Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Leipzig - Sporting? Bruma tem 'voto na matéria'

Antigo jogador dos leões foi formado nas camadas jovens verdes e brancas, na Academia de Alcochete, antes de abandonar o Clube em 2013

Bruma foi o único a representar Sporting e Leipzig
Bruma foi o único a representar Sporting e Leipzig

22 Jan 2025 | 10:37 |

Icon Comentário0

O Sporting defronta esta quarta feira, dia 22 de janeiro, o Leipzig, em jogo a contar para a sétima jornada da Liga dos Campeões. A partida está marcada para as 17h45, na Red Bull Arena. Na história dos dois clubes, há um só jogador que faz a ponte entre portugueses e alemães: Bruma.


Formado nas camadas jovens do Sporting, Bruma é o único jogador, na história dos dois clubes, a já ter vestido a camisola do Leipzig, e a Listada verde e branca. Como tal, nenhum outro jogador conhece tão bem as realidades dos dois emblemas, vistas de dentro.


Nos leões, o extremo português passou largos anos: Chegou em 2007 para a equipa de juniores, e manteve-se nos leões até 2013, quando saiu para o Galatasaray, da Turquia - protagonizando, na altura, um momento bastante engraçado quando chegou ao clube turco e pronunciou o seu nome como Galasataray. Pela equipa principal do Sporting realizou apenas 13 jogos, assinando um golo e duas assistências no processo.


Esteve na Turquia durante quatro temporadas, com dois empréstimos pelo meio, e em 2017 mudou-se para o Red Bull Leipzig, a troco de 15 milhões de euros. Nos alemães, esteve dois anos, nos quais realizou 67 partidas, onde marcou 10 golos e fez cinco assistências. Mudou-se, depois, para os Países Baixos, onde foi representar o PSV, a troco de 12 milhões de euros.

Bruma, que aos 30 anos representa o Braga, teve uma carreira recheada até ao momento. Para além de Sporting, Galatasaray e Leizpig, representou Gaziantepspor e Real Sociedad por empréstimo dos turcos, e também Olympiacos e Fenerbahce, cedido pelos neerlandeses do PSV. O emblema que hoje é treinado por José Mourinho comprou mesmo o seu passe, por 4,25 milhões de euros, mas vendeu-o por cerca de 6,5 milhões, um ano depois, aos bracarenses.



Futebol

"Querem tirar-nos pontos" - Indiscutível do Sporting diz o que pensa da Liga portuguesa

Futebolista faz um balanço positivo dos primeiros meses ao serviço dos leões, mas não esconde que há aspetos a melhorar na equipa

Sergi Altimira faz um balanço positivo dos primeiros meses ao serviço do Sporting, mas não esconde que há aspetos a melhorar na equipa
Sergi Altimira faz um balanço positivo dos primeiros meses ao serviço do Sporting, mas não esconde que há aspetos a melhorar na equipa

03 Out 2026 | 13:36 |

Icon Comentário0

Sergi Altimira faz um balanço positivo dos primeiros meses ao serviço do Sporting, mas não esconde que há aspetos a melhorar na equipa. O médio espanhol, contratado ao Real Betis por 18,25 milhões de euros, valor que pode chegar aos 20,25 milhões mediante objetivos, garantiu estar totalmente adaptado às exigências de Rui Borges.


“Surpreendeu-me o ambiente familiar que existe. Todas as pessoas que trabalham no clube estão muito próximas do jogador e disponíveis para qualquer coisa de que necessitemos. Para um jogador como eu, que chega, é algo que se agradece sempre”.


