Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Numa conversa exclusiva com o diário desportivo ‘Record’, Luís Gonçalves, treinador que passou pelo comando técnico da formação do Sporting (Sub-15) e que chegou a ser o selecionador de Moçambique, destacou o desempenho do jovem moçambicano, Pedro Bondo ao serviço da turma leonina.
"É um jogador do qual não tenho muitas referências pois jogava mais na equipa B do Petro de Luanda. De qualquer forma posso dizer que é um jogador de qualidade pois o departamento de scouting do Sporting avalia bem os jogadores e não hesita depois em fazer contactos para pedir mais referências. Estou na expetativa para ver se vai corresponder. É um jogador com boa capacidade atlética em bom no jogo aéreo" afirma o treinador.
Quanto ao futebol angolano, Luís Gonçalves acompanha de perto o desempenho dos Palancas Negras na CAN: "Angola tem sido uma boa surpresa e explica-se pelo trabalho do Pedro Gonçalves dos Santos. Mesmo com os problemas logísticos e financeiros que a federação atravessa, tem feito um trabalho de muito mérito. Aliás, o futebol angolano tem beneficiado muito do bom trabalho dos treinadores portugueses, e tenho de destacar o desempenho do Alexandre Santos no Petro de Luanda" salienta.
Esta temporada, relembra-se, Pedro Bondo vem sendo um dos destaques da equipa B do Sporting. Em 19 jogos dos verdes e brancos na Liga 3, o angolano soma já 14 confrontos disputados, nos quais foi titular por 13 vezes, tendo cumprido os 90 minutos em todos aqueles que iniciou. No caminho, apontou já um golo e uma assistência.
Relembra-se que a turma secundário dos leões, apesar de ter vencido por duas bolas a zero no último embate, falhou o objetivo delineado no início da temporada e não conseguiu garantir subida à segunda Liga. Os verdes e brancos vão agora lutar pela permanência e evitar cair para o Campeonato de Portugal (quarta divisão).
Futebolista mereceu a confiança do antigo treinador dos leões, mas nunca chegou a atingir o patamar que lhe era perspetivado
|
0Matheus Pereira viveu momentos difíceis na Arábia Saudita. Atualmente no Cruzeiro, o antigo extremo do Sporting admitiu, durante a participação no Charla Podcast, que chegou a ter problemas psicológicos e que, muitas vezes, se refugiava no álcool.
"Quando fui morar em Inglaterra [West Bromwich], no final da segunda época, voltei a ficar triste. Depois mudei-me para a Arábia [Al Hilal]. É um país que tem os seus pontos bons, tem também os seus costumes, mas eu não me consegui adaptar. Os meus primeiros seis meses foram muito bons, mas voltei a ter problemas. Estava muito mais longe da minha família, de tudo... então tudo piorou", disse.
"Eu estava rodeado de pessoas e sentia-me sozinho. Do nada, eu sentia uma tristeza muito grande. Álcool? Um abismo leva ao outro. Eu tinha muitos problemas então queria algo para esquecer. Tomava uma cerveja e quando via já estava na décima... Aí só afundei. Às vezes ia para o treino bêbado. Hoje estou bem melhor, mas tenho sempre atenção para não deixar nenhuma abertura", admitiu.
Matheus Pereira esteve ligado ao Sporting durante 11 épocas e alinhou 27 vezes pelos ‘A’, tendo marcado seis golos e feito quatro assistências. Acabou por ser emprestado ao Nuremberga em 2018, após desentendimento com José Peseiro. Em 2019, seguiu para o West Brom, clube que o comprou na época seguinte, por cerca de 10 milhões. Em 2021, rumou ao Al Hilal por 18 milhões de euros.
O ex 'camisola 73' do Clube de Alvalade - que foi lançado na equipa principal por Jorge Jesus - passou ainda pelo Al Wahda (Emirados Árabes Unidos) e Cruzeiro, por empréstimo do emblema saudita, tendo assinado em definitivo pelo emblema canarinho em 2024. Em 2024, o jogador, que está avaliado em 7 milhões de euros - leva nove golos e 13 assistências em 43 jogos.
