Futebol
14 anos depois, Bojinov lembra episódio infeliz no Sporting: "Todos cometemos erros"
04 Nov 2025 | 19:11
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Abr 2025 | 12:49 |
Jorge Jesus pode estar prestes a dar o passo mais importante da sua carreira. O ex Sporting, atualmente no Al Hilal, surge como forte candidato a assumir o cargo de selecionador do Brasil, um desafio que, segundo o jornalista Rui Dias, pode ser o ponto alto da sua trajetória. “Está na iminência de abraçar o desafio de uma vida, não na rotina dos clubes, no profissionalismo puro e duro, avaliado a cada instante, mas no cenário curto, grandioso e esmagador de uma equipa nacional”, escreve Rui Dias no jornal Record.
O percurso de Jesus no Brasil já deixou marcas profundas. Na sua passagem pelo Flamengo, conquistou títulos e redefiniu o futebol do clube, quebrando preconceitos e deixando um legado que, segundo Rui Dias, mudou o jogo no país. “JJ tem o amparo de títulos relevantes num dos maiores clubes do mundo; de ter aberto mercado aos treinadores portugueses no Brasil e construído uma aura profética entre os adeptos.” Agora, pode levar essa revolução ao mais alto nível, mas com uma grande responsabilidade: manter viva a essência do futebol brasileiro.
O jornalista alerta para os desafios que o antigo técnico dos leões enfrentará caso assuma o escrete, especialmente a necessidade de respeitar a tradição do futebol arte. “A seleção brasileira é a reserva espiritual do futebol e, como tal, tem de ser respeitada.” Para Rui Dias, o técnico português deve encontrar um equilíbrio entre pragmatismo e espetáculo: “O papel do novo responsável é conjugar génio e pragmatismo; sustentar o caminho das vitórias com o estímulo ao espetáculo; valorizar magia, adorno e demais excentricidades, sem estar condicionado ao medo.”
Apesar do enorme prestígio conquistado no Brasil, Jesus pode enfrentar resistência dentro e fora de campo. A sua recente desavença com Neymar, no Al Hilal, não foi suficiente para afastar o interesse da Confederação Brasileira de Futebol, mas pode ser um fator a considerar. Além disso, a sua saída antecipada do clube saudita significaria abdicar do sonho de disputar o Mundial de Clubes. Ainda assim, Rui Dias acredita que Jesus tem nas mãos a possibilidade de concluir a transformação que começou no futebol brasileiro: “JJ deixou a meio uma revolução conceptual, ideológica e metodológica no Brasil. Tem agora a possibilidade de completá-la.”
Se a escolha da CBF recair sobre Jorge Jesus, o futebol brasileiro poderá estar à beira de uma nova era. O técnico português terá a missão de devolver à canarinha o brilho que a tornou lendária, “Se quiser só salvar a pele, pode aumentar a lenda manuseando argumentos importados, vencer será suficiente para a glória e ser considerado herói.”, afirma Rui Dias. O jornalista assume que não é necessário apenas ganhar, mas também respeitar e preservar a estética e a história do futebol brasileiro.
No entanto, André Cury, agente do futebolista de 20 anos, deixou claro que o canarinho está feliz no Brasil, mas confirmou a chegada de propostas
04 Nov 2025 | 19:49 |
Vitor Roque tem estado em destaque no Palmeiras e voltou a despertar a atenção de Ruben Amorim. Depois de o jogador ter rejeitado rumar ao Sporting no mercado de verão de 2024, o técnico do Manchester United pode voltar à carga pelo avançado e oferecer 50 milhões de euros.
No entanto, André Cury, agente do futebolista de 20 anos, que trocou o Barcelona pelo Palmeiras há cerca de meio ano - por 25,5 milhões de euros - deixou claro que o canarinho está feliz no Brasil, mas confirmou a chegada de propostas pela sua contratação.
Segundo o 'Fichajes', além do Manchester United, também Chelsea e Tottenham estão atentos ao atleta: "Hoje, temos uma chuva de ligações de europeus, principalmente, da Premier League e de Itália. Ligam para perguntar valores e condições, mas estamos estamos a meio da temporada", disse o empresário, em declarações ao Globoesporte.
"Já tivemos uma oferta do mundo árabe, de 35 milhões de euros, que não interessava, e, agora, vai chegar uma proposta na casa dos 50 milhões [de euros], da Premier League", adiantou ainda, mas deixando claro que, para já, Vitor Roque "não tem pressa" em sair do Brasil.
