
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting CP volta a entrar em campo já amanhã (27 de janeiro), pelas 21h00, no Estádio José de Alvalade, frente ao CS Marítimo. Após ter falhado a reconquista da Taça da Liga, tendo sido eliminado pelo SC Braga, o conjunto de Silas, que vai numa série de duas derrotas consecutivas, quer regressar aos triunfos.
Na casa do leão, a última vitória verde e branca data já do dia 8 de dezembro de 2019. Na altura, o Clube de Alvalade levou de vencida, por 1-0, o Moreirense FC, com Luiz Phellype a apontar já no segundo tempo o único golo do encontro. Desde então, o Sporting CP somou duas derrotas caseiras: FC Porto (2-1) e SL Benfica (2-0).
Ainda com Bruno Fernandes disponível, Silas, na conferência de imprensa deste domingo, confessou não saber se terá à sua disposição o novo reforço para a frente de ataque, Andraž Šporar. O treinador verde e branco destacou também o bom momento de forma do CS Marítimo, que está numa serie de seis jogos sem perder.
Atualmente no quarto lugar da Liga NOS, com 29 pontos, os leões são o quarto melhor ataque da prova, com 28 finalizações certeiras, e, em conjunto com o CD Santa Clara e com o SC Braga, a nona defesa mais batida do campeonato, com 20 golos sofridos. Esta temporada, a jogar no vulcão de Alvalade, as coisas não têm corrido da melhor maneira para os rapazes de verde e branco. Em oito jogos disputados, o Sporting CP regista quatro vitórias e quatro derrotas, tendo, consequentemente, apenas o décimo melhor registo caseiro da liga portuguesa.
No capítulo individual, o destaque vai quase todo para Bruno Fernandes. Apenas no campeonato, o capitão verde e branco leva já oito golos e sete assistências. O internacional português está envolvido em 54 % dos golos leoninos. Nota, ainda, para Luiz Phellype e Luciano Vietto. Esta época, o brasileiro fez o gosto ao pé por seis vezes e tem também uma assistência para golo. No caso do argentino, Vietto, que se encontra lesionado e vai falhar o jogo desta segunda-feira, regista três golos e quatro assistências.
O histórico de confrontos entre o Sporting CP e CS Marítimo é altamente favorável aos leões. Nos últimos dez jogos realizados no Estádio José de Alvalade, os leões venceram oito, empataram outra e perdeu apenas uma vez. A última ocasião em que o Clube de Alvalade não venceu os verdes-rubros foi em 2017. Em partida a contar para a Taça da Liga, o conjunto na altura orientado por Jorge Jesus empatou a zero com os madeirenses.
Em jogo relativo à 18.ª jornada da Liga NOS, o Sporting CP recebe o CS Marítimo esta segunda-feira (27 de janeiro), pelas 21h00, no Estádio José de Alvalade.
Clube de Alvalade está atento às oportunidades de negócio na janela de transferências, mas enfrenta forte concorrência pela contratação de jogador
|
O Sporting tem forte concorrência pela contratação de Luis Suárez. O avançado do Almería está no topo da lista de reforços para o ataque do Clube de Alvalade, para colmatar a eventual saída de Viktor Gyokeres. Ainda assim, as negociações não se preveem fáceis para os leões, que também já estão a par das condições para a concretização do negócio.
De acordo com a informação avançada pelo jornal A Bola, clubes de Inglaterra, Itália e Arábia Saudita também estão interessados na contratação de Luis Suárez. O Almería exige 25 milhões de euros para aceitar a venda do atacante internacional colombiano. O jogador tem contrato com o emblema espanhol válido até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 40 ME.
Vale sublinhar que Luis Suárez é visto pelos responsáveis do Sporting como o substituto ideal de Gyokeres – que está na lista de contratações do Liverpool – e o Clube de Alvalade já terá mesmo realizado os primeiros contactos, tendo em vista a transferência. Ainda assim, os leões apenas pretendem apresentar uma proposta formal ao Almería, depois de confirmada a saída do goleador internacional sueco.
De resto, Luis Suárez reúne as características pretendidas pelo Sporting para o reforço do ataque. É um avançado experiente – tem 27 anos – e com capacidade goleadora assinalável. Além disso, os responsáveis do Clube de Alvalade acreditam que o internacional colombiano ajudará a potenciar a evolução de Conrad Harder, jovem atacante dinamarquês em quem os leões depositam grandes esperanças, na próxima temporada.
