LEÕES DESLOCAM-SE A GUIMARÃES NO REGRESSO DA LIGA NOS
Campeonato está de volta e os leões começam a fase final da Liga NOS em Guimarães, frente ao Vitória SC. Os vimaranenses estão neste momento no 6.º lugar com 37 pontos
Diogo Grácio
Texto
3 de Junho 2020, 13:50
summary_large_image

O futebol português está de regresso, quase três meses depois, esta quarta-feira. A turma de Alvalade só sobe ao relvado na quinta-feira, dia 4 de maio, frente ao Vitória SC, pelas 21h15, no Estádio D. Afonso Henriques.

Em Guimarães, o campeonato tem sido marcado por altos e baixos. A equipa orientada por Ivo Vieira estabeleceu como objetivo para esta temporada a qualificação para as competições europeias, mas ainda assim os vimaranenses estão no sexto lugar. Com 24 partidas realizadas até ao momento, o Vitória SC venceu 10 e registou o mesmo número de derrotas e empates: sete. Com uma equipa bastante concretizadora, o Vitória de Guimarães é o quarto melhor ataque do campeonato. Normalmente num sistema de 4-3-3, quem tem contribuído muito para estes números são Marcus Edwards, Davidson e Léo Bonatini: os três jogadores mais utilizados no setor ofensivo da equipa. E muito provavelmente serão estes os escolhidos por Ivo Vieira para o jogo desta quinta-feira. Quanto às ausências, Sacko, o lateral direito minhoto, vai cumprir castigo por acumulação de cartões amarelos.

Para marcarem presença nas competições europeias, os rapazes do Minho têm de alcançar o Sporting CP, que se encontra no quarto lugar – último lugar que dá acesso às competições europeias da próxima temporada. E nada melhor do que o primeiro jogo, desde a paragem forçada devido à pandemia, coloque frente a frente dois históricos do futebol português.

Quanto aos leões, agora com Rúben Amorim na frente da equipa, os 42 pontos mantêm a esperança de ascender, pelo menos, ao 3.º lugar do campeonato, ocupado pelo SC Braga. Tal como aconteceu em Guimarães, para os lados de Alvalade a época também tem sido uma verdadeira montanha russa. Com vários treinadores, vários jogadores e algumas polémicas internas, o Clube ficou aquém das expetativas em termos desportivos. No entanto, nesta fase final o grande objetivo dos leões – não há troféus em disputa – passa por preparar o plantel para a próxima temporada. Os resultados têm sido muito inconstantes e o plantel leonino soma 13 vitórias, três empates e oito derrotas. As oito derrotas sofridas este ano para a Liga NOS é um sinal de dificuldades, principalmente no setor defensivo. O Sporting é a pior defesa dos quatro primeiros classificados. Nesse sentido, uma das apostas de Rúben Amorim (que apenas orientou a equipa em Alvalade frente ao Desportivo das Aves, na 24.ª jornada) tem sido uma formação com três defesas centrais e dois alas. Para a partida de quinta-feira, o técnico não conta com Luiz Phellype e Wendel, que se lesionou recentemente.

O duelo entre Vitória SC e Sporting CP é um clássico do futebol português e um espetáculo que diz muito que falar. Na primeira volta, no Estádio José Alvalade, os leões bateram os minhotos por 3-1. Nos últimos duelos entre ambas as formações, o Sporting CP tem levado a melhor, mas quase sempre no reduto do leão. Já fora de portas e perante os fervorosos adeptos vimaranenses, o Vitória é sempre um adversário muito complicado. No entanto, desta vez os adeptos não vão marcar presença, devido às medidas de segurança impostas pelo Governo e no seguimento da pandemia do Covid-19. O jogo está marcado para as 21h15 de quinta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques e vai ser transmitido em sinal aberto, pela Sport TV.

  Comentários