Assista às palavras de Matheus:
Ex avançado é agora treinador dos sub-23 do Portimonense e não esquece momentos que viveu com o antigo jogador do Clube de Alvalade
|
0Wilson Eduardo deixou o APOEL, de Chipre, e assinou com o Alverca. Jorge Pires, antigo avançado que partilhou balneário com o extremo no Portimonense, acredita que a passagem pelo Sporting não foi nos melhores termos, visto que os leões "não apostavam tanto nos jovens".
"Era esperado, depois de algumas épocas fora. O Wilson [Eduardo] sempre me deu a entender que gostaria de voltar a jogar no nosso país. Agora, quer mostrar todo o seu potencial e, quem sabe, algo que não conseguiu mostrar no passado. Acima de tudo, será uma mais-valia", disse, em declarações ao jornal Record.
"Se fosse nos dias de hoje, talvez tivesse havido uma aposta mais forte nele. Naquela altura, se calhar, não apostavam tanto nos jovens como hoje em dia. Esteve no Sporting na altura errada. Se tivesse apanhado o Rúben Amorim, provavelmente teria tirado mais partido das suas qualidades", admitiu, criticando a gestão do Sporting.
"Mas, enfim, são coisas do futebol. Hoje em dia apostam mais nos jovens. Se o Wilson tivesse surgido agora, acredito que teria demonstrado ainda mais o seu potencial no Sporting. Mesmo assim, acabou por seguir outros caminhos e fez uma carreira muito bonita", terminou Jorge Pires.
Em 2023/24, Wilson Eduardo - avaliado em 250 mil euros - participou em 18 jogos, tendo apontado quatro golos e feito uma assistência pela equipa liderada por Ricardo Sá Pinto. O extremo foi formado no Clube de Alvalade e era visto como uma grande promessa do emblema verde e branco. Pela equipa principal do Sporting, alinhou em 24 jogos, onde marcou cinco golos e fez seis assistências (2013/14), sob orientação de Leonardo Jardim.
Em causa estão os incidentes que ocorrem no final do empate entre Porto e os leões a contar para a Liga Portugal Betclic 2023/2024
|
0O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol deu a conhecer as sanções perante os incidentes decorridos no final da partida entre o Sporting e o Porto da Liga Portugal Betclic 23/24. Com Luís Gonçalves em 'cheque', o organismo português acabou a 'tapar olhos' a agressões a dirigente dos leões.
"A lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa" foi o grande motivo para sancionar o ex-dirigente dos azuis e brancos a 60 dias de castigo e mais uma multa de 8.160 euros. Contudo, o CD da FPF não mencionou nada acerca das queixas de agressões por parte da antiga figura importante da direção de Pinto da Costa.
No final do encontro a valer para a ronda 31 do Campeonato Nacional, Luís Gonçalves tinha sido acusado de agredir um elemento do Conselho Diretivo do Sporting no espaço contíguo à tribuna presidencial. De acordo com a denúncia feita, o dirigente do Porto, à altura, teria dado um pontapé na sequência de uma investida de cerca de 20 elementos ligados aos dragões sobre integrantes da comitiva oficial verde e branca quando abandonavam o local.
O Conselho de Disciplina não deixou qualquer intervenção face às queixas no mapa de castigos, apenas mencionando as sanções referidas acima. Recorde-se que o Sporting e o Porto empataram a duas bolas a partida, que gerou muita polémica fora e dentro das quatro linhas.
Atualmente, Luís Gonçalves não faz parte da direção do Porto, que viu Pinto da Costa abandonar o 'leme' dos dragões para dar espaço a André Villas-Boas. O antigo treinador dos azuis e brancos foi o candidato mais votado nas últimas eleições, garantindo, assim, o lugar de presidente do rival do Norte.