Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O antigo treinador do Sporting, Jorge Jesus, atualmente a treinar o Al Hilal, de Neymar, pediu para que o clube rival do Al Nassr, de Cristiano Ronaldo no campeonato da Arábia Saudita, avançasse para a suspensão da inscrição do jogador brasileiro.
Foi na passada quinta-feira, 9 de novembro, que, segundo o jornal Arriyadiyah, o técnico português fez um requerimento aos sauditas sobre a hipótese de suspensão do atleta com fim de haver um novo investimento por parte do clube para o setor ofensivo do plantel, considerada essencial à tática do técnico.
O pedido de interrupção da inscrição do antigo atleta do Paris Saint-Germain, que se encontra lesionado com uma rotura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo, será útil a Jesus que, assim, vê uma vaga a abrir-se no limite de jogadores estrangeiros no seu plantel.
De momento, o Al Hilal encontra-se na primeira posição da tabela classificativa do campeonato saudita com 35 pontos em 13 jogos disputados. Tem mais sete pontos do que o Al Nassr (que tem menos um jogo), do que o Al Nassr, e mais nove do que o Al Ahli.
No que toca às competições internacionais, o Al Hilal está no primeiro lugar do Grupo D da Liga dos Campeões, com dez pontos em quatro jogos disputados, assim como o Navbahor Namangan. Em terceiro está o Nassaji Mazandaran, com três pontos e em último o Mumbai City, com zero pontos.
Contratação milionária dos verdes e brancos começou temporada atual de forma irregular, mas Rui Borges parece ter feito aposta certeira
|
0Zeno Debast foi titular na vitória do Sporting, por 3-0, diante do Rio Ave. O belga alinhou a médio, num duplo-pivot com Morten Hjulmand. Aa exibição do 'camisola 6' encheu o olho aos adeptos, que viram o defesa começar a temporada de forma irregular, com um desempenho algo desastrado na Supertaça, frente ao Porto.
Durante o jogo com os vilacondenses, Debast destacou-se especialmente pela sua eficácia no passe, acertando 42 das 44 tentativas realizadas. Esta precisão foi fundamental para garantir a fluidez do jogo ofensivo do Sporting, contribuindo também para os desequilíbrios criados no ataque. Além disso, o central não só ajudou na construção ofensiva como também se revelou eficaz no drible, registando três tentativas bem-sucedidas, o que deu maior profundidade e dinamismo à equipa.
Na vertente defensiva, Zeno mostrou-se igualmente comprometido, realizando cinco recuperações de bola importantes para anular as investidas do Rio Ave. A exibição em Vila do Conde reforçou a confiança na sua versatilidade, mostrando que o jovem belga poderá ser uma mais-valia no plantel de Rui Borges.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 24 milhões de euros - cumpriu 24 encontros. Nos 1.592 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central fez duas assistências e, ainda, um golo na Champions League - o primeiro da carreira.
O defesa internacional belga assinou um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. A SAD do Sporting pagou pelo seu passe 15,5 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 21 milhões mediante o cumprimento de objetivos.
Futuro de jogador que ganhou título com o Clube de Alvalade vinha a ser muito debatido, mas assinar com o Manchester United parece estar fora de questão
|
0Nuno Mendes está muito próximo de renovar com o PSG. Apesar dos rumores recentes que ligavam o ex Sporting a um reencontro com Ruben Amorim no Manchester United, os franceses têm intenções de segurar o lateral-esquerdo internacional português.
A informação está a ser avançada pelo L'Équipe, com o jornal gaulês a garantir que Luis Enrique será o principal impulsionador de um eventual prolongamento do vínculo do defesa. O técnico espanhol aprecia as características do jovem formado em Alcochete e não o quer perder.
Apesar de a imprensa local ter noticiado nos últimos dias que Nuno Mendes não estaria satisfeito com o salário, visto que não traduz a importância do jogador na equipa, parece que os dilemas estarão ultrapassados e o canhoto, que tem contrato até 2026, vai prolongar a ligação aos parisienses.
Recorde-se que Nuno Mendes começou nos juniores do Sporting em 2011, tendo representado a equipa principal entre 2019 e 2021. De leão ao peito, o jovem lançado por Ruben Amorim fez 47 jogos, ao longo dos quais apontou um golo e assistiu por três ocasiões.
Ao longo da caminhada no plantel principal do Clube de Alvalade, o defesa-esquerdo conquistou uma Taça da Liga, uma Supertaça Cândido de Oliveira e um Campeonato Nacional, antes de rumar aos franceses do Paris Saint-Germain, no mercado de verão de 2021.
Especialista crê que futuro do jogador no Clube de Alvalade está definido e ideias recentes de Rui Borges foram apenas fruto de alguns contratempos
|
0O plantel do Sporting tem sido 'varrido' por várias lesões, com o meio-campo a ser dos setores mais afetados. Daniel Bragança e Hidemasa Morita regressaram às opções de Rui Borges, mas não saíram do banco diante do Rio Ave. Zeno Debast foi titular ao lado de Morten Hjulmand e, apesar de ter feito uma grande partida - elogiada pelo técnico leonino - Luís Mateus, editor executivo do jornal A Bola, crê que "não passará de uma experiência".
"Zeno Debast foi a meia-surpresa de Rui Borges para o jogo com o Rio Ave nos Arcos. Não completa, porque era mais ou menos percetível que João Simões ainda não correspondera às expetativas do técnico para o desempenho das funções de médio-centro e também porque o belga já tinha substituído o jovem português nos últimos minutos do dérbi com o Benfica, na final da Taça da Liga", começou por dizer, no diário desportivo.
Para o especialista, o 'camisola 6' do Sporting foi "resistente à pressão, graças à dimensão física e à certeza de passe, e veloz", assegurando que "não se pode dizer que Debast como médio seja, por si só, má ideia". No entanto, explica que "o contexto é que não pareceu o mais propício para um exame definitivo, mesmo que o resultado se tenha inclinado a favor desde cedo".
"Em teoria, se a Simões pode ser apontado o excesso de paralelismo com Hjulmand na construção a meio-campo, a verdade é que não foi por aí que Debast se diferenciou. O seu posicionamento foi mais baixo que o do dinamarquês, que teve de assumir funções de '8' sem na realidade o conseguir ser na sua plenitude", assegura, admitindo que "não houve assim verdadeiro teste à dupla de médios".
Para finalizar, Luís Mateus afirma que Debast foi substituido "apenas com a sensação de missão cumprida. Sem rasgos, apenas um registo positivo de quem nunca foi muito incomodado". O jornalista crê que "com Bragança e Morita prontos, a posição será de um deles mais cedo ou mais tarde. A aposta no belga dificilmente será mais do que uma experiência".