S. Altimira: "Há adversários muito físicos e que se fecham muito quando jogam contra o Sporting, porque querem tirar-nos pontos"


A adaptação ao futebol português, contudo, trouxe algumas dificuldades. O médio considera que os adversários adotam uma abordagem particularmente exigente quando defrontam os leões: “É uma Liga muito diferente. Os relvados são diferentes, há adversários muito físicos e que se fecham muito quando jogam contra o Sporting, porque querem tirar-nos pontos. É complicado e isso faz com que seja uma Liga muito difícil, mas não deixa de ser também muito competitiva. Temos de continuar a melhorar, sobretudo no campeonato, para recuperar os pontos que perdemos ultimamente. Acima de tudo, temos de ser exigentes connosco próprios e continuar a treinar ao máximo. Acho que se joga como se treina e, se treinarmos ao máximo e dermos tudo, é muito mais fácil que depois, no jogo, as coisas nos saiam melhor. Somos poucos neste momento, porque há muitos jogadores nas respectivas seleções, mas temos de exigir o máximo de nós próprios”.

O empate frente ao Estrela da Amadora (2-2) também serviu de aprendizagem para o grupo: “Temos de estar sempre alerta. Podemos vencer todos os jogos da pré-época, mas a competição é diferente. São adversários complicados, que competem, lutam e dão o máximo para somar os três pontos. Percebemo-lo logo na primeira jornada. Depois disso, a equipa melhorou bastante. Agora, como disse há pouco, temos várias coisas a corrigir, principalmente nos dois últimos jogos. Somos muitas caras novas, mas já todos percebemos a grandeza e a exigência deste clube, tanto dentro do balneário como fora dele, e aquilo que as pessoas esperam de nós. Aqui, um empate sabe a derrota e isso diz muito sobre o clube e sobre a exigência que existe".


Aos adeptos, deixou uma garantia: “Sinto muito o seu carinho, tanto em casa como fora. Parece que jogamos sempre em Alvalade. Estamos muito gratos por isso. Tento dar sempre o meu máximo, primeiro para ganhar, por mim e pela equipa, e depois por eles, para que desfrutem connosco. Podemos prometer que vamos dar o máximo. Terminámos o último jogo com muita frustração e sabemos que temos de melhorar. Ainda vamos a tempo e isso é o mais importante: falta muita temporada, faltam muitos jogos. Podemos prometer que vamos dar o máximo em todos os jogos”.


Futebol

Suárez ou Ioannidis? Saiba quem vai ser o ponta de lança no Braga - Sporting

Internacional colombiano só deverá juntar-se aos trabalhos leoninos muito perto do encontro com os minhotos, marcado para 9 de outubro

Fotis Ioannidis atravessa um momento de maior confiança no Sporting e com argumentos para ser titular com o Braga
Fotis Ioannidis atravessa um momento de maior confiança no Sporting e com argumentos para ser titular com o Braga

03 Out 2026 | 13:10 |

Icon Comentário0

Fotis Ioannidis atravessa um momento de maior confiança no Sporting e com argumentos para reclamar mais espaço nas opções de Rui Borges. Depois de uma época de estreia marcada por problemas físicos, o avançado grego tem apresentado sinais positivos em Alvalade e reforçou-os recentemente ao serviço da seleção, onde marcou um golo e fez uma assistência no empate frente aos Países Baixos.


O internacional helénico teve ainda minutos na vitória da Grécia diante da Alemanha e surge agora numa condição física e anímica bem diferente da temporada passada, onde chegou a falhar 33 jogos devido a três períodos de problemas no joelho esquerdo.


A concorrência de Luis Suárez continua a ser um dos principais desafios para o camisola 7, mas o calendário poderá abrir-lhe uma oportunidade. O colombiano só deverá juntar-se aos trabalhos leoninos muito perto do encontro com o Braga, marcado para 9 de outubro, enquanto Ioannidis estará de regresso a Lisboa depois do compromisso da Grécia com a Alemanha. Com menos tempo de preparação, Suárez poderá chegar em desvantagem neste microciclo, dando ao grego uma possibilidade de recuperar terreno.


A confiança de Ioannidis também saiu reforçada do encontro com os Países Baixos, no qual teve pela frente Virgil van Dijk. O avançado não escondeu a importância desse duelo e destacou o nível do adversário: “O Van Dijk é o melhor defesa do Mundo. Foi especial”.

