Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

JOGADORES DO SPORTING UM A UM: QUARTETO BRILHOU EM MOREIRA DE CÓNEGOS

Numa primeira parte de bom nível dos leões, Porro, Edwards, Slimani e Paulinho foram os jogadores com sinal mais. Análise Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

15 Mar 2022 | 12:32 |

Icon Comentário0

O Sporting triunfou, na passada segunda-feira, 14 de março, no terreno do Moreirense, por 2-0 (Veja AQUI os golos). Numa primeira parte de bom nível e uns segundos 45 minutos de gestão, Porro, Edwards, Slimani e Paulinho estiveram em destaque. Confira a avaliação (de um a dez) dos jogadores verdes e brancos:

  • Antonio Adán (7)
A missão de um guarda-redes é manter a sua baliza inviolável e, sem ser obrigado a grandes defesas, Adán cumpriu o objetivo. Uma exibição segura do guardião espanhol.
  • Feddal (5)
Foi o pior dos três centrais dos leões. Com algumas dificuldades na construção, Feddal acabou por ver amarelo aos 61 minutos (irá cumprir suspensão em Guimarães), acabando substituído aos 71’, por Nuno Santos, com Matheus Reis a recuar para central. O internacional marroquino anda longe da forma que apresentou quando chegou a Alvalade.
  • Luís Neto (6)
Uma exibição tranquila de Neto. Sem ser exuberante, o jogador foi regular e nunca comprometeu. Por esta altura, parece bem melhor do que Feddal.
  • Coates (7)
‘El Patrón’ fez jus à sua alcunha e liderou não só a defensiva verde branca, como toda a equipa. Seja no ar ou mais rente ao chão, Coates esteve intransponível. Foi mais uma exibição bastante positiva do internacional uruguaio.
  • Pedro Porro (8)
Na primeira parte, foi um dos agitadores dos leões. Sempre forte no 1x1, sem medo de ir para cima, Porro parece estar a voltar a um grande momento de forma. O cruzamento para o golo de Paulinho foi a cereja no topo do bolo. A parceria com Edwards deixa água na boca aos Sportinguistas.
  • Manuel Ugarte (7)
Se, no ano passado, os Sportinguistas temiam a ausência de Palhinha, hoje a questão é quem é o titular. Em Moreira de Cónegos, realizou mais uma boa exibição. Ugarte é o guarda-costas de Matheus Nunes e até tem mais saída de bola do que Palhinha. Poderá não ser tão forte nos duelos individuais (sobretudo nos aéreos), mas é hoje uma aposta ganha de Rúben Amorim.
  • Matheus Nunes (6)
Matheus não sabe jogar mal, mas, em Moreira de Cónegos, não esteve no seu melhor nível. É certo que podia ter assinado um grande golo (aos 28’, disparou uma bomba para grande defesa de Pasinato). Mesmo depois de ter descansado em Manchester, o médio ainda não atingiu o pico de forma de outras alturas. O assédio do mercado pode não estar a ajudar.
  • Matheus Reis (6)
Surpreendeu tudo e todos. No início da época, precisou de apenas dez minutos para acabar expulso em Braga. No entanto, foi, aos poucos, melhorando e hoje é titular indiscutível dos leões. Na deslocação ao reduto do Moreirense, Matheus Reis realizou mais uma partida segura.
  • Marcus Edwards (8)
Chegou em janeiro e, apesar de ser um pouco tímido e isso poder estar a dificultar a adaptação ao reino do leão, o talento é evidente. Juntamente com Porro, Edwards deu muitas dores de cabeça à defensiva dos cónegos. Sem medo de assumir, forte no 1x1 e com boa capacidade de decisão. O cruzamento para o golo de Slimani é o culminar de uma excelente exibição. Estará encontrado o substituto de Sarabia?
  • Paulinho (8)
Muitas vezes criticado por ser demasiado perdulário, Paulinho fez o gosto ao pé no terreno do Moreirense. Com a chegada de Slimani, o avançado foi ‘obrigado’ a descair para um dos corredores, mas a concorrência do argelino parece estar a fazer-lhe bem. Em 2021/22, leva 13 golos (10 no campeonato e três na Liga dos Campeões).
  • Slimani (8)
Chegou, viu e venceu. Slimani é um reforço no verdadeiro significado da palavra. Frente ao Moreirense, marcou pelo terceiro jogo consecutivo na Liga Portugal Bwin e parece ter assumido a titularidade na frente de ataque. Para além de se mostrar tremendamente eficaz, Slimani pressiona como poucos, ganha duelos individuais… O único aspeto em que ainda terá de melhorar é a ligação. Substitutos:
  • Palhinha, Sarabia e Pedro Gonçalves (64’) – 4
Com a equipa em clara gestão, nenhum dos três foi capaz de acrescentar alguma coisa ao jogo. Sarabia e Pote até podiam ter feito o gosto ao pé, mas acabaram por ficar em branco.
  • Nuno Santos (71’) – 4
Entrou para o lugar do amarelado Feddal, com Matheus Reis a recuar para central e Nuno Santos a assumir o corredor esquerdo. Não atravessa o melhor momento de forma.
  • Tabata (89’) – Sem nota
O pouco tempo de jogo não permite a avaliar a prestação do brasileiro.