"O plano era voltar para cá, ficar forte novamente e estudar o mercado, também. Se chegar uma proposta boa para todos e tiverem o entendimento de que ele tem de sair, ele está aberto para escutar, mas ele está muito feliz no Palmeiras, logo, agora, quer tentar ganhar o Brasileirão e a Taça Libertadores", concluiu.
Um eventual empréstimo com cláusula de opção de compra é um dos cenários em cima da mesa para futebolista que não tem sido aposta de Rui Borges
04 Nov 2025 | 19:36 |
Rodrigo Ribeiro, avançado do Sporting, pode voltar a ser, mais uma vez, cedido na reabertura do próximo mercado, em janeiro, e desta vez para a Bundesliga, sendo que já há negociações em andamento pelo futebolista que tem atuado na equipa B dos verdes e brancos.
Florian Plettenberg, jornalista da Sky Sports, informa que um eventual empréstimo com cláusula de opção de compra é um dos cenários em cima da mesa, apesar de não referir clubes em concreto que queiram contar com os serviços do internacional sub-20 português, que recentemente marcou à Alemanha.
F. Plettenberg: "Vários clubes da Bundesliga estão interessados e as negociações estão em andamento"
"Rodrigo Ribeiro, um jogador para ficar de olho na janela de transferências de inverno. O talentoso atacante de 20 anos pode deixar o Sporting por empréstimo com opção de compra. O seu contrato é válido até 2028. Vários clubes da Bundesliga estão interessados e as negociações estão em andamento", pode ler-se na rede social 'X'.
Vale a pena recordar que, caso seja emprestado, esta será a terceira cedência do jogador natural de Viana do Castelo, depois de uma passagem discreta pelos ingleses do Nottingham Forest na segunda metade de 2023/24 e outra pelo AFS na temporada transata.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rodrigo Ribeiro - avaliado em 2,5 milhões de euros - leva oito partidas disputadas: sete pela equipa B e uma com o plantel principal. No total, o avançado soma 527 minutos, nos quais marcou quatro golos e fez uma assistência na Liga 2.
Veja a publicação:
Saída de João Pereira aconteceu depois do desaire caseiro frente ao Estrela da Amadora, por 5-3, que deixou gansos no 16.º lugar do Campeonato Nacional
04 Nov 2025 | 19:21 |
O Casa Pia confirmou esta terça-feira, dia 4 de novembro, que a nova direção técnica da equipa será assumida por Gonçalo Brandão (ex técnico adjunto da equipa B do Sporting) Alexandre Santana, Tiago Dias, João Santos, João Aguiar e pelo analista Miguel Valentim. Desta forma, João Gião, que foi um dos nomes pretendidos pelos gansos, vai continuar em Alvalade.
"O Casa Pia informa que a liderança da equipa será assumida pela atual equipa técnica multidisciplinar composta pelos treinadores Alexandre Santana, Gonçalo Brandão, Tiago Dias, João Santos, João Aguiar e pelo analista Miguel Valentim", escreveram os 'gansos', em nota publicada no site oficial.
A saída de João Pereira aconteceu depois do desaire caseiro frente ao Estrela da Amadora, por 5-3, que deixou o Casa Pia no 16.º lugar do Campeonato Nacional, em zona de acesso ao play-off de manutenção, não vencendo na prova nas derradeiras cinco rondas.
Casa Pia: "Transição visa assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido até ao momento, garantindo estabilidade e compromisso com os objetivos desportivos definidos"
"A equipa técnica conta com a total confiança da direção e de todo o 'staff', que reconhecem o seu profissionalismo, competência e dedicação. A transição visa assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido até ao momento, garantindo estabilidade e compromisso com os objetivos desportivos definidos", adiantaram.
Formado no Belenenses, Gonçalo Brandão, enquanto jogador, chegou mesmo à Seleção A de Portugal, numa altura em que jogava no Siena de Itália, onde também representou o Parma e o Cesena. Depois de uma passagem pelo Cluj (Roménia), em 2014 regressou ao Belenenses, tendo posteriormente jogado no Estoril e Lausanne (Suíça), até terminar a sua carreira no Porto B. Entre 2021 e 2024, passou a integrar a equipa técnica de Filipe Çelikkaya no Sporting B, antes de se juntar à equipa técnica do Casa Pia.
14 anos depois, Bojinov lembra episódio infeliz no Sporting: "Todos cometemos erros"
04 Nov 2025 | 19:11