado lá. O Inácio tem feito uma época fantástica”.
Por fim, o treinador deixou claro que qualquer um dos defesas poderá ser titular nos próximos jogos, dependendo da avaliação física e estratégica. “É a posição mais difícil de escolher e qualquer um poderá ser titular”, concluiu o timoneiro dos leões.
Rui Borges foi questionado sobre renovação com o Sporting e resposta deixou dúvida no ar
21 Mar 2026 | 12:59
Rui Borges dá mais detalhes sobre lesionado do Sporting: "Paragem é entre quatro a seis semanas"
21 Mar 2026 | 12:43
Bernardo Ribeiro prevê que Sporting vá ter problemas com um dos titulares: "Já se espera uma novela"
21 Mar 2026 | 11:42