Fotografia de Sporting




Futebol

Frederico Varandas tentou ‘esconder’ detalhe sobre vínculo de titular do Sporting

Novidade acabou por ser revelada pelos responsáveis verdes e brancos apenas aquando da apresentação do mais recente Relatório e Contas da SAD

SAD liderada por Frederico Varandas tem a possibilidade de prolongar o vínculo de Rui Silva com o Sporting por mais um ano
SAD liderada por Frederico Varandas tem a possibilidade de prolongar o vínculo de Rui Silva com o Sporting por mais um ano

08 Out 2025 | 13:41 |

Icon Comentário0

O Sporting tinha deixado por anunciar um detalhe muito importante sobre o contrato de Rui Silva. O guarda-redes dos leões tem mais um ano de opção, algo que foi revelado pela SAD liderada por Frederico Varandas no mais recente relatório e contas anual.


O guardião principal dos leões chegou em janeiro, com o Clube de Alvalade a desembolsar 4,7 milhões de euros pelo jogador que, na altura, assinou por seis meses de empréstimo do Bétis. Depois disso, Rui Silva - cujas exibições têm sido questionadas - tornou-se atleta do Sporting a título definitivo, até 2029. Sabe-se, agora, que o seu vínculo pode ser estendido até 2029.


Apesar de tal apenas ter sido revelado recentemente, esta acaba por ser uma prática comum no que toca a vínculos deste género e, no relatório e contas anual em questão, o Sporting viu-se obrigado a comunicar a máxima extensão possível dos contratos dos jogadores. Ainda que a opção ainda não tenha sido ativada, os leões poderão fazê-lo quando e se assim o entenderem.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma oito partidas. O internacional português falhou três jogos por indisponibilidade física, disputando um total de 720 minutos, nos quais encaixou sete golos.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.



Futebol

Matheus Reis antecipa-se e toma decisão que Sporting tentou evitar

'Camisola 2' do Clube de Alvalade ainda apenas participou num jogo pela equipa principal dos verdes e brancos em 2025/26

Caso surja uma boa proposta, é possível que Matheus Reis se despeça do Sporting na abertura da próxima janela de transferências
Caso surja uma boa proposta, é possível que Matheus Reis se despeça do Sporting na abertura da próxima janela de transferências

08 Out 2025 | 13:02 |

Icon Comentário0

Caso continue sem entrar nas contas de Rui Borges, Matheus Reis pode acabar por deixar o Sporting aquando da abertura da próxima janela de transferências, em janeiro. O jogador termina contrato apenas no verão, mas a despedida pode ser mais cedo.


Apesar de a Direção de Frederico Varandas ainda ter em cima da mesa a possibilidade de renovar com o jogador, tal como informou o Leonino, em Exclusivo, as decisões do treinador dos leões quanto à utilização do brasileiro podem levar outro rumo, avança o jornal O Jogo. A verdade é que, em todas as épocas iniciadas em Alvalade, o canhoto nunca tinha somado tão pouca utilização.