Contratado ao Panathinaikos por 22 milhões de euros fixos, mais 3 dependentes de objetivos, Ioannidis tem ainda a missão de justificar o investimento realizado pelo Sporting em agosto de 2025. Agora, com um mês exigente pela frente, o grego apresenta-se novamente na frente por um lugar no onze.



Futebol

Francisco Barão aponta titular do Sporting à saída por 50M: "Acho muito bem"

Antigo futebolista dos leões diz ser perfeitamente natural que Clube possa pensar numa futura venda do pupilo de Rui Borges

Francisco Barão aponta Iván Fresneda à saída do Sporting num futuro próximo, mas antevê um bom encaixe financeiro
Francisco Barão aponta Iván Fresneda à saída do Sporting num futuro próximo, mas antevê um bom encaixe financeiro

03 Out 2026 | 12:05 |

Icon Comentário0

A evolução de Iván Fresneda no Sporting já começa a despertar atenções fora de Alvalade e, para Francisco Barão, antigo lateral-direito dos leões, é perfeitamente natural que o Clube possa pensar numa futura venda do pupilo de Rui Borges.


Em declarações ao jornal 'O Jogo', considera que, caso o defesa mantenha o atual nível de rendimento, será um alvo apetecível para os grandes clubes europeus: "É lógico que haverá sempre interesse de grandes clubes, principalmente no aspeto financeiro, nomeadamente os grandes espanhóis, que o conhecem da formação. O Sporting, sabendo nós como as coisas funcionam para os clubes portugueses, será sempre mais vendedor do que comprador. É natural que o Sporting olhe para o Fresneda e pense que, daqui a um ano ou dois, terá de vendê-lo. Foi uma das boas descobertas do scouting nos últimos anos".


Perante a importância que o jogador ganhou na equipa e a cobiça que entretanto surgiu, o Sporting pretende prolongar o contrato, atualmente válido até 2028: "O Sporting tem tido atenção e tem agido bem nestes casos de jogadores que têm contrato por mais um ou dois anos, no sentido de renovar os contratos. O Sporting dá sinais de querer fazer isso com Fresneda, e compreende-se", explicou.


F. Barão: "Se o Sporting puder ganhar 50 milhões de euros com ele, não vai querer ganhar 20"

Para Francisco Barão, uma eventual renovação poderá ser importante precisamente para aumentar a margem de negociação numa futura saída. "É um jovem de 22 anos, e com este andamento, a reunir o interesse deste tipo de clubes, é lógico que o Sporting faz bem em prolongar o vínculo por mais anos, mesmo sabendo que é um jogador que, mais ano, menos ano, será vendido. Mas, se o Sporting puder ganhar 50 milhões de euros com ele, não vai querer ganhar 20. Acho muito bem visto da parte do Sporting essa forma de olhar para o futuro", acrescentou.


A evolução também acabou por conduzir Fresneda à seleção espanhola, depois de ter sido chamado por Luis de la Fuente: "A convocatória dá garantias de futuro de que poderá ser uma peça importante se continuar no Sporting. Acima de tudo, ganhou alguma maturidade, e é mais consistente, não corre tantos riscos. Quando se é mais jovem, a jogar como lateral, a ideia é chegar sempre mais perto da baliza adversária. Nesta altura, o Fresneda está muito equilibrado, em termos defensivos e ofensivos".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


E esta? Extremo que passou pelo Sporting é agora... motorista da Uber
Futebol

E esta? Extremo que passou pelo Sporting é agora... motorista da Uber

03 Out 2026 | 11:35

Icon Comentário0
Sporting em alerta! Titular dos leões foi informado de que Hansi Flick o quer no Barcelona
Futebol

Sporting em alerta! Titular dos leões foi informado de que Hansi Flick o quer no Barcelona

03 Out 2026 | 10:24

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Criativo do Sporting não tem data para voltar e Varandas nem quer acreditar
Futebol

Exclusivo Leonino - Criativo do Sporting não tem data para voltar e Varandas nem quer acreditar

02 Out 2026 | 16:26

Icon Comentário0