Em 2024/25, Luis Suárez – avaliado em 8 milhões de euros – somou 43 jogos, 31 golos e oito assistências, ao serviço do Almería. Os 27 remates certeiros assinados na segunda liga espanhola tornaram-no no melhor marcador da competição. No futebol europeu, o avançado já representou também Granada, Watford, Valladolid, Nástic, Real Zaragoza e Marselha.
Internacional pela Seleção Nacional fez o balanço da época 2024/25 e lança desafio ao Clube de Alvalade e aos seus Sócios
|
Ana Capeta fez o balanço da temporada do Sporting. A avançado - que várias vezes dá a cara pelos leões - encontra-se em estágio de preparação da Seleção Nacional para o Euro feminino mas, ainda assim teve tempo para responder a algumas questões sobre o seu Clube e lançar um desafio aos Sportinguistas.
Ana Capeta: "Só quem está presente é que sabe tudo o que passamos, mas isto é o Sporting
Em declarações ao jornal A Bola, a jogadora de 27 anos fez análise da época leonina de 2024/24, que acredita ser de altos e baixos: “Em termos coletivos, todos sabemos que não foi uma época 100% feliz, começámos bem, ganhámos a supertaça, não conseguimos ganhar mais nenhum título. Foi uma época difícil e só quem está presente é que sabe tudo o que passamos, mas isto é o Sporting”.
“As jogadoras têm a sua vida profissional e cada uma certamente saberá o que fazer e bem entender dela. Se acharam que o melhor seria sair do Sporting, elas certamente saberão que será o melhor para elas”, respondeu sobre uma possível remodelação do plantel feminino, depois das saídas de nomes como Ana Borges, Hannah Seabert, Fátima Pinto ou Andrea Norheim.
Ana Capeta: "Jogos em Alvalade? Não é só o clube dar um passo à frente, os adeptos também têm de o fazer"
Questionada sobre a possibilidade do Sporting passar a receber os jogos da sua equipa feminina no seu estádio principal, à semelhança do Arsenal, Ana Capeta respondeu: “As coisas estão a crescer em Portugal, sabemos que também é um investimento muito grande e para isso acontecer não é só o clube dar um passo à frente, os adeptos também têm de o fazer, porque não pode ser só os clubes estarem a investir e os adeptos não cumprirem e não ajudarem”.
“Quanto maior for a afluência nos jogos, mais direitos vamos ter em relação a isso, e falo em relação ao Sporting como falo em relação a qualquer clube. Em relação a mim tenho sentido um feedback sempre positivo, sei que os adeptos gostam de mim, isso para mim é uma felicidade”, respondeu.
Avançado foi associado ao Clube de Alvalade por Fabrizio Romano mas os leões contam também com concorrência dos dois maiores rivais
|
Luis Suárez chamou a atenção dos ‘3 grandes’ do futebol português. Sporting, Benfica e Porto já se mostraram impressionados pelo percurso do avançado colombiano nos últimos tempos e, desde a quarta-feira dia 25 de junho, foi o Clube de Alvalade a estar ligado ao jogador do Almería.
O ponta-de-lança sul-americano rumou cedo ao futebol europeu, quando aos 17 anos de idade foi emprestado pelo Itaguaí Leones à formação sub-19 do Granada, onde rapidamente chamou a atenção do Watford que, em 2017/18, assinou o jogador a título definitivo por um valor não determinado.
Sabendo que iria ter pouco tempo de jogo na equipa principal, os ingleses emprestaram Luís Suárez à equipa do Valladolid, Nàstic e Real Zaragoza. Afirmando-se no futebol espanhol, o avançado colombiano regressou ao Granada em 2020/21, pagando 10 milhões de euros ao clube dos arredores de Londres.
Depois de 75 e 15 golos no sul de Espanha, o ponta-de-lança rumou a França para representar o Marselha mas, passados seis meses, foi novamente cedido a um clube do país vizinho, onde passou a vestir a camisola do Almería. Já a título definitivo nos rojiblancos, apontou 31 golos em 44 jogos na temporada 2024/25.
Não foi só o Sporting a ter interesse em Luis Suárez, visto que os seus dois maiores rivais também já estiveram atentos ao avançado. Tanto Benfica como Porto tiveram o colombiano na sua lista de transferências no verão de 2024, onde águias e dragões acabaram por preferir Pavlidis e Samu, respetivamente.