Depois de ter estado afastado os primeiros quatro jogos da temporada - por castigo cumprido após a final da Taça de Portugal -, Matheus Reis pouco ou nada voltou a contar para Rui Borges. Nos sete encontros em que esteve disponível, o 'camisola 2' foi apenas utilizado por uma vez, jogando 25 minutos frente ao Kairat, para a Liga dos Campeões. De resto, ficou no banco por quatro vezes e outras duas nem entrou na lista de convocados do Sporting.


Agora, caso surja uma proposta que agrade o jogador e o Clube, a saída voltou a ser um cenário em cima da mesa. Matheus Reis perdeu influência na equipa do Sporting fruto da mudança de sistema tático de Rui Borges, que não olha para o jogador como opção para central numa defesa a quatro, apesar de ter jogado várias vezes como terceiro central à esquerda - onde conta com a concorrência de Maxi Araújo e Ricardo Mangas.

Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 203 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez nove assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.



Futebol

Atleta 'posto de lado' no Sporting tem promessa para o futuro

Rui Borges deixou claro junto do jogador quais os seus planos na equipa principal dos verdes e brancos para esta temporada desportiva

Apesar de ter sido deixado na bancada no Sporting - Braga, João Simões terá mais minutos dados por Rui Borges
Apesar de ter sido deixado na bancada no Sporting - Braga, João Simões terá mais minutos dados por Rui Borges

08 Out 2025 | 12:38 |

Icon Comentário0

Rui Borges pretende continuar a dar minutos de jogo a João Simões e permitir a sua evolução, de forma gradual, na equipa do Sporting. A ausência do nome do jovem na ficha de jogo frente ao Braga tem sido tema em Alvalade, mesmo depois do técnico ter garantido de que tal se tratava de uma opção técnica.


De acordo com o jornal Record, o treinador dos leões acabou por dizer a verdade e tal apenas se tratou de uma opção estratégica, com Rui Borges a preferir levar dois centrais para o banco de suplentes - Ousmane Diomande e Eduardo Quaresma - e apenas um médio - Giorgi Kochorashvili.


Assim sendo, apesar de não ter entrado nas opções do técnico do Sporting para esta partida da Liga Portugal Betclic, a mesma fonte adianta que João Simões continuará a ser aposta por parte dos leões e, no decorrer das próximas semanas, terá essas provas. Rui Borges garantiu junto do jovem médico que o seu tempo irá chegar e que o trabalho que tem realizado irá dar frutos.


Para já, João Simões acaba por ter um lugar como 'quarto médio' da equipa verde e branca. Morten Hjulmand e Hidemasa Morita são os titulares escolhidos por Rui Borges, enquanto Kochorashvili tem vindo a saltar do banco de acordo com as necessidades de cada partida. No entanto, o jovem leão tem importância para a fase de rotação do plantel, sobretudo com o calendário mais apertado.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 6 milhões de euros - soma três partidas. Neste arranque de época, o médio formado na Academia Cristiano Ronaldo tem 81 minutos: 78 na Champions e dois na Liga. Vale a pena recordar que o ‘camisola 52’ dos leões regressou recentemente de uma longa paragem por lesão.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Carlos Xavier questiona "estranheza" na gestão de plantel de Rui Borges no Sporting
Futebol

Carlos Xavier questiona "estranheza" na gestão de plantel de Rui Borges no Sporting

08 Out 2025 | 10:56

Icon Comentário0
Rio Ferdinand faz revelação bombástica sobre decisão do United acerca de Amorim
Futebol

Rio Ferdinand faz revelação bombástica sobre decisão do United acerca de Amorim

08 Out 2025 | 09:51

Icon Comentário0
Explicado o motivo para Quenda ter demorado a 'acertar' no Sporting
Futebol

Explicado o motivo para Quenda ter demorado a 'acertar' no Sporting

08 Out 2025 | 09:26

Icon